Obras da arena vão gerar 6 mil empregos
20/03/2010
Bruno Elander
Especial para o EM TEMPO
[email protected]
No máximo até o dia 3 de maio, seis mil pessoas estarão empregadas na construção da Arena da Amazônia, estádio que abrigará jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A construtora Andrade Gutierrez, responsável pela obra, estima que serão gerados 1,5 mil empregos diretos e 4,5 mil indiretos.
Estes novos empregados devem permanecer nos postos de trabalho por no mínimo 36 meses, prazo previsto para conclusão das obras. Segundo a construtora, 1,5 mil pessoas devem compor somente o estoque de mão-de-obra própria, e o restante dos postos, 4,5 mil indiretos, serão ocupados nas atividades dos fornecedores.
Apesar de não revelar qual será a forma de recrutamento destes mais de mil trabalhadores nem quando dará início às contratações, a Andrade Gutierrez garante que já possui um cronograma desta ação e que as contratações devem começar muito brevemente.Todo este estoque de assalariados lotados na construção civil, irão atuar na edificação de uma área total de mais de 68.435 mil metros quadrados, que demandarão investimentos da ordem de R$ 499,5 milhões. A obra, segundo o Governo do Estado, seguirá rígidos critérios ambientais, como sustentabilidade do espaço, uso racional da água, uso sustentável da energia elétrica, gestão otimizada dos recursos e materiais e qualidade ambiental interna.
Além do estádio, a Andrade Gutierrez será responsável também pela execução das obras civis, incluindo a cobertura, as instalações e a preparação de todos os ambientes que constam no projeto do estádio, como camarotes, restaurantes e quiosques de alimentação, lojas e áreas especiais para o comércio de produtos, vestiários para atletas, estacionamento e uma praça pública, que poderá ser utilizada pela comunidade nos intervalos entre os jogos.
Pós -construção
A arena, além de abrigar jogos da Copa do Mundo 2014, vai dispor de grande estrutura, composta por complexos comerciais internos e externos, inclusive no entorno do estádio. Toda esta área, que somente durante a construção lotará 6 mil empregados, ocupará, profissionalmente, centenas de pessoas após a conclusão das obras.
O projeto de arquitetura, dá conta de que serão criadas lojas, centros de convenções, praças de alimentação e estacionamento, e todos estes espaços, proporcionarão a criação de diversos postos de trabalho.De acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan/AM), ainda não é possível precisar o número de postos de trabalho que serão criados, pois vai depender do operador da arena, o qual ainda será objeto de licitação.
http://www.emtempo.com.br/site/conteudo.php?not=363