SkyscraperCity Forum banner

170 anos - Real Gabinete Português de Leitura, Centro do Rio de Janeiro

2795 Views 25 Replies 11 Participants Last post by  zeh
Jóia da arquitetura neomanuelina fincada no centro do Rio, o Real Gabinete Português de Leitura chega aos 170 anos cheio de planos. Com espaço cada vez mais exíguo para comportar seus 350 000 livros, manuscritos e documentos, a biblioteca procura novo endereço. "Quando tivermos uma área maior poderemos nos tornar um centro cultural, usando novas tecnologias, dinamizando a consulta e atraindo os mais jovens", anuncia Antonio Gomes da Costa, presidente da instituição. Que ninguém se assuste. Não passa pela cabeça do economista Gomes da Costa, português de Póvoa do Varzim, tirar o Real Gabinete do monumental edifício que, para o escritor, diplomata e político Joaquim Nabuco, tinha força semelhante à das estrofes de Os Lusíadas. Ele quer, sim, encontrar uma construção a mais para abrigar parte do acervo, que hoje se espreme entre os três andares da sede, na Luís de Camões (em que outra rua poderia ficar?), e um anexo. Como toda biblioteca ativa, o Real Gabinete sofre com a falta de espaço, já que seu acervo não pára de crescer. E é hoje o maior e mais importante conjunto de obras lusitanas fora de Portugal.
O prédio, aberto de segunda a sexta, recebe 120 leitores por dia. São estudantes e pesquisadores, principalmente de literatura e história. Pela internet, chegam consultas de Tóquio a Estocolmo. "Há obras aqui que não existem nem na Biblioteca de Lisboa", orgulha-se Gomes da Costa. As raridades incluem a primeira edição do épico de Camões, Os Lusíadas, de 1572, e o manuscrito de Amor de Perdição, de 1862, que Camilo Castelo Branco escreveu enquanto esteve preso por adultério. Há, ainda, o Dicionário da Língua Tupy, de Gonçalves Dias, e o manuscrito da peça Tu Só, Tu, Puro Amor, de Machado de Assis, freqüentador da casa, onde realizou as primeiras sessões da Academia Brasileira de Letras.
Presença confirmada em qualquer bom guia de turismo da cidade, o imponente edifício atrai, por ano, 12 000 viajantes e cariocas curiosos. "É o melhor exemplo que temos no Brasil do estilo neomanuelino, que é o neogótico português", explica Maria de Fátima Costa Mattos, professora-doutora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, que investigou essa estética em sua tese de doutorado, dois anos atrás. As marcas saltam aos olhos na fachada de cantaria de pedra de lioz, com estátuas do infante dom Henrique, de Luís de Camões, Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral. Estão lá a esfera armilar, a cruz da Ordem de Cristo e as cordas retorcidas – elementos resgatados do estilo manuelino, que marcou Portugal nos séculos XV e XVI. No interior chamam atenção as imensas estruturas de ferro e vidro colorido – materiais característicos do fim do século XIX. Exemplo típico é a sala de leitura, com seu pé-direito de 23 metros e suas estantes de ferro abarrotadas de livros até o teto. Uma visão tão impressionante que ela serviu de cenário para novelas, minisséries, filmes e desfile de moda.

Inaugurado pela princesa Isabel em 1887, o edifício atual foi a quinta sede do gabinete, criado em 14 de maio de 1837 por 43 imigrantes, entre advogados, jornalistas e comerciantes, alguns deles exilados. A inspiração veio das boutiques à lire, que alugavam livros na Paris pós-Revolução Francesa. O resultado foi a primeira associação portuguesa do Rio de Janeiro. "Há um lado mítico nesta casa que não se quer perder", filosofa Gomes da Costa. "O Real Gabinete traduz em cada espaço a vontade de resgatar o passado glorioso de Portugal", afirma a professora Maria de Fátima.
Reportagem: Veja Rio

Nenhuma das fotos são minhas, todas são do site flickr, quem não gostar de ver suas fotos aqui, avise que a retiro, obrigado!
See less See more
28
1 - 20 of 26 Posts
Belíssima construção. Uma jóia arquitetônica da nossa cidade. Lindas imagens.

Acredita que eu ainda não conheço?
Seus tópicos são maravilhosos, de locais muito peculiares e com muita bagagem de informação ! Como de praxe, mais um local espetacular da cidade, é surpreendente esta sala de leituras !
Belíssima construção. Uma jóia arquitetônica da nossa cidade. Lindas imagens.

Acredita que eu ainda não conheço?
AHHHH não acredito! voce que está sempre tão bem informado sobre a maravilhosa!!!!
Seus tópicos são maravilhosos, de locais muito peculiares e com muita bagagem de informação ! Como de praxe, mais um local espetacular da cidade, é surpreendente esta sala de leituras !
Obrigadissimo!! Pode deixar que continuo assim...
Zeh, seus threads realmente me encantam... sou novo no fórum, ainda conhecendo os foristas (aos poucos) e admiro sua valorização da beleza arquitetônica do Rio (quase sempre abafada pela exuberância natural da cidade). É impressionante como um simples passeio por nosso centro revela nossas jóias arquitetônicas, algumas pouco conhecidas pelo carioca como o Real Gabinete Português. Essas coluna contorcidas foram o que mais me chamaram atenção na primeira vez que fui lá... nunca tinha visto uma arquitetura assim, ao vivo. Agradeço por seus threads e peço que continue mostrando esse lado da cidade :)
See less See more
AHHHH não acredito! voce que está sempre tão bem informado sobre a maravilhosa!!!!
É verdade. Sempre passo por ele, mas nunca entro. Não me pergunte o porquê. :)

Tem coisas do Rio que eu conheço mais pela internet, do que ao vivo. Mas da próxima vez que eu tiver a oportunidade, eu não vou deixar de entrar. É uma promessa. :D
See less See more
Sabado passado fui naqueles sebos da rua luiz de camoes.. passei em frente ao gabinete, mas não entrei. Lindissimo..
tou animado com a possibilidade de expansão do Gabinete! poderiam utilizar algum predio sub utilizado das redondezas, agora de cabeça não me vem nenhum...
lindo
nao conhecia nem sabia da existencia
em q rua fica?
Fica na Luis de Camões, atrás do Teatro João Caetano!
^^ Eu odeio o que fizeram no Teatro João Caetano, destruíram o mais importante teatro brasileiro. :eek:hno:
Quanto ao gabinete, uma jóia da arquitetura manuelina que faz inveja até aos própios portugueses. São raras as contruções nesse estilo, ainda mais com tanto luxo e bom gosto.

:applause: :applause: :applause:
See less See more
^^

Como assim destruíram?

O que eu sei é que o João Caetano carrega uma certa maldição. Dizem que o teatro original foi construído usando-se partes de uma igreja inacabada, o que fez com que ele recebesse o tal "carma". O teatro desde o original, já sofreu três incêndios e já foi reconstruído e reformado inúmeras vezes.
See less See more
também conheço essa Historia Vinicius!!! Bem que o atual podia pegar fogo também... ih lá vem minha mãe com a pimenta...
^^ Eu odeio o que fizeram no Teatro João Caetano, destruíram o mais importante teatro brasileiro. :eek:hno:
Quanto ao gabinete, uma jóia da arquitetura manuelina que faz inveja até aos própios portugueses. São raras as contruções nesse estilo, ainda mais com tanto luxo e bom gosto.

:applause: :applause: :applause:

No Brasil existem 3 grandes exemplares neomanuelinos (eu falo mesmo grandes edificios, pois há algum casario nesse estilo aqui no Rio, inclusive um bem perto do Real Gabinete) São eles: Real Gabinete Portugues do Rio, de Salvador e Centro Portugues de Santos
See less See more
também conheço essa Historia Vinicius!!! Bem que o atual podia pegar fogo também... ih lá vem minha mãe com a pimenta...
Também acho. :D

Além de estar abandonado - é uma vergonha o estado em que se encontra o seu exterior - o teatro após a reforma que o descaracterizou ficou bem feio. Retrofit já!
See less See more
como sou louco, se pudesse demolia e fazia o teatro subterraneo, liberando aquela praça e dando uma perspectiva melhor do casario, do Real Gabiente e do Faculdade de Filosofia
^^

Era uma "obra de arte" que ficou por ali durante um tempo. Já retiraram.

como sou louco, se pudesse demolia e fazia o teatro subterraneo, liberando aquela praça e dando uma perspectiva melhor do casario, do Real Gabiente e do Faculdade de Filosofia
É uma boa idéia. Aliás, eu soube que a Faculdade de Filosofia vai ser restaurada. Faz parte de um projeto da UFRJ de reforma de todos os seus prédios históricos. A primeira reforma foi a do prédio da Faculdade de Música, na Lapa. Ficou lindo.
See less See more
^^ Passei la hoje, tá bonito mesmo!!! E recuperou a cor original e ainda esta sendo restaurado o painel da enpena do predio!!!
1 - 20 of 26 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.