Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 51 Posts

·
Registered
6,106 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá galera!

Depois de muito tempo sem fotografar em grande escala, principalmente por preguiça, produzi significativo material em terras capixabas, especificamente de Vitória e Vila Velha. Apesar de enferrujado, fotografar é quase como andar de bicicleta... Algumas regiões já exploradas sendo que andam sumidas e outras pouco exploradas aqui no fórum. Fugi dessa coisa de me limitar a orla. Nos bairros e locais registrados a ideia foi realmente abordar a arquitetura, aspectos das ruas, urbanismo e dinâmica dos mesmos, mostrá-los como realmente são. Não posso precisar em quanto tempo conseguirei fazer todos os threads planejados, mas isso será até bom pra não ficar muito chato. Já conhecia Vitória, mas de maneira muito limitada, ir até determinado local resolver algo e ir embora ou de passagem. E isso pra nós não é conhecer.

Apesar de Vitória está em evidência por aqui nas últimas semanas, neste primeiro thread veremos algo totalmente diferente. O foco foi abordar o constraste do verde e o urbano, além de apresentar um ponto turístico e de utilização de parte da população da capital capixaba, fora da orla. A presença dos parques, assim como a valorização da orla demonstram a preocupação com a qualidade de vida. Detalhe, esse primeiro thread está longe de ser o melhor. Trata-se apenas de um aperitivo.

Quero agradecer ao RodrigoVix, amigão, me acompanhou na maioria dos trabalhos e tentou me ensinar a como não se perder no Jardim da Penha (risos).

Histórico do Parque

Parque Pedra da Cebola é opção de lazer em família

O Parque Pedra da Cebola possui exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves. Com área superior a 100 mil metros quadrados, o parque também conta com jardim oriental e um mirante, com vista para a parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado na Serra.
O parque foi implantado em novembro de 1997, num local onde, até 1978, existiu a Pedreira de Goiabeiras, de propriedade da mineradora Vale. Trata-se da primeira recuperação de área degradada por esse tipo de atividade econômica no município. No ambiente da antiga jazida, uma área plana é utilizada para eventos de pequeno e médio porte e para a prática de atividades esportivas.
O nome do parque deriva de uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se "descama" de maneira similar às palhas de uma cebola. O Parque Pedra da Cebola tem parquinhos, lagos e um campo de futebol, além de um*Centro de Educação Ambiental*(CEA). A área também possui o sinal de internet livre do*Vitória Digital.
http://www.vitoria.es.gov.br/semmam.php?pagina=pedradacebola

Tive no Pedra da Cebola na última quinta a tarde (01/05), pude ver muitas famílias, grupo de amigos a toa, lanchando ou conversando ou praticando esportes e muita gente turistando como eu. Se tiver alguma informação incorreta, por favor me corrijam :)

Nem sempre assinatura fica legal nas fotos, mas assim como outros colegas já tive fotos utilizadas de maneira indevida, por isso optei por uma simples identificação.
Saboreiem!

Localização por DouG Campos, no Flickr

1 – Vista para a Mata da Praia.

CIMG3453.1 por DouG Campos, no Flickr

2-

CIMG3454.1 por DouG Campos, no Flickr

3-

CIMG3455.1 por DouG Campos, no Flickr

4-

CIMG3461.2 por DouG Campos, no Flickr

5-

CIMG3463.1 por DouG Campos, no Flickr

6-

CIMG3464.1 por DouG Campos, no Flickr

7- A proximidade com o aeroporto faz com que os aviões sejam mais uma atração.

CIMG3467.1 por DouG Campos, no Flickr

8-

CIMG3468.1 por DouG Campos, no Flickr

9- Os edifícios mais distantes, a esquerda, já estão no Jardim Camburi.

CIMG3471.1 por DouG Campos, no Flickr

10-

CIMG3473.1 por DouG Campos, no Flickr

11-

CIMG3474.1 por DouG Campos, no Flickr

12- Mestre Álvaro ao fundo.

CIMG3475.1 por DouG Campos, no Flickr

13-

CIMG3477.1 por DouG Campos, no Flickr

14-

CIMG3478.1 por DouG Campos, no Flickr

15-

CIMG3479.1 por DouG Campos, no Flickr

16-

CIMG3480.1 por DouG Campos, no Flickr

17- Nesta foto é possível ver, ainda que não nitidamente, a ponte estaiada do Canal de Camburi assim como alguns baixinhos do Jardim da Penha.

CIMG3485.1 por DouG Campos, no Flickr

18-

CIMG3489.1 por DouG Campos, no Flickr

19-

CIMG3492.1 por DouG Campos, no Flickr

20-

CIMG3493.1 por DouG Campos, no Flickr

21-

CIMG3495.1 por DouG Campos, no Flickr

22-

CIMG3496.1 por DouG Campos, no Flickr

23-

CIMG3497.1 por DouG Campos, no Flickr

24-

CIMG3498.1 por DouG Campos, no Flickr

25- Pedra da Cebola, rocha que dá nome ao parque.

CIMG3500.1 por DouG Campos, no Flickr

26-

CIMG3501.1 por DouG Campos, no Flickr

27-

CIMG3504.1 por DouG Campos, no Flickr

28-

CIMG3506.1 por DouG Campos, no Flickr

29-

CIMG3508.1 por DouG Campos, no Flickr

30- Olha quem encontrei observando a natureza rs.

CIMG3483.1 por DouG Campos, no Flickr​

·
Registered
5,206 Posts
Muito bom o thread Doug, embora o tempo nublado, paira uma mágica no parque. Legal ver que é frequentado e bem usado pela comunidade.
A natureza e as vistas do parque dispensam comentários. Vitória é realmente uma cidade encantadora e fico aqui no aguardo dos próximos.

·
I'm just a happy kid!!!
1,538 Posts
Parabéns pela disposição Doug! Gosto muito da região do parque da Pedra da Cebola e bom ver o parque utilizado! Tbm no aguardo das próximas fotos.

• Like
Reactions: DouG Wq

·
Registered
995 Posts
Eu morava bem perto desse parque. Passava quase todos os dias nele, voltando da escola que também era bem ao lado. Quando criança e adolescente eu ficava também contemplando em cima da pedra da cebola os aviões aterrissando no aeroporto de Vix (passa muito perto e dá uma sensação estranha).

Eu quero ver as fotos do bairro Jardim da Penha (é a nível de rua?)

·
Matheus Lima 1N23456
10,314 Posts
Credo Vix deve tá com uns 5 thread no principal só em 2 semanas! É aniversário da cidade? :D
Agora essa foto me intrigou, tem restrição de altura na capital? Estranho esse tanto de edifício tudo num alinhamento lá no topo!

Parabéns Douglas pelo thread! :applause: Ficaria melhor se o sol tivesse dado o ar da graça! :)

·
Registered
8,655 Posts
^^

Tem restrição sim matheussinara. Essa foto mostra as diferenças entre algumas áreas do bairro Mata da Praia.

Mais ao fundo, onde tem os prédios altos, são as quadras perto da praia (são apenas duas) que tem um limite de altura de cerca de 10 pavimentos e são voltadas para construções residenciais multifamiliares. Atrás dessa quadra vem a parte do bairro voltada para residência unifamiliares de até 3 andares. Já próximo ao parque, o limite de altura aumenta para até 5 pavimentos e inclui residências multifamiliares.

·
Registered
8,655 Posts
Muito bom o Thread DouG Wq! O parque Pedra da Cebola é um dos símbolos de Vitória, deve ser uma dos mais visitados e conta com frequentadores de todo estado.

Chama a atenção o cuidado com a manutenção do parque. Aliás o paisagismo dos parques, praças, avenidas e ruas é um dos pontos fortes da nossa capital.

·
Registered
6,106 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Aeeeeeeeeeee, o tred ficou lindo Dowwwwwwwwwg! ;)

O parque tá muito bem cuidado e cheio de frequentadores, renderam belas fotos!!

O rapazinho da foto 30 compôs perfeitamente a paisagem :D
Hahaha! A vingança por tá me devendo uma selfie rs.

Muito bom o thread Doug, embora o tempo nublado, paira uma mágica no parque. Legal ver que é frequentado e bem usado pela comunidade.
A natureza e as vistas do parque dispensam comentários. Vitória é realmente uma cidade encantadora e fico aqui no aguardo dos próximos.
Bru, confesso que o Pedra da Cebola foi uma ótima surpresa. Um paraíso no meio da cidade.

Parabéns pela disposição Doug! Gosto muito da região do parque da Pedra da Cebola e bom ver o parque utilizado! Tbm no aguardo das próximas fotos.
Disposição não faltou, tem muita coisa boa vindo por aí.

Eu morava bem perto desse parque. Passava quase todos os dias nele, voltando da escola que também era bem ao lado. Quando criança e adolescente eu ficava também contemplando em cima da pedra da cebola os aviões aterrissando no aeroporto de Vix (passa muito perto e dá uma sensação estranha).

Eu quero ver as fotos do bairro Jardim da Penha (é a nível de rua?)
Opa Lipe, sim o Jardim da Penha é a nível de rua.
Tô percebendo alguns ansiosos pelo bairro :)

^^

Tem restrição sim matheussinara. Essa foto mostra as diferenças entre algumas áreas do bairro Mata da Praia.

Mais ao fundo, onde tem os prédios altos, são as quadras perto da praia (são apenas duas) que tem um limite de altura de cerca de 10 pavimentos e são voltadas para construções residenciais multifamiliares. Atrás dessa quadra vem a parte do bairro voltada para residência unifamiliares de até 3 andares. Já próximo ao parque, o limite de altura aumenta para até 5 pavimentos e inclui residências multifamiliares.
Muito bem explicado Guga. Vou abordar essas diferenças no thread específico da Mata da Praia.

·
Register
3,468 Posts
Parabéns pelo thread Doug, a capital capixaba é uma bela supresa. E não sabia desse skyline com restrição de altura, confesso que não me agrada muito.

Gostei bastante do parque, parecer ser bem frequentado e bem cuidado.

·
Rio de Janeiro
31,369 Posts
Douglas,

Que thread lindo de Vitória, adorei os ângulos! Na realidade, não lembro de ter visto VIX pelas suas lentes antes!! :drool:

Tem mais fotos????? :hmm:

Abração e parabéns pelo thread! :wink2:

• Like
Reactions: DouG Wq

·
Rodrigo!
10,786 Posts
^^

Mas lembrando que essa restriçao de altura é estritamente para o bairro Mata da Praia, os demais nao seguem um padrão de altura.

·
Registered
6,106 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Douglas,

Que thread lindo de Vitória, adorei os ângulos! Na realidade, não lembro de ter visto VIX pelas suas lentes antes!! :drool:

Tem mais fotos????? :hmm:

Abração e parabéns pelo thread! :wink2:
É meu primeiro de Vix.
Tenho mais fotos para futuros threads nas próximas semanas.

1 - 20 of 51 Posts