Nossa, deve haver o dobro de igrejas ucranianas no PR, principalmente em pequenas cidades e vilas rurais onde eu não consegui fotos.Legal o thread Metchenko!
Nem sabia que o Paraná tinha tantas igrejas ucranianas assim. Sabia da região de prudentópolis, inclusive já estive lá!
Acho bem interessante as torres características da igreja ortodoxa, em especial, achei a igreja de Antonio Olinto muito linda!
Pois foi de lá mesmo que peguei.Lindas. Parabéns pela iniciativa. A de Pato Branco está no meu thread sobre a cidade.
Ela foi "engolida" pelo bairro, que começou com imigrantes ucranianos, lituanos, poloneses, depois portugueses e italianos em massa... até os anos 50 a região era bem consolidada por conta da proximidade com São Caetano do Sul e as grandes indústrias que ela abrigava.Obrigado Eduardo CM e Eduardo GJF.
Sim, algumas igrejas parecem castelos. É o caso de Cruz Machado e essa maravilhosa igreja azul.
A igreja de sampa é bonita também, só não gostei do bairro onde ela se encontra.
Valeu por comentar e me ajudar Dih.Nossa, eu sempre babei naquela igreja de Antonio Olinto, é linda!! tenho uma vontade enorme de conhecê-la , assim como a Igreja de Mallet também ..são minhas preferidas...
Ficou muito bom essa finalização do seu thread com a foto da Igreja de Prudentópolis: a cidade mais Ucraniana do Brasil! ... Essa Igreja de São Josafat é um verdadeiro Palácio!
A região Sudeste deve ter dado um trabalhinho pra você rsrs' . Mas valeu a pena, pois as fotos estão lindas...
Mais uma vez , Parabéns pelo thread Metchenko! Excelente.
Estive recentemente em Juranda, visitando alguns parentes, e não tirei foto da igrejahno:
Sim, a Igreja fica no centro da cidade...Ela é pequena , mas é feita de alvenaria, possui cúpulas legais , e se eu não me engano tem as mesmas cores da igreja de roncador...Valeu por comentar e me ajudar Dih.
Mas você chegou a ver a igreja de Juranda? Como ela é? Preciso de fotos dela. Da próxima ve que você for lá você me manda ok?
É, é um estado multi étnico, mas creio que os ucranianos estejam em todas as partes do estado,principalmente no sul, centro, noroeste. Acho que o menos eslavo é o norte pioneiro,apesar de que Maria Aparecida Berushko nasceu em Joaquim Távora... Valeu por comentar!Que lindas as igrejas, o PR realmente é bem vasto e distinto, que maravilha. Parabéns pelo thread, tá muito bonito![]()