SkyscraperCity Forum banner

✈ ABJ | Abaeté Linhas Aéreas - Notícias e Flight Reports

17683 Views 49 Replies 19 Participants Last post by  JP Cabo
Olá aeronautas foreiros, é com muito prazer que venho aqui mostrar uma verdadeira guerreira dos céus baianos, pois bem, estou falando da ABAETÉ LINHAS AÉREAS, uma empresa que acredita em seu estado e em seu povo, e que com orgulho eu tenho de apresentar a todos vocês:

Gostaria de informar que que extrai as informações e fotos que se seguem abaixo dos seguintes sites:

http://www.abaete.com.br/linhas-aereas.php
ABAÉTE LINHAS AÉRAS FOTOS

Como inicia o próprio site:

" Abaeté Linhas Aéreas é o segmento de transporte regular do Grupo Abaeté. A empresa foi criada para atender a setores do mercado de táxi aéreo que pela evolução e desenvolvimento econômico das regiões, começaram a ter a necessidade de incrementar as suas ligações regulares.
A Linha Aérea faz vôos para as cidades de Salvador, Bom Jesus da Lapa, e Guanambí. Possui balcões de atendimento em todas essas cidades e sede dos seus serviços no Aeroporto Internacional Dep. Luis Eduardo Magalhães.
os nossos clientes podem desfrutar de rapidez com total conforto e segurança, em aeronaves Embraer-110 Bandeirante, para conhecer os principais pontos turísticos da Bahia."

Horário dos voos:

Vôos Dia da Semana Procedência Destino Saída Chegada
ABJ 4861 Seg/Ter/Qua/Qui Salvador B. J. da Lapa 09:00 10:40
ABJ 4861 Seg/Ter/Qua/Qui B. J. da Lapa Guanambí 11:00 11:25
ABJ 4861 Seg/Ter/Qua/Qui Guanambí Salvador 11:45 13:15
ABJ 4862 Sex Salvador B. J. da Lapa 13:30 15:05
ABJ 4863 Sex B. J. da Lapa Guanambí 15:25 15:45
ABJ 4863 Sex Guanambí Salvador 16:00 17:30

História:

"Institucional

comandante Jorge Mello resolveu ingressar como empresário no segmento de táxi aéreo, em 1979, fundando a Aerotáxi Abaeté. Para a realização de um bom trabalho contava com uma razoável experiência de vôo e uma boa compreensão de relacionamentos com passageiros.
le deu início às atividades da empresa com a pioneira aeronave monomotor piper arrow-200, prefixo pt-dsm, fazendo transporte de passageiros e cargas, como por exemplo jornais, no seu primeiro contrato. Brevetado pelo aeroclube da Bahia em 1970, possui, hoje, cerca de 12.000 horas de vôo em aeronaves monomotores, bimotores, turbohélices e jatos.
m 1980, o piloto e mecânico Milton Tosto ingressou na sociedade. Além de aumentar a frota de aeronaves, o comandante Milton contribuiu com o reforço técnico de manutenção e uma vasta experiência como profissional da aviação. Atualmente ele acumula mais de 22.000 horas voadas em diversas aeronaves.
ssa união de forças ampliou o conhecimento e pavimentou o caminho da Abaeté para uma nova fase.
m 1985, a Abaeté adquiriu a Atlanta Táxi Aéreo, tradicional no segmento de manutenção de aeronaves. Assim, a empresa incorporou a infra-estrutura de oficina e seções de serviços necessários ao seu desenvolvimento, com engenheiros e técnicos especializados na área.
ez anos depois, o Grupo Abaeté inaugurou um novo segmento: a Abaeté Linhas Aéreas, empresa responsável pelo transporte regional de passageiros.
oje, possui uma equipe de 42 pilotos que são constantemente treinados através de um programa de instruções da empresa aprovado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Para incrementar esse treinamento, investiu-se também em segurança com a instalação de um simulador de vôos por instrumentos.
sede fica localizada no Aeroporto Internacional Dep. Luis Eduardo Magalhães, Área dos Hangares, em Salvador. Além dos três hangares e um pátio para estacionamento de aeronaves, a Abaeté também possui um conjunto de escritórios administrativos em Lauro de Freitas, Bahia e bases nas seguintes cidades: Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Guanambí, Ilhéus, Lençóis, Porto Seguro, Paulo Afonso, Petrolina, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Santa Maria da Vitória, Aracaju, Maceio e Brasília. Para a melhor conveniência dos seus clientes, ainda conta com veículos tipo Van, utilitários, tratores e caminhões.
nidos por dedicação e paixão pela profissão, empresários, gerentes, mecânicos, pilotos e todos os demais funcionários possuem um único objetivo: servir ao público usuário com perfeição."

Fotos das preciosidades:

Caracteristicas:
More: Abaete Aerotaxi
More: Embraer EMB-110E Bandeirante
More: Fortaleza - Pinto Martins (FOR / SBFZ)
More: Brazil, December 31, 2009

Aerotaxi Abaeté
Embraer Bandeirante EMB-110E
Salvador - International / Deputado Luis Eduardo Magalhães (Dois de Julho) (SSA / SBSV)
Brasil, 10 de janeiro de 2010
Observação
Fotógrafo
GKO-PT (NC 110119)
S. Mendes
Contato
Link para mim!

Aerotaxi Abaeté
Embraer EMB-121A1 Xingu II
Recife - Guararapes (REC / SBRF)
Brasil, 28 de julho de 2008
Observação
Fotógrafo
ACM-PP (NC 121021)
SkyMember
Contato
Link para mim!

Aerotaxi Abaeté
Embraer NE EMB-820/Neiva-821 karajá
Aracaju - Santa Maria (AJU / sbar)
Brasil, 29 de fevereiro de 2008
Observação
Fotógrafo
PT-VKD (cn 820159) [Canon EOS 300D / Digital Rebel]
Skp
Contato
Link para mim!

Aerotaxi Abaeté
Cessna Caravan 208 I
Salvador - International / Deputado Luis Eduardo Magalhães (Dois de Julho) (SSA / SBSV)
Brasil, 06 de fevereiro de 2008
Observação
Fotógrafo
PT-SOG (cn 20800034) Beautiful aeronaves e pintura linda! [Canon EOS 300D / Digital Rebel]

Aerotaxi Abaeté
Cessna 208B Grand Caravan
Brasil, 01 de dezembro de 2007
Observação
Fotógrafo
PT-OZA (CN 208B0157)
Carlos A. Morillo Doria
Contato
Link para mim!

Aerotaxi Abaeté
Embraer EMB-110C Bandeirante
Brasil, 29 de novembro, 2006
Observação
Fotógrafo
PT-MFQ (cn 110121) que caracteriza os títulos agora estão na cauda.

Aerotaxi Abaeté
Embraer EMB-110C Bandeirante
Brasil, 22 de dezembro de 2006
Observação
Fotógrafo
PT-MFQ (NC 110121)
Carlos A. Morillo Doria
Contato
Link para mim!

Espero que todos tenham gostado dessa linda empresa da qual sou um fã incondicional! Enquanto muitas empresas aparecem e desaparecem, esta permanece no ar a qualquer dificuldade alheia!

Obrigado!
See less See more
9
1 - 20 of 50 Posts
Ela opera em Barreiras também...

Fui no aeroporto tem três dias e vi dois desses estacionados...
São bonitinhos... =))
Ela opera em Barreiras também...

Fui no aeroporto tem três dias e vi dois desses estacionados...
São bonitinhos... =))
Regularmente, a Abaeté só opera em Salvador, Bom Jesus da Lapa e Guanambi. Ela suspendeu a operação em BRA há tempos. Você deve ter visto aviões da Abaeté Taxi Aéreo e não das Linhas Aéreas :eek:kay:
See less See more
Abaeté poderia fazer SSA-AJU-SSA !?
A Abaeté poderia fazer TANTA coisa na Bahia, muita mesmo. Uma pena que a empresa esteja estagnada, não cresce nem diminui. A empresa nem vende seus trechos pela internet. Uma pena, seria uma concorrente da NOAR.
Regularmente, a Abaeté só opera em Salvador, Bom Jesus da Lapa e Guanambi. Ela suspendeu a operação em BRA há tempos. Você deve ter visto aviões da Abaeté Taxi Aéreo e não das Linhas Aéreas :eek:kay:
Valeu pela informação Silvinho, mas é que são idênticos a esses que ai estão.
É porque aviões taxi-aéreo não pousam no Aeroporto principal de Barreiras e eu vi eles lá..., eles apenas podem pousar no aeroporto da ABA, que é particular. Inclusive é um dos aeroportos particulares mais movimentados do interior do nordeste.

Mas enfim, não reparei nesse detalhe. Abraço.
See less See more
Fico imaginando como seria se a NOAR começasse a operar a mesma rota que a Abaeté faz. Os preços desta são altíssimos, acho que tiraria ela da rota rapidinho, ou forçaria a baixar os preços, o que seria melhor.
Fico imaginando como seria se a NOAR começasse a operar a mesma rota que a Abaeté faz. Os preços desta são altíssimos, acho que tiraria ela da rota rapidinho, ou forçaria a baixar os preços, o que seria melhor.
A NOAR tem preços baixos para rotas curtas (<200km), em rotas maiores o custo sobre e o LET termina se tornando caro.

Duvido que eles cobrariam menos que 450 reais nessas rotas.

SSA-LAZ = 552km
SSA-GNM = 502km

REC-MCZ = 188KM
REC-JPA = 109KM
NAT-MVF = 247KM
MCZ-PAV = 279KM

Esse é o impecilho da Noar na Bahia, apesar do mercado regional ser bem mais forte que no restante do Nordeste, as distâncias são bem maiores dificultando a operação para o LET. O maior vôo da Noar (MCZ-PAV) é praticamente a metade do menor da Abaeté (SSA-GNM).

Eles inclusive não chegaram ainda a Salvador justamente por não ter aeroportos comerciais intermediários entre Sergipe e Bahia, ficando o trecho SSA-AJU comprometido comercialmente graças ao custo mais alto que os concorrentes a jato e ATR.

Seria perfeito ver um LET operando rotas curtas como SSA-FEC, SSA-QGS, SSA-VAL, SSA-Morro de São Paulo e até mesmo SSA-JEQ!
See less See more
A Abaeté poderia fazer TANTA coisa na Bahia, muita mesmo. Uma pena que a empresa esteja estagnada, não cresce nem diminui. A empresa nem vende seus trechos pela internet. Uma pena, seria uma concorrente da NOAR.
Concordo com você Silvinho, a ALA (Abaete Linhas Aéreas se quisesse poderia fazer tanta coisa, mas fico pensando se ela não quer crescer por puro medo das pressões que poderá sofrer dos grandes grupos? assim uma forma dela sempre continuar é ficando na inercia, nem alta nem baixa, ela esta ali no meio termo. Vejamos ai quantas empresas já apareceram e sumiram do mapa ao longo dos anos? ela não, entra ano e sai ano ela sempre esta ali, firme e forte.
Quanto a Barreiras se não me engano recentemente eles reativaram a rota, devido a grande safra de soja este ano, que estaria dando muitos passageiros para o local.

eu sinceramente amo essa cia rsrsrs
See less See more
A NOAR tem preços baixos para rotas curtas (<200km), em rotas maiores o custo sobre e o LET termina se tornando caro.

Duvido que eles cobrariam menos que 450 reais nessas rotas.

SSA-LAZ = 552km
SSA-GNM = 502km

REC-MCZ = 188KM
REC-JPA = 109KM
NAT-MVF = 247KM
MCZ-PAV = 279KM

Esse é o impecilho da Noar na Bahia, apesar do mercado regional ser bem mais forte que no restante do Nordeste, as distâncias são bem maiores dificultando a operação para o LET. O maior vôo da Noar (MCZ-PAV) é praticamente a metade do menor da Abaeté (SSA-GNM).

Eles inclusive não chegaram ainda a Salvador justamente por não ter aeroportos comerciais intermediários entre Sergipe e Bahia, ficando o trecho SSA-AJU comprometido comercialmente graças ao custo mais alto que os concorrentes a jato e ATR.

Seria perfeito ver um LET operando rotas curtas como SSA-FEC, SSA-QGS, SSA-VAL, SSA-Morro de São Paulo e até mesmo SSA-JEQ!
E mesmo a NOAR entrando na mesma rota que a Abaeté, não seria a curto prazo até porque os LETs só são viáveis em rotas de até 450km. Mas lá no Contato Radar, já foi ventilado que a NOAR tem interesse em aeronaves com alcance maior e capacidade idem, com certeza para atender rotas de maior demanda (SSA-AJU, REC-MCZ, REC-NAT) e maiores distâncias, que é o caso dos municípios baianos.

Entrando na BA, eu chuto que a primeira rota da NOAR seja PAV-SSA-JEQ.
See less See more
A Noar chegará em SSA via PAV.

Anotem ai. Ao que tudo indica: SSA-PAV-MCZ-REC..
A Noar chegará em SSA via PAV.

Anotem ai. Ao que tudo indica: SSA-PAV-MCZ-REC..
Espero que ao lançarem rotas na Bahia, coloquem JEQ na malha. Pelo que vejo, a cidade tem demanda e nenhuma companhia aérea opera por lá.
Espero que ao lançarem rotas na Bahia, coloquem JEQ na malha. Pelo que vejo, a cidade tem demanda e nenhuma companhia aérea opera por lá.
Tem demanda? sinceramente não sabia, pensava que estava destivada para voos comerciais, porque eu so vejo notícia da vizinha conquista. vlw
Ao meu ver, falta incentivos fiscais para o barateamento das rotas regionais, assim como há concorrência entre o transporte terrestre interestadual x companhias aéras comerciais, deveria haver entre os intermunicipais e o Transporte aéreo Regional, um bom exemplo disso é que custa mais barato IR de Salvador para Curitiba do que ir de Salvador para Vitoria da conquista ou Barreiras, os preços são absurdos.

fica ai minha sugestão:banana:
See less See more
Fiz esse vídeo do EMB-110 lá no aeroporto de Salvador.

• Like
Reactions: 1
Mas que oportunidade fantástica a Abaeté está perdendo TODOS os dias desde que o aeroporto de Feira foi reinaugurado:

1- Atravessar os 122km da BR 324 entre Feira e Salvador está um inferno, com buracos, vários pedágios, manifestações de desamparados, e principalmente, engarrafamentos quilométricos.
2-Como FEC é estadual, as tarifas de operação ali são uma fração do que se gastaria num aeroporto da Infraero, a vantagem da Abaeté é ja ter toda estrutura montada em SBSV.
3- O TPS atual de FEC comporta as operações de um EMB110 para 14 pax como os da Abaeté.
4-O investimento inicial para atender os voos em FEC seria mínimo.
5-Caso algum voo não atinja um yield satisfatório, a Abaeté pode usar sua frota de aerotaxi com aeronaves para 8, 6 , 5 ou 4 pax e reduzir ainda mais os custos.

Acorda Abaeté!
See less See more
  • Like
Reactions: 1
Essa empresa não existe, é lenda...ahahaa
Anac autoriza duas aéreas a operar voos de passageiros; conheça

10/03/2020 13:32 | Danilo Teixeira Alves

A empresa brasileira Ata Aerotáxi Abaeté recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a concessão para ofertar serviços de transporte aéreo público regular e não regular de passageiro, carga e mala postal, doméstico e internacional. A outorga foi concedida pela agência após a empresa cumprir todos os requisitos necessários para oferecer o serviço de transporte aéreo. Antes dessa decisão, a Abaeté era apta a realizar operações de transporte aéreo público não regular.

Na mesma data, na sexta-feira passada (6), a Sideral Linhas Aéreas, empresa brasileira que atua no ramo de transporte aéreo não regular de cargas, recebeu autorização para operar serviço de transporte aéreo público regular de cargas e mala postal. Na mesma decisão, a Anac concedeu outorga à empresa para explorar o serviço de transporte aéreo público não regular de passageiros. Essa autorização tem validade de cinco anos e pode ser renovada ao final desse prazo.

As outorgas concedidas pela Anac foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) e estão disponíveis para consulta na página da agência.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/aviacao...perar-voos-de-passageiros-conheca_171685.html
See less See more
São entidades distintas. A ABJ - Abaete Linhas Aéreas S/A está desativada, a ATA - AeroTaxi Abaeté é outra empresa. Mesmo dono, mesmo nome, mas juridicamente e historicamente distintas, bem como a RBAC em que são/foram enquadradas.
1 - 20 of 50 Posts