SkyscraperCity banner
1 - 10 of 10 Posts

·
Registered
187 Posts
Discussion Starter · #1 ·
16/06/2008 - 09h01
A dois meses do pedágio, Régis continua esburacada
Publicidade

da Folha Online

Hoje na Folha A rodovia Régis Bittencourt, principal elo viário entre os Estados de São Paulo e Paraná, passou às mãos da iniciativa privada há quatro meses e daqui a dois meses a concessionária responsável passará a cobrar pedágio. Até agora, entretanto, pouco mudou. A estrada continua com sinalização precária, com fissuras em viadutos e pontes e buracos em diversos trechos.

É o que informa o jornalista Alencar Izidoro, nesta segunda-feira em reportagem publicada pela Folha (a íntegra da reportagem está disponível somente para assinantes do UOL e do jornal).

O leilão para concessão de parte das rodovias federais foi feito em outubro de 2007. À época trechos da Fernão Dias e a Régis Bittencourt foram arrematados pelas empresas OHL e BR Vias. O contratos foram assinados em fevereiro deste ano e, pelo acordo, as concessionárias investirão R$ 17,3 bilhões nos 25 anos de concessão das rodovias. Nos primeiros seis meses, a previsão é de investimentos de R$ 706,39 milhões.

Segundo o texto publicado na edição de hoje da Folha, a classificação da via passou de péssima para ruim no período pós-concessão. E este cenário demora a mudar no que depender do contrato firmado. O acordo prevê que a concessionária OHL equipare o pavimento da Régis às boas rodovias de São Paulo num prazo de cinco anos.

A reportagem percorreu um trajeto semelhante da Régis feito entre dezembro de 2007 e 2008. A constatação é de que as regiões mais complicadas são nas proximidades de Barra do Turvo (375 km de SP) e de Miracatu (180 km de SP).

Outro lado

Procurada, a OHL informou que parte dos trabalhos que deveriam ter sido feitos foi prejudicada por conta da chuva nos primeiros meses de gerência privada, mas que trechos esburacados foram reparados.

·
Registered
12,615 Posts
Me disseram que não está uma maravilha, mas já melhorou bastante, boa parte do mato foi cortada, buracos foram tapados... mas não estava esperando que todos os buracos desaparecessem assim em seis meses. Veremos daqui a cinco anos.

·
Registered
2,783 Posts
Já era há anos para terem duplicado o trecho Barra do Turvo <> Miracatu. Ainda continua pista simples. Preciso até ir falar com meu pai, que fez recentemente uma viagem para SC, para saber dele como está a Régis.

Não entendo o porque da concessionária ainda não ter iniciado as obras de duplicação da 116 SP - PR

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Pelos relatos na comu da Régis Bittencourt no Orkut, a rodovia melhorou sim, mas não está aquela maravilha ainda; e há algumas semanas atrás, o jornal O Estado de São Paulo fez uma reportagem mostrando que a Régis já estava em situação bem melhor do que ano passado, com obras da OHL em toda a extensão da estrada.

Eu já percorri a Régis em praticamente toda a sua extensão (do Rodoanel de São Paulo até o Contorno Leste de Curitiba), e nunca tinha visto uma rodovia tão precária em toda a minha vida. Além de mal-planejada (na Serra do Azeite, havia rampas inclinadíssimas), os buracos eram incontáveis e vi também aquelas fendas nas pontes onde cabiam a roda de um moto; sem falar que vi muita imprudência e sinalização quase nula, sobretudo na região do Vale do Ribeira. No final do ano, vou pegar a Régis novamente, e vou ver como estará a estrada até lá.

Aliás, bem que o Governo poderia aproveitar um projeto que foi apresentado aqui no SSC, que seria uma nova autopista entre São Paulo e Curitiba, via Sorocaba e Apiaí, como forma de desafogar a já obsoleta Régis.

·
Registered
2,057 Posts
eu vi que mexeram, ate Itapecerica da Serra que é um trecho pequeno melhorou bastante trocaram toda a sinalização, e tiraram aquele monte de cachorro morto que tinha no meio do canteiro central principalmente na parte de Taboão da Serra e Embu.

·
Registered
2,783 Posts
Aliás, bem que o Governo poderia aproveitar um projeto que foi apresentado aqui no SSC, que seria uma nova autopista entre São Paulo e Curitiba, via Sorocaba e Apiaí, como forma de desafogar a já obsoleta Régis.

Que tal fazermos a campanha "Uma nova rodovia" ???:nuts:

Uma coisa interessante também seria mexer no traçado da Régis justamente no trecho de pista simples.

·
Registered
12,615 Posts
Se eu não me engano aquele trecho de pista simples tem problemas com a liberação de licenças ambientais, afinal boa parte da Régis está no meio de uma grande reserva, que não me lembro o nome.

·
Sirvam nossas façanhas
923 Posts
Fiz Rio - POA esta semana de carro e sem dúvida, a parte da Regis é a pior de todas. Mesmo no sul de SC e na BR 101 no RS estarem em obras, o movimento de caminhões na Regis é um absurdo, o que piora muito a viagem..

1 - 10 of 10 Posts