Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 35 Posts

·
Baiano sim senhor!
41,949 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Um paraíso baiano!​

Praia do Forte é um distrito do município de Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador, que está localizado à 70 quilômetros ao norte da capital baiana.

Um dos destinos mais badalados da Linha Verde - estrada que liga a Bahia a Sergipe - a Praia do Forte tem apenas 14 quilômetros, mas oferece belezas de encher os olhos. Ao longo da preservada orla, a moldura é formada por areias claras, coqueirais, recifes e mar cristalino repleto de cardumes coloridos. Ao redor, as atrações ficam por conta das reservas ambientais e das ruínas do Castelo Garcia d'Ávila, a primeira fortificação portuguesa em terras brasileiras.

Desde a década de 80, a Praia do Forte abriga a principal base do Projeto Tamar - responsável por estudar e proteger as tartarugas marinhas. Tal ação foi fundamental para a preservação da vila que, mesmo concorrida na alta temporada, mantém a natureza da região intocada.

Além disso, a sede do projeto é um dos mais interessantes atrativos locais - o espaço conta com tanques de criação, aquários e biólogos de plantão para acompanhar a visita.

Quem estiver na área entre os meses de dezembro e fevereiro ainda ganha um bônus - pode participar do emocionante processo de soltar as tartaruguinhas recém-nascidas no mar. Já entre os meses de julho e outubro, as atrações são as baleias jubarte, que lá chegam para procriar e amanetar os filhotes.

Nem só de natureza, porém, vive a Praia do Forte. No centrinho, fechado ao tráfego de carros e batizado de Vila, dezenas de bares e restaurantes descolados, pousadas charmosas, lojinhas de artesanato e joalherias tomam conta da avenida, das alamedas - a do Sol é a mais concorrida - e dos shoppingzinhos.

O glamour aumenta a cada temporada, mas a praia faz questão de conservar sua atmosfera rústica e, para isso, não abre mão da igrejinha branca à beira-mar, das ruas de terra, das casinhas caiçaras e dos coloridos barquinhos de pescadores.

PRAIA DO FORTE

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

101

102

103

104

105

106

107

108

109

110

111

112

113

114

115

116

117

118

119

120

121

122

123

124

125

126

127

128

129

130

131

132
Fotos: Cerrado; Valdir F. Loureiro; Cwb news; OAS; Bahia Econômica; Caio Borel ;Carlos Augusto; Adrian Roxman; Inst. Baleia Jubarte; Projeto Tamar.​

·
Flávio Lopes
2,507 Posts
Belas fotos! A Região Metropolitana de Salvador guarda uma diversidade incrível.
Ilhas, fortes, rios, dunas! Bahia é Bahia né, pae :cheers:

·
PAPITO
9,863 Posts
Thread excelente, parabéns!
Praia do Forte tem uma infraestrutura completa, coisa rara na maioria dos destinos de praia.

·
Registered
528 Posts
Ótimo thread e belas fotos! Para do Forte é apenas um dos muitos paraísos baianos, cujo turismo, aliás, oferece variedades para todos os gostos!

Morei fora por dois anos e toda vez que algum estrangeiro, amigo ou conhecido, me perguntava sobre o que tem pra ver na Bahia, além de praia e sol, eu respondia com outra pergunta: "O que você quer ver?"

É pq na Bahia temos de tudo! Temos praia badalada, praia urbana, praia deserta, ilhas paradisíacas... temos cidades históricas como Ilhéus, Mucugê, Lençóis, Palmeiras, Igatu, Rio de Contas, Cachoeira.. temos dunas, floresta, cachoeiras, rios, cânions, grutas, ecoturismo e até um mini Pantanal e um mini Bonito (minha Chapada tá aí!). Temos turismo de luxo, rural, gastronômico e religioso... Esqueci alguma coisa?

Não é a toa que o estado é considerado uma das maiores potências turísticas nacionais. Enfim, parabéns pelo thread, Cerrado. E viva a nossa Bahia!

·
Registered
118,370 Posts
Ótimo thread e belas fotos! Para do Forte é apenas um dos muitos paraísos baianos, cujo turismo, aliás, oferece variedades para todos os gostos!

Morei fora por dois anos e toda vez que algum estrangeiro, amigo ou conhecido, me perguntava sobre o que tem pra ver na Bahia, além de praia e sol, eu respondia com outra pergunta: "O que você quer ver?"

É pq na Bahia temos de tudo! Temos praia badalada, praia urbana, praia deserta, ilhas paradisíacas... temos cidades históricas como Ilhéus, Mucugê, Lençóis, Palmeiras, Igatu, Rio de Contas, Cachoeira.. temos dunas, floresta, cachoeiras, rios, cânions, grutas, ecoturismo e até um mini Pantanal e um mini Bonito (minha Chapada tá aí!). Temos turismo de luxo, rural, gastronômico e religioso... Esqueci alguma coisa?

Não é a toa que o estado é considerado uma das maiores potências turísticas nacionais. Enfim, parabéns pelo thread, Cerrado. E viva a nossa Bahia!
^^

Resumiu bem... gostei da parte negritada!

Além de abrigar quase todos os biomas existentes no país, não esqueçamos das montanhas que alcançam os 2000m de altura!! A Bahia é um país encravado dentro do Brasil, agraciado por tamanha diversidade!

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Uma colônia simples de pescadores mesclada com lojas de grife, restaurantes de ponta. Além disso o lugar oferece uma praia com piscinas naturais, mergulho, baleias, um dos maiores projetos de preservação ambiental do país, lagoas, reserva de mata Atlântica, trilhas, cachoeira, ruínas de um castelo de quase a mesma idade do Brasil, rodeado por resorts incríveis que recebem alguns dos melhores eventos de música eletrônica e outros do país... Enfim, Praia do Forte é isso. Só falta ter mais baladas fixas como em Morro de São Paulo, mas acho que a proposta de PF é ser mais família mesmo.

·
Registered
30,778 Posts
O lugar é lindo e a infraestrutura é show!:)
Gosto muito de Praia do Forte!

O tópico está sensacional!:eek:kay:
Cada imagem belíssima!

·
UFRB
2,554 Posts
Praia do Forte é só a ponta do Iceberg desse País chamado Bahia!

Que saudades eu tenho desse lugar, olhar essas fotos deu muita vontade de voltar e poder desfrutar de um bom fim de semana, agregado a boa culina¡ria, cultura de varias povos num lugar só, calmaria das piscinas naturais, biodiversidade natural que na Bahia se encontra aos montes! Amo meu País Bahia <3

Excelente thread Cerrado!! Parabéns.

·
Registered
6,709 Posts
Praia do forte é o destino mais badalado no litoral norte, que é talvez a região com melhor infraestrutura turística do estado. :cheers: Sem falar nas diversas lojas e serviços que geram uma receita absurda pra região, atraindo cada vez mais turistas. E a parte mais legal na minha opinião é o projeto Tamar, que pode-se observar até a soltura dos filhotes de tartarugas na areia em direção ao mar.

Um belo thread Cerrado, muito bom!:applause:

1 - 20 of 35 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.