SkyscraperCity banner

1 - 20 of 143 Posts

·
Registered
1,392 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Este ano marca o aniversário de 140 anos da chegada dos imigrantes italianos na serra gaúcha. Isso merece um tópico exclusivo. Eu estava meio sem interesse de realizar novo tópico, os outros que já fiz, ficaram truncados com fotos sumindo...mas desta vez vou apenas captar as imagens do meu blog ( ativo desde 2010 ). Será minha última tentativa, se ñ funcionar saio de vez do fórum. Buena, são capturas em algumas das principais cidades de imigração italiana da minha região ( como de costume, vou atualizando dia após dia com a tradicional visão CarcamânicA do patrimônio histórico mais relevante )....

Já postado:

FARROUPILHA
GARIBALDI
CAXIAS DO SUL
BENTO GONÇALVES
MONTE BELO DO SUL
CORONEL PILAR
VERANÓPOLIS
COTIPORÃ
NOVA ROMA DO SUL
VILA FLORES
FAGUNDES VARELA
CARLOS BARBOSA
ANTÔNIO PRADO
PINTO BANDEIRA
BOA VISTA DO SUL
SANTA TEREZA
ENCANTADO
NOVA PRATA
NOVA BASSANO
PROTÁSIO ALVES
.
.
.
VARIADAS

Em Farroupilha: mais em: http://raizesdaarquitetura.blogspot.com.br/search/label/Farroupilha

Tipologia rural

Capela São José

casa de Bona

Capela São Valentim

Tipologia rural

Igreja em Nova Milano

Remanescente na zona urbana

Estação Nova Vicenza

Arquitetura tradicional de imigração italiana, localizada no Santuário de Caravaggio

Capela da Linha Rio Caçador

Museu casa de pedra...

Santuário de Caravaggio, capela nova e velha...

·
Rene Hass
4,331 Posts
A arquitetura colonial italiana é inconfundível. Lindíssimas tanto as igrejas quanto as casas de pedras com madeira. Se eu fosse da região, iria adorar morar em casas assim. Lindíssimo esse patrimônio arquitetônico deixado pelos imigrantes. :applause:

·
Registered
1,392 Posts
Discussion Starter · #5 · (Edited)
Agora as 12 fotos de Garibaldi. 13 não, dá azar... Vale ressaltar que são capturas minhas ao longo de 11 anos (...a minha fase das máquinas digitais // 2004 até... ). E mais em: http://raizesdaarquitetura.blogspot.com.br/search/label/Garibaldi

Essas 5 primeiras são a típica arquitetura de imigração italiana. Linhas, Garibaldina Velha, Borghetto e Santo Alexandre - Vale dos Vinhedos ( da parte que está em Garibaldi )

Igreja em Marcorama...

Duas do Garibaldi Vintage. Evento temático retrô anos 50/60 e 70 ( antigomobilistas, arquitetura histórica, gastronomia típica, atrações etílicas, hábitos e costumes de época, shows e afins....)

Duas edificações típicas na zona urbana...

Mais duas tipicas da imigração, um interiorana e outra na zona urbana...

·
lê-se: "FÚRRIÊ!"
7,858 Posts
Grande Carca. Excelente tema, belíssimas imagens, como sempre!! Dá para comentar foto a foto. Cada uma com uma peculiaridade histórica da herança italiana no Brasil. Documentos!

Carca, estou feliz com o teu "retorno"!! Qualidade histórica de primeira!

Não some assim não, bambino!!!

• Like
Reactions: carca

·
Registered
1,392 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Grande Carca. Excelente tema, belíssimas imagens, como sempre!! Dá para comentar foto a foto. Cada uma com uma peculiaridade histórica da herança italiana no Brasil. Documentos!

Carca, estou feliz com o teu "retorno"!! Qualidade histórica de primeira!

Não some assim não, bambino!!!
Valeu mestre. Pois é cara, tive dificuldade de fundamentar uma referência sólida para a postagem dos arquivos. As fotos estavam sumindo em todos os meus tópicos anteriores. As únicas que ñ sumiam eram aquelas do meu blog, ativo desde 2010. Lugar confiável...seguirei com Caxias do Sul.

·
Registered
1,392 Posts
Discussion Starter · #9 ·

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Não é exagero dizer que os italianos foram o grupo de imigrantes que mais contribuiu para a formação do Brasil contemporâneo, muito mais que os alemães (que, ainda hoje, são meio fechados) e os japoneses (que não povoaram o país inteiro).

Já morei na Serra Gaúcha e posso afirmar que há regiões onde se lembra muito a Itália, inclusive no sotaque (carregado) dos moradores. É a região que mais gosto no Brasil, onde me sinto em casa.

·
Registered
1,392 Posts
Discussion Starter · #11 · (Edited)
Não é exagero dizer que os italianos foram o grupo de imigrantes que mais contribuiu para a formação do Brasil contemporâneo, muito mais que os alemães (que, ainda hoje, são meio fechados) e os japoneses (que não povoaram o país inteiro).

Já morei na Serra Gaúcha e posso afirmar que há regiões onde se lembra muito a Itália, inclusive no sotaque (carregado) dos moradores. É a região que mais gosto no Brasil, onde me sinto em casa.
Acho que pela falta de ajuda real que tiveram, foram obrigados a superar grandes limites e dificuldades. Na real tiveram que se virar nos 30...próxima postagem, a tua BENTO GONÇALVES.

·
Registered
1,392 Posts
Discussion Starter · #12 ·

·
Registered
1,392 Posts
Discussion Starter · #14 · (Edited)
O grande problema desses tópicos históricos e longos ( assim devem ser ), acabam no esquecimento e caem no limbo do fórum. Então, participar é preciso...se o tópico tiver uma sobrevida, seguirei então a jornada com CORONEL PILAR.

·
Registered
2,604 Posts
Carca não sei se já teve a oportunidade de ir a Itália, mas a nossa arquitetura é realmente muito semelhante às construções originais da Itália, especialmente na Toscana e na região do Vêneto, sobretudo.

·
Registered
1,392 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Carca não sei se já teve a oportunidade de ir a Itália, mas a nossa arquitetura é realmente muito semelhante às construções originais da Itália, especialmente na Toscana e na região do Vêneto, sobretudo.
Ainda ñ, mas já vi muita coisa e realmente é + ou - o q vc falou. Mas o mais incrível é que tenho uma grande vontade de conhecer primeiramente o arquipélago dos açores. Ponta Delgada é simplesmente....100. Dê uma zapeada pelo street view.

·
Registered
1,392 Posts
Discussion Starter · #18 · (Edited)
CORONEL PILAR. Pertencia a Garibaldi, mas azar deles....quiseram se emancipar e continuam dependendo ainda em muitos serviços de Garibaldi. Não entendo isso. Mas lá, assim como Boa Vista do Sul, estão algumas coisas bem históricas da antiga colônia de Conde d'Eu...

Antigo moinho transformado e casa de cultura:

Lá estão muitas igrejas e capelas centenárias...:

1 - 20 of 143 Posts