SkyscraperCity Forum banner

1º HidroThread | Navegando de Santarém a Macapá: cidades + Paisagens naturais + torres gigantes!

30806 Views 92 Replies 67 Participants Last post by  Marck Sanches
Já vi por aqui rodothread, ciclothread e até ferrothread, mas nunca um hidrothread. Então, venho compartilhar com vocês uma linda e tranquila viagem de aproximadamente 560 km percorridos pelo rio Amazonas entre as cidades de Santarém e Macapá a bordo do navio Breno no início deste mês.

Obs.:
- Há também muitas fotos de outras viagens do mesmo trecho para melhor representar o percurso.
- Fico lhes devendo fotos da cidade de Prainha-PA porque se passa pela cidade durante a noite.
- Todas as fotos são de minha autoria.

Mapa do percurso:

1. Cidade de Santarém, antes da saída

2. Porto da Cargil, em Santarém

3. idem

4. Santarém

5. Fim de tarde e quase hora da partida

6. A imensidão do rio Tapajós em sua foz

7. Já navegando, passando em frente à cidade de Santarém

8.

9. Igreja matriz

10.

11.

12. Museu

13. Se distanciando de Santarém

14. idem

15. Algumas da frente da cidade tiradas em outra viagem recente..
Aqui, parte do skyline de Santarém

16.

17.

18. Saindo do rio Tapajós e entrando no rio Amazonas. Encontro das águas..

19. Já distante de Santarém, uma olhadinha para trás

20. A próxima cidade é Monte Alegre-PA, mas infelizmente fiz poucos registros de lá
Aqui uma ocupação irregular e, lá em cima, a parte alta da cidade.

21. Monte Alegre

22. Amanhecendo! Próximo à Serra do Parauaquara..

23. Serra do Parauaquara, município de Almeirim-PA

24. Idem

25. Idem

26. Idem

27.

28. Do município de Almeirim em diante, é muito comum a criação de búfalos na várzea do rio Amazonas

29. Navio, provavelmente com destino a Manaus, levando peças para montagem de diversos produtos na Zona Franca

30. Aspecto da várzea do rio Amazonas

31. Comunidade ribeirinha

32. idem

33. Habitação ribeirinha

34. idem

35. idem

36. Quarenta e cinco carretas a menos nas estradas brasileiras. Pelo amor de Deus, vamos investir na estruturação de portos e usar mais nossas hidrovias naturais!!!

37. Torres da Linha de Transmissão Tucuruí-Macapá-Manaus que fazem travessia do rio Amazonas. Simplesmente as maiores das Américas, ocupando a 2ª posição no ranking das mais altas do mundo, com 320 m de altura (praticamente a altura da torre Eiffel). São impressionantes vistas de perto!

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44. Chegando na cidade de Almeirim - PA

45. Almeirim, terra da Joelma! :lol:

46. idem

47. idem

48. a partir do porto de Almeirim..

49. Deixando a cidade..

50. Mais búfalos..

51. As águas ainda vão baixar um pouco mais..

52. A família ribeirinha

53. Crianças enfrentam as ondas provocadas pelas embarcações na esperança de ganhar roupas e comida. Sem dúvida a parte mais triste da viagem

54. Idem

55. Outra habitação ribeirinha isolada

56. Comunidade ribeirinha

57.

58. Habitação isolada

59. Navio vazio subindo o rio com destino a Oriximiná. Vai voltar carregado de Bauxita.

60. Mais crianças carregadas de esperança a cada barco ou navio que passa

61. E antes de anoitecer, uma olhada para trás.. e lá vem chuva!

62. Porto da Anglo American em Santana, já no estado do Amapá, onde parte desabou no mês de março

63. E enfim, Macapá! :cheers:

64.

65.

66. Já em terra.. a partir da Fortaleza de São José

67. A foz do rio Amazonas

68.

69. O pequeno, porém próspero, skyline de Macapá

70.

71. Trapiche

É isso, espero que tenham gostado! :)
See less See more
72
  • Like
Reactions: 5
1 - 20 of 93 Posts
Show Renato. Parabéns.

Bela viagem hein? Santarém tá se adensando já, tendo uma skyline mais compatível com sua população e importância.

As torres são impressionantes, gigantescas.

As de Macapá estão espetaculares, sou suspeito pra falar q já tinha elogiado né? hehe.

Sugiro quando puder fazer um passeio de lancha na orla, de Santana a Macapá.

Abs.
See less See more
^^
Ôpa.. valeu a visita e ótima sugestão!
Obrigado!
Pois é, no caminho cê encontra praias desertas com areia branquinha q quase ninguém conhece em meio às florestas.

Aliás até poucos amapaenses sabem.
See less See more
^^
Agora você apelou.. praias branquinhas e quase desertas? Isso é bom demais!
Dizem que o que é ruim aqui é encontrar áreas de lazer próximo a cidade, mas agora eu fiquei mais animado.
Nossa! Adorei o thread fluvial! Haha

Tem muitas fotos que estão uma pintura. Lindas!

Santarém está já com um skyline crescente.

Aquela serra me chamou atenção. Eu imaginava que próximo ao Rio amazonas fosse tudo plano a perder de vista.

As torres significam a vitória do homem em cima do maior rio do mundo!

Parabéns pelo thread, Renato! Meu sonho é fazer um thread assim, mas de Belém a Manaus.
See less See more
Japolis/media/stm-mcp/ c16P7131787_zpsc3122466.jpg.html]
[

54. Idem

! :)
Que foto fantástica!!

O brilho nessas águas com as imagens dessas crianças como se fossem sombras, deixou a foto lindíssima. :applause::):)

Parabéns por mostrar um pouco de todo esse caminho pouco conhecido pelo país!! :eek:kay:
See less See more
1ª vez que ouço falar em hidrothread! O que mais me impressionou foi as torres, pq são tão altas, tem precisão mesmo? :?
Adorei o hidrothread, que venham muitos ! Foi um ótimo passeio !
Eu imaginava que só ali no estreito de Breves havia crianças ribeirinhas que se arriscam no rio em busca de mantimentos.
Lindos lugares! As cidades me passaram uma impressão melhor do que eu imaginava. Qual o tamanho máximo de navios que chegam até Santarém? :eek:kay:
Esse Renato viaja, tá doido!

Mas ficou lindo o thread. Diferente do que habitualmente vemos por aqui. Mto bom mesmo, lindos lugares.
Incrível o thread! Parabéns! Me chamou atenção a foto 41: a comparação entre a base da torre e o barco cheio de pessoas no rio. Realmente deve ser uma estrutura gigantesca.
Esse Brasil é uma loucura!!! :cheers1:
Obrigado por compartilhar e as fotos estão maravilhosas!!!
Incrível viagem Renato! Parabéns.

Santarém é uma cidade muito bonita, tem prédios históricos bem presevardos e até um skyline em formação.

As cidades do caminho são também interessantes, dá pra ver de perto como vivem os povos ribeirinhos da amazônia e como simples a vida que eles levam, mas, bem do lado já se deparam com torres de trasmissão enormes que são mais altas que os edifícios do Brasil.

Macapá já até conheço bem por fotos, mas sempre que vejo toda essa beleza do patrimônio histórico, skyline emergente e o grandioso rio amazonas me surpreendo!

Parabéns! Acho até que esse é o primeiro hidrothread da história do SSC.
See less See more
Muito lindo... Renato, está de parabéns pelas paisagens belíssimas retratadas com uma sensibilidade impar... muito belas mesmo, parabéns mano...

não conhecia nada deste trecho e esta aventura então... um sonho para mim.

Parabéns!
  • Like
Reactions: 1
Que foto fantástica!!

O brilho nessas águas com as imagens dessas crianças como se fossem sombras, deixou a foto lindíssima. :applause::):)

Parabéns por mostrar um pouco de todo esse caminho pouco conhecido pelo país!! :eek:kay:
Adorei o hidrothread, que venham muitos ! Foi um ótimo passeio !
Esse Renato viaja, tá doido!

Mas ficou lindo o thread. Diferente do que habitualmente vemos por aqui. Mto bom mesmo, lindos lugares.
Esse Brasil é uma loucura!!! :cheers1:
Obrigado por compartilhar e as fotos estão maravilhosas!!!
Obrigado pessoal! Fico feliz que tenham gostado!

Nossa! Adorei o thread fluvial! Haha

Tem muitas fotos que estão uma pintura. Lindas!
Santarém está já com um skyline crescente.

Aquela serra me chamou atenção. Eu imaginava que próximo ao Rio amazonas fosse tudo plano a perder de vista.

As torres significam a vitória do homem em cima do maior rio do mundo!

Parabéns pelo thread, Renato! Meu sonho é fazer um thread assim, mas de Belém a Manaus.
Eu imaginava que só ali no estreito de Breves havia crianças ribeirinhas que se arriscam no rio em busca de mantimentos.
Esse trecho em que viajamos ao lado das serra é mesmo um dos mais interessantes da viagem. Na minha primeira viagem eu também fiquei surpreso ao ver estas formações tão próximo do rio Amazonas.
Valeu, Ric!

Soberbo. Dá quanto tempo de viagem?
São em média 18 horas de viagem, Natalense. Depende muito do barco também, uns chegam antes disso, outros depois.. outros nem chegam.. :lol:
Obrigado por prestigiar!

Lindos lugares! As cidades me passaram uma impressão melhor do que eu imaginava. Qual o tamanho máximo de navios que chegam até Santarém? :eek:kay:
Pietrin, eu não tenho muita noção sobre classificação de navios, mas acho que, pelo menos nos peíodos das cheias, qualquer navio com qualquer calado chega a Santarém. A parte mais rasa até lá é na foz do rio Tapajós, mas acho que isso seria problema para os maiores navios cargueiros apenas no período da vazante.

Incrível viagem Renato! Parabéns.

Santarém é uma cidade muito bonita, tem prédios históricos bem presevardos e até um skyline em formação.

As cidades do caminho são também interessantes, dá pra ver de perto como vivem os povos ribeirinhos da amazônia e como simples a vida que eles levam, mas, bem do lado já se deparam com torres de trasmissão enormes que são mais altas que os edifícios do Brasil.

Macapá já até conheço bem por fotos, mas sempre que vejo toda essa beleza do patrimônio histórico, skyline emergente e o grandioso rio amazonas me surpreendo!

Parabéns! Acho até que esse é o primeiro hidrothread da história do SSC.
Essa era a ideia, rsrs! Valeu pela visita amigo! :eek:kay:

Muito lindo... Renato, está de parabéns pelas paisagens belíssimas retratadas com uma sensibilidade impar... muito belas mesmo, parabéns mano...

não conhecia nada deste trecho e esta aventura então... um sonho para mim.

Parabéns!
Obrigado Claudiomir! Qualquer dia vem pra cá que você vai se esbaldar com sua câmera, hehe.. mas vai notar que neste lugar a sensibilidade não é de quem faz o registro. A sensibilidade tá no próprio local, nas pessoas, no seu modo de vida e nas paisagens naturais.
Abraço! :eek:kay:
See less See more
  • Like
Reactions: 1
1 - 20 of 93 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.