Rio by bike - A Zona Sul carioca vista a partir de suas ciclovias - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old September 22nd, 2009, 05:48 AM   #1
Rafael Catramby
Excelente!

Rafael Catramby's Avatar

Likes (Received): 4

Rio by bike - A Zona Sul carioca vista a partir de suas ciclovias

Neste dia 22 de setembro é comemorado em ao redor do globo o Dia Mundial Sem Carro. Para trazer esta comemoração ao Skyscrapercity, nada melhor que homenageá-lo na forma de um thread.

Especificamente no Rio de Janeiro, a semana do Dia Mundial sem Carros deve contar com medidas da prefeitura carioca, como o fechamento de ruas, e manifestações autônomas da população, como um passeio ciclístico feito neste domingo entre as cidades de Niterói e do Rio.

Aproximadamente 20 mil ciclistas atravessam o Túnel do Pasmado em Botafogo, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carros.

Foto: Domingos Peixoto / O Globo
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009...-767695742.asp

A maçiça manifestação no Rio, aliás, faz sentido frente aos crescentes engarrafamentos na cidade e à extensa rede de ciclovias. São quase 140 km de malha cicloviária espalhadas por toda a cidade.

Mapa com as ciclovias implantadas e previstas para o Rio de Janeiro

Fonte: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/portalgeo/index.asp

Especificamente, a Zona Sul Carioca - imortalizada em filmes, músicas e na literatura - conta com aproximadamente 42km, entrecortando sua paisagem de mar, montanhas e construções de todos os tipos. A ampla malha da região, sua proximidade com o centro da cidade e com o metrô, justificou a implantação de um sistema de transporte público por meio de bicicletas - batizado de SAMBA*.

Resolvi aproveitar a data e testar o sistema no sábado que antecedeu o dia 22 de setembro. Percorri 37km entre as 8:30 da manhã e as 14:30, num circuito que abrangeu a maioria das ciclovias abaixo. O resultado desse passeio, além de uma manhã e início de tardes bem cansativos, pode ser visto através de fotos nesse thread.

Mapa das ciclovias interligadas da Zona Sul

Fonte: Portal Geo Rio, foto editada por mim.

Como um dos intuitos do thread é retratar as paisagens e detalhes que podem ser captados pelos ciclistas, as fotografias mostradas aqui seguiram uma única regra: não desviar do caminho para tirá-las. Assim, todas as fotos aqui mostradas foram tiradas de cima da bicicleta, sendo a grande maioria delas em movimento.

Pelo volume de fotos selecionadas - 111 ao total - o thread está dividido em 5 partes, correspondendo às 5 áreas de ciclovias que percorri. A primeira parte, a seguir, retrata impressões de uma manhã de mormaço na que é considerada a praia mais famosa do mundo.

*Solução Alternativa Para Mobilidade por Meio de Bicicletas de Aluguel. Mais informações em: http://www.mobilicidade.com.br/
Sponsored Links
Advertisement

Old September 22nd, 2009, 05:48 AM   #2
Rafael Catramby
Excelente!

Rafael Catramby's Avatar

Parte 1 - Orla do Leme e de Copacabana

O bairro corresponde à antiga Freguesia de Sacopenapã. O nome teria mudado para Copacabana após ser encontrada no mar da região uma imagem da Nossa Senhora de Copakawana, nome de uma cidade boliviana à beira do Titicaca. A imagem teria motivado a construção da Igreja de Nossa Senhora de Copacabana.

1 Hoje, no local onde estava a igreja encontra-se o Forte de Copacabana, no Posto 6, local onde começou o passeio

2 No início do agitado bairro, o mesmo local guarda resquícios de um clima de interior. Ainda hoje existe uma vila de pescadores e espaços onde os moradores mais antigos costumam
jogar cartas

3 Dorival Caymmi e Carlos Drummond de Andrade eram moradores da região. Hoje, duas estátuas próximas a onde viviam
homenageiam os dois.

4 A idéia das famosas ondas desenhadas no calçadão, na verdade, veio de Portugal juntamente com calceteiros portugueses trazidos ao Rio no início do séc. XX

5 O desenho final eternizado só se deu após uma forte ressaca que destruiu o calçadão. Na sua reconstrução, as ondas foram agora desenhadas paralelas ao mar.

6 O último andar do edifício ao centro abriga o escritório de Oscar Niemeyer. Popularmente, o prédio é conhecido como Mae West (uma busca ao google ajudar a explicar o motivo)

7

8 Casa que abrigava até pouco tempo o consulado da Áustria, hoje à venda. Datada 1927, é a primeira casa em volumes puros do Rio. Além dela, apenas outra sobreviveu à
especulação na orla do bairro. Por não ser tombada, corre risco de demolição

9 Outro exemplar que não fará parte da paisagem futura de Copa, a boate Help! - símbolo da prostituição no bairro - dará lugar ao Museu de Imagem e Som

10

11 Rio Othon Palace, que juntamente com o antigo Le Meridién e o JWMarriot, é um dos 3 gigantes da orla. O gabarito da elevado é
fruto da política de incentivo à construção de hotéis que existia

12 Copacabana é uma salada de estilos. De casas pré-modernistas a prédios de estilo internacional, passando pelo brutalismo e art decó

13 A 2km do Forte de Copacabana, morreu Siqueira Campos, que liderava uma rebelião com mais 17 militares. Os 18 do Forte, eram na verdade 20, pois eram seguidos por um civil
e um cachorro.

14

15 O Copacabana Palace, construído entre 1919 e 1923 catalizou o glamour e a fama associados ao bairro e, porque não, a sua expansão. Apesar da decadência do bairro, o hotel
ainda é "podre de chique"!

16 Já no bairro do Leme, o antigo hotel Le Meridién, hoje fechado para reformas, é o mais alto da orla. Já abrigou a famosa cascata
de fogos do reveillón e sessões de cinema com os vencedores do Oscar. Detalhe: antes da cerimônia acontecer.

17

18 Os quiosques à beira mar guardam algumas particularidades. Dois deles são voltados para o público gay. Já os dois da foto, organizam festas abaixo da areia

19

20 A 4km de distância do Forte de Copacabana, atrás desta pedra, está o Forte do Leme. Anualmente, a "Travessia dos Fortes" é feita a nado entre os dois lugares

21
Old September 22nd, 2009, 06:03 AM   #3
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 28558

Do posto 6 ao Leme, a orla de Copa é linda! Parabéns pelo thread!
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old September 22nd, 2009, 06:58 AM   #4
Rafael Catramby
Excelente!

Rafael Catramby's Avatar

Obrigado! Mas essa é só a primeira parte do thread. Postarei a próxima parte na página seguinte para não sobrecarregar.
Old September 22nd, 2009, 07:11 AM   #5
aleochi
carioca

aleochi's Avatar

Likes (Received): 1750

Rafael, eu adoro as suas fotos! Estou esperando a segunda parte!

Muito obrigado!
aleochi no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2009, 07:27 AM   #6
Patrick-RJ
A volta do malandro

Patrick-RJ's Avatar

Likes (Received): 68

Belíssimas fotos, Rafael! ADORO a cobertura da foto 12... um dia morarei lá!

Já o prédio à esquerda do Othon na foto 11 me irrita porque originalmente é bonito, mas fizeram tanto puxadinho que acabou sendo descaracterizado. Essa pintura também não terminam nunca... fica cada espaço com uma cor.
Old September 22nd, 2009, 02:31 PM   #7
Emanuel Paiva
Rio de Janeiro

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 8359

Belo passeio pela imortal Copacabana
Old September 22nd, 2009, 03:44 PM   #8
abrandao
Paris, France.

abrandao's Avatar

Likes (Received): 6343

Muito legais as fotos!!!!!!!!!

Parabéns!
abrandao no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2009, 04:00 PM   #9
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Adorei o thread, além de nos brindar com as belas imagens voce nos deu uma verdadeira aula sobre o bairro. Só uma curiosidade: o que é aquela construção encravada na rocha na encosta do morro que aparece na foto20?
Valeu pelo thread, Rafael!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2009, 05:05 PM   #10
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 24451

Rafael,

Que thread mais porreta! Gostei muito! Pena que o tempo não ajudou...

Eu fui até os meus 40 anos fanático por ciclismo. Todo final de semana estava pela cidade peladando. Fui para Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes com frequência. Mas tudo mudou em DEZ 2000, quando um carro encostou na bicicleta em que passeava e, como consequência do acidente, tive que colocar alguns parafusos na perna. Nunca mais passeei e, este ano, doei minha bike para meu sobrinho.

O passeio que você fez foi numa das bicicletas mostradas na foto 01? Caso positivo, como se faz para alugá-las?
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2009, 05:06 PM   #11
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Ah... Esqueci de registrar: o hotel ARENA da foto nr 14 ficou PAVOROSO!!!!!!!
Old September 22nd, 2009, 05:32 PM   #12
Rafael Catramby
Excelente!

Rafael Catramby's Avatar

Quote:
Originally Posted by aleochi View Post
Rafael, eu adoro as suas fotos! Estou esperando a segunda parte!

Muito obrigado!
Valeu, Aleochi! Por enquanto tá até covardia comparar esse thread com os do Osmar e do William.

Vou tentar postar a parte 2/5 hoje ainda!

Quote:
Originally Posted by Patrick-RJ View Post
Belíssimas fotos, Rafael! ADORO a cobertura da foto 12... um dia morarei lá!

Já o prédio à esquerda do Othon na foto 11 me irrita porque originalmente é bonito, mas fizeram tanto puxadinho que acabou sendo descaracterizado. Essa pintura também não terminam nunca... fica cada espaço com uma cor.
Valeu também, Patrick. Bom ouvir isso de um nativo.

Se eu pudesse escolher algum prédio na orla de Copa para morar, ficaria com aquele mais moderno no Posto 6. Bairrismo? Um pouco.

Mas o prédio que mais me irritou no quesito pintura foi aquele na esquina com a Figueiredo, que passou um ano com aquelas marcações na fachada.

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Belo passeio pela imortal Copacabana
Quote:
Originally Posted by abrandao View Post
Muito legais as fotos!!!!!!!!!

Parabéns!
Obrigado, Emanuel e abrandao!

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post

Adorei o thread, além de nos brindar com as belas imagens voce nos deu uma verdadeira aula sobre o bairro. Só uma curiosidade: o que é aquela construção encravada na rocha na encosta do morro que aparece na foto20?
Valeu pelo thread, Rafael!
Obrigado, Tony. Algumas coisas eu sabia de cabeça, outras tive que pesquisar. Pras próximas fotos o trabalho vai ser mais difícil.

Não sei responder. Aquela área é do Exército. Parece uma estação de água ou esgoto, pelos tubos ligados a ela.

Quote:
Originally Posted by thiagoRJ View Post
Saudade da minha bike.
Idem! A minha literalmente enferrujou!

Depois divulgo mais detalhes sobre o sistema.

Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post
Rafael,

Que thread mais porreta! Gostei muito! Pena que o tempo não ajudou...

Eu fui até os meus 40 anos fanático por ciclismo. Todo final de semana estava pela cidade peladando. Fui para Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes com frequência. Mas tudo mudou em DEZ 2000, quando um carro encostou na bicicleta em que passeava e, como consequência do acidente, tive que colocar alguns parafusos na perna. Nunca mais passeei e, este ano, doei minha bike para meu sobrinho.

O passeio que você fez foi numa das bicicletas mostradas na foto 01? Caso positivo, como se faz para alugá-las?
Valeu, Osmar! Ainda mais vindo de você, rei dos threads da Zona Sul Carioca

Só por curiosidade, em 2000 também sofri um acidente de bike: atropelei um carro. Mas essa história eu deixo pro encontro do dia 24.

E sim, aluguei uma delas. Ao final do thread pretendo dar os detalhes de como fiz isso. E pra duração do passeio, não é um programa caro não. Você só precisa ter fôlego e algum limite no cartão de crédito, que eles usam como caução no caso de sumiço da bicicleta.
Old September 22nd, 2009, 05:47 PM   #13
leandrinho

Likes (Received): 0

Muiito Bom .! parebens.!
leandrinho no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2009, 06:00 PM   #14
.Kr'st_fer.
Registered User

.Kr'st_fer.'s Avatar

Likes (Received): 11569

lindo hem!
.Kr'st_fer. no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2009, 06:06 PM   #15
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Muito interessante as fotos com as legendas. E os hyperlinks voltados para os threads do Osmar, ótima sacada.
Mae West: "Curiosamente, o escritório do nosso mais importante arquiteto modernista é um ícone art deco. Este edifício foi conhecido, por muitos anos, como Mae West, em função de suas curvas que lembravam as da famosa atriz americana das décadas de 20 e 30."
Mary Jane West

Thina no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2009, 07:42 PM   #16
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rafael Catramby View Post
20 A 4km de distância do Forte de Copacabana, atrás desta pedra, está o Forte do Leme. Anualmente, a "Travessia dos Fortes" é feita a nado entre os dois lugares
Quote:

Só uma curiosidade: o que é aquela construção encravada na rocha na encosta do morro que aparece na foto20?Valeu pelo thread, Rafael!
Quote:
Originally Posted by Rafael Catramby View Post
Obrigado, Tony. Algumas coisas eu sabia de cabeça, outras tive que pesquisar. Pras próximas fotos o trabalho vai ser mais difícil.

Não sei responder. Aquela área é do Exército. Parece uma estação de água ou esgoto, pelos tubos ligados a ela.
Tony,

No alto da pedra da foto nr 20 funcionou durante muitos anos o FORTE DO LEME, uma unidade militar importante até meados do Século XX, com direito a grandes canhões, etc, etc.

Então, suponho que a construção encravada na rocha vista na foto 20 seja de fato, como o Rafael comentou, uma pequena estação de estação de água ou esgoto, a fim de atender aos muitos militares que trabalharam no alto da pedra.
Old September 22nd, 2009, 08:27 PM   #17
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Valeu pelo esclarecimento, eu tenho mania de olhar detalhes nas fotos.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2009, 11:48 PM   #18
Rafael Catramby
Excelente!

Rafael Catramby's Avatar

Quote:
Originally Posted by leandrinho View Post
Muiito Bom .! parebens.!
Quote:
Originally Posted by .Kr'st_fer. View Post
lindo hem!
Obrigado!

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Muito interessante as fotos com as legendas. E os hyperlinks voltados para os threads do Osmar, ótima sacada.
Mae West: "Curiosamente, o escritório do nosso mais importante arquiteto modernista é um ícone art deco. Este edifício foi conhecido, por muitos anos, como Mae West, em função de suas curvas que lembravam as da famosa atriz americana das décadas de 20 e 30."
Mary Jane West

Bingo! O Google Images vai deixar bem claro qual atributo que era comparado!

Quote:

Valeu pelo esclarecimento, eu tenho mania de olhar detalhes nas fotos.
Fiz tantas explicações, e a dúvida foi justamente num ponto que eu nem tinha pensado!
Old September 23rd, 2009, 12:01 AM   #19
Camilo_Costa
I♥CWB

Likes (Received): 8127

Muito bom o thread, parabéns! Mostrou novos ângulos da Cidade Maravilhosa.
O Rio até que está bem servido de ciclovias.
Camilo_Costa no está en línea   Reply With Quote
Old September 23rd, 2009, 12:24 AM   #20
lorrampaiva
Fat Pardo Man

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 8796

Não o bastante, na minha opinião...

Assim mesmo, excelentes fotos! Copacabana é um bairro único, uma cidade dentro de uma cidade.
But what am I to do?
- "Jennifer", next blockbuster hit for 2020
lorrampaiva está en línea ahora   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
bicicleta, bike, ciclovia, rio, rio de janeiro, transporte cicloviario, zona sul

Thread Tools

Posting Rules