Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 69 Posts

·
Baiano sim senhor!
41,898 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
:applause: :applause: :applause: :applause: :applause: PALMAS-TO, 18 ANOS :applause: :applause::applause: :applause: :applause:

A história de Palmas remonta a muitas gerações que compartilharam o sonho de ver o norte do Estado de Goiás independente, sonho este realizado com a criação do Tocantins pela Constituição Federal de 1988. O novo estado pressupunha uma capital, temporariamente instalada na cidade de Miracema do Tocantins.

O lançamento da pedra fundamental de Palmas foi no dia 20 de maio de 1989, data em que é comemorado seu aniversário, dando início à construção da última cidade planejada do século XX. A instalação definitiva da nova capital do Tocantins foi no dia 1º de janeiro de 1990, quando os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema, para o plano diretor de Palmas. O nome foi escolhido em homenagem à Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809.

A cidade passou por diversos momentos ostentando uma das maiores taxas de crescimento demográfico do Brasil. Muita gente chegava de diversos estados brasileiros em busca de novas oportunidades de vida. O início da estruturação física da cidade, com construção de prédios e abertura das avenidas onde antes só havia cerrado, foi marcado pela grande oferta de empregos na construção civil. Em seus 17 anos de história, Palmas teve cinco prefeitos: Fenelon Barbosa, Eduardo Siqueira Campos, Odir Rocha, Nilmar Ruiz e Raul Filho.

O atual momento da cidade busca sua consolidação em diversos aspectos. Grandes investimentos estão sendo realizados não apenas na construção de galerias pluviais, asfaltamento ou iluminação pública. A educação e a saúde são prioridade, fato demonstrado com a construção de imóveis adequados às suas finalidades, material de trabalho e investimento na qualificação e valorização dos profissionais. No aspecto econômico, a consolidação dos distritos industriais propicia locais adequados à instalação de empresas de quaisquer setores da economia.

População (IBGE/2006)..........220.889 habitantes
PIB (IBGE/2004)...................902.962 milhões
IDH (Penud/2000).................0,800

Panorâmicas

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

Poder Executivo

16-Palácio Araguáia

17-Prefeitura

Poder Legislativo

18-Assembléia Legislativa

19-Câmara Municipal

Poder Judiciário

20-Tribunal de Justiça

21-Fórum

22-Ministério Público Estadual

Educação

Ensino Superior
23-UFT (Universidade Federal Do Tocantins)

24-ULBRA (Universidade Luterana do Brasil)

25-UNITINS (Fundação Universidade do Estado do Tocantins)

26-Faculdade Católica

27-Faculdade Serra do Carmo

Ensino Técnico
27-Escola Técnica Federal do Tocantins

Ensino Médio e Fundamental (algumas instituições)
28-Colégio de Ensino Médio de Palmas

29-Colégio Marista

30-Colégio São Francisco

31-Ampliação da Ulbra Ensino Médio e Fundamental

Saúde
Algumas Unidades de Saúde

32-HGP - Hospital Geral de Palmas

33-Hospital Oswaldo Cruz

34-Uniclínicas

Esporte, Cultura e Lazer

Esporte
35-Estádio Nilton Santos

36

37

38-Kartódromo Rubens Barrichello

39

40

41-Ginásio de Esportes Ayrton Senna

Cultura
42-Espaço Cultural

43-Centro de Convenções (em obras)

44-Memorial Luís Carlos Prestes

45

Lazer
46-Parque Cesamar

47

48

49

50-Praia da Graciosa

51-Lago

Comércio

52-Avenida JK

53

54

55

56-Palmas Shopping

Estrutura de Transporte

57-Terminal Rodoviário

58-Aeroporto

59-Viaduto de acesso a TO-050

60-Acesso ao Terminal Rodoviário

61-TO-050

62

63

64-Ponte

Empresariais

65-Centro Médico Empresarial

66-Amazônia Empresarial

67-Office Center

68-Carpe Diem

Palmas se Verticalizando
Prédios em construção e acabamento

69

70

71-Palmas Medical Center

72

73

74

75

76

77

Espero que gostem, aguardo comentários!

·
Registered
5,770 Posts
:applause: Parabens para Palmas, muitos anos de vida e de desenvolvimento!!! Belissimo thread cerrado, parabens!!!:applause:

·
papachibé
2,014 Posts
O thread está completo, Cerrado. As fotos estão ótimas e mostram como Palmas progrediu em diversos aspectos desde sua recente fundação.
Os prédios públicos tem desenhos interessantes e, pelas imagens, parece que o urbanismo parece ser uma preocupação da administração da cidade. Dá pra ver que a cidade está mesmo investindo no seu desenvolvimento e na melhora da qualidade de vida de sua população. Tem um futuro promissor, sem dúvidas.

Parabéns pelo thread!

·
Registered
842 Posts
parabéns a Palmas! Crescendo de uma forma muito boa! Bem estruturada, foi muito bem planeja, a cidade pode ficar sem se preocupar por um bom tempo pois acho que tem espaço suficiente para a cidade crescer bastante sem se preocupar com o planejamento!!
é isso ae

flw

·
.
16,967 Posts
Nossa! Estou impressionado! Os outros threads seus com fotos de Palmas já tinham me dado uma imagem positiva, mas esse se superou. A cidade "exala" planejamento, limpeza, ordem, prosperidade, em praticamente todas as fotos.

O que mais me impressionou:
Não sabia que o lago era tão perto e que podia ser visto assim, tão facilmente, de um prédio mais alto. É muito bonito essa faixa azul no fundo das primeiras fotos.
A cidade está muito arborizada, e mesmo com grandes avenidas (de asfalto e sinalização horizontal impecável) e enormes canteiros (com grama e jardins impecáveis), ela ainda mantém uma escala mais humana, dá para imaginar pedestres em vários setores mais "densos", acho a cidade bem mais bem-sucedida nisso do que Brasília.
As principais construções são bem feitas, algumas simples, mas não de mau gosto. O aeroporto é clean, moderno, a cara da cidade. Os dois primeiros empresarias estão ótimos. O lago é grande e lindo.

O único "porém", para mim, é o aspecto ao nível da rua da região da foto 53, 54... Meio feio, placas enormes, arquitetura bloco... Mas ao menos tem cara de lugar movimentado, com pedestres, como falei antes.

Mto bom! :D E a sensação é de que a cidade é toda assim, com esses horizontes amplos, arborizados!
:applause:

·
Baiano sim senhor!
41,898 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Nossa! Estou impressionado! Os outros threads seus com fotos de Palmas já tinham me dado uma imagem positiva, mas esse se superou. A cidade "exala" planejamento, limpeza, ordem, prosperidade, em praticamente todas as fotos.

O que mais me impressionou:
Não sabia que o lago era tão perto e que podia ser visto assim, tão facilmente, de um prédio mais alto. É muito bonito essa faixa azul no fundo das primeiras fotos.
A cidade está muito arborizada, e mesmo com grandes avenidas (de asfalto e sinalização horizontal impecável) e enormes canteiros (com grama e jardins impecáveis), ela ainda mantém uma escala mais humana, dá para imaginar pedestres em vários setores mais "densos", acho a cidade bem mais bem-sucedida nisso do que Brasília.
As principais construções são bem feitas, algumas simples, mas não de mau gosto. O aeroporto é clean, moderno, a cara da cidade. Os dois primeiros empresarias estão ótimos. O lago é grande e lindo.

O único "porém", para mim, é o aspecto ao nível da rua da região da foto 53, 54... Meio feio, placas enormes, arquitetura bloco... Mas ao menos tem cara de lugar movimentado, com pedestres, como falei antes.

Mto bom! :D E a sensação é de que a cidade é toda assim, com esses horizontes amplos, arborizados!
:applause:
As fotos 53 e 54 são de estacionamentos que ficam paralelos às avenidas, complementando, o comércio não se restringe só à Av. JK são várias, inclusive setores comerciais em diversas quadras.

·
Registered
3,902 Posts
Parabéns a Palmas e ao criador do thread! ficou muito bom!
completo demais, já me sinto íntimo de Palmas sem ao menos conhece-la eheheh
a cidade se verticaliza bem apesar da pouca população, sem falar no IDH que está mto bom 0,800 em apenas 18 anos de criação, com certeza terá um futuro promissor!

·
Dando um tempo.
15,926 Posts
Parabéns Palmas e valeu pelas fotos Cerrado! :eek:kay:

·
Ilha do amor
8,997 Posts
Muito boass fotoss

Parabens a Palmos
tenho um primo que mora lá
e já era pra eu ter conhecido faz tempo está bela cidade, mas não vai demorar!!!

·
Registered
meow
10,263 Posts
Excelente! Lindas fotos e a cidade é MUITO impressionante!

Como o Bruno disse, exala desenvolvimento em todas as partes, parece um Brasil que tá dando certo. Existe algum plano de fazer alguma via paralela ao lago assim? Seria legal hehe. Existe alguma outra cidade do outro lado do lago?

·
Registered
4,755 Posts
18 aninhos !!! deixou de ser adolescente ! agora floresce como uma jovem adulta em pleno vigor !

Palmas para Palmas !
Que como as mais belas almas,
Aspiram ao Paraíso,
Desenvolvendo-se sem traumas,
Plácidas... discretas... calmas...

·
Baiano sim senhor!
41,898 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Excelente! Lindas fotos e a cidade é MUITO impressionante!

Como o Bruno disse, exala desenvolvimento em todas as partes, parece um Brasil que tá dando certo. Existe algum plano de fazer alguma via paralela ao lago assim? Seria legal hehe. Existe alguma outra cidade do outro lado do lago?
Sim a avenida da orla já está pronta desde a praia da Graciosa até uns dois kms após, e do outro lado do lago é município de Porto Nacional, porém a cidade fica do lado oposto, a 60 km de Palmas.
Do outro lado do lago, a 62 km fica a cidade de Paraíso e a rodovia Belém/Brasília.

1 - 20 of 69 Posts