SkyscraperCity banner

1 - 20 of 2146 Posts

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #1
:D:D:D

Em Março comem-se Sopas!



É a temática da Rota dos Sabores Tradicionais para este mês. 36 restaurantes de Évora uniram-se para lhe proporcionar horas felizes. Á mesa!


Contando com a participação de 36 restaurantes e duas pastelarias, as Sopas substituem os pratos de Caça (Janeiro) e os de Porco (Fevereiro).

Manter a tradição, a autenticidade do receituário alentejano e o uso de produtos genuínos e de qualidade, bem como melhorar os serviços de restauração de Évora, são alguns dos objectivos da Câmara Municipal, que os seguintes estabelecimentos aceitaram: A Baiuca, A Choupana, Muralha, Adega do Alentejano, Adeguita do Farrobo, Café Alentejo, Cerca Nova (Hotel da Cartuxa), Cocheira Real, Cozinha Alentejana, Cozinha Sto. Humberto, Divinus (Convento do Espinheiro), Divor, Dom Joaquim, Faísca, Fialho, Luar de Janeiro, Medieval, Molhóbico, Monte do Carmo, Mr Pickwick, O Antão, O Aqueduto, O Garfo, O Giraldo, O Grémio, O Moinho, O Ricardo, O Xico, Pousada dos Lóios, Prova e Sorri, S. Luís, São Brás (Hotel D. Fernando), Sol Poente (Évora Hotel), Taverna, Time Out, Vauban, Vinho e Noz.

E quem pode resistir a sopas como a açorda, a poejada, a tomatada, as beldroegas, ou quem dispensa o sabor característico dos coentros, dos poejos, e das hortelãs da ribeira, acompanhados claro da indispensabilidade do pão … ?

A Região de Turismo de Évora apoia este evento.
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #2
21-Mar-2008










Acesso melhorado
Inauguração da nova Estrada do Bairro de Almeirim
Estrada de Almeirim foi alvo de intervenção, na zona entre a rotunda da Tyco e a rotunda da urbanização das Villas do Alcaide, melhorando significativamente o acesso a esta área. A inauguração simbólica do novo troço contou com a presença do presidente e do vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, do presidente da Junta de Freguesia da Horta das Figueiras, bem como de representantes de outras entidades.

De acordo com José Ernesto de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Évora, "este troço corresponde a uma velha aspiração dos moradores do Bairro de Almeirim, que queriam ver dignificado o acesso à sua zona habitacional. Além de constituir-se como um novo acesso a este bairro, esta via de grande qualidade permite melhorar, significativamente, toda a acessibilidade à zona industrial, desfazendo o bloqueio que havia através da circulação de uma via única, existente junto ao Intermarché".
Acrescenta ainda que, "por outro lado, a nova estrada visa também o futuro, pois esta área vai acolher a futura zona desportiva municipal, que queremos lançar ainda este ano, bem como a zona comercial do Évora Fórum, quando vier a ser constituído".

Na opinião do autarca, "é uma acessibilidade que vai melhorar muito a qualidade de vida das populações, mas também a acessibilidade às empresas da zona. Visa ainda ter condições para tornar Évora cada vez mais competitiva. Desta mesma operação, resultou também uma parceria com a Tyco, surgindo a oportunidade de construir um parque de estacionamento para cerca de 140 viaturas, para os funcionários da empresa, melhorando não só as condições de segurança, mas também de parqueamento".

A intervenção na Estrada de Almeirim traduz o entendimento entre várias entidades, nomeadamente o Município de Évora, a Guedol (empresa responsável pela parte comercial), o Parque Industrial e Tecnológico, as cooperativas de habitação que estão a desenvolver na zona projectos habitacionais, a Tyco, entre outras.

"Esta via vai ao encontro da vida urbana que esta parte da Freguesia da Horta das Figueiras vai ver reforçada e melhorada. As Villas do Alcaide, por exemplo, serão uma zona habitacional para 240 famílias, 100 das quais já aqui residentes. Noutros projectos habitacionais em curso, está prevista habitação para mais 100 famílias", explica José Ernesto de Oliveira.

Em relação ao projecto do Évora Fórum, o presidente do Município realçou que o mesmo "já está licenciado e que algumas das componentes desse loteamento já estão em execução. No entanto, ainda não temos informação sobre a intenção dos promotores do projecto. Garantem-nos que é para continuar, mas não nos informaram da data de concretização do projecto, nem da sua entrada em funcionamento".
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #3
No mês passado, a loja Boa Boca inaugurou a sua segunda loja em Évora. Há três anos a empresa vem conquistando o seu espaço no mercado de produtos gourmet em todo o país. A loja foi uma das primeiras na cidade a funcionar nos fins-de-semana, inclusive aos domingos.



O conceito da empresa é ter produtos regionais, nacionais e estrangeiros de alta qualidade e que digam respeito ao bem comer. Há produtos da Itália, do Brasil, da França, da Espanha, da China, do Japão, da Dinamarca, entre outros. Entretanto, para os proprietários da loja Inês Varejão e António João Policarpo, a grande aposta são os produtos da sua própria marca. Desde Agosto de 2006 que a empresa criou as suas duas primeiras marcas, a "São Tomé", de cafés e chocolates, e o "Feito a mão", de biscoitos caseiros do Alentejo.
Segundo Inês Varejão, "o nosso grande foco são os produtos próprios, o São Tomé e o Feito a mão. O grande responsável pelo desenvolvimento da marca e do seu design foi o António, ele é o nosso designer. Tentámos criar as embalagens de maneira a que fossem atractivas para os clientes. Comercializamos os nossos chocolates, cafés e biscoitos caseiros para todo o país e agora também para Barcelona, numa loja de produtos portugueses".

Inês Varejão afirma ainda que "os nossos produtos já estão nas melhores casas ligadas ao bem comer do país e a nossa qualidade já está a ser reconhecida. Estamos de Guimarães ao Algarve e recebemos vários e-mails com elogios aos nossos produtos".



A inauguração da segunda loja vem atender a uma necessidade de expansão e também a de dar aos seus clientes uma loja com mais fácil acesso. De acordo com Inês Varejão, "a nossa segunda loja está num espaço mais central, no centro histórico da cidade e numa das ruas mais movimentadas de Évora. Nesta nova loja, aumentámos os acessórios de cozinha e gourmet.

Temos produtos de alta qualidade e que o chefe de cozinha do hotel Sheraton de Lisboa, Henrique Sá Pessoa, utiliza. Para além disso, continuamos com a diversidade dos nossos produtos, como as massas e os molhos italianos, os chás japoneses e chineses, os chocolates, os vinhos, os risotos, os biscoitos, as compotas, os doces, entre outros".

Entretanto, as novidades do Boa Boca não ficam só na inauguração da nova loja. Ainda até o final do mês de Março serão lançados novos produtos com a sua marca. Por enquanto, eles ainda são segredo, mas certamente terão "a cara" de Portugal e, principalmente, do Alentejo.

A primeira loja do Boa Boca fica na Rua dos Mercadores e o novo estabelecimento na Rua João de Deus, ambos no Centro histórico de Évora. O Boa Boca encontra-se aberto de segunda-feira a sábado, das 10:30 às 19:30 e aos domingos das 10:30 às 14:00.
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #4
Big Banco
Novo banco de investimentos em Evora
O Banco Big tem agências distribuídas por todo o país e, no início deste mês, foi inaugurada uma nova loja em Évora. O Banco existe desde 1999 e é especializado na área de investimentos. A agência conta com uma equipa de financial advisors (Conselheiros financeiros) especializados no aconselhamento aos clientes.
No início, o banco era muito ligado à internet, pois os clientes trabalhavam quase que exclusivamente pela internet e toda a sua parte operacional também era feita online. Entretanto, há alguns anos, este cenário modificou-se. O Director Comercial, Tiago Eusébio diz que "percebemos que o contacto pessoal com os nossos clientes era muito importante. A maneira como lhes podíamos dar valor acrescentado tinha que ser mesmo com o contacto pessoal. Por isso decidimos abrir agências em todo o país".

Ainda hoje, o Banco oferece todos os serviços pela internet. Entretanto, agora os clientes também podem contar com a equipa de profissionais especializados para dar aconselhamento sobre a melhor forma de movimentar os seus rendimentos. Segundo Tiago Eusébio, apesar dos clientes poderem aceder à internet e verificar os seus investimentos, "somente com o atendimento personalizado é que conseguem optimizar a alocação dos seus activos. Também através do aconselhamento, conseguem saber como e onde devem investir, de acordo com o perfil de cada um".

O Big também funciona como um banco tradicional e oferece os mesmos serviços que estes bancos, como depósitos, cheques e outros. Para além disso, tem diversos produtos ligados à área de investimento e que consigam maximizar a rentabilidade dos clientes. As pessoas que desejam ter uma conta no Big podem fazê-lo pela internet ou ir pessoalmente à sua loja em Évora. Em 15 minutos todo o processo estará finalizado. O montante mínimo necessário para a abertura de conta é de 250 euros.

O Director Comercial finalizou destacando a importância da nova loja em Évora. "A loja de Évora é importante para servirmos os clientes do Alentejo. Para além disso, também tentamos falar com as pessoas do Algarve, visto que ainda não temos agência naquela região. O mercado de Évora e de toda a área circundante tem um grande potencial".

Os interessados podem visitar a nova agência do Banco Big no Rossio, perto do Hotel D. Fernando ou aceder ao site www.bigonline.pt. A loja encontra-se aberta de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 18:00 horas.
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #6
Descubra o Roteiro Enológico da Adega da Cartuxa



Um convite à descoberta do seu património, é o que a Fundação Eugénio de Almeida propõe com o seu roteiro enológico.


Herdeira de uma longa história no sector vitivinícola, a Fundação faz a exploração da vinha desde tempos intemporais.
O fruto obtido nas vinhas é transformado na histórica Adega da Cartuxa, que prima pela qualidade e no empenho na obtenção de vinhos com personalidade marcada e estilos muito próprios.

A área da vinha da Fundação é composta pelas herdades de Pinheiros, Casito, Álamo da Horta e Quinta de Valbom.

O roteiro proposto possibilita a degustação de vinhos num programa com a duração de 1h30 e destina-se a grupos constituídos no mínimo por 10 e no máximo por 30 pessoas.

As respectivas reservas devem ser feitas com 15 dias de antecedência.
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #7
Mês da Juventude a chegar esta semana ao final
Câmara de Évora convida todos a participarem em mais de duas dezenas de eventos


Mais de duas dezenas de eventos que incluem debates, ateliers, filmes, danças, mas também feira, desporto, entre diversas outras actividades, são as propostas que faz a Câmara, em conjunto com as entidades parceiras, à população, nomeadamente aos jovens, para comemorar a última semana do programa do Mês da Juventude de 2008.
Uma semana marcada também pela tomada de posse do Conselho Municipal de Juventude de Évora, agendada para dia 28, órgão consultivo junto da autarquia, cujo objectivo principal é estimular a troca de opiniões e experiências entre as organizações juvenis concelhias, permitindo reflectir acerca das ambições da juventude, bem como identificar e indicar possíveis soluções para as questões com que se depara a população juvenil.
Nesta última semana do Mês da Juventude pode assistir, amanhã, quarta-feira, a uma sessão sobre o “Programa Juventude”, organizada pelo Instituto Português da Juventude, a partir das 15 horas, no Palácio de D. Manuel, e, às 21: 30 horas é tempo de assistir ao documentário de Christine Reeh “Falar Disso”, que mostra a evolução da saúde sexual e reprodutiva em Portugal ao longo dos últimos 40 anos, seguido da tertúlia “Vamos Falar disso…”.
Na tertúlia, também promovida pela Associação do Planeamento da Família, participam a Enf. Antónia Martins, o voluntário André Ferreira e a Vereadora Filomena Araújo que abordarão questões como a contracepção, a interrupção voluntária da gravidez e as infecções sexualmente transmissíveis.
Para dia 27, do programa consta a última das “Conversas às Quintas”, desta vez dedicada à prevenção rodoviária, intitulada “Carro para que te quero”, que tem início às 21 horas, no Palácio de D. Manuel, organizada pela GARE, a qual convida todos os jovens a reflectirem em grupo sobre as expectativas e atitudes que têm enquanto condutores, quais os factores que associam à sinistralidade e como podemos diminuir estes números.
Às 22 horas, no espaço acima referido, está prevista a realização do concerto “ÉvorEnsemble”, organizado pela Contemporaneus.
Nessa mesma quinta-feira, decorre também a partir das 10 horas um passeio temático, organizado pelo Conselho de Estudantes de Biologia de Évora, que incide na biodiversidade da Mitra e cujas inscrições podem ser feitas para [email protected]
Sexta-feira será preenchida com a tomada de posse do Conselho Municipal de Juventude de Évora, às 17:30 horas, no Palácio de D. Manuel e com entrega pela Câmara de prémios dos concursos Garcia de Resende e Imagem J às 19:30 horas, realizando-se depois no Monte Alentejano a partir das 20 horas a Festa Intercultural e um Jantar de Cachupa (as inscrições devem ser dirigidas para [email protected] ). A partir das 22 horas, haverá danças africanas, evento que é organizado pela Liga de Estudantes Africanos de Évora.
Dia Mundial da Juventude assinalado com diversas actividades
No Dia Mundial da Juventude, 29, a Câmara Municipal organiza entre as 10 e as 17 horas a Feira das Associações e Jovens Artistas no Largo do Mercado.
A apresentação de Tunas realiza-se pelas 17 horas no Largo do Mercado e, entre as 15 e as 17 horas pode igualmente participar no atelier “Sensibilização Linguagem Gestual”, dinamizado pela Associação Portuguesa de Surdos no Palácio de D. Manuel.
Entre as 15 e as 19 horas, decorre um atelier de grafitti, na sede Évora Jovem (Av. Dinis Miranda, 19), cuja responsabilidade é do Clube de Volei de Évora/Évora Jovem e da Câmara Municipal.
Uma sessão sobre associativismo jovem, organizada pelo Instituto Português da Juventude, realiza-se às 17 horas, no Palácio de D. Manuel e, a partir das 22 horas, decorre o baile Finalistas do Secundário, no Monte Alentejano, realizado pelas associações de estudantes do Ensino Secundário.
No mesmo dia, em S. Vicente do Pigeiro decorre, entre as 10 e as 17 horas, um Dia Radical, cuja organização pertence à Associação Juvenil de S. Vicente do Pigeiro, CVE/Évora Jovem e à Câmara de Évora. Idêntico evento tem também lugar à mesma hora em S. Sebastião da Giesteira, desta vez organizado pela Associação Juventude Giesteirense, Associação Académica da Universidade de Évora e Câmara Municipal.
Domingo, dia 30, o Dia Radical vai acontecer em Nª Sª da Boa-Fé, organizado pela Associação de Jovens da Boa-Fé em conjunto com a Associação Académica da Universidade de Évora e a Câmara Municipal.
Entre as 10 e as 13 horas haverá aeromodelismo no Monte das Flores (pelo Modelismo Alentejo Clube) e das 15 às 19 horas decorre a continuação do atelier de grafitti na sede Évora Jovem.
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #8
cidade alentejana de Évora recebe no próximo Sábado, dia 29 de Março, a Festa do Forcado. A renovada e bonita Praça de Toiros de Évora "Arena D'Évora" vai transformar-se na Catedral Nacional do Forcado, prometendo um dia histórico para os aficionados da Tauromaquia Portuguesa. Será um dia inteiramente dedicado a figura do Forcado, elemento tão acarinhado pelas gentes dos toiros. Um dia de homenagem e promoção da arte de bem pegar toiros, que levará de certo muito público a encher a praça de toiros eborense, que para além de ser uma praça carismática no panorama taurino português, é uma praça que está intimamente ligada à figura do Forcado pelo seu historial e pelo simbolismo que qualquer moço de forcados sente quando pisa aquela arena alentejana. Quero aqui dar os Parabéns ao empresário Carlos Pegado (empresa "Terra Brava") pela ideia, promoção e realização deste evento.
Desta forma, a Festa do Forcado realizar-se-á em duas fases distintas. A primeira:

14 Horas:
Grupos de Forcados vão reviver Sortes Antigas
Torneio de Pegas de Cernelha
Exibição com Forcados do Futuro
(entrada livre)
21h30 - Corrida de Toiros:
Cavaleiros:
João Salgueiro
Vitor Ribeiro
Manuel Lupi (Cavaleiro Praticante)
Grupo de Forcados:
Amadores de Montemor
Amadores de Évora
Ganadaria:
6 Toiros de Manuel Coimbra
(os bilhetes para a corrida já estão à venda)
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #10
À Descoberta da Sombra
Exposição sobre Relógios de Sol, no Convento dos Remédios em Évora, até Junho.



À Descoberta da Sombra é o título da exposição dinâmica sobre relógios de sol, que a Câmara Municipal de Évora e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa mostram no Convento dos Remédios.

O Relógio de Sol é um instrumento que determina as divisões do dia através do movimento da sombra de um objecto, o gnómon, sobre o qual incidem os raios solares e que se projecta sobre uma base graduada, o mostrador ou quadrante, de simples obeliscos até instrumentos tecnicamente sofisticados, os relógios de sol acompanharam o homem ao longo dos tempos e evoluíram acompanhando o progresso do conhecimento.

A exposição / projecto, encetará um conjunto de actividades dinâmicas logo após a sua inauguração, em que alunos e professores aprenderão a descobrir as sombras e aproveitá-las como exercício matemático, geométrico e artístico.

Venha descobrir o Sol e a Sombra, em Évora.
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #11
Évora: A cor em debate


No seguimento das actividades de formação temática promovidas pela Fundação Eugénio de Almeida, e no âmbito de uma colaboração com a Universidade de Évora, tem lugar dia 28 de Março o workshop “Os revestimentos e as cores da cidade histórica”.

A iniciativa conta com a a coordenação de José António Sousa Macedo, da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Alentejo.

A organização sublinha que a cor – reflectida em revestimentos, acabamentos e superfícies das cidades históricas – é um elemento essencial na projecção de um projecto de conservação ou reabilitação, mas, infelizmente, pouco considerado.

"Pretende-se, neste workshop, fazer uma avaliação das práticas de reabilitação do património edificado, a partir do estudo e da preservação das técnicas tradicionais utilizadas nos revestimentos e na cor da cidade histórica", acrescenta a FEA.
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #12
ChiadoDesign»: de Évora para o Mundo




Vai abrir já no próximo dia 19 de Abril, pelas 17 horas, a primeira loja de design do centro histórico de Évora (mais concretamente na Rua dos Caldeireiros, Nº 19). A contemporaneidade vai assim fazer jus ao património. No fundo, trata-se de um pacto feliz que o próprio nome do estabelecimento («Chiado em Évora») irá reflectir.
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #13
Mês do Pára-quedismo encerra com “Chave de Ouro”



Terminou este fim-de-semana, com a realização do Campeonato Nacional de Freefly, o Mês do Pára-quedismo em Évora, um autêntico festival de saltos de pára-quedas e que durante três fins-de-semana animou o Aeródromo Municipal.

Contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora na cerimónia de encerramento, o Campeonato Nacional de Freefly, cuja vitória pertenceu à equipa Mudfly, com um total de 29,4 pontos, após sete saltos, foi o culminar com “chave de ouro” as diversas provas de pára-quedismo que durante este período tiveram como centro nevrálgico a cidade de Évora.

Pára-quedistas dos quatro cantos de Portugal marcaram presença nos três eventos realizados no Aeródromo Municipal de Évora, sempre com o forte contributo da edilidade que a vários níveis possibilitou a realização com assinalável êxito da segunda etapa do SkySurf Pró Tour, do Campeonato Nacional de VF4 e agora o “nacional” de Freefly.

“A Câmara Municipal de Évora acredita que desta forma, para além de estarmos a contribuir para a dinamização desta infra-estrutura aeronáutica, possibilitamos o desenvolvimento de uma modalidade desportiva de enorme espectacularidade e que ganha cada vez mais adeptos em todo o Mundo”.

“Por outro lado, é com enorme satisfação que vemos que o nosso aeródromo, um dos mais conceituados a nível nacional, mantém todas as condições para se assumir como um excelente aeródromo, ainda para mais com a melhorias previstas a curto prazo, fruto do Plano de Desenvolvimento. Não ambicionamos mudar de categoria. Queremos, isso sim, dispor de um aeródromo de qualidade internacional”, afirmou José Ernesto de Oliveira.
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #14
Na Mata do Escurinho

Cruz da Picada recebe Mini Campo UEFA



A Câmara Municipal de Évora já concluiu a obra de instalação de um Mini Campo UEFA, no bairro da Cruz da Picada, no interior da Mata do Escurinho, destinado à prática informal de futebol, andebol, ginástica, voleibol e basquetebol.

Esta infra-estrutura desportiva está integrada no programa HatTrick da UEFA, que apoia as federações nacionais no esforço de desenvolvimento do futebol de base. Entretanto, e após um protocolo entre a Federação Portuguesa de Futebol e o Instituto do Desporto de Portugal, a FPF efectuou um levantamento dos locais onde existe uma maior carência de espaços com estas características e de um total de 101 campos a instalar em Portugal, a cidade de Évora foi escolhida para acolher um deles.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Évora, que se fez acompanhar pelo vice-presidente da autarquia, numa reunião informal com alguns dos agentes com sede na freguesia, o equipamento desportivo agora disponibilizado “é mais um passo no sentido da consolidação do bom ambiente deste aglomerado urbano”.

“Por outro lado, gostava de vincar a co-responsabillização dos agentes dos locais na gestão deste equipamento desportivo, destinado essencialmente, à franja da população mais jovem desta freguesia, que a partir de agora disporá de mais um espaço de lazer”.

Na presença de representantes da ADBES, do Grupo Desportivo da Cruz da Picada e da Escola do Primeiro Ciclo, José Ernesto de Oliveira lembrou ainda que o mini-campo agora “entregue à sociedade” é o primeiro equipamento de vários que irão ficar anexados no prolongamento da Mata do Escurinho (Circuito de Manutenção).

“O projecto de requalificação deste espaço prevê ainda a instalação de outro mini-campo deste género, mas um pouco maior, destinado à população sénior, de uma pista de skate e alguns equipamentos de geriatria. Este espaço requalificado ganhará outra importância no contexto deste bairro e o impacto social será, com certeza, enorme”.
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #15
Jornada histórico-teológica sobre a Sé de Évora


O Programa das Comemorações dos 700 anos da dedicação da Sé de Évora está a ser preenchido, ao longo do ano, com um conjunto de eventos, que acompanham os principais momentos do tempo litúrgico e festas marianas e serão editadas algumas publicações, que contribuirão para um melhor conhecimento da catedral e da sua influência na sociedade e na comunidade cristã, ao longo destes 700 anos.
De destacar do programa, a Jornada Histórico Teológica e a Jornada Histórico Artística, organizadas pelo Cabido em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa.

Neste âmbito já no dia 18 de Abril, no Fórum da Fundação Eugénio de Almeida, terá lugar a Jornada Histórico Teológica.

A manhã do dia 18 será dedicada ao tema “a Catedral de Évora, sinal da unidade da Igreja Pastoral”, que iniciará às 9h30 com a abertura pelo Arcebispo de Évora. Às 9h50, D. Carlos Azevedo falará sobre a “Catedral, expressão histórica do magistério e do exercício pastoral”. Às 11h30, decorrerá um painel sobre a “Catedral – ‘Igreja Mãe’ da Diocese, moderado por D. Carlos Azevedo, e contará com as intervenções: “a concepção teológica do Templo”, por D. Manuel Madureira Dias; “a catedral como ‘centro espiritual concreto de comunhão’, por Silvestre António Ourives Marques; “génese histórica dos Cabidos catedralícios”, por Francisco Senra Coelho.

Pela tarde, o tema será “a Catedral de Évora, sinal do magistério e do governo do pastor”, que contará com a conferência, pelas 15h, “a Catedral, expressão histórica de uma Igreja particular”, por D. Manuel Clemente. Às 16h30, D. Manuel Clemente moderará o painel sobre “a evolução da função cultural e espiritual dos Bispos e do Cabido de Évora, que terá as seguintes comunicações: “Génese arquitectónica da Catedral de Évora e sua evolução”, por Virgolino Ferreira Jorge; “Função cultural e espiritual dos Bispos e do Cabido na Época Medieval”, por Hermínia Vilar; “Função cultural e espiritual dos Bispos e do Cabido na época moderna ‘um príncipe no governo da Diocese de Évora: a actuação de D. Afonso (1523-1540)’”, por José Pedro Paiva; “Função cultural e espiritual dos Bispos e do Cabido na época contemporânea”, por António Matos Ferreira. Pelas 18h, D. José Alves, Arcebispo de Évora, encerrará a Jornada.


Diocese de Évora
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #16
Exposição “Memórias do Mercado 1º de Maio”
A partir de 5 de Abril


A Câmara Municipal de Évora/Divisão de Assuntos Culturais, através do Arquivo Fotográfico, inaugura no Mercado Municipal 1º de Maio, junto à Igreja de S. Francisco, no dia 5 de Abril, Sábado, pelas 11 horas, uma exposição de fotografia intitulada “Memórias do Mercado 1º de Maio”.

Esta exposição estará patente na Galeria da Cave do Mercado de Frutas e Hortaliças até ao dia 3 de Maio e apresenta uma reconstituição histórica através do registo fotográfico, realizado por 7 fotógrafos, do Mercado 1º de Maio, começando com imagens dos finais do séc. XIX e prolongando-se até aos finais do séc. XX. Trata-se de uma selecção de 20 fotografias que fazem parte do espólio do Arquivo Municipal de Évora, realizadas pelos fotógrafos António Carrapato, António Passaporte, Eduardo Gageiro, Gama Freixo, Luís Pavão, Marcolino Sousa e Paulo Nuno Silva.

A organização da exposição preparou visitas para as escolas, que vão ser apoiadas por alunas do curso de Educadores de Infância da Universidade de Évora, a estagiar na Câmara Municipal de Évora, que irão desenvolver actividades lúdicas relacionadas com o tema da exposição.

O público em geral pode visitar “Memórias do Mercado 1º de Maio” de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. Esta exposição conta com apoios e patrocínios do Mercado Municipal de Évora, SA, Egodesign, Delta Cafés e Publiplanície.
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #17
VII Congresso Internacional da APEC
Antiguidade Clássica e Heranças Contemporâneas
O Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS) organiza, entre os dias 10 e 12 Abril, o VII Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos (APEC) denominado Espaços e paisagens: Antiguidade Clássica e Heranças Contemporâneas. Estão abertas as inscrições, aqui.



Numa organização conjunta entre a APEC, o CIDEHUS, o Centro de História da Arte, a Universidade de Évora e o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, o Congresso trata temas como o Espaço geopolítico e presenças civilizacionais na Grécia e na Roma Antiga, Espaços e Paisagens na Cultura Grega e Romana, o confronto de culturas e o espaço clássico no mundo moderno.

www.eventos.uevora.pt/apec
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #18
Orquestra Metropolitana de Lisboa com The Gift, em Évora.



Os "The Gift" juntar-se-ão à Orquestra Metropolitana de Lisboa para três concertos únicos, sendo um deles na Arena de Évora, dia 13 de Abril, às 21h30.


A Caixa Geral de Depósitos desafiou uma das mais importantes formações orquestrais de Portugal, a Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) e uma das mais reconhecidas bandas portuguesas, os The Gift, para juntos partilharem o palco, realizando três concertos inéditos de entrada gratuita.

Este convite surge no âmbito do Projecto Orquestras desenvolvido pela CGD, desde 2001, com o objectivo de promover a Cultura de uma forma descentralizada. Aos seis elementos da banda junta-se a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção do maestro Pedro Neves, que assina os arranjos em conjunto com Nuno Gonçalves. Estes três concertos simbolizam o final de um ciclo para os "The Gift" e o começo da preparação do novo álbum de originais.
Para os concertos prometem um alinhamento com as músicas mais marcantes da banda e a possibilidade de apresentar alguns novos temas em novidade absoluta.

Estes espectáculos são de entrada gratuita, sendo que os bilhetes para o público em geral só estarão disponíveis a partir de 8 de Abril (máximo de dois por pessoa).

Os clientes da CGD poderão ter acesso preferencial a um número limitado de bilhetes, no dia 7 de Abril, desde que apresentem um cartão de débito ou crédito que os identifique como clientes (também máximo de dois por cliente).



:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #19
Concertos diários no Convento dos Remédios



Promovido pelo Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, a XI Semana da Porta Aberta acontece de 7 a 13 de Abril, num encontro de Jovens Intérpretes do Alentejo e da Extremadura espanhola.


Serão várias as actividades que contarão com a participação de outros Conservatórios convidados, portugueses e da Extremadura espanhola, entre os dias 7 e 13 de Abril, às 18h00 e/ou às 21h30.

Nesta acção de Cooperação e Intercâmbio participam o Conservatório organizador, o Conservatório Nacional de Lisboa, o Conservatório Regional do Baixo Alentejo, o Conservatório de Badajoz e o Coro de Câmara da Universidade da Extremadura, de Cáceres, num total de mais de duzentos jovens intérpretes.

As portas do Conservatório abrem-se em 2008 com a finalidade de afirmar a Música como uma forma importante de diálogo inter-cultural entre alunos, professores do Alentejo e da Extremadura espanhola e um factor de equilíbrio entre os domínios económico, turístico social e cultural.
Évora pode, com este evento, dar corpo a uma nova etapa que leve a Música a participar de forma efectiva no desenvolvimento global das duas regiões reforçando a componente cultural e artística neste campo.

Beja, Lisboa, Cáceres, Badajoz e Évora vão protagonizar mais esta experiência que conta ter adesão da parte da população eborense e dos pais e encarregados de educação dos alunos do Conservatório.
Este estará toda a semana e durante todo o dia Aberto à Comunidade, com acesso livre para que possam assistir às actividades (aulas individuais e de grupo, vocais e instrumentais), tendo no final de cada dia concertos e apresentações no domínio musical.
:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
24,989 Posts
Discussion Starter #20
Évora : AAUE antecipa data da Queima, vai desencontrar-se da Semana Académica
04-Apr-2008
A Associação Académica da Universidade de Évora alterou a data da Queima das Fitas 2008, e a semana de festas vai desencontrar-se da Semana Académica.

A decisão, segundo explicou à DianaFm o presidente da associação, António Gualdino, teve por base a existência de um feriado na quinta-feira anterior à Semana Académica definida no calendário escolar, e questões organizativas, influenciadas, por exemplo, pelo adiamento do Rock in Rio.
"Achámos que esta semana era mais vantajosa para associação, alunos e professores (...) iam ficar duas semanas perdidas, achámos que não ia levantar problema nenhum antecipar", disse o estudante.
Contudo, em Senado, os professores não concordaram, e a AAUE resolveu prosseguir com a organização da Queima das Fitas na semana anterior à Semana Académica definida no calendário escolar.
Ficam assim desencontradas, e haverão aulas e exames durante a semana de festa dos estudantes.
"Sei já que há frequências naquela semana, sei que há finalistas que têm frequências no dia em que vão queimar. São situações que me deixam preocupado a mim, que desagradam os estudantes, só porque os professores, pronto, decidiram não aprovar, não querem aprovar. Nos últimos 3 anos aprovaram alterações, este ano não quiseram. A justificação foi que o pedido foi muito tarde. Eu fiz o pedido em Janeiro, em Janeiro ainda não tinha começado o segundo semestre, já vi pedidos de professores em Senado muito mais tardios que aquele, mas alegaram o rigor pelo qual a Universidade se deve guiar, e eu muito bem, então que se alegue esse rigor e, daqui em diante, espero que eles também tenham esse rigor presente, secalhar a Universidade não estava como está" disse à DianaFm António Gualdino.
A Queima das Fitas 2008 em Évora vai decorrer de 17 a 25 de Maio.
:cheers:
 
1 - 20 of 2146 Posts
Top