SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 54 Posts

·
Registered
29,442 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Nessa minha nova série de threads pretendo mostrar um pouco da Turquia (Istambul) e dos EAU (Dubai, Abu Dhabi, Al Ain e Jebel Hafeet).

A sequência começa por Dubai, cidade que me surpreendeu bastante.

População (2017): 2,884,837

O clima é extremamente árido na maior parte do ano. Chove menos de 100 mm e no verão as temperaturas ultrapassam facilmente os 45ºC.

Durante a minha visita (dezembro), peguei um período agradável (28-16ºC). Vi muito verde, vida nas ruas e um ambiente bem diferente da "artificialidade" que muitas vezes é associada à cidade.

Isso não implica na ausência de auto-estradas e mega-construções preparadas para os extremos. Dubai é (quase) toda nova, um canteiro de obras. O deslocamento de pedestres é inviável durante 6 meses do ano. De qualquer forma, as regiões de Bur Dubai, Deira e Dubai Marina são bastante receptivas a caminhadas e agitadas.

Minha impressão é de uma cidade extremamente limpa, bem cuidada, rica, segura, com infra-estrutura excelente (e MUITA coisa em construção). A área histórica é interessante, a moderna (Palm Jumeirah, Centro Financeiro, Dubai marina) idem. Aliás, é surpreendente numa área tão seca ter tanto verde e canteiros floridos.

Enfim, fui para os Emirados sem grandes expectativas e voltei surpreso com vários aspectos que contradizem comentários que já li por aí.

Nessa página postarei a primeira parte, mostrando a Dubai antiga e meu passeio pelo deserto.

As áreas novas mostrarei num segundo momento quando a página virar!

1. Rua onde fiquei hospedado em Bur Dubai, região repleta de hotéis e comércio de rua.

2.

3. Tudo muito limpo e bem cuidado. As ruas são frescas e gostosas de caminhar. Ao menos nos meses que permitem isso.

4.

5.

6.

7.

8. A maior parte da população de Dubai é composta por pessoas provenientes da Índia, Paquistão e Bangladesh. Apenas 15% são nativos dos Emirados.

9.

10.

11. Esse é um dos bairros de imigrantes e um dos mais pobres que vi em Dubai, nos arredores da Al Fahidi Street. É simples, mas decente.

12. Essas torres servem para capturar as brisas altas e canaliza-las para baixo, refrescando as ruas.

13.

14.

15. Mais do bairro de imigrantes. Muitos trabalham na construção civil.

16.

17.

18. Dubai antiga.

19.

20.

21.

22.

23. Nessa área é feita a travessia de Abra rumo a Deira, onde há os famosos Mercados (Souk).

24. Os barcos que fazem a travessia.

25.

26.

27.

28. Textile Souk.

29.

30.

31.

32.

33.

34. Andar por esses corredores é um guess the country por parte dos comerciantes. Itália, Alemanha, República Tcheca, Inglaterra e assim seguem os palpites... até você contar que é brasileiro, e de repente todos arriscam um pouco de português.

35.

36. A travessia de Abra.

37.

38.

39. Dubai Spice Souq, o mercado de especiarias.

40.

41.

42.

43.

44. Entrada do Dubai Gold Souk.

45.

46. Modéstia.

47.

48.

49. Maior peça de ouro do mundo, com 63 mil quilos.

50.

51.

52.

53.

54. Retorno de Abra.

55.

56. Visitando o Museu de Dubai, que mostrei nas primeiras fotos.

57.

58.

59. Modelo das antigas habitações da região, comuns até o início do século XX. A brisa soprada é encanada pela torre e refresca os cômodos da casa. Dentro parece que tem ar-condicionado ligado hehe.

60. Interior. Há dois cômodos grandes, este da foto com fibras de bananeiras espaçadas para o vento soprar, e outro bem fechado para aquecer durante o inverno.

61. Vista do hotel.

62.

63. Na segunda página mostrarei as áreas modernas!

64. Duas coisas onipresentes na paisagem de Dubai: Burj Khalifa e carrões.

65.

66.

67.

68. A partir daqui, fotos do meu passeio no deserto.

69.

70.

71. Fui na época "chuvosa", quando o deserto está "verde".

72.

73.

74. Falcões e camelos fazem parte dos dois esportes preferidos do país.

75.

76.

77.

78.

79.

80.

81. Pôr-do-sol no deserto.

82.

83.

84.

85.

86.

87.

·
Registered
29,442 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Fantástico!:applause:
Mt bacana conhecer a Dubai mais tradicional, dos prédios baixinhos, das ruas mais estreitas.
O sítio de Dubai é de ocupação milenar, a vocação comercial é antiga.

Muito bom. Achei fantástico ver esse lado menos verticalizado e mais tradicional de Dubai. Ansioso pelas próximas partes.
Valeu por acompanhar! :D

·
masoq??
1,407 Posts
Impressionante em todos os sentidos. Nao imaginava que a minoria da populaçao fosse nativa. Tudo mostrado aqui è absolutamente incrivel, obrigado por compartilhar. :cheers::cheers::cheers:

·
Registered
29,442 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Fotos ótimas, como de costume! Parece ter sido uma viagem sensacional. Esse deserto me lembrou Mad Max Hahahah
:cheers:
Haha lembra mesmo! :D Valeu.

Nossa, de longe o melhor registro de Dubai que eu ja vi, mostrando muito alem dos locais mais turisticos.
Na segunda parte tem outras surpresas!

Baita registro! Dubai tem mais verde que muita cidade BR :lol:
Eu fiquei surpreso porque a cidade é mais verde e com mais canteiros floridos do que as cidades brasileiras. :laugh: Aliás, o capricho é notável em todas as áreas!

Impressionante em todos os sentidos. Nao imaginava que a minoria da populaçao fosse nativa. Tudo mostrado aqui è absolutamente incrivel, obrigado por compartilhar. :cheers::cheers::cheers:
Os Emirados "explodiram" nos últimos 30 anos, você encontra gente de todos os cantos do mundo, principalmente do subcontinente indiano e sudeste asiático. Também há uma parcela de europeus residindo na cidade, principalmente na área de serviços (saúde) e tecnologia. Obrigado pela visita! :eek:kay:

·
Santa Catarina
Blumenau
1,525 Posts
Muito legal ver a Dubai "tradicional" além dos prédios altos. Belas fotos!

Visitar essa cidade no verão é impossível. Creio que nem os moradores aguentam, ainda mais com aquela manga comprida que muitos usam. Sorte que é um local rico e que tem ar condicionado por toda parte. :D

·
Registered
131,628 Posts
Fantástico, absolutamente fantástico! Eu fiquei hospedado em Jumeirah, acredito que não muito longe de onde você ficou. Matei a saudade de Deira, mesmo sendo o local onde quase desmaiei devido o calor, mas valeu muito a pena cada travessia de barco feita! Fevereiro ficarei 05 dias em Doha(Catar), vizinho a UAE, será possível reviver um pouco da magia que envolve a região.

Aguardando a página 2.

·
Registered
29,442 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Interessante conhecer a parte antiga de Dubai, não fazia ideia de que a cidade fosse tão antiga e guardasse tanta história.
A ocupação de Dubai é milenar, a região de Deira é repleta de história.

Muito legal ver a Dubai "tradicional" além dos prédios altos. Belas fotos!

Visitar essa cidade no verão é impossível. Creio que nem os moradores aguentam, ainda mais com aquela manga comprida que muitos usam. Sorte que é um local rico e que tem ar condicionado por toda parte. :D
O "inverno" para mim estava relativamente quente, o verão é de fato insuportável.

Que incrível, não imaginava que a cidade fosse tão interessante! Ótimas fotos, no aguardo das demais.
Também fiquei surpreso com a cidade!

Belíssimas fotos!

Dubai é incrível, e eu já estou ansioso pelas próximas atualizações! :cheers:
Valeu! :eek:kay:

·
Registered
29,442 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Quero ver a segunda parte logo :D
Haha :D

Fantástico, absolutamente fantástico! Eu fiquei hospedado em Jumeirah, acredito que não muito longe de onde você ficou. Matei a saudade de Deira, mesmo sendo o local onde quase desmaiei devido o calor, mas valeu muito a pena cada travessia de barco feita! Fevereiro ficarei 05 dias em Doha(Catar), vizinho a UAE, será possível reviver um pouco da magia que envolve a região.

Aguardando a página 2.
A melhor época para visitar Dubai é entre novembro e fevereiro. A partir de março começa a ficar inviável andar nas ruas devido ao calor escaldante.

A Minha ideia era visitar Doha, pois aluguei um carro para rodar pelos Emirados. Porém, tem uma "tripa" da Arábia Saudita no caminho, e a questão do visto com eles é bem complicada.

1 - 20 of 54 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.