SkyscraperCity Forum banner

Açominas concorrerá com Usinas e CSN em aços planos

11321 Views 13 Replies 3 Participants Last post by  MVOL-IPN
Gerdau investe R$ 835 milhões e cria 400 vagas em MG

Marta Vieira - Estado de Minas
Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press 28/6/06

Vista da Gerdau Açominas, em Ouro Branco (MG): mais uma expansão

O grupo siderúrgico Gerdau, maior produtor de aços longos (destinados à construção civil) nas Américas, anunciou segunda-feira um novo pacote de investimentos de US$ 835 milhões para a Gerdau Açominas, de Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais. Os recursos serão aplicados na instalação de um laminador de chapas grossas e um de perfis médios. Os equipamentos entrarão em funcionamento no segundo semestre de 2010. Com o laminador de chapas grossas, a siderúrgica ingressa no mercado de aços planos, disputado por Usiminas, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e ArcelorMittal. A Gerdau também confirmou a aquisição da Calsete Siderurgia, fabricante de ferro-gusa (matéria-prima para fabricação de aço) de Sete Lagoas.

O diretor-presidente do grupo, André Gerdau Johannpeter, informou que as obras na Gerdau Açominas começam no segundo semestre. “O investimento tem como foco o segmento da construção, que mostra um forte crescimento de demanda no país”, afirmou. A ampliação das atividades da siderúrgica levará à contratação de 7 mil pessoas no pico das obras, previsto para julho a dezembro de 2009, e abrirá 400 vagas permanentes na fábrica. Além de atender ao setor da construção, as chapas grossas são usadas na indústria de equipamentos pesados e produção de tubos para fabricação de gasodutos. O laminador terá capacidade de produzir 870 mil toneladas anuais e vai consumir US$ 400 milhões.

Os perfis médios vão complementar a linha atual de perfis estruturais da usina de Ouro Branco, com aplicação não só na construção civil, como nas indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas e rodoviários, construção mecância e naval. Com o investimento, a capacidade de produção anual sairá de 520 mil toneladas de perfis para 700 mil toneladas no começo de 2009. A estratégia de ampliar a oferta de produtos está associada aos planos da Gerdau de investir US$ 130 milhões nos próximos anos na exploração própria de minério de ferro. A maior parte desse dinheiro será destinada às reservas de Miguel Burnier, no município de Ouro Preto, e Várzea do Lopes, em Itabirito.

O lucro líquido consolidado do grupo Gerdau atingiu R$ 1,1 bilhão de janeiro a março deste ano, representando queda de 7,5% frente à cifra de R$ 1,2 bilhão apurada no primeiro trimestre de 2007. A redução é resultado de efeitos financeiros e, principalmente, decorrentes do câmbio desvalorizado. O faturamento somou R$ 10 bilhões, com crescimento de 23,8% em relação aos três primeiros meses do ano passado, e a produção aumentou de 4,1 para 5,1 milhões de toneladas.

Bom para Minas e o Brasil. Ah, o principal insumo da siderurgia, o minério de ferro, ela cata no próprio quintal
See less See more
2
1 - 14 of 14 Posts
E concorre diretamente com a ArcelorMittal Tubarão!
:D
Fazendo chapas grossas concorre só com a ArcelorMittal Tubarão mesmo, porque o foco da Usiminas e CSN são laminados a frio e galvanizados, que são produtos mais caros e aplicados em setores de maior tecnologia como automobilística e linha branca...
Quem diria que um empresário do Rio Grande do Sul, longe dos centros de consumo e produção de minério de ferro no Brasil, se tornaria um grande "player" da siderurgia no Brasil e se expandiindo como um império mundial ( possue usinas nos EUA, México, América Latina).
Fazendo chapas grossas concorre só com a ArcelorMittal Tubarão mesmo, porque o foco da Usiminas e CSN são laminados a frio e galvanizados, que são produtos mais caros e aplicados em setores de maior tecnologia como automobilística e linha branca...
É porque a maioria do aço feito por Tubarão é levado à ArcelorMittal Vega e lá ele é galvanizado e utilizado na industria automobilistica! Apesar de que Tubarão também produz aço galvanizado e laminados a frio...
É porque a maioria do aço feito por Tubarão é levado à ArcelorMittal Vega e lá ele é galvanizado e utilizado na industria automobilistica! Apesar de que Tubarão também produz aço galvanizado e laminados a frio...
A usina de Tubarão só produz chapa grossa e laminados a quente...
A usina de Tubarão só produz chapa grossa e laminados a quente...
http://www.cst.com.br/produtos/placas/mercado/mercado.asp

"Atualizada tecnologicamente, com um dos mais modernos Laminador de Tiras a Quente, Laminador a Frio e Linha de Galvanização do mundo."

Não sou eu que estou dizendo...
http://www.cst.com.br/produtos/placas/mercado/mercado.asp

"Atualizada tecnologicamente, com um dos mais modernos Laminador de Tiras a Quente, Laminador a Frio e Linha de Galvanização do mundo."

Não sou eu que estou dizendo...

"A ArcelorMittal Tubarão produz bobinas a quente com espessuras entre 1,2 mm e 2 mm. Também pode produzir bobinas com espessuras grossas, entre 12,5 mm e 16 mm, que substituem chapas grossas convencionais a custo mais reduzido - é a única siderúrgica do País com capacidade para ofertar o produto, via laminação a quente, em tais dimensões.

A empresa finaliza, em 2007, seu processo de expansão que eleva de 5 para 7,5 milhões de toneladas/ano sua capacidade de produção de aços.

A ArcelorMittal Vega, instalada em São Francisco do Sul, no Estado de Santa Catarina, é uma unidade especializada na transformação de aço e trabalha com bobinas fornecidas pela ArcelorMittal Tubarão, transportadas por cabotagem até a unidade industrial. É especializada na produção de bobinas finas a frio e bobinas galvanizadas e tem capacidade de produção de 880 mil toneladas/ano. Do total de sua produção, perto de 70% destinam-se ao exigente mercado automotivo, principalmente para a produção de carrocerias. Tem-se firmado como um fornecedor preferencial da indústria automobilística."

http://www.arcelor.com.br/empresa/produtos_mercados/acos_planos_carbono/acos_planos_carbono.asp

...e minha fontes são confiáveis.
See less See more
^^
E as minhas não são não???
auhueaheuheuahau
Sem contar que suas fontes não restringe a produção a somente a isso que foi falado...
^^
Então quem está mentindo?
Eu ou o site?
^^
Então quem está mentindo?
Eu ou o site?
Apesar do dominio do site ser cst.com.br, aquele é o site da ArcelorMittal Planos que engloba Tubarão e Vega. Para te ajudar, entre no site que você me indicou e abra o link do fluxo de produção, você vai ver que nele o processo acaba justamente no tratamento final da laminação a quente!
^^
Mas aquele site não é da ArcelorMittal Aços Planos(Vega e Tubarão)..
é da ArcelorMittal TUBARÃO..
exclusivo da CST...
^^
Mas aquele site não é da ArcelorMittal Aços Planos(Vega e Tubarão)..
é da ArcelorMittal TUBARÃO..
exclusivo da CST...
É no site da CST que eu estou falando para você abrir o fluxo de produção...
1 - 14 of 14 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.