SkyscraperCity banner
1 - 10 of 10 Posts

·
Lobito for friends
11,163 Posts
Discussion Starter · #1 ·
http://sicnoticias.sapo.pt/programas/reportagemsic/2012/07/11/gua-sob-presso

Afinal vamos ou não mudar alguma coisa na legislação a nível da construção.^^

Sei que isto pode aumentar o preço das casas mas se não pagamos agora, pagamos da pior maneira mais tarde.

E sim como diz na reportagem também devíamos utilizar a água tratada para rega, nem que fosse apenas para espaços públicos e campos de golfe.

Pena o vídeo da reportagem não estar disponível.

·
Banned
2,516 Posts
http://sicnoticias.sapo.pt/programas/reportagemsic/2012/07/11/gua-sob-presso

Afinal vamos ou não mudar alguma coisa na legislação a nível da construção.^^

Sei que isto pode aumentar o preço das casas mas se não pagamos agora, pagamos da pior maneira mais tarde.

E sim como diz na reportagem também devíamos utilizar a água tratada para rega, nem que fosse apenas para espaços públicos e campos de golfe.

Pena o vídeo da reportagem não estar disponível.
Mesmo as plantas tem direito a vida

·
Registered
5,692 Posts
A UE podia criar um fundo para implementação de um sistema para captação da água da chuva nas cidades.

A questão é quando não houver água na cisterna como se lava a loiça, roupa, toma-se banho, lava-se as mãos e se descarga o autocolismo?
Existem dois canos para todas as funções?

Quando chove com muita força(inverno) meto garrafões e baldes por baixo dos telheiros e consigo mais de 10 litros de água num dia.
Uso para descargas e limpezas.

·
Eudaimonia
6,792 Posts
É tudo muito válido, mas em Portugal a maior poupança viria mesmo da subsituição das condutas velhas. Há sistemas de abastecimento onde 60% da água captada é perdida por furos e roturas não detectadas ou detectadas mas não reparadas.

Mas no caso dos sistemas mais modernos, haveria muitas boas ideias para poupar, ou reutilizar água. O aproveitamento da água das chuvas para rega e lavagem de pavimentos é algo que eu não percebo como ainda não se faz em larga escala, especialmente onde há espaço para instalar cisternas de armazenamento.

·
Registered
5,692 Posts
Acho que à empresas e câmaras a usar águas residuais tratadas para regar jardins e fazer lavagens de frota.

Por exemplo acho que TST usava água tratada para lavar a frota por fora não tenho a certeza.

Em Lisboa tem-se substituido grande parte da canalização de abastecimento se houer perdas na rede predial quem tem de intervir é o proprietário.

·
Banned
2,516 Posts
É tudo muito válido, mas em Portugal a maior poupança viria mesmo da subsituição das condutas velhas. Há sistemas de abastecimento onde 60% da água captada é perdida por furos e roturas não detectadas ou detectadas mas não reparadas.

Mas no caso dos sistemas mais modernos, haveria muitas boas ideias para poupar, ou reutilizar água. O aproveitamento da água das chuvas para rega e lavagem de pavimentos é algo que eu não percebo como ainda não se faz em larga escala, especialmente onde há espaço para instalar cisternas de armazenamento.
A media nacional e´ de 40 % de perdas na rede de abastecimento, reponsabilidade das autarquias, as perdas nos edificios sao minimas pois correspondem a agua que tem de ser paga, pois situam-se a jusante do contador.

·
Lobito for friends
11,163 Posts
Discussion Starter · #7 ·

Podiam abastecer prédios e quem sabe quateirões onde há espaço para instalar isso.

·
Lobito for friends
11,163 Posts
Discussion Starter · #8 ·
A media nacional e´ de 40 % de perdas na rede de abastecimento, reponsabilidade das autarquias, as perdas nos edificios sao minimas pois correspondem a agua que tem de ser paga, pois situam-se a jusante do contador.
São investimentos muito avultados para se fazer de uma só vez.

·
Registered
1,775 Posts
Acho que à empresas e câmaras a usar águas residuais tratadas para regar jardins e fazer lavagens de frota.

Por exemplo acho que TST usava água tratada para lavar a frota por fora não tenho a certeza.
A carris utiliza água de poço em Miraflores para lavagem de viaturas.

·
Registered
2,739 Posts
Os meus pais, teem um furo onde utilizam a água para regas do jardim, agricultura e limpeza exterior, no interior da casa possuem água da rede.
Aniquilaram muito da reservas de água, quando muitos populares terminaram com os poços que possuíam, em virtude de estudos indicarem que a mesma não era própria para consumo por exemplo.

1 - 10 of 10 Posts