SkyscraperCity banner
1 - 20 of 53 Posts

·
is this it
Joined
·
609 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Por ELISABETH ROSENTHAL

BOGOTÁ, Colômbia — Como a maioria das grandes avenidas nas cidades cada vez maiores do mundo em desenvolvimento, a Sétima Avenida de Bogotá lembra um estacionamento barulhento e esfumaçado, com seus engarrafamentos de carros e vans que há muito tempo garantem o transporte da população.
A poucas quadras de distância, porém, veículos vermelhos repletos de passageiros se deslocam rapidamente pelas quatro pistas centrais da Avenida de las Américas. Os ônibus compridos, segmentados e com baixo grau de emissões de gases fazem parte de uma novo sistema de transporte público conhecido como “bus rapid transit” (ônibus de trânsito rápido), ou BRT.
O sistema lembra mais um metrô de superfície que uma coleção de linhas de ônibus. Conta com sete linhas que se entrecruzam, estações fechadas nas quais o passageiro entra e passa por uma catraca com seu cartão e ônibus cujo interior lembra o de um bonde.
Versões do mesmo sistema estão sendo planejadas ou construídas em dezenas de cidades em vários países —entre elas, Cidade do México, Jacarta, Cidade do Cabo e Ahmedabad, na Índia—, oferecendo um tipo de transporte público que melhora o trânsito e reduz a poluição, tudo isso a um custo que não passa de uma fração do gastos de construção do metrô.
O sistema pode ajudar no combate às mudanças climáticas, ante a previsão de que as emissões ligadas aos transportes aumentem mais de 50% até 2030. E 80% desse aumento se dará no mundo em desenvolvimento.
Os sistemas de ônibus de trânsito rápido como o de Bogotá, conhecido como TransMilenio, podem representar uma resposta. Hoje usado para em média 1,6 milhão de viagens por dia, o TransMilenio permitiu a Bogotá retirar de circulação 7.000 ônibus particulares pequenos, reduzindo o consumo de combustível de ônibus —e as emissões que o acompanham— em mais de 50% desde que foi aberta a primeira linha, em 2001, segundo a prefeitura.
No ano passado, o TransMilenio se tornou o único grande projeto de transporte público aprovado pelas ONU para gerar e vender créditos de carbono. Analistas dizem que a venda dos créditos já rendeu a Bogotá um valor estimado em entre US$ 100 milhões e US$ 300 milhões. “Bogotá era uma cidade enorme, desorganizada e pobre, então as pessoas disseram: ‘Se Bogotá conseguiu, por que nós não podemos também?’”, disse o economista e ex-prefeito da cidade, Enrique Peñalosa, que levou o TransMilenio da fase de conceito até sua inauguração, em 2001, e agora está assessorando outras cidades. Em 2008, a Cidade do México inaugurou sua segunda e bem-sucedida linha de ônibus de trânsito rápido, que já reduziu as emissões de dióxido de carbono da cidade, segundo Lee Schipper, especialista em transportes da Universidade Stanford, na Califórnia. A capital mexicana também se candidatou a vender créditos de carbono.
Mas os sistemas BRT não representam a resposta para todas as cidades. Nos EUA, onde o custo é um fator menos limitador, algumas cidades, como Los Angeles, já construíram BRTs, mas seus sistemas tendem a não ter muitos dos componentes dos sistemas grandes como o TransMilenio, que incluem estações fechadas, e funcionam como extensão de redes ferroviárias já existentes.
Em algumas cidades grandes da Índia, onde a tradição do uso de pequenas motocicletas pode dificultar a criação de um sistema de ônibus rápidos, pesquisadores estão trabalhando para desenvolver um novo modelo de táxi motorizado, que seja barato e funcione com combustíveis alternativos ou com motor de alta eficiência. “Existem 3 milhões de riquixás apenas na Índia. A fumaça que produzem é extraordinária, de modo que os combustíveis alternativos podem exercer um impacto enorme”, disse Stef van Dongen, diretor do Enviu, grupo de rede ambiental de Rotterdam, Holanda, que está patrocinando a pesquisa.
O TransMilenio transporta mais passageiros por quilômetro por hora que quase qualquer metrô do mundo. A maioria das cidades mais pobres que já construiu metrôs, como Manila, nas Filipinas, e Lagos, na Nigéria, só tem recursos para construir poucas linhas. E a construção dos sistemas de ônibus de trânsito rápido leva menos tempo, segundo Walter Hook, diretor executivo do Instituto de Transportes e Política do Desenvolvimento, em Nova York.
“Quase todas as cidades em processo de desenvolvimento rápido entendem que precisam de um metrô ou sistema semelhante. É possível contar com um BRT até 2010 ou um metrô até 2060”, disse.


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/newyorktimes/ny2007200905.htm
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Taí um exemplo de exportação de tecnologia e serviços brasileiros.

Vechame para variar é não usarmos as nossas próprias tecnologias.
 

·
Scooter/motorbike lover
Joined
·
65,802 Posts
O sistema de Bogotá seria ainda mais interessante se fosse operado por híbridos ou trólebus, como no corredor São Mateus-Jabaquara. Mas, que é um sistema que pode dar certo em todas as cidades médias brasileiras, numa alternativa ao VLT, isto é verdade.
 

·
Registered
Joined
·
2,321 Posts
O que eu acho que é a sacada maior do BRT são as duas faixas. Assim pode se criar linhas expressas. O que aumenta bastante o fluxo e agiliza a operação.
 

·
Viuvo da Mediga
Joined
·
983 Posts
Corredores como da Nove de Julho, Rebolças, Paes de Barros etc, poderiam ser convertidos para esse modelo?
 

·
Moderator
Joined
·
38,495 Posts
Nem todos os corredores (se não quase nenhum) têm condições de ter duas faixas por sentido em todo o corredor. Mas em boa parte dos novos corredores, existem faixas de ultrapassagem nas paradas. Porém, quase nunca aproveitam isso para fazerem linhas expressas. Nos corredores Santo Amaro-Nove de Julho e Vereador José Diniz-Ibirapuera, não me lembro de linhas expressas. Mas se nossos corredores fossem mais troncalizados, ficariam bastante parecidos com esses de Bogotá.
 

·
Registered
Joined
·
844 Posts
Ônibus de Bogotá vira referência mundial


^^
Graças a Curitiba !!!!
 

·
Registered
Joined
·
4,361 Posts
É brincadeira eu com 20 anos naum sendo entusiasta desses assuntos com apenas 2 anos de forum já sei mto mais de planejamento de cidades q 90% dos nossos governantes...

Como já falei e irei repetir, SOROCABA a pouco tempo conseguiu um emprestimo para criar 3 complexos viarios e uma grana do estado ( se naum me engano ) para a duplicação de uma avenida até o futuro parque tecnologico, apenas desses projeto terem ciclovia nenhum preve corredor de onibus e essas avenidas são as arterias da cidade corredores nessas avenidas melhorariam mto o transporte na cidade...

OBS : Essa via da foto é larga hein, 6 faixas de transito e 4 de onibus !!
 

·
Annoying ex-moderator
Joined
·
17,643 Posts
Sinceramente eu acho um lixo esse Transmilenio. Funciona bem para Curitiba, mas a realidade de Bogotá é diferente, pois possui 7,5mi de habitantes, ou seja, urge pela construção de um metrô. O Transmilenio é o paliativo do governo colombiano pra nao ter que fazer metrô na cidade.

Enquanto isso, a capital vizinha, Caracas, dá um banho em transporte metroviário.


PS: A critica não é ao transmilenio, o sistema é bom, a critica é como o governo pegou uma verba que seria destinada ao metro(muito dinheiro) e investiu basicamente num sistema de corredor de onibus(menos dinheiro).

Será que quando Curitiba construir metrô, Bogotá copiará também?! Ou teremos um Jaime Lerner pronto pra detonar o projeto sobre trilhos?
 

·
Registered
Joined
·
261 Posts
Sinceramente eu acho um lixo esse Transmilenio. Funciona bem para Curitiba, mas a realidade de Bogotá é diferente, pois possui 7,5mi de habitantes, ou seja, urge pela construção de um metrô. O Transmilenio é o paliativo do governo colombiano pra nao ter que fazer metrô na cidade.

Enquanto isso, a capital vizinha, Caracas, dá um banho em transporte metroviário.


PS: A critica não é ao transmilenio, o sistema é bom, a critica é como o governo pegou uma verba que seria destinada ao metro(muito dinheiro) e investiu basicamente num sistema de corredor de onibus(menos dinheiro).

Será que quando Curitiba construir metrô, Bogotá copiará também?! Ou teremos um Jaime Lerner pronto pra detonar o projeto sobre trilhos?
Eu acho que o Lerner não vai perder essa oportunidade pra "senta o pau" no metro.
Curitiba que tem 2,3 milhoes já está saturado com sistema de ônibus, imagina lá com 7,5 milhoes?
 

·
Da capital do RECÔNCAVO
Joined
·
6,161 Posts
:applause: Parabéns Bogotá, muito bom esse sistema de transporte.


__________________________________________________
.:: Santo Antônio de Jesus :: A capital do Recôncavo ::.
O comércio mais barato da Bahia!
Threads: SAJ 1 - SAJ 2 - SAJ 3

 
1 - 20 of 53 Posts
Top