SkyscraperCity Forum banner

A Baixada Fluminense que a mídia não mostra: conheçam a simpática Guapimirim

6918 Views 18 Replies 19 Participants Last post by  ACSN
Bom dia/tarde/noite!

Numa das minhas andanças, fui a Guapimirim (ou simplesmente Guapi), cidade localizada no pé da Serra dos Órgaos, no caminho de Teresópolis. Guapi emancipou-se de Magé em 1990, e, pelo menos na minha opinião, foi um caso bem-sucedido de emancipação, se comparada com outros municípios da Baixada que emanciparam-se nesse período. Por quê?

Eu fiquei positivamente surpreendido com a cidade. Não só apenas pelo seu belo entorno natural, mas também por ser um caso raro de, pelo menos vendo nas suas ruas - e em termos comparativos - de zelo com o bem público. Apesar de ser uma cidade pobre, nota-se, como vocês verão nas fotos, vias limpas, calçadas e pavimentação decentes em todas as ruas, praças bem cuidadas, e até mesmo sinalização horizontal em dia. Problemas? Duvido que não tenha (e quem mora lá pode explicar melhor), mas certamente é um exemplo, se comparada a outras cidades da região metropolitana, cuja incúria, infelizmente, é algo que se vê de maneira berrante.

Localização de Guapimirim

Raphael Lorenzeto de Abreu / Wikipedia

Um dos meios de se chegar a Guapi: de trem. Operado precariamente pela CENTRAL (Governo do Estado), embarca-se na estação de Saracuruna, em Duque de Caxias. Pouquíssimos horários ao dia:

Nota-se que eu tirei essa imagem dentro da estação ferroviária. Lá o acesso é livre, leve e solto, não havendo qualquer segurança ou fiscalização.

O Rio Soberbo, que corta o meio da cidade e é próprio para banho (!). Só tenha cuidado com as pedras:

Palmeiras

Centro de Guapi

Chafariz

Uma simpática feirinha de artesanato

Prefeitura

Uma rua transversal

Entrada de um condomínio

Linha férrea

Parada modelo, primeiro bairro de Guapi para quem vem da BR-116

O portal (há mais um)

See less See more
41
1 - 19 of 19 Posts
Nossa, gostei da cidade, me surpreendeu positivamente!

Já falei uma outra vez aqui no fórum, mas não custa repetir: eu acho que a Baixada Fluminense é uma das regiões mais prósperas do país. Tem potencial suficiente para ser o "ABCD" fluminense.

E gostei dos sinaleiros da cidade haha, diferentes!

Parabéns pelo tópico, Lorrampaiva! :eek:kay:
A cidade é muito agradável pela sua localização, e pelo esmero público. Pena que as construções não acompanhem esse nível. De qualquer forma é uma boa cidade.

Acho ótimo ver rios urbanos limpos e próprios para banho, e é algo bem raro. Em Urupema, na Serra Catarinense, o rio que corta a cidade tem até truta. hehehe

Ali no sopé da Serra tem muitos condomínios de campo.
A cidade é bem organizada e parece ter a tranquilidade das cidades do interior, muito agradável, Guapimirim é uma bela surpresa. As fotos ficaram ótimas, Iorrampaiva, parabéns. :cheers:
Sinceridade? Não gostei.
Realmente, por ser uma cidade dessa regiao nao esta mal. Talvez o fato de ela ser pequena explique. So achei a prefeitura extraodinariamente horrorosa.
Há pelo menos uns vinte anos que não vou no Centro de Guapi. As fotos me surpeenderam positivamente, pois, naquela época, a atual cidade era o então distrito abandonado de Magé.
Hoje vejo muitas ruas asfaltadas, limpeza urbana, organização no trânsito etc.
Guapi continua sendo feio, mas está bem arrumado.
A cidade parece ter uma boa infra estrutura, pena a maioria das construçoes ser feia.
Lorram, parabéns por nos mostrar Guapiririm! Na verdade, esperava algo bem tenebroso, mas me surpreendi positivamente, pois a cidade parece bem tranquila e pacata. E, também não percebi sinais de violência (favelões). É a típica cidadezinha de interior em que pese estar na BF.

Obrigado por compartilhar. :eek:kay:
Acho Guapimiram uma cidade simpatica e aconchegante ao contrario da tenebrosa Mage
Cara, gostei mto da cidade.
Me lembrou um pouco o ar interiorano de Paracambi, tb na Baixada Fluminense.
Ah, e se não me engano, o famoso Dedo de Deus de Terê fica em Guapi.
Taí uma cidade que foge completamente do já estigmatizado estereótipo da Baixada Fluminense. Ainda que seja um município pobre, não deixa a desejar no quesito urbanismo, algo que considero admirável. O entorno natural é muito bonito, pena não ter fotos do Dedo de Deus. Por acaso é possível vê-lo por baixo?
Bem organizadinha, gostei :)
realmente, cidade simpatica e organizada.
Achei a cidade simpática, pena que na única oportunidade na qual fui à Guapi, fiquei na área mais rural do município, em um sítio, então não conheci bem o centro da cidade. Me pareceu que possui um urbanismo bem legal, além de ter boas praças, o que é sempre um bom sinal também. Enfim, uma cidade bem agradável, que não parece RM mesmo.

Valeu por mostrar Lorram!
Interessante, nunca tinha ouvido falar nessa cidade Guapimirim! As últimas fotos me lembraram um pouco Rio das Ostras.

Valeu por mostrar Lorram! [2]

:)
A cidade é muito bem cuidada mesmo, com ruas asfaltadas e calçadas conservadas... Pena as ruas serem tão estreitas, foi a unica coisa que achei de negativo.
Uma cidade sem muito prédios, mas muito semáforos para uma população de 50 mil hab. Uma outra curiosidade que Guapimirim possui mas não carrega é a Pedra do Dedo de Deus que ficou para Teresópolis não sei por que (deve ser pela população e pela fama), que deveria ser melhor divulgada. Gostei das fotos, ótima qualidade, e Guapi é muito simpática para estar na baixada fluminense'
Eu ja conhecia a Parada Modelo, já que quando eu subo a serra sempre paro naquele posto próximo do portal, no mais, eu me surpreendi com a cidade, algumas fotos me lembram Piabetá, e outras (a rua transversal que vem depois da foto da prefeitura) chegam a me lembrar Friburgo (bem pouco), resumindo, gostei do conjunto final pra uma cidade da Baixada.
1 - 19 of 19 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.