SkyscraperCity banner

1 - 20 of 906 Posts

·
Registered
1,311 Posts
Discussion Starter #1
Estou postando algumas fotos de ônibus urbanos europeus. Alguns são da Inglaterra, da Alemanha, da Holanda e outros eu não consegui identificar o país aonde eles circulam. Espero que apreciem o thread... Forte abraço a todos e até mais...

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

·
Scooter/motorbike lover
59,936 Posts
Modelos de ônibus que eu conheço, que posso falar pelas fotos:

Foto 01 - AEC Routemaster, famosíssimo ônibus londrino que começou a operar em 1958 e que agora está aposentado;

Fotos 04, 05, 08, 09, 10, 11, 13 ,16 e 17: Mercedes-Benz Citaro, modelo de maior sucesso na Europa e que a MB do Brasil poderia trazer do Brasil. Curiosidade: sabem os novos Mondego, articulados piso-baixo de São Paulo? O chassi dele é do Citaro articulado europeu.

Foto 07: Mercedes-Benz Capacity, novo modelo de articulado da marca alemã só para a Europa;

Foto 29: Solaris Urbino, modelo polonês de ônibus, cujo mascote da marca é este cachorrinho verde estampado na frente do veículo;

Fotos 20 a 26: modelos da Van Hool, marca belga de ônibus. A foto 22 é de um Van Hool em operação nos Estados Unidos. É outra marca que faz falta no Brasil;

Foto 27: articulado Scania com carroceria Omnilink. Lá, é costume também comprar o chassi e depois reencarroçar;

Foto 18: Mercedes-Benz Cito, modelo híbrido que já saiu de linha;

Foto 19: Mercedes-Benz O-303, modelo fabricado entre 1967 e 1984;

Fotos 12, 14 e 15: Mercedes-Benz O-405, modelo produzido na década de 1980 e que ainda roda em muitas empresas européias, sobretudo de Portugal.

·
Scooter/motorbike lover
59,936 Posts
Marcopolo Viale europeu, montado nas instalações da multinacional brasileira em Coimbra (Portugal)

Este tem chassi MAN 18-280 e roda na Carris de Lisboa.

Os ônibus europeus urbanos, em sua maioria, possuem piso baixo e não existem ônibus com motor dianteiro no Velho Mundo. Segundo andei conversando com amigos de Portugal, as empresas compram estes ônibus por causa de incentivos dos governos locais e de esforços para oferecer um ótimo serviço de transporte.

Mais fotos de ônibus europeus:

Socimi 8845, trólebus de Cagliari (Itália)

Tecnobus Gulliver, miniônibus elétrico italiano, em operação em Coimbra (Portugal)

Irisbus Europolis, na cidade italiana de Trieste

Irisbus Cristalis, operando em Milão

MAN Loin's City com carroceria portuguesa Caetano, nas cores da STCP do Porto (Portugal)

A exemplo do nosso amigo, farei ainda hoje um thread sobre os ônibus urbanos japoneses, que acredito ser mais adaptados para a realidade brasileira.

·
Registered
2,321 Posts
Lá o ônibus tem motor traseiro, mas é feio de doer! A Caio Induscar exporta pra Europa, ou ainda não descobriram que os ônibus brasileiros são mais bonitos?!

·
Moderator
7,317 Posts
Além desse de Portugal, a Marcopolo está bem presente na Europa? Porque eu sei que a empresa domina na América Latina, África e no Oriente Médio...

·
Scooter/motorbike lover
59,936 Posts
Além desse de Portugal, a Marcopolo está bem presente na Europa? Porque eu sei que a empresa domina na América Latina, África e no Oriente Médio...
A Marcopolo já tem presença mediana na Inglaterra, mas ela tem presença mais marcante em Portugal mesmo.

Ah, e a CAIO Induscar está exportando alguns ônibus para os EUA. Um empresa de lá trouxe chassis Freightliner para serem encarroçados no Brasil, e agora estão indo para a "Terra do Tio Sam", onde vão operar linhas regulares rodoviárias.

·
Registered
19,598 Posts
Rodalves tens a certeza que os Mercedes-Benz O-405 são da década de 80? Em Portugal só aparecerem nos finais da de 90 e eram então tido como muito recentes.

Os ônibus europeus urbanos, em sua maioria, possuem piso baixo...
Terem o piso rebaixado permite uma movimentação mais rápida de entrada/saída de passageiros além de permitir o acesso mais fácil a pessoas com deficiências físicas ou mais idosas ou ainda crianças pequenas.

Já agora é de notar que na Europa o sistema de bilhética é, presumo, diferente do Brasil. Os bilhetes são normalmente comprados antes de aceder ao ônibus antes de aceder ao ônibus ou em alguns casos adquiridos ao motorista não havendo qualquer outra pessoa responsável pela sua venda. A validação dos bilhetes é normalmente feita de forma electrónica através de sensores de leitura óptica, como é o caso também na minha cidade, o Porto.

Algumas localizações das fotos:

Luzern (Luçerna), Suiça - 6, 11

Mannheim e imediações, Alemanha - 12, 15, 17

Hamburgo, Alemanha - 20, 21

Bélgica, região flamenga - 24, 25, 26

Finlândia (cidade?) - 28

·
Scooter/motorbike lover
59,936 Posts
Bem, Viriatuus, o O-405 foi lançado na Alemanha na década de 1980 (se não me engano, 1987) e foram fabricados até 1996, quando foi lançado o Citaro.

Aqui no Brasil, o sistema de validação de bilhetes é assim: o utente entra no autocarro, onde dentro há o cobrador e uma roleta (catraca); lá, o utente valida o cartão ou paga a tarifa para o cobrador, e a roleta é liberada (existe a roleta para evitar evasão de renda). Porém, em algumas cidades, a tarifa é paga diretamente ao motorista ou o utente valida o cartão em máquinas dentro da viatura (como em Portugal, com a diferença de existir roleta); em Sorocaba, é assim.

As empresas daqui não compram autocarros de piso rebaixado porque são "mão-de-vacas"; compram a viatura mais barata que encontram no mercado.

·
Registered
19,598 Posts
^^

Obrigado pelas informações Rodalves!:) Quanto a

As empresas daqui não compram autocarros de piso rebaixado porque são "mão-de-vacas"; compram a viatura mais barata que encontram no mercado.
vocês têm que fazer pressão como utentes para que comprem os de piso rebaixado. Tenho a certeza que a população iria agradecer de imediato! O conforto na utilização é muito maior!:cheers:

·
Banned
2,377 Posts
Aqui a passagem também pode ser comprada com o motorista, único vendedor dentro do ônibus. A validação do giro da catraca é feito por meio de sensor.

·
Scooter/motorbike lover
59,936 Posts
O problema, Viriatuus, é que o brasileiro não gosta de usar transporte público e, em vez de exigir melhores autocarros, prefere comprar uma mota ou um viatura ligeira. Hoje, ter uma mota sai mais barato que andar de autocarro em várias cidades do Brasil. Eu faço a minha parte e exigo autocarros melhores para Sorocaba. :)

Autocarro com piso rebaixado é excelente e muito confortável mesmo. Em São Paulo, as autoridades locais estão a obrigar as empresas a comprar viaturas com piso baixo; eles só compram autocarros com motor dianteiro e piso alto quando provarem que as ruas por onde passam as carreiras não são ideais para usarem viaturas de piso baixo.

·
Moderator
38,043 Posts
Eu andei num Citaro em Roma, e achei que ele um ônibus extremamente espaçoso e confortável, além de ter um bom desempenho. Pena que no Brasil existe o grave problema da bilhetagem, que obriga os ônibus a ter duas áreas separadas fisicamente por uma catraca. Lá em Roma, apenas existia um validador, e nem precisava ter o bilhete em mãos para entrar nos ônibus:eek:, uma vez que as linhas de ônibus eram alimentadores das duas linhas de metrô existentes na cidade (nas linhas de metrô, era possível - e necessário - comprar um bilhete).

·
Registered
1,311 Posts
Discussion Starter #17
Modelos de ônibus que eu conheço, que posso falar pelas fotos:

Foto 01 - AEC Routemaster, famosíssimo ônibus londrino que começou a operar em 1958 e que agora está aposentado;

Fotos 04, 05, 08, 09, 10, 11, 13 ,16 e 17: Mercedes-Benz Citaro, modelo de maior sucesso na Europa e que a MB do Brasil poderia trazer do Brasil. Curiosidade: sabem os novos Mondego, articulados piso-baixo de São Paulo? O chassi dele é do Citaro articulado europeu.
Foto 07: Mercedes-Benz Capacity, novo modelo de articulado da marca alemã só para a Europa;

Foto 29: Solaris Urbino, modelo polonês de ônibus, cujo mascote da marca é este cachorrinho verde estampado na frente do veículo;

Fotos 20 a 26: modelos da Van Hool, marca belga de ônibus. A foto 22 é de um Van Hool em operação nos Estados Unidos. É outra marca que faz falta no Brasil;

Foto 27: articulado Scania com carroceria Omnilink. Lá, é costume também comprar o chassi e depois reencarroçar;

Foto 18: Mercedes-Benz Cito, modelo híbrido que já saiu de linha;

Foto 19: Mercedes-Benz O-303, modelo fabricado entre 1967 e 1984;

Fotos 12, 14 e 15: Mercedes-Benz O-405, modelo produzido na década de 1980 e que ainda roda em muitas empresas européias, sobretudo de Portugal.
Olá Rodalvesdepaula...
obrigado pela participação... excelentes os seus esclarecimentos e comentários além de seu banco de imagens sobre ônibus urbanos que tbm é ótimo... Por acaso os ônibus de SP citados por vc seriam estes aí da foto abaixo?

Achei que ficaram ótimos com aquela carroceria... É claro que a européia é mais sofisticada, principalmente em função das janelas, mas este modelo tbm é bonito, ao menos eu acho que é... Forte abraço e até mais...

·
Scooter/motorbike lover
59,936 Posts
^^Este mesmo, Maykon. Estes carros tem o mesmo chassi do Citaro articulado, com o mesmo motor (360 cv de potência) e freios a disco (algo raro no Brasil). É o articulado mais moderno do Brasil.

·
Registered
1,311 Posts
Discussion Starter #19
^^Este mesmo, Maykon. Estes carros tem o mesmo chassi do Citaro articulado, com o mesmo motor (360 cv de potência) e freios a disco (algo raro no Brasil). É o articulado mais moderno do Brasil.
^^
E estes chassis são produzidos aqui no Brasil mesmo? qual é o preço de um ônibus destes? será que é mais caro que os concorrentes da Volvo e da Scania?

·
Registered
2,321 Posts
Os Mondegos HA e LA são bem mais bonitos que o Citaro. Nem tem comparação. Agora de conforto não sei. Os Mondegos são bem confortáveis.

1 - 20 of 906 Posts