SkyscraperCity Forum banner

10 anos de SSC! Um pouco de Orleans/SC!

6012 Views 23 Replies 12 Participants Last post by  Tiozão
17
Orleans! Sul de Santa Catarina!

População: 23 mil habitantes.

Estou morando em Içara, mas Orleans é a cidade onde vivi 90% da minha caminhada então me considero orleanense, embora tenha nascido em Braço do Norte.

Em setembro de 2007 me cadastrei no SSC, mesmo espiando já alguns anos antes.
Hoje estou parado na criação de threads mas estou todos os dias acompanhando as novidades.

Fotografei muitas, mas com pressa poucas ficaram boas, mesmo assim as menos piores estão abaixo:

01 - Vista a partir do bairro Corridas, loteamento Nova Orleans, que está em primeiro plano. Serra ao fundo.
02 by
Fernando Geremias
, no Flickr

02 - >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
03 by
Fernando Geremias
, no Flickr

03 - Visão invertida. Nova Orleans ao fundo e centro em destaque.
04 by
Fernando Geremias
, no Flickr

04
06 by
Fernando Geremias
, no Flickr

05
07.1 by
Fernando Geremias
, no Flickr

06
07 by
Fernando Geremias
, no Flickr

07 - Prédio que a falida Criciúma Construções deixou sem terminar. O grupo de donos está concluindo aos poucos.
08.1 by
Fernando Geremias
, no Flickr

08 - Nossa primeira grua! :cheers:
08.2 by
Fernando Geremias
, no Flickr

09 - Edifícios de uso comercial e residencial. :eek:hno:
08.3 by
Fernando Geremias
, no Flickr

10 - Que casa!
08 by
Fernando Geremias
, no Flickr

11 - Para aproveitar os terrenos que geralmente são íngremes, a engenharia é necessária.
IMG_0270 by
Fernando Geremias
, no Flickr

12 - Tivemos uma época onde todo ano eram muitos edifícios novos, deu uma parada, mas agora está reaquecendo.
IMG_0274 by
Fernando Geremias
, no Flickr

Desconfio que seja este projeto :bash: Traço Arquitetura e Engenharia

13 - Vista de quem desce a Serra do Rio do Rastro, passando por Lauro Müller até chegar na cidade.
IMG_0278 by
Fernando Geremias
, no Flickr

14 - Propaganda da VW. SQN. Vista de quem chega de Criciúma.
IMG_0317 by
Fernando Geremias
, no Flickr

15 - Interior da lindíssima Matriz da ICAR
pano02 by
Fernando Geremias
, no Flickr

16 - Bairro Barro Vermelho!
pano04 by
Fernando Geremias
, no Flickr

Sim, meu nome é Fernando Rech Geremias
Em breve postarei mais fotos, também ao nível de rua.
See less See more
  • Like
Reactions: 5
1 - 20 of 24 Posts
Meu amigo postou no face um vídeo que ele fez com drone! Muito bom!

https://www.facebook.com/tuani.cascaes/videos/2350123211878909/
  • Like
Reactions: 1
Uma cidade que acho muito interessante e que junto com Joaçaba eram a que mais me surprrendeu quando entrei nesse forum exatamente um mes antes de vc em 2007.
A verticalização continua com muitas contruções ao mesmo tempo pelo o que se nota nas fotos e nem dá pra imaginar como isso pode acontecer em uma cidade tão pequena, tem gente pra ocupar isso tudo??
Notei que Orleans tem um limite em 10 pisos como em Castelo, isso é do PDU ou decisão do construtor?
Gostei de rever a cidade depois de tanto tempo aqui.
Parece muito maior, bela cidade.
Muito bom. Parabéns pelos seus dez anos de fórum.

Orleans é uma potência. Adoro aí.
Incrível como a igreja se destaca mesmo em meio a tantos prédios. Parece maior do que é (a cidade no caso). Não achei necessariamente bonita, mas parece agradável e arrumada, gostei ;)
Parabéns a metrópole do sul do estado Orleans.
:applause: Linda cidade, lindas fotos!! Meus parabéns!!
5
Uma cidade que acho muito interessante e que junto com Joaçaba eram a que mais me surprrendeu quando entrei nesse forum exatamente um mes antes de vc em 2007.
A verticalização continua com muitas contruções ao mesmo tempo pelo o que se nota nas fotos e nem dá pra imaginar como isso pode acontecer em uma cidade tão pequena, tem gente pra ocupar isso tudo??
Notei que Orleans tem um limite em 10 pisos como em Castelo, isso é do PDU ou decisão do construtor?
Gostei de rever a cidade depois de tanto tempo aqui.
Opa! Achava que você seria o primeiro a comentar! E não deu outra! hahaha!
Cabe sim, tem um déficit habitacional ainda.

Parece que liberaram, saiu um projeto com uns 15 andares!
Vamos aguardar.

Parece muito maior, bela cidade.
Verdade. De um lado temos morros, de outro o rio, de outro, grandes terras que os donos não loteiam, então se concentrou muito e cresceu para cima.
Valeu! :D

Muito bom. Parabéns pelos seus dez anos de fórum.

Orleans é uma potência. Adoro aí.
Valew Ice, você comentando é garantido porque você conhece praticamento todo país e também a minha cidade, então é mais que afirmação! :D

Valew pelos 10 anos, aqui conheci muitos e admiro muitos e você é um dos tops do SSC-BR!

Somos uma potência em pequena escala. KKKKK, abraço! :D

Incrível como a igreja se destaca mesmo em meio a tantos prédios. Parece maior do que é (a cidade no caso). Não achei necessariamente bonita, mas parece agradável e arrumada, gostei ;)
A cidade é linda, pena que não postei fotos a nível de rua.
Bati estas no domingo, e no próximo, se possível, vou fazer outras. Aguarde.

A igreja é da década de 20, mas a torre foi terminado na década de 60. Ficou cerca de 40 anos sem torre.

Parabéns a metrópole do sul do estado Orleans.
Valeu amigo.
Vou contar uma. Quando criança eu dizia que seria engenheiro e que iria construir o maior prédio do mundo em Orleans para poder ver a Serra do Rio do Rastro por cima a partir daqui.

Apenas um delírio, mas seria fantástico um mirante no último andar. kkkk, mas já esbarrei que sempre detestei matemática, imagina no resto. kkkkkk

É linda a minha mini metrópole <3

Valew amigo.

:applause: Linda cidade, lindas fotos!! Meus parabéns!!
Obrigado amigo, em breve teremos ao nível de rua. Temos um dos maiores chafariz do estado e uma das praças mais belas.

Até breve!
See less See more
  • Like
Reactions: 3
9
Gosto muito de fotos antigas, então vai algumas

Ponte de madeira da década de 20 snme.

No local da ponte acima, existe esta, nota-se que algumas bases de pedra estão de pé, com quase 100 anos. (O rio estava bem cheio nesta foto de 2012)

Sempre sofremos com enchentes e na de 1974 perdemos estas duas lindas!:eek:hno:

Não só elas, mas como todo o ramal ferroviário. :eek:hno:

Vamos a algumas fotos impressionantes então

Fotos de 2015
Orleans vista de cima da Serra do Rio do Rastro.

Esta foto é de um thread antigo que fiz.
Museu ao Ar Livre Princesa Isabell

Noturna da Igreja. Foto de 2009

Esta é uma das minhas preferidas (2013)

O lindo nome "Orleans" foi homenagem a cidade francesa do Conde D'Eu, marido da Princesa Isabel.
Recebeu como dote estas terras e esteve aqui para determinar o local da vila na década de 1880 quando estavam construindo a estrada de ferro que levaria o carvão da região ao porto de Imbituba. ;)

As fotos em preto e branco são do site Fatos e Fotos de Orleans.

Em breve mais fotos.
See less See more
  • Like
Reactions: 2
Interessante notar que hoje a cidade parece mais verde que antigamente!
Orleans é sempre uma grata surpresa. A verticalização da cidade é incrível, incomum mesmo para padrões de SC, que considero um estado super verticalizado. Apesar disso, acho que a cidade anda meio pobrinha de urbanismo, um banho de loja com novos equipamentos urbanos e melhora das calçadas/asfalto viria a calhar.

Uma pena a perda do ramal ferroviário. Se bem que, acho que hoje não haveria demanda para carga alguma na região.

A serra ao fundo lembra algumas vistas de Curitiba, guardada a devida proporção.

Esse fenômeno ocorre em todo o Sul. No auge da colonização, lá pela década de 50-60, toda a região foi intensamente desmatada, sem respeitar encostas de morros e tudo mais. Com o tempo, com o aumento da produtividade da agricultura devido à mecanização e transgênicos, e o crescimento da pecuária intensiva, não ficou mais viável utilizar essas áreas mais dobradas do terreno para nada que não fosse silvicultura. Assim, temos muito mais verde hoje do que em 1960; dá uma olhada nas fotos de satélite que postaram recentemente no SC notícias para ter uma noção.
See less See more
  • Like
Reactions: 2
Isso é uma grande verdade.
A absoluta maioria das famílias viviam no meio rural, aproveitando o máximo das terras para darem sustento e lucro.

Com o passar do tempo e desenvolvimento da urbe simplesmente ouve um abandono da agricultura tornando assim grande parta da terra arável em floresta. Interessante notar que o reflorestamento também é uma prática bem comum. Pinus e eucalipto dominam muitas áreas rurais.
Pouco pode se considerar mata virgem e centenária, praticamente todo verde que vemos é recente.

Orleans é sempre uma grata surpresa. A verticalização da cidade é incrível, incomum mesmo para padrões de SC, que considero um estado super verticalizado. Apesar disso, acho que a cidade anda meio pobrinha de urbanismo, um banho de loja com novos equipamentos urbanos e melhora das calçadas/asfalto viria a calhar.

Uma pena a perda do ramal ferroviário. Se bem que, acho que hoje não haveria demanda para carga alguma na região.

A serra ao fundo lembra algumas vistas de Curitiba, guardada a devida proporção.

Esse fenômeno ocorre em todo o Sul. No auge da colonização, lá pela década de 50-60, toda a região foi intensamente desmatada, sem respeitar encostas de morros e tudo mais. Com o tempo, com o aumento da produtividade da agricultura devido à mecanização e transgênicos, e o crescimento da pecuária intensiva, não ficou mais viável utilizar essas áreas mais dobradas do terreno para nada que não fosse silvicultura. Assim, temos muito mais verde hoje do que em 1960; dá uma olhada nas fotos de satélite que postaram recentemente no SC notícias para ter uma noção.
Sobre a cidade postarei fotos das praças, e ao nível de rua para vocês tirarem suas conclusões e já adianto que são muito belas.

O ramal ferroviário faz muita falta, pois existem muitas dezenas, talvez chegue na casa da centena de caminhões caçamba que fazem o trajeto até Urussanga onde tem a caixa de carvão que leva para Capivari de Baixo. Ou seja, 100 Caminhões que fazem umas 5 viagens por dia, ou mais. São várias minas de carvão em atividade plena na região de Lauro Müller.
Se embarcasse em LM passaria Orleans, Pedras Grandes e Tubarão até chegar na usina termoelétrica, margeando o rio.
See less See more
26
Galera, boa tarde/noite, talvez bom dia. kkk

Domingo passado fotografei a primeira levada e postei na segunda
Hoje estou postando as fotos ao nível de rua que fotografei ontem. Estava nublado e as fotos nem ficaram tão boas.
Realmente a cidade precisa de uma boa limpeza e de um asfalto novo no centro que está previsto para ano que vem.
Lembrando que Orleans tem um dos melhores sistemas de tratamento de água e esgoto do país, atingindo quase 100% de esgoto tratado.
Foi apenas uma voltinha que dei no miolo da cidade. A Rua XV de Novembro e Aristiliano Ramos

17 - A famosa "fonte da felicidade" kkk, Tem uns 7 metros de altura, é belíssimo, um dos maiores do estado.

ORLEANS 50
by Fernando Geremias, no Flickr

18

ORLEANS 51

19 - Um parque para crianças que sempre está bem cheio e no chão tem grama sintética.

ORLEANS 52

20 - Crianças são muito comuns na praça.

ORLEANS 53

21 - Só eu que amo uma grua? kkkk

ORLEANS 54

22

ORLEANS 55

23

ORLEANS 56

24

ORLEANS 57

25

ORLEANS 58

26

ORLEANS 59

27

ORLEANS 60
28

ORLEANS 61

29

ORLEANS 62

30

ORLEANS 63

31 - É a principal rua da cidade, denominada Aristiliano Ramos, prefeito de Lages e interventor federal no Estado (governador de 1933-35)

ORLEANS 64

32

ORLEANS 65

33

ORLEANS 66

34 - Este casarão é muito comum encontrarmos nas fotos mais antigas da cidade.

ORLEANS 67

35 - Aqui são fotos a partir da frente da prefeitura, são vários prédios.

ORLEANS 68

36

ORLEANS 69

37

ORLEANS 70

38

ORLEANS 71

39

ORLEANS 72

40

ORLEANS 73

Essas são de outro thread que fiz em 2013:

41 - De helicóptero

Orleans011

42 - Essa peguei no site da Unibave, pelo visto tinha alguma ação do centro universitário.

UNIBAVE2

Tem mais algumas fotografias que quero fazer, então daqui a uns dias tem mais! Kkk

Espero que gostem :D
See less See more
Caraio zinfio!!
Não tem como não se impressionar com essa cidade!
Os edificios são muitos estilosos.
Por essa foto aqui diria ser uma cidade na faixa de 100k tranquilo!
See less See more
Caraio zinfio!!
Não tem como não se impressionar com essa cidade!
Os edificios são muitos estilosos.
Por essa foto aqui diria ser uma cidade na faixa de 100k tranquilo!
Estou morando em Içara que tem cerca de 60 mil habitantes e a impressão que tenho é que Orleans é maior. kKKKKK
  • Like
Tem outras cidade próximas que tenha a Orleans como referência de comercio e serviços?
Belo registro, Rech.

A densidade da cidade impressiona pelo porte populacional.

Já vi umas fotos do interior do município que custa a acreditar, tamanha é a beleza.
8
Belo registro, Rech.

A densidade da cidade impressiona pelo porte populacional.

Já vi umas fotos do interior do município que custa a acreditar, tamanha é a beleza.
A estrada da Serra do Rio do Rastro é o nosso quintal mas lá é Lauro Müller.
Nosso costão não tem uma estrada, mas é tão belo quanto.

Os limites municipais em vermelho
As estradas em amarelo
E o nome dos municípios destacados
Nota-se que Orleans tem um grande interior, e a urbe fica no extremo sudeste, em azul.

Orleans

Orleans não é uma cidade serrana, mas sua área vai até a chegada da planície, ou seja, tem imagens espetaculares.

Flickr de Sergio Parisi - Três Barras

Umas das joias mais bonitas e famosas do estado é a Pedra Furada, também conhecida por Janela Furada.

A maioria pensa que é Urubici, de onde se vê é, mas ela está em solo orleanense!

00002 by
Fernando Geremias
, no Flickr
See less See more
  • Like
3
Tem outras cidade próximas que tenha a Orleans como referência de comercio e serviços?
Aproveitando o mapa acima, kkk, Lauro Müller(12 km) em escala maior, Urussanga(18 km), Pedras Grandes(13 km) e São Ludgero(12 km), mas estas não é muito.
LM(Lauro Müller) Faz parte da nossa RM! KKK, quase um bairro :D
Orleans

Render do prédio em construção abaixo:

See less See more
1 - 20 of 24 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.