Skyscraper City Forum banner
1 - 18 of 18 Posts

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Segundo levantamento de uma das mais renomadas consultorias imobiliárias do mundo, a Colliers International, São Paulo já é a 5a cidade que mais constrói edifícios comerciais de padrão internacional, atrás apenas de Moscou, Cantão, Xangai e Dubai ( pesquisa feita com imóveis em construção desde 2009 com previsão de entrega até 2013).

E segundo novo levamento da mesma consultoria divulgado este ano, SP já saltou de 26a para a 4a cidade mais atraente do mundo para o mercado imobiliário em geral, incluindo todos os tipos de empreendimentos.

fonte 1: http://www.buildings.com.br/noticias/187-sao-paulo-a-5-do-mundo-corporativo

fonte 2: http://www2.imovelweb.com.br/noticias/alugar/Valores-de-aluguel-para-escritorios-duplicam-em-ci.aspx

1

02

03

04

05

06

06B

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

101

102

103

104

105

106

107

108

109

110

111

112

113

114

115

116

117

118

PARTE 2 http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1517737

.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Vi e revi seu trabalho fotográfico e, depois de muito admirar os grandiosos empresariais paulistas, escolhi - com alguma dificuldade - o meu preferido (foto acima).
Nossa, Osmar eu também acho este um dos se não o mais belo edifício de SP atualmente.

É que eu gosto muito do Rochaverá também, como complexo de edifícios. Acho-o fantástico.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Para quem visita Sao Paulo ha muito tempo, nao tem como nao notar a quantidade de novos edifícios de qualidade sendo erguidos na cidade.

E em algum momento cheguei a pensar que em New Dheli estavam construído mais, so que estava enganado.

Muito bom seu thread, parabéns, Tchelllo.
Obrigado Enzo. Agora vamos torcer para que o urbanismo da região toda acompanhe a qualidade dos edifícios...

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Nada mais justo e verdadeiro!!!! São Paulo é a cidade mais moderna do Brasil, e ainda teve um forista que escreveu que São Paulo não era moderna. :laugh:

Tchellito,

Parabéns pelas fotos! :applause:
Que diferença do centro velho não Emanuel?

Enquanto o nosso centro velho criminosamente sofreu tanta decadência com tanto charme, esta nova região compensa um pouco. São regiões bem opostas até na distância.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #23 ·
Ótimas fotos!!!

Pelo menos a qualidade e a densidade dos empresariais de São Paulo compensa a pouca altura dos mesmos, quando comparados aos empresariais de outras metrópoles globais (Cantão, Hong Kong, Chicago, Cingapura, Xangai, Londres, Toronto, Taipé, Kuala Lumpur, Tóquio, NY, Paris, Frankfurt, Manila etc.).
É verdade. Mas quem sabe um dia ao menos liberem alguns altinhos para SP. Acho que ainda está longe este dia, infelizmente.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #24 ·
Lindas fotos, parabéns!! Sp merece um supertall urgente para entrar de vez no roll dos skyline mais poderosos do mundo hehe fiquei sabendo q esse ano haverá uma avaliação no gabarito da cidade e q o prefeito quer liberar a área central..é verdade?? espero q sim!
Infelizmente acho que devido ao espalhamento total dos prédios em SP, acho que nem um supertall faria tanta diferença no skyline. Gostaria muito de ver um ou mais supertalls em SP, por uma questão de acabar o jejum e a associação das pessoas de que SP não tenha prédio alto porque não pode ter, quando na verdade só não possui supertall pois há restrição à altura em praticamente toda a cidade e a única forma possível para construir alto em raríssimos lugares seria pagar a mais à prefeitura pela altura, o que torna qualquer empreendimento assim inviável, além da obrigação de fazer compensações viárias. Mas sei lá, do jeito que a cidade ficou, toda espalhada, acho que um supertall não teria um impacto visual tão babante quanto em outras cidades. Uma pena.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #29 · (Edited)
Mas se liberasse no centro ficaria perfeito , pois além da insfraestrutura do centro para atender esse porte de edifício, daria uma revitalizada e acho q faria diferença sim no skyline, principalmente se construissem uns 5 de 300m perto um do outro!

No centro velho acho que sim, porque a maioria das pessoas que chega pelo aeroporto de Cumbica ou pela Dutra, vem pela zona norte da cidade e a primeira visão de São Paulo é justamente a do início da zona leste e do centro velho. Para estas pessoas um supertall no centro seria visível.

Ocorre que estas pessoa nunca conseguirão visualizar a zona sul e sudoeste da cidade (a região nova retratada neste thread), pois há um obstáculo natural que é o aclive da região alta da Avenida Paulista que esconde toda a zona moderna que segue pelo Rio Pinheiros.

Por isso mesmo, hoje em dia muito turista já confunde. Quem vem visitar SP e só fica na região do centro velho e Bela Vista, só consegue ver aquele mar de prédios velhos e encardidos que muitas fotos turísticas de SP mostra do alto de prédios do centro. Estas pessoas, se não forem avisadas, desconhecem completamente que ao clicar fotos do alto de prédios no centro velho elas esbarram ao longe com o cume da região da paulista que esconde para onde foi todo o desenvolvimento da cidade nos últimos 30 anos, que fica atrás da região da Avenida Paulista (o máximo que conseguem enxergar direito vendo do centro).

Quem não visita pessoalmente a zona sudoeste e sul da cidade, nem sabe que esta nova região existe, que é para lá que foi todo o desenvolvimento imobiliário da cidade , que é uma região é bem maior que o centro velho e que fica distante do centrão e por isso acha que SP parou no tempo.

Por isso, sempre que recebo visitas em SP e faço passeios com alguém eu já aviso para esquecer a noção de centro que as pessoas têm de suas cidades, pois o centro de SP foi abandonado pela especulação imobiliária e nos últimos trinta anos a cidade cultivou novas zonas imobiliárias que substituíram há muito tempo a importância que o centro tinha como centro da cidade.

Hoje o centro velho de São Paulo pode até abrigar um bom comércio, mas praticamente nenhum grande escritório e sede de empresa fica alí. Tudo saiu dalí e e migrou primeiramente para a região da Avenida Paulista e depois desceu sentido Marginal Pinheiros, que hoje é onde a cidade desenvolve-se.

Daí a dificuldade em revitalizar o centro de São Paulo, uma vez que ao contrário de outras cidades, onde o centro continua sendo o centro, em SP há pouco interesse da iniciativa privada ou quase nenhum em permanecer alí, já que a jóia da cidade é a região da Marginal Pinheiros. Uma região vastíssima por sinal, a maior da cidade e onde é possível demolir um quarteirão de casas e sobrados e fazer uma torre nova.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #54 ·
Primeiramente gostaria de dar os parabens ao Tchello, tread perfeito esse!!

Vem muito mais coisa por aí nesses proximos 2 a 3 anos, muito edificio comercial espelhado ou envidraçado sendo construido , principalmente aonde será a Nova Avenida Chucri Zaidan entre os bairros do Brooklin e Chacara Santo Antonio, e tambem na região da Faria Lima, nos bairros do Itaim e Vila Olimpia, ta vindo muito mais coisa linda por aí

E para finalizar como já disseram aí um monte de gente que não conhece São Paulo e que só vê por fotos , acha que a imagem da cidade é aquela do centro velho com os predios antigos e feios, quando na verdade aquele é apenas um pedaço da cidade, porque a parte moderna de São Paulo vai desde a Avenida Paulista , pegando grande parte da zona sul, no eixo da Avenida Faria Lima, nos bairros do Itaim, Vila Olimpia e depois no eixo da Av.Berrini, Av.Chucri Zaidan e Av.Nações Unidas pegando os bairros do Brooklin e Chacará Santo Antonio e ainda citaria Moema, e ainda parte da Zona Oeste da cidade no bairro de Pinheiros.
Muita gente , mas muita gente mesmo que ainda nao visitou São Paulo , ou que veio aqui e não conheceu outra partes da cidade, acha que a imagem de São Paulo é o centro velho com aqueles predios caindo aos pedaços e os predios historicos que estao em bom estado!!
Mas quando conhecem de fato a parte moderna da cidade que é bem grande por sinal, normalmente ficam de queixo caído!
^^

Pois é. Muita gente hospeda-se no centro velho pois é bem mais barato e acaba ficando por lá mesmo. Como o próprio centro velho é grande, quem fica poucos dias na cidade não tem tempo de conhecer o restante, afinal estamos falando de uma das maiores cidades do mundo e aí estas pessoas vão no máximo até a Avenida Paulista e olhe lá.

Mal sabem que descendo a Paulista sentido sudoeste que é está toda a pujança contemporânea da cidade.

Infelizmente esta região que estende-se por toda a Marginal do Rio Pinheiros também é pouco divulgada e está em um processo gigantesco de adensamento, urbanização e deslocamento de serviços, então ainda é uma região bastante confusa, que busca sua identidade.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #55 ·
Agora tinha que revitalizar a Marginal Pinheiros... despoluir o rio, criar parques ao redor... etc.. aí formaria os belos cartões postais que tanto vemos de outros países... uma mancha de água na frente e prédios espelhados e modernos atrás... com cafeterias, restaurantes, etc...e m suas bases...
Então, ontem passou no jornal local aqui da globo, o SPTV, que o governo do Estado de SP estima que o rio Pinheiros deixará de receber qualquer tipo de esgoto até 2018, quando então haverá 100% da coleta de tudo o que ainda é jogado no rio. Este processo começou há alguns anos.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #69 ·
:applause:

A página principal do SSC deveria ter mais threads assim, e não só de prédios comerciais, mas residenciais para dar jus temática do fórum.
Pois é Thina, como eu fui desenvolvendo o gosto por fotografia, meio que fui saindo um pouco da temática do fórum nestes últimos tempos e aproveitando o espaço para postar minhas fotos "humanas", que adoro. No fim, acabei só ficando nessas de humanas e humanas e parei com as fotos de arquitetura, que tanto interessam a todos.

Agora que estou mais centrado no curso que faço de fotografia, vou voltar a postar mais threads de arquitetura também e vez ou outra farei threads com outros temas. :)

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #91 ·
Obrigado a todos que comentaram e visualizaram o thread. Há tempos estava sem tempo para fotografar a cidade. Semana que vem, talvez no final de semana eu faço a parte 3! :)

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #99 ·
Belas fotos Tchello. Parabens! Pena que o urbanismo que seria responsabilidade da prefeitura, nao acompanha a modernidade dessas regioes. De novo, a fiacao aerea prejudica e deixa uma impressao desorganizada. Falando em fiacao aerea, como esta a reurbanizacao da faria lima? disseram que um trecho da avenida ja estaria com a fiacao aterrada no fim de maio. alguma atualizacao? fotos Tchello? :)

Obrigado soruco. Então, eu só fui até a Faria Lima no cruzamento com a Rebouças. Lá o que vi foi apenas a reforma da calçada e da pracinha que fica na esquina com a Rebouças. A obra continua rolando, porém, pelo o que vi da placa da obra, não contempla o enterramento da fiação, mas apenas o calçamento e afins.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #107 ·
Talvez se fosse mais alto não ia ter tanta graça. Nem sempre os mais altos são os mais bonitos ou chamam atenção, o proprio thread ta gritando isso.

Esses empresariais nessa altura estão na medida certa. Talvez um prédio de 300 mestros ficasse "deslocado" no contexto da região.
Então Leonardo, eu começo a pensar assim também, não como forma de justificativa, mas fico me perguntando se como é o adensamento de prédios em SP, se um prédio muito alto no meio, ficaria realmente com o mesmo impacto visual que cidades planejadas com CBDs de verdades possuem ou se ficaria algo um pouco anômalo.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #110 ·
Quanto ao aterramento da fiação da Av.Faria Lima esta sendo feito! As obras contemplam tudo desde calçada nova e aterramento da fiação aérea com a retirada dos postes, acho que leva mais 1 mês para terminar, esse trecho vai da Rebouças até a Cidade Jardim, pois o resto da Av.Faria Lima já não tem postes com sua fiação aterrada
mmmm...

1 - 18 of 18 Posts