SkyscraperCity banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Registered
449 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Torre Comercial de 42 andares com 5 andares de estacionamento no sub solo...

estou com problemas no meu pc e so deu para renderizar uma imagem...e por isso o atraso...

depois posto as outras!

·
Orgulho de ser Gaúcho
5,370 Posts
Eu discordo de quem achou ele inadequado a Borges, acho que não era esse o objetivo, só o fato do edificio gritar em altura ele já destoa da Borges, o que vejo nesse projeto é que ele quebrou a regra, mas de forma contida e equilibrada, tanto nestas angulações deconstrutivistas que ele usou, quanto na maneira como ele estabeleceu o tratamento das fachadas, igualmente de forma equilibrada, acho que ele criou um ícone, uma nova ordem e cidades são assim, constrõe e se reconstrõe.

Vale notar que mesmo com as angulaçõe o edificio segue dentro do alinhamento, e não há excessos na fachada, se percebe um ritmo e uma diferenciação da textura de maneira harmônica. Na minha opnião fostes feliz na tua solução.

·
Banned
2,912 Posts
Para mim o vencedor desse desafio, conseguiu ousar, respeitar o entorno e fazer uma arquitetura que se mostra efemera, nos arquitetos etamos aqui para isso dar/projetar ideias para nossas cidades e não ficar limpando pedrinha usada pelos portugueses no seculo 17

Parabens para mim o vencedor, nos vemos em Salvador no 6o desafio, começa a pensar , digo adianto que tambem será no centro antigo da cidade

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
Bastante interessante, se tivesse mais ligações com o contexto ganharia o meu voto comc erteza!

A forma não é ruim e o contraste pode ser positivo, desde que haja alguma explicação conceitual para isto. Usar doses de "urbanismo figurativo".

Como por exemplo, há ao lado um prédio de grande volumetria. Nos projetos não há quase nada que tente se adequar a esta volumetria. O Xinah só que fez algo assim!

Pensem em prédios como sendo pessoas: elas crescem em um ambiente e na mente, no corpo, nas atitudes desta pessoa vamos sempre poder ver traços deste ambiente. Imaginem este prédio, se todo o entorno fosse derrubado e só ele sobrevivesse, seria legal se em alguns detalhes de sua composição houvesse estas marcas deixadas pelo entorno. Como um plano, um recuo, uma adição ou subtração que alegasse que antes havia naquele espaço algo análogo, ligado, que foi perdido.

Uma planta quando cresce cria raízes. A forma destas raízes existe por causa do contexto, da rocha, do que existir ali. Isto que falta nos projetos: raízes, evidências do meio urbano existente.

Até um projeto desconstrutivista consegue criar raízes e estar em plena harmonia com o contexto. Contrastes estilísticos sempre existirão, não há como fugir disto! :)

·
Registered
582 Posts
Gostei muito do projeto! Gosto muito da volumetria. Utilizando um módulo relativamente simples (partindo-se de um paralelepípedo ortogonal, girando-se a face paralela ao solo) você consegue adicionar uma sensação de relativa leveza e movimento ao objeto. A utilização de elementos horizontais em determinadas áreas contribui para a composição, principalmente quando o olhamos do ponto de vista do observador na base do edifício. A perspectiva gerada pelos planos angulares e "brises" horizontais é bastante harmônica.

Você consegue fazer arquitetura do nosso tempo, ao mesmo tempo simples e bastante elebgante, deixando clara a sua contribuição para o entorno em nossa época. :)

Parabéns!

1 - 20 of 20 Posts