Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 61 Posts

·
Registered
4,437 Posts
Discussion Starter · #1 ·
1 km de estrada em Braga vai custar 8 milhões

A Estradas de Portugal adjudicou por ajuste directo a construção de mil metros de via para acesso ao novo Hospital de Braga.

Se não for a estrada mais cara da história da Estradas de Portugal (EP), seguramente estará no top. Os acessos ao novo Hospital de Braga custarão a módica quantia de 8.240 euros o metro. Dito de outra forma: são 1.000 metros de via que foram adjudicados em Outubro à construtora Obrecol por 8.240.147, 31 euros.

Dois meses antes, a mesma obra tinha um custo previsto de seis milhões de euros.

A estrada estava a ser estudada desde 2004 pela EP, tendo sido assinado em Junho desse ano um primeiro protocolo com a Câmara Municipal de Braga para que esta autarquia realizasse o projecto de execução.

O facto de os estudos já decorrerem há mais de seis anos, não impediu a EP de invocar agora «urgência imperiosa» para evitar o concurso público, já que os acessos terão que estar prontos na data de inauguração do novo hospital: Maio de 2011.

Tal argumento é permitido pelo Código dos Contratos Públicos - confirmou ao SOL o jurista João Carneiro, do escritório Miranda & Associados. A norma aprovada em 2008 legalizou, dessa forma, os ajustes directos sem limite máximo para o valor da adjudicação.

O prazo para a conclusão da obra, contudo, estende-se até Agosto. Mas fonte oficial da EP garante que «existe um prazo parcelar que garante a conclusão dos acessos ao novo hospital até ao final de Maio de 2011». Ou seja, 700 metros estarão prontos em Maio e os restantes 300 em Agosto.

SOL
:bash:

Já está mais que visto que a crise não é para todos.
Das duas uma: ou esta estrada vai ser banhada a ouro de 24 quilates, ou então deve haver alguma empresa pelo meio que vai ganhar muito dinheiro com esta obra.

E o Zé Povinho paga.

·
Registered
2,493 Posts
Volto a questionar, como já fiz no tópico das noticias de Braga: Quantos desses metros é que são em viaduto? É que eu desconfio que todos, ou quase

·
Registered
7,147 Posts
Vamos ver se esse acesso ainda não vai custar bem mais caro à EP, SA e ao estado Português....

Quem quiser investigar um pouco vai encontrar muitos atropelos à legislação na construção desse km de via. E não estou a falar de concursos e adjudicações.... tem problemas a montante desses.

Se as ONGA sabem.....

·
Registered
2,493 Posts
Ninguem conhece o projecto em especifico.

O que se sabe onde começa e é logo em viaduto
Irá evitar as 7 fontes
Terá de ter o nó final. A não ser que o evitem e quando construirem o resto da estrada construam-no nessa altura. O que poderá ser complicado pois obras em frente a 1 hospital devem ser sempre minimizadas (apesar de todos sabermos o na realidade acontece)

Ninguem se decidia a nada até que a EP decidiu tomar conta da obra e faze-la da melhor forma de forma a ser rápida e ao mesmo tempo respeitar as 7 fontes

A empresa construtora não é de Braga, portanto não foi uma obra adjudicada ao amigo

Já agora há conta desta história esta estrada seria uma variante de alguns quilometros. Foi amputada para 1 km.

·
Profissional da desordem
4,994 Posts
Eu adorava ver um orçamento destes.
Não por causa de ser esta estrada em particular, poderia ser outra qualquer, mas para ter ideia da discriminição dos preços para ver se conseguiria perceber como é que se chegam a estes valores astronómicos.
Depois temos ainda e sempre as célebres derrapagens em orçamentos megalómanos como este, sem que sejam apuradas responsabilidades a quem quer que tenha sido o culpado pela mesma.

·
Registered
13,887 Posts
Isto realmente é que cada notícia que só visto. Descobriram agora que as estradas, ainda para mais em zona urbana, são caras...
Ridículo.

·
Registered
2,493 Posts
O troço da CREL em Carenque também não foi super cara?

Escusam de dizer que é um túnel porque eu sei. Escusam de dizer que foi pelas pegadas que eu sei.

Agora o que vocês não sabem é as caracteristicas do projecto (eu também não sei). Sei qual o motivo de ser especial. Portanto não critiquem o que não sabem

Critiquem antes porque é que não sabemos

·
Registered
13,887 Posts
Mais isto é especial porquê? A não ser que estejamos a falar de um caminho de cabras, o preço não é nada de extraordinário.
Supondo que seja uma via 2+2 até é um preço bastante razoável para ser no meio de uma zona urbana.
Já no tempo do escudo um quilómetro de auto-estradas (se isto for em via 2+2 na prática é como se fosse uma AE) custava em média mil contos o metro (ou um milhão de contos o quilómetro). Para os mais novinhos, isso equivalia a 5000€/metro, 5 milhões por quilómetro. Isto acontecia no século passado.

·
Registered
4,437 Posts
Discussion Starter · #13 ·
É mais um caso que envolve a EP.

Por esse preço, deve ser como esta:

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Ya, ya, ya, viaduto e nó... mas 8 milhões??
E os poucos km de IC17 que custaram 100 e tal milhões :bash:

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Eles deviam ser enxovalhados em público como no old west, alcatrão e penas.
E depois fazê-los dançar o fandango ao som da g3...

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Essa o engenheiro deve receber ouro cravejado de diamantes e meninas a lavar-lhe o cú com água de rosas :bash:

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
1 - 20 of 61 Posts