Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 165 Posts

·
instagram: t.l.rekarte
60,017 Posts
Eu acho muito estranho esse ranking
n entendo como Estolcomo pode estar lá no alto do ranking
se este ranking tiver alguma logica, Jakarta deve ganhar mais posições no futuro

·
Registered
2,208 Posts
É impressionante a força de Buenos Aires e a insignificância de Santiago. Além da relativa baixa globalização de cidades alemãs e indianas.

O que vocês acham ?
Buenos Aires é forte porque além de ser a segunda maior cidade do hemisfério sul, é a capital de um país membro do g-20 (diferente de sp).

Ainda tem é claro os fatores culturais, buenos aires é uma cidade tão multicultural quanto SP!

·
Registered
2,894 Posts
Estranho o Rio cair de posição pelo 3º ano consecutivo, deveria estar aumentando. Espero que nos próximos a cidade avance nesse ranking.
É claro que é caô, o Rio menos importante em 2012 do que em 2008 (Rio + 20, passagem da bandeira Olímpica em Londres, sede das maiores multinacionais brasileiras... e menos importante que o Cairo... só pode ser piada!

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Eu sinto nesses rankings de global index, que as cidades brasileiras são altamente subestimadas, vide Rio e SP. Pra nem contar outras cidades brasileiras que são fortíssimas, mais ricas que muitas capitais sul-americanas e que nem passam perto de qualquer ranking internacional.

·
carioca
7,580 Posts
É claro que é caô, o Rio menos importante em 2012 do que em 2008 (Rio + 20, passagem da bandeira Olímpica em Londres, sede das maiores multinacionais brasileiras... e menos importante que o Cairo... só pode ser piada!
Eu não queria falar isso pra não acharem que é recalque, mas é exatamente o que eu acho. Como pode o Rio cair de posição todos os anos?! Como se a cidade estivesse sofrendo um esvaziamento financeiro e cultural... Estamos chegando na melhor fase da história da cidade.

Mas enfim...

·
Odioso
7,286 Posts
Por exemplo, não entendo como o capital humano de SP pode ser considerado tão baixo no gráfico. O ponto fraco dessa cidade seria somente a atuação polícia (já que o Brasil faz isso via Brasília e Rio)

·
Registered
24,262 Posts
Buenos Aires é forte porque além de ser a segunda maior cidade do hemisfério sul, é a capital de um país membro do g-20 (diferente de sp).

Ainda tem é claro os fatores culturais, buenos aires é uma cidade tão multicultural quanto SP!
O Brasil pertence ao g-20 e S.Paulo é a capital econômica do país...nada a ver. E há muitas cidades não capitais de país neste índice...aliás meio "fajuto" como a maioria dos índices...

Viena em 13°...que é isso, Vienna ( pequena cidade em relação à outras da Europa) é só a capital de um país rico (pequeno), mas ter maior representavidade que Frankfurt??? (Viena não é nada no mundo!...a menos que Valsa tenha um altíssimo peso na parte cultural do índice)
Aliás Buenos Aires na frente de Frankfurt?????????? E de S.Paulo??????? É piada!
Quem é Sydney???????? ( no mundo quero dizer) Aquela Casa de Ópera pesa tanto tambem?
Cadê Hamburgo???? (Alemanha, não Nova Hamburgo RS
)
Furadíssimo!

(e cade Belo Horizonte?)

·
carioca
7,580 Posts

A razão de Buenos Aires estar bem colocada é porque a Argentina é um país de uma cidade só, Buenos Aires é a capital financeira, política, cultural e turística do país. Já aqui é tudo dividido, pelo menos na teoria...

·
instagram: t.l.rekarte
60,017 Posts
O ranking superestima as cidades europeias, mas n subestima as brasileiras
O Cairo eu imagino que deve ser devido a sua influencia economica e cultural em todo o mundo árabe, nem o Rio ou SP tem este peso na America Latina como o Cairo tem no mundo árabe por exemplo

·
Registered
1,504 Posts
As cidades brasileiras, apesar de tudo, ainda são meio fechadas pra estrangeiros. São poucos os que vêm e quase sempre ficam um curto período a trabalho e voltam. Ouvir uma língua diferente na rua, por exemplo, parece coisa de outro mundo, todo mundo fica olhando, estranhando. A violência e o aspecto geral, sujo, quase sempre cria avaliações negativas da parte deles também.
Nossa cultura é grande, mas é feita pra brasileiros. A Globo é uma emissora enorme, comparável as grandes dos EUA e da Inglaterra, mas só é conhecida por aqui e seus programas só fazem sucesso aqui (no máximo chegam a programação secundária de países lusófonos). Dá pra contar nos dedos as bandas e cantores brasileiros que fizeram sucesso mundial. Nossos filmes têm curto alcance também. Nos últimos 3, 4 anos isso melhorou bastante, mas ainda estamos atrás de países europeus bem menores. Claro que temos exceções, mas, pro tamanho do Brasil, isso é vergonhoso. Até a Argentina, por exemplo, me parece mais cosmopolita que o Brasil.
Só ver a parte brasileira do encerramento das Olimpíadas. Um show feito por brasileiros pra brasileiros, com pouca empolgação do público estrangeiro. Mal conheciam os cantores e as músicas. Na verdade a boa música brasileira só é conhecida por uma elite intelectual reduzida dos outros países, infelizmente.

·
carioca
7,580 Posts
^^ Olha, você está generalizando. Em Maceió por exemplo sempre via varios gringos, turistas ou trabalhando e ninguem ficava olhando como se fosse um alienigena, muito pelo contrário.

No Eixo então, nem se fala.

·
Registered
24,262 Posts
O ranking superestima as cidades europeias, mas n subestima as brasileiras
O Cairo eu imagino que deve ser devido a sua influencia economica e cultural em todo o mundo árabe, nem o Rio ou SP tem este peso na America Latina como o Cairo tem no mundo árabe por exemplo
Isso e alem disso...Cairo é uma enorme cidade, capital cultural árabe desde a era 500 ou 600 cristã, fora o enorme acervo da época faraônica em pirâmides, templos nos arredores e no Museu do Cairo.

Bogotá tem mais capital humano(de médicos a museus, de universidades à cultura luso africana, de institutos de pesquisas estatais, privados, à vida cultural...) que o Rio e empata com S.Paulo ( com, por exemplo, todos os imigrantes europeus, asiáticos e brasileiros de todas as regiões que SP recebeu, e o que significa culturalmente isso)...

Dublin na frente de Nova Deli, Joanesburgo, Osaka, Jacarta...enfim os autores do "estudo" sabem mais as razões ...que a própria razão desconhece!

·
Banned
2,393 Posts
Eu sinto nesses rankings de global index, que as cidades brasileiras são altamente subestimadas, vide Rio e SP. Pra nem contar outras cidades brasileiras que são fortíssimas, mais ricas que muitas capitais sul-americanas e que nem passam perto de qualquer ranking internacional.
Isso fica evidente quando se analisa item por item do que precisa para que uma cidade fique na frente da outra no ranking.

Veja só o que eles avaliam (Eu tirei o Rio como base, mas poderia ser outra cidade brasileira qualquer)

Características

*Conhecimento e familiaridade da cidade internacionalmente. Um exemplo disto é o reconhecimento do nome, isto é, o nome da cidade refere-se directamente a ela e não um outro termo.

Creio que o Rio de janeiro deveria receber uma nota muito boa neste quesito, afinal, a cidade tem sido muito comentada nos últimos anos, sem contar o filme Rio que projetou ainda mais o nome da cidade, principalmente entre as crianças.

* Influência e participação em eventos internacionais e assuntos de importância global, como a implementação de grandes eventos esportivos (Jogos Olímpicos ou Copa do Mundo, dizem alguns), político ou social, ou hospedagem organizações internacionais.

Neste quesito, após 2016, o Rio receberá nota 10, pois além de ser sede da copa e das olimpíadas, será sede de um escritório da ONU

* Ser centro de uma aglomeração grande e ter uma população na área metropolitana grande o suficiente.

A população da região metropolitana do Rio estará entre 12 a 13 milhões de pessoas.

* Ter um aeroporto como hub que funciona a nível internacional, é dito ter um grande número de vôos para as principais cidades em todo o mundo.

A cidade do Rio está voltando a ter um grande número de voos diretos com os principais pontos do planeta.

* Ter um sistema de transporte avançado dentro da cidade e outras cidades.

O Rio está recebendo fortes investimentos no setor de transportes, por conta da copa e da olimpíada.

* Ter uma infra-estrutura avançada no mundo das telecomunicações.
Essa é uma cidade cosmopolita.

A cidade é sede das maiores empresas de comunicação do país e sede da maior rede de televisão da América Latina e 2ª maior do mundo.

* Tenha seu próprio ambiente cultural, graças à existência de festivais de cinema, eventos musicais, galerias de arte, etc.

A cidade do Rio de Janeiro responde por 80% de toda a produção cinematográfica do Brasil e também é sede do maior festival de cinema da América Latina(FEST RIO), o maior festival de rock do mundo (Rock in Rio), e importantes museus e galerias de arte.

* Para hospedar várias empresas internacionais e atividades (feiras, bolsa de valores) defini-la como uma cidade importante do negócio.

É sede das maiores empresas estatais do Brasil. É sede da Vale do Rio Doce, uma das maiores mineradoras do mundo, sede da Petrobrás, da Rede Globo, EBX, muitas multinacionais. Além de ser sede de importantes centos de pesquisas e estar construindo vários outros. Alguns deles serão os maiores do mundo. E em 2013 voltará a ter uma bolsa de valores ativa.A cidade também é sede de importantes feiras, como a maior feira de modas da América Latina, realizada todos os anos em paralelo com o Fashion Rio, a Feira de petróleo e Gás, Feira Náutica, enfim........

^^

Achei legal fazer essa avaliação. Agora tenho certeza de que a cidade irá subir bastante no ranking nas próximas avaliações.

Seria interessante se foristas de outras cidades tb fizessem, pra podermos ter uma ideia.

Quero só ver nos próximos quatro anos, quando o Rio, SP, BH, e outras cidades brasileiras tiverem sedia a copa e as olimpíadas (no caso do Rio), mais a jornada mundial da juventude, com dois milhões de participantes do mundo inteiro; tiver inaugurado o escritório da ONU, a nova bolsa de valores, os centros de pesquisa que estão sendo construídos e otras cositas más, como infraestrutura urbana, incluindo a melhora nos meios de transporte......Se rebaixarem nossas cidades é porque estão de sacanagem com o Brasil!

Como levar a sério um ranking que coloca Buenos Aires na frente de Roma ?

1 - 20 of 165 Posts
Status
Not open for further replies.