Fortaleza, Canoa Quebrada, Lagoinha, Morro Branco - Praia das Fontes - Muitas belezas do Ceará em muitas fotos - SkyscraperCity
 

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe


Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old July 23rd, 2009, 06:33 PM   #1
Ricbit
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Location: Somewhere in the world
Posts: 2,300
Likes (Received): 5

Fortaleza, Canoa Quebrada, Lagoinha, Morro Branco - Praia das Fontes - Muitas belezas do Ceará em muitas fotos

FORTALEZA – TERRA DA LUZ


Aos 5 dias de julho de 2009 (05/07/09) embarquei rumo a “Terra da Luz”, como é conhecida a capital cearense, Fortaleza. Isso não é só uma referência ao sol que prestigia a bela cidade durante a maior parte do ano, mas também pelo estado do Ceará ter sido pioneiro na abolição da escravatura. Quando o Brasil ainda sofria com a escravidão, o estado já estava livre desse mal. Mais para tA viagem num A321 da TAM foi calma e muito gostosa. A ansiosidade contemplava o vôo, afinal me esperava um belo destino turístico, do qual todos falavam muito bem. Até agora, tudo ok. Às 12:35 do horário de Brasília, chego ao Aeroporto Internacional de Fortaleza (Pinto Martins). 15 minutos antes, a aeronave nos disponibilizava um belo vôo panorâmico. Ao fundo, eu via as dunas e o mar aberto, de cor belíssima, do litoral cearense. Mais para trás, os tabuleiros pré-litorâneos, com as famosas plantações de carnaúba e os cajueiros. E as belas lagoas! Poxa, como a RMF tem lagoa, fiquei admirado! Mais para trás ainda... a belíssima serra de Maranguape.
Entrando nas vias da cidade, fiquei impressionado como a cidade segue um tabuleiro de telhadinhos vermelhos. Muito legal haha. Bastante prédio, gostei também, todos de muito bom gosto, mas me decepcionou a sujeira de alguns lugares No Pirambu e na Barra do Ceará, avistei placas que diziam o seguinte “IMPLORAMOS QUE NÃO COLOQUE LIXO AQUI, POR FAVOR”. Isso me lembrou São João do Meriti... Segurança! Peguei uma turbulenta semana onde noticiavam vários assaltos na UECE (Universidade Estadual do Ceará), mas, na área onde fiquei, me senti seguro. Caminhei do Meireles até o fundo da Praia de Iracema, quase já na divisa com Jaguaratinga (algo assim o nome do bairro), aonde ficam belos exemplares de arquitetura da cidade sendo aproveitados para serem casas de shows e barzinhos. Gostei muito do lugar, uma atmosfera bem legal. Enfim, Fortaleza me agradou bastante, fiquei triste pelas praias não serem próprias para banho e não gostei da Praia do Futuro, mas a Beira Mar me agradou bastante, mesmo com alguns problemas de urbanismo. Aliás, urbanismo não é muito o forte do Nordeste, em si. As ruas internas já possuem urbanismo melhor e vi que a prefeitura está investindo na infra-estrutura de bairros carentes mais ao sul, isso me deixou bastante feliz. Gostei do urbanismo do Meireles, Varjota, Papicu, Cocó, Praia de Iracema, Aldeota e Mucuripe, mas a parte oeste da cidade é catastrófica nesse ponto. Fui também no Bairro Dunas, mas ali é uma parte bastante insegura, pois de um lado casas de alto padrão, sendo algumas mansões e do outro, prédios muito bonitos e altos do Cocó e Papicu, tendo no meio uma favela bem barra pesada. Sem contar que no outro lado do Dunas que dá para a Praia do Futuro, também é inseguro. É um bairro calmo, totalmente residencial, sem comércio, portanto sofre nesse aspecto.
Saindo dessa região, adorei a Av. Washington Soares, que passa pelo agradabilíssimo bairro de casas da Água Fria e pelo belíssimo Parque do Cocó. Cambeba, apesar dos prédios de mal gosto, me agradou em partes também. Tem belas avenidas e boas casas, se eu não estou confundindo o bairro. Já dois bairros que me trouxeram grande curiosidade foram Messejana e Parangaba... Eu passei pelos dois, mas não sabia ao certo onde começava e onde terminava. Pesquisando, vi que tem bastante comércio, então me pareceu ser bairros bem estruturados, apesar de ser tecnicamente longe do centro.
Como eu fui de CVC, fiquei basicamente os finais de tarde e as noites na cidade e o resto do dia, fui para os belíssimos cenários do litoral cearense. Fiquei encantado com todos, que me ofereceram maravilhosos momentos. O resto eu vou contando assim que forem passando as fotos.

Então, chega de enrolação e vamos as fotos!

01 – Estou com dúvida, esse é o aeroporto de Cumbica ou é o Pinto Martins? Haha, densidade que não é problema para Fortal ser confundida com São Paulo/Guarulhos.


02 – Saindo do aeroporto de Cumbica. Daqui a 3 horas, estarei a 2500 km, aproximadamente daqui... O que não é a tecnologia?


03 – Voando... Esse mar de nuvens impressiona!


04.


05.


06.


07 – O belo A321 nas cores da TAM... Eu ia tirar fotos aéreas de Fortaleza, mas achei melhor não...


08 – O belo Aeroporto Internacional Pinto Martins


09 - A belíssima Beira-Mar avistada do nosso ônibus e a minha tentativa frustrada de registrá-la desse ângulo.



10.



11 - A orla da Beira-Mar, na altura do Hotel Mareiro (Meireles)



12.



13. As fotos a seguir são do Meireles, um bairro muito bom da cidade. Adorei a atmosfera do bairro, muito bom mesmo. A Aldeota, bairro que eu mais gostei de Fortaleza, eu infelizmente não consegui tirar fotos. O ônibus passava muito rápido e não deu tempo de ir sem a CVC para lá... Minhas fotos da Praia de Iracema e Mucuripe ficaram ruins, portanto são poucas



14.



15.



16.



17.



18.



19.



20.



21.



22.



23.



24.



25. Acho que isso é na Aldeota



26. Meireles



27.



28.



29.



30.



31. Edifício Catamarã, a foto está péssima, mas ele tem a forma de um catamarã e é muito lindo. Não lembro se fica no Meireles ou na Praia de Iracema.



32.



33.



34. Iracema ou Meireles? Fortalezenses, peço ajuda na localização.



35.



36. Mucuripe ou Meireles? A foto ficou péssima, mas é um belo palacete histórico.



37. Cocó, Papicu ou Aldeota?



38.



39.



40. Praia de Iracema



41. Esse bairro posui várias obras-primas de arquitetura, algumas infelizmente abandonadas ou em mal-estado.



42. Belíssimo hotel na Av que liga Pirambu a Beira-Mar: Marina Park



43. Rua dos Tabajaras, Praia de Iracema... Um belo bairro boêmio cheio de barzinhos e também prédios de classe média/alto padrão, todos muito bons.



44.



45. Centro de Fortaleza: movimentado, com vários prédios do anos 70, mas que formam até um bom skyline, com uma belíssima catedral (fotos as quais eu perdi ) e um bom Mercado Central. As fotos ficaram horríveis e infelizmente, eu não consegui registrar o belíssimo patrimônio histórico do centro. Tem vários exemplares da época da Fortaleza Bélle Epoque, período da história em que a cidade construiu diversas obras-primas de arquitetura em estilo europeu, principalmente francês.



46. A lamentável foto com a Catedral e o Mercado... Eu tinha belíssimas fotos daí, não sei aonde foram parar O destaque fica por conta do OVNI contemplando os céus de Fortaleza



47. Mais Meireles, a estrela dessas fotos de Fortaleza que ficaram muito ruins



48.



49.



50.



51.



52. Iracema denovo...



53. O hotel no Meireles...



54. E depois de passar pelas tristezas do Pirambu e Barra do Ceará, esse magnífico cenário proporcionado pelo belíssimo rio Ceará em seu encontro com o mar. Do lado esquerdo, Caucaia, do direito, Fortaleza.
Caucaia... Não cheguei a conhecer o centro da cidade, mas andando por onde passei, não parece ter 250 mil hab. nunca. Fui em Cumbuco (lindo, mas perdi as fotos), Icaraí (a maior decepção da viagem, não tem mais nada ali, a não ser prédios baixinhos de péssimo gosto) e passei por Iparana, aonde não vi nada de especial. Enfim, eu não esperava muita coisa de Caucaia mesmo e sim de Lagoinha, nossa estrela daqui uns 90 km, no município de Paraipaba - CE.



55.



56.



EM SUMA, EU AMEI FORTALEZA. E como as fotos ficaram uma tristeza (as de Fortaleza, porque as outras ficaram boas), prestigio-vos com alguns bônus garimpados da Internet.

Beira-Mar














Meireles, aonde fiquei



Aldeota





Cumbuco, Caucaia




Cocó/Papicu



Avenida Washington Soares



Centro



Praia de Iracema







Catedral




Agora boas vindas a LAGOINHA

Lagoinha, praia do município de Paraipaba, que foi um antigo porto de piratas franceses. Lindíssima praia, cenário espetacular: praia muito gostosa, apropriada para o banho, belo coqueiral, belas casas, um resort em construção, belas dunas e uma lagoa, a Lagoa das Almécegas, entre outras. Fica no litoral OESTE.

01. Estrada para Lagoinha



02. Belíssimos caranaubais, lagoas e cajueiros como paisagem



03.



04. E uma praia encantadora a nossa espera!



05.



06.



07.



08. Lagoa do Jegue, encontro da água doce com a água salgada do mar.



09.



10.



11.



12.



13.



14.



15. Apreciar um belo paraíso daqui... Essa é a nossa praia!



16.



17. Nesse cenário espetacular, mais delícias nos aguardavam (você que está acompanhando o thread e eu). A belíssima Lagoa das Almécegas!



18. É por isso que Lagoinha seduz tantos turistas!



19. Sol, praia, dunas, lagoas e gente receptiva, criativa, hospitaleira! Passeei pela roça do vilarejo e fiquei encantado com a receptividade das pessoas.



20. Barco-bar-caixa, criatividade é o que não falta para essa gente trabalhadora, que se esforça para encantar os turistas.



21. E a natureza para contemplar ainda mais esse sonho real.



22.



23.



24.



25.



26.



Espere, ainda não acabou. Agora era a vez da Canoa se consertar para conduzir os turistas ao mundo da fantasia, ao mundo dos sonhos, ao mundo em que tudo é perfeito, em que o homem em conjunto com a natureza pode desfrutar de belíssimas paisagens paradisíacas. Com vocês, CANOA QUEBRADA, litoral leste, município de Aracati-CE, quase na fronteira com o RN, a 160 km de Fortaleza.

01.



02.



03.



04.



05.



06.



07.



08.



09.



10.



11.



12.



13.



14. Aonde você pode praticar famosos esportes como o Esquibunda e o Aerobunda... e apreciar um belíssimo cenário formado pelo conjunto dunas e lagoas.



15.



16.



17.



18. Tomar um delicioso banho de lagoa...



19.



20. E se perder nessa vastidão de areia rumo ao mar...



21. Aonde te espera um delicioso passeio de jangada e falésias maravilhosas, aonde você entenderá porque o símbolo da praia é Lua e Estrela (reza a tradição local que, de dia, os cineastas franceses, os quais descobriram Canoa, trabalhavam duro e, à noite, se entregavam a diversão. Por essa razão, uma lua e uma estrela, esculpidas nas falésias, tornaram-se o símbolo do local. Uma outra versão dessa tradição local narra que, na equipe de filmagem, existia um marroquino, de crença islâmica, que sentindo remorsos pelas continuadas farras noturnas, desejava o perdão de Alá. Para se redimir da culpa, mandou esculpir, nas falésias, a lua e a estrela)



22.



23.



24.



25.



26. E seguir por essas areias maravilhosas para o encontro com o mar e com a jangada...



27.



28.



29.



30.



31.



Baah, que praia mais linda, sô! Oxe, fiquei encantado com essa piá maravilhosa: Canoa Quebrada. Lugar arretado, bichinho. ()

E no outro dia... Mundaú para vir com "di cum força"!

MUNDAÚ está localizada no município de Trairi a aproximadamente 140 km de Fortaleza, no litoral oeste.

01.



02.



03.



04.



05.



06. Passeio de pau-de-arara pela vila de Mundaú



07. Uma vila pesqueira... bem humilde, como vocês podem perceber. Mas o cenário compensa, hein?



08. No Ceará é assim, dunas, falésias, coqueiros, carnaúbas, cajueiros, praias e lagoas para todo lado.



09.



10.



11. De um lado, Trairi, dou outro, Itapipoca (terra de Luiza Tomé e Tiririca)! E convido-vos a um passeio de catamarã por esse belo lugar, chegando até um mangue com carangueijos...



12.



13.



14.



15.



16.



17.



18. As dunas e as praias de água salgada da lagoa saem de cenário e entram os mangues...



19.



20.



21.



22. E os carangueijos...



23. Voltamos a nosso ponto de apoio, cujo paisagismo e arquitetura me agradaram bastante: Pousada das Marés.



24.



Voltamos para Fortaleza e para terminar, nosso próximo paraíso: Morro Branco e Praia das Fontes, litoral leste, no município de Beberibe, a 90 km de Fortaleza aproximadamente.

MORRO BRANCO - PRAIA DAS FONTES - com fontes e areia colorida. Além disso, foi aonde a Açucena de Tropicaliente se casou e também foi cenário para a vinheta dos anos 90 do Fantástico, onde sereias dançavam nas falésias.

01.



02.



03.



04.



05.



06.



07.



08.



09.



10.



11.



12.



13.



14. Areia colorida



15.



16.



17.



18.



19.



20.



21.



22.



23.



24.



25.



26.



27. Casas na praia...



28.



29.



E para terminar...











OBRIGADO, CEARÁ!!!

Last edited by Ricbit; July 24th, 2009 at 01:07 AM.
Ricbit no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement
 
Old July 23rd, 2009, 06:39 PM   #2
Ricbit
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Location: Somewhere in the world
Posts: 2,300
Likes (Received): 5

Baah, os links do imageshack não estão funcionando (para as minhas fotos). O que está acontecendo? Me deu tanto trabalho
Ricbit no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2009, 08:31 PM   #3
Compton_
From Siará
 
Compton_'s Avatar
 
Join Date: May 2004
Location: Fortaleza
Posts: 1,970
Likes (Received): 704

Dá uma olhada e vê se vc ta copiando os links corretos, tem várias opções de links lá.
Compton_ no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement
 
Old July 23rd, 2009, 08:35 PM   #4
Ricbit
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Location: Somewhere in the world
Posts: 2,300
Likes (Received): 5

Quote:
Originally Posted by Compton_ View Post
Dá uma olhada e vê se vc ta copiando os links corretos, tem várias opções de links lá.
É que eu fiz a opção pelo multiuploader, vou ver se eu consigo ativar as fotos aí.
Ricbit no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2009, 08:49 PM   #5
Will_NE
Na Suíça Sertaneja
 
Will_NE's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Senhor do Bonfim/BA - Fortaleza/CE
Posts: 21,963
Likes (Received): 10045

Pelo menos, as fotos que abriram tão lindas, mas várias tão bem desatualizadas.
Will_NE está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 23rd, 2009, 09:18 PM   #6
tonyssa
.
 
tonyssa's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Posts: 113,193

A maioria das fotos não abriu.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2009, 11:39 PM   #7
Ricbit
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Location: Somewhere in the world
Posts: 2,300
Likes (Received): 5

Quote:
Originally Posted by Will_NE View Post
Pelo menos, as fotos que abriram tão lindas, mas várias tão bem desatualizadas.
Infelizmente só abriu as fotos que não são da minha autoria. Eu peguei o link que aparece embaixo da foto, no multiuploader. Vou refazer os links, para disponibilizar as fotos.

PS. Sim, eu fiquei impressionado com o boom de construções na Aldeota

Estou consertando o thread, aguardem. Arrumei as fotos de Fortaleza, já estão disponíveis.

Last edited by Ricbit; July 24th, 2009 at 01:08 AM.
Ricbit no está en línea   Reply With Quote
Old August 7th, 2009, 05:16 AM   #8
danielrubens
Registered User
 
danielrubens's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Location: Fortaleza
Posts: 54
Likes (Received): 1

reality show no Limite tah sendo em Lagoinha!!
danielrubens no está en línea   Reply With Quote
Old August 12th, 2009, 04:38 PM   #9
Manilov
Registered User
 
Join Date: Nov 2007
Location: Fortaleza
Posts: 1,592
Likes (Received): 643

Fiquei impressionado foi com as descrições iniciais. Cara, muito sensatas suas observações. Descreveu inúmeros detalhes do cotidiano e da estrutura da cidade (citando inclusive bairros longe da região turítica como Parangaba, Cambeba e Messejana). Parece que vc quis esmiuçar a cidade, tendo inclusive estudado sobre ela, antecipademante.

Fiquei curioso em saber porque vc não gostou da praia do Futuro.


Bom, se as demais fotos abrissem e as iniciais estivessem um pouco maiores o thread ficaria perfeito. Mesmo assim, meus parabéns. E seja sempre bem-vindo. É uma honra receber visitantes como vc
Manilov está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 12th, 2009, 11:08 PM   #10
jai.saj
Da capital do RECÔNCAVO
 
jai.saj's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Santo Antônio de Jesus - Bahia
Posts: 6,125
Likes (Received): 418

Apesar de algumas fotos pequenas mas ta bom o thread.

__________________________________________________
.:: Santo Antônio de Jesus :: A capital do Recôncavo ::.
O comércio mais barato da Bahia!
Threads: SAJ 1 - SAJ 2 - SAJ 3

jai.saj no está en línea   Reply With Quote
Old August 13th, 2009, 10:58 PM   #11
Marlibel
Registered User
 
Marlibel's Avatar
 
Join Date: Aug 2009
Location: Belém
Posts: 311
Likes (Received): 3

cada x q volto a Fortaleza m encanto com novas belezas!!!! lindo mesmo.
__________________
"Ao olhar para a Baía do Guajará, com saudade do meu bem, eu vou pescar a poesia que há na bela cidade de Belém".
Marlibel no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement
 


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 09:28 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11 Beta 4
Copyright ©2000 - 2019, vBulletin Solutions Inc.
vBulletin Security provided by vBSecurity v2.2.2 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2019 DragonByte Technologies Ltd.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2019 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us