SkyscraperCity Forum banner

A descentralização dos sistemas gerenciados pela CBTU

2071 Views 3 Replies 3 Participants Last post by  danieldantas
Esse documento mostra como foi o processo de descentralização da CBTU. Meu muito obrigado ao forista rfurriel00 do TGV BR por nos disponibilizar esse documento.

1 -

2 -

3 -

4 -

5 -

6 -

7 -

8 -

9 -

10 -

11 -

12 -

13 -

14 -

15 -

16 -

17 -

18 -

19 -

20 -

21 -

22 -

23 -

24 -

25 -

26 -

27 -

28 -

29 -

30 -

31 -

32 -

33 -

34 -

35 -

36 -

37 -

38 -

39 -

40 -

41 -

42 -

43 -

44 -

45 -

46 -

47 -

48 -

49 -

50 -

51 -

52 -

53 -

54 -

55 -

56 -

57 -

58 -

59 -

60 -

61 -

62 -

63 -
See less See more
63
1 - 4 of 4 Posts
^^

Não conhecia o documento, mas após ler o item I e II, confesso que não tenho estomago para prosseguir.

Pelo menos nestes dois primeiros itens o documento se mostra uma analise politico/partidária/ideológica, e este tipo de formulação no meu entender é péssima para iniciar uma proposta séria de governo, seja em que área for.

Talvez eu volte a ler o restante do documento, mas os dois primeiros itens me deixaram uma péssima impressão.
See less See more
Leia o restante para verificar o que foi feito. As análises podem parecer totalmente tendenciosas, mas tem coisas ali que são inegáveis, para quem acompanha a evolução do processo de descentralização, e especialmente as conveniências da descentralização, no caso do Rio de Janeiro e São Paulo. Por outro lado, é inegável também que o que a CBTU no Governo FHC buscava não era viável, ainda mais porque os estados não queriam assumir os sistemas altamente deficitários. Agora, a CBTU propõe (na parte onde você não leu ainda) continuar participando nesses sistemas, pois verificou-se que é inviável deixar tudo exclusivamente nas mãos dos estados e municípios. Dessa forma, o ideal é formar consórcios metropolitanos de transporte, no estilo "chave de Hamburgo" (acho que eu tinha visto o sekelsenmat citando isso antes de eu postar esse documento). Uma abordagem muito mais interessada em realmente ajudar a melhorar a questão dos sistemas do que anteriormente. Apesar disso, os investimentos, apesar de um pouco maiores que nas gestões anteriores, ainda estão muito abaixo do necessário, mas vê-se que a CBTU, mesmo assim, não fica parada. Está trabalhando para obter recursos para viabilizar seus projetos. O problema é que o governo tem 32984792837418 outros projetos brigando por investimentos, então a CBTU acaba não ficando em prioridade máxima. Isso deve mudar um pouco com o PAC da Mobilidade Urbana. Já sobre a velocidade de execução dos projetos, aí é fato que sempre foi lenta, independente de gestão.
See less See more
Massa, é importante demais a evolução jurídica desses contratos para entender a realidade atual!!
1 - 4 of 4 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.