Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 48 Posts

·
por HUGO TORRES
2,828 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
100 anos do Teatro Deodoro - o mais tradicional teatro de Alagoas renasce totalmente restaurado!

Com a imponência característica das grandes obras do ramo, o Teatro Deodoro chega no próximo dia 15 de novembro aos 100 anos com um valor agregado a sua beleza arquitetônica e sua importância cultural não só para Alagoas, mas também para o Brasil.

Isso porque o majestoso símbolo da cultura alagoana está no seleto rol dos 15 teatros monumentos espalhados pelo país - sinônimos de belos e pomposos em cidades como Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

“Um teatro monumento é por conceito a representatividade da história e o Deodoro alcançou esse status nacionalmente ao longo desse tempo”, define Juarez Gomes de Barros, que é responsável pela gestão da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (texto: Agência Alagoas - www.agenciaalagoas.al.gov.br).

fotos da Assessoria de Comunicação da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas e Agência Alagoas (fotógrafo Adailson Calheiros)

Salão Nobre (no vídeo abaixo dá pra ver melhor como ficou bonito!):

(fotos do Salão Nobre de autoria de Chico Brandão)

Em breve, o Teatro Deodoro ganhará um moderno Centro Cultural anexo. O complexo abrigará espaços para acomodar Galeria de Artes, além dos Corpos permanentes da Orquestra de Câmara, de Baile e da Cia. de Teatro, oferecendo Cursos e Oficinas de Artes:

·
MCZ
2,821 Posts
:dance2:
Putzzz... belíssimo. ''Antigão e modernão''

O incentivo à cultura é oq mais me alegra

·
Moderator
31,549 Posts
Fiquei curioso agora em saber quais sao os 15 "teatros monumentos" do Brasil ...
1 eu já sei qual é.. ahaha esse aqui.. e é muito bonito. falta saber os outros 14 ...

·
Registered
622 Posts
Eu fiquei curioso para saber quem pagou a reforma, por que como visto nas fotos, (soh branquelo), ele soh vai servir aos interesses dos meninos ricos da cidade, e eu sei que maceio tem muitas outras carencias mais importantes.

Mas fora isso muito bonito mesmo.

·
Emerson Lucas
760 Posts
O teatro ficou lindo!!! :applause:

Realmente foi uma restauração completa, haja vista que eu nunca tinha ouvido falar no Salão Nobre do Deodoro, ou seja, aquele ambiente ficou por muitos e muitos anos fechado, inutilizado e esquecido. Por sinal, o Salão Nobre ficou bem elegante!

·
:)
18,427 Posts
Que beleza do teatro! Gosto muito dele e guardo boas recordações das vezes que estive lá! Uma das recordações, que no caso é curiosa, é que uma vez, há muitos anos, não sei se eu ou alguém de minha família esqueceu uma câmera fotográfica em algum lugar do teatro. Só nos demos conta do sumiço muito tempo depois, então pensamos que a haviamos perdido. Então, quando retornamos lá alguns anos depois, não é que um rapaz apareceu do nada e nos devolveu a câmera? Nunca tinha visto isso em toda a minha vida. :uh:

Ah, gostei bastante do anexo que será construído!

·
Emerson Lucas
760 Posts
Fiquei curioso agora em saber quais sao os 15 "teatros monumentos" do Brasil ...
1 eu já sei qual é.. ahaha esse aqui.. e é muito bonito. falta saber os outros 14 ...
^^
Também fiquei curioso em saber quais eram os Teatros Monumentos do Brasil...entrei no Google e descobri uma lista com 14 e não 15. São os seguintes:

Teatro Amazonas
Endereço: Praça São Sebastião, s/n - Centro

Teatro Nacional Cláudio Santoro
Endereço: Setor Cultural Norte, s/n – Via N2

Theatro José de Alencar
Endereço: Praça José de Alencar, s/n - Centro

Teatro Alberto Maranhão
Endereço: Praça Augusto Severo, s/n - Ribeira

Theatro Santa Rosa
Endereço: Praça Pedro Américo, s/n - Centro

Teatro Santa Isabel
Endereço: Praça da República, s/n – Santo Antônio

Teatro Deodoro
Endereço: Praça Marechal Deodoro, s / n – Centro

Teatro Castro Alves
Endereço: Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande

Teatro Municipal João Caetano - Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, s/n - Centro

Teatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/n - Centro

Centro Cultural Teatro Guairá
Rua XV de novembro, 971 - Centro

Teatro São Pedro
Endereço: Praça Marechal Deodoro, s/n - Centro

Teatro Arthur Azevedo
Endereço: Ria Godofredo Viana, 132 – Centro

fonte: http://www.cultura.ma.gov.br/portal/taa/index.php?page=teatromonumento

·
Registered
986 Posts
^^
Também fiquei curioso em saber quais eram os Teatros Monumentos do Brasil...entrei no Google e descobri uma lista com 14 e não 15. São os seguintes:

Teatro Amazonas
Endereço: Praça São Sebastião, s/n - Centro

Teatro Nacional Cláudio Santoro
Endereço: Setor Cultural Norte, s/n – Via N2

Theatro José de Alencar
Endereço: Praça José de Alencar, s/n - Centro

Teatro Alberto Maranhão
Endereço: Praça Augusto Severo, s/n - Ribeira

Theatro Santa Rosa
Endereço: Praça Pedro Américo, s/n - Centro

Teatro Santa Isabel
Endereço: Praça da República, s/n – Santo Antônio

Teatro Deodoro
Endereço: Praça Marechal Deodoro, s / n – Centro

Teatro Castro Alves
Endereço: Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande

Teatro Municipal João Caetano - Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, s/n - Centro

Teatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/n - Centro

Centro Cultural Teatro Guairá
Rua XV de novembro, 971 - Centro

Teatro São Pedro
Endereço: Praça Marechal Deodoro, s/n - Centro

Teatro Arthur Azevedo
Endereço: Ria Godofredo Viana, 132 – Centro

fonte: http://www.cultura.ma.gov.br/portal/taa/index.php?page=teatromonumento
Faltou o "teatro da paz", em belém, Pa.

·
Registered
5,881 Posts
Lindo este teatro. Manteve a sua estrutura original. O tabalho de restauração foi primoroso. O anexo moderno parece que vai ficar muito bonito tb. Bem leve. As diversas vezes que fui a Maceió, estava fechado. Bom ver aqui.

Não concordo com esta lista de teatros monumentos. Deveria ser apenas teatros dos séculos XIX e início do XX. O Castro Alves, daqui de SSA, o de Brasília e o Guaíra, de Curitiba, são muito grandes e binitos, mas são modernos (o teatro mais antigo de SSA, de 1812, o São João, foi destruído num incendio em 1922), e tem outros grandes teatros modernos no Brasil. Outro que não concordo é o João Caetano no Rio. É um monstrengo arquitetônico, reformado na década de 60. E, o maior absurdo, o Teatro da Paz, uma das mais belas construções neoclássicas do Brasil, não consta na lista.

·
por HUGO TORRES
2,828 Posts
Discussion Starter · #19 ·
^^ Talvez seja o 15º que não apareceu naquela lista.
^^
também acho Tito. É impossível o magnífico Teatro da Paz ficar fora dessa lista. Portanto deve ser o 15º, que por engano, não foi citado nessa lista.

·
por HUGO TORRES
2,828 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Lindo este teatro. Manteve a sua estrutura original. O tabalho de restauração foi primoroso. O anexo moderno parece que vai ficar muito bonito tb. Bem leve. As diversas vezes que fui a Maceió, estava fechado. Bom ver aqui.

Não concordo com esta lista de teatros monumentos. Deveria ser apenas teatros dos séculos XIX e início do XX. O Castro Alves, daqui de SSA, o de Brasília e o Guaíra, de Curitiba, são muito grandes e binitos, mas são modernos (o teatro mais antigo de SSA, de 1812, o São João, foi destruído num incendio em 1922), e tem outros grandes teatros modernos no Brasil. Outro que não concordo é o João Caetano no Rio. É um monstrengo arquitetônico, reformado na década de 60. E, o maior absurdo, o Teatro da Paz, uma das mais belas construções neoclássicas do Brasil, não consta na lista.
^^
Nada contra os modernos teatros, mas também concordo que nessa lista de "teatros monumentos", só deveriam entrar os mais antigos do país.

1 - 20 of 48 Posts