Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 27 Posts

·
Moderator
Joined
·
38,508 Posts
Discussion Starter · #1 ·
“MEGATATUZÃO” DA LINHA 4 DO METRÔ MARCA SEU PRIMEIRO RECORDE NA CONSTRUÇÃO DE TÚNEL

O shield escavou e instalou 18 anéis de concreto no último dia 28, totalizando 27 metros de túnel construído em um único dia

O "megatatuzão" da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz) atingiu, no último dia 28, a sua maior produção desde o início de seu funcionamento (3/3/2007). O equipamento escavou e realizou a colocação de 18 anéis de concreto, construindo de uma só vez 27 metros de túnel. A velocidade média diária de avanço, durante o mês de maio, foi de 13 metros.

Com 703,5 metros de túnel já construído, o megatatuzão da Linha 4 do Metrô avança sob a rua dos Pinheiros, no bairro de Pinheiros, seguindo rumo à estação Fradique Coutinho. Restam ser construídos cerca de 177 metros para o equipamento shield chegar na estação Fradique Coutinho, entre a segunda e terceira semana de junho.

Ao mesmo tempo em que escava o solo e avança sob a superfície da cidade, o maior shield em operação na América do Sul instala o revestimento estrutural definitivo, com a utilização de anéis pré-fabricados de concreto e aço. O anel completo é composto por oito encaixes e tem 1,5 metro de comprimento e 9,5 metros de diâmetro.

O megatatuzão da Linha 4 do Metrô construirá um túnel completo, da estação Faria Lima até a estação Luz, que comportará as duas vias da Linha 4. Com esta capacidade, dispensa a perfuração de dois túneis, um de ida e outra de volta.

"Equipamento de ponta"

O "megatatuzão" é uma máquina construtora de túneis do tipo shield EPB (Escavadeira de Pressão Balanceada de terra), com recursos tecnológicos que a caracterizam como "inteligente". Foi fabricado pela Herrenknecht, empresa localizada na cidade de Schwanau, no Sul da Alemanha, e custou 30 milhões de euros.

O equipamento, com 75 metros de comprimento e 1800 toneladas de peso, é controlado por um sistema informatizado e vários computadores, capazes de antever as condições do solo que terá imediatamente pela frente. Sua trajetória é direcionada por meio de telemetria a laser.

O avanço do megatatuzão é acompanhado on-line por especialistas, simultaneamente da fábrica na Alemanha e pela firma operadora com sede na Itália, além dos técnicos presentes no local da obra.

A máquina funciona com um operador principal e cinco operadores auxiliares por turno de trabalho. Se considerados os equipamentos auxiliares de superfície, equipamentos ferroviários de transporte dentro do túnel e a operação do shield, a equipe é composta por 30 integrantes por turno.

Fonte: Metrô-SP - Notícias
Link: http://www.metro.sp.gov.br/aplicaco....asp?id=6565FDDFEA&categoria=6561F2&idioma=PO
___________________________________________________________
Caramba! 27 metros!!! Que continue assim!:banana:
 

·
Viagem Interna
Joined
·
5,483 Posts
Que Santa Bibiana nos ajude!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 

·
spca
Joined
·
202 Posts
Como falta +/- uns 7 km até a Luz, se continuar nessa média vai demorar mais 260 dias até o fim da linha, 8,6 meses. Se tudo der certo no começo de 2008 o túnel estará pronto.

Se tudo der certo, é claro....
 

·
tricolor pra sempre
Joined
·
1,343 Posts
:applause: :applause: :applause: :applause: :applause:
sem comentarios
 

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
Joined
·
1,116 Posts
O metrô de Sampa vai acabar chegando no Leblon antes do metrô do Rio :eek:hno:

Acho que o filme O Ataque dos Vermes Malditos foi inspirado no megatatuzão ou vice-versa.
 

·
ontogeny recapitulates...
Joined
·
3,032 Posts
O metrô de Sampa vai acabar chegando no Leblon antes do metrô do Rio :eek:hno:
É verdade, a linha 1 avança à conta-gotas.

Renan, li em algum lugar que o Metrô do Rio vai ter problemas para construir da Praça General Osório pra frente (Jardim de Aláh, Leblon, Gávea, etc). Parece que essa região não tem solo firme, é um baita dum areial... você sabe de algo a respeito?
 

·
Rumo ao fim do mundo!
Joined
·
3,205 Posts
mas bem q eles podiam tipo... concentrar td num trecho e inaugurar esse trecho primeiro, sei la

mas se for rapido assm, ta otimo :D
 

·
Registered
Joined
·
2,783 Posts
O metrô de Sampa vai acabar chegando no Leblon antes do metrô do Rio :eek:hno:

Acho que o filme O Ataque dos Vermes Malditos foi inspirado no megatatuzão ou vice-versa.


:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Que bom!!! E assim vai se fazendo um buracão em São Paulo!!!

Será que vai ser postada outra foto do tunel na situação atual? E será que tem algum vídeo mostrando o tatuzão trabalhando? Vou procurar ;).


Edit: achei!

http://www.youtube.com/watch?v=Fw4fDHIQcTg
 

·
**16º ano**
**17º ano**
Joined
·
25,812 Posts
Eu li isso no jornl e já ia postar aqui, hehe

Muito bom, como disse o spca nesse ritmo no primeiro semestre de 2008 o tunel estará terminado, Creio qu aquele prazo inicial de inaugurar a linha em 12/09 era até possivel, tendo em vista que as estações tb estavam num bom ritmo, mas com aquele acidente da estação Pinheiros as obras vao atrasar de 6 meses a 1 anos, pelo menos, creio que mesmo que todo orestante fique pronto a est. Pinheiros só ficara pronta lá pelo final de 2010.
 

·
Avatar: Juca Pato
Joined
·
4,575 Posts
torço para que ele continue batendo recordes e mantenha a data de inauguração originalmente prevista, mesmo sabendo que isso é difícil.
 

·
Registered
Joined
·
9,048 Posts
Como falta +/- uns 7 km até a Luz, se continuar nessa média vai demorar mais 260 dias até o fim da linha, 8,6 meses. Se tudo der certo no começo de 2008 o túnel estará pronto.

Se tudo der certo, é claro....
Um pouco menos, porque as estações já estão escavadas por NATM antes do tatuzão passar, e ele vai deslizar por trilhos pelas estações.
 

·
Registered
Joined
·
19,723 Posts
^^ sim, os túneis em si, a obra bruta, deve ficar pronta em sete meses, eu acho, mas daí a colocarem os "detalhes" como trilhos, rede elétrica, a construção das estações em si

Fora que ainda tem o trecho Faria Lima-Vila Sônia - alguém tem idéia de quanto tempo vai levar pra terminar esse trecho do túnel???
 

·
**16º ano**
**17º ano**
Joined
·
25,812 Posts
^^ pelo que me lembro das noticias da época aguns trechos dessa parte já goram escavados, como o Butanta - 3 poderes ou Morumbi 3 poderes, enfim, um deles. Nesse trecho creio que nao vai ter muito problema, pois é só seguir por baixo da Av. Francisco Morato, creio que o mais complicado e o que vai atrasar é o trecho proximo da Estação Pinheiros, além da propria estação
 
1 - 20 of 27 Posts
Top