SkyscraperCity banner
1 - 20 of 26 Posts

·
Agreste Pernambucano
18,187 Posts
Que surpresa boa! Igarassu, em Pernambuco foi a 3ª cidade que mais cresceu no país, 5,7% ao ano!!

·
Banned
27,387 Posts
^^ Isso é claro, levando em conta cidades médias, mas como bom marketing, está fazendo justamente essas cidades perderem o status, como violência, transito caotico entre outros.

E eu não estranharia se o mesmo ocorrer com cidades intermediárias entre cidades acima de 1 milhão, cidades de 501 mil a 999 mil e 251 mil a 500 mil habitantes. Vejam o caso de Uberlândia, o núcleo central tende a estabilizar sua população, mas seu entorno não.

·
Banned
1,266 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Vejam o caso de Uberlândia, o núcleo central tende a estabilizar sua população, mas seu entorno não.
Acho que ainda não, até porque, Uberlândia nunca foi vista como uma cidade de problemas pela imprensa nacional, a própria veja, em 2000, publicou:

"Quero ser ela"
"O sonho nos arredores da BR-153
é um dia virar a rica Uberlândia"

http://veja.abril.com.br/050100/p_084.html

Depois me vem o Jornal da Globo em 2004 faz as seguintes reportagens de Uberlândia, de mais de 10 minutos, na série "Mapa do Emprego":

"Há vagas!"
"O Mapa do Emprego está de volta, mas desta vez nosso foco é um único setor, que se transformou numa máquina de criar vagas em vários estados ao mesmo tempo: o telemarketing. " - http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VVJ0-2756-57541,00.html

"Pronta para entrega - Sua Carreira 1"
"Quando se divide o número de vagas criadas pela população da cidade nenhuma cidade mineira é tão pródiga em oportunidades quanto Uberlândia, especialmente, no comércio atacadista." - http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VVJ0-2743-49643,00.html

Depois dessas, concluimos porque Uberlândia tem hoje mais de 600 mil habitantes, graças a construção de Brasília, em parte e a outra deve-se a Rede Globo e Veja. - Quantos brasileiros não viram essas reportagens, não são poucos, e pode aguardar, daqui alguns meses e no máximo o ano que vem, vai ter outra reportagem da mesma forma, não sei, mais a Rede Integração/ Globo (43 anos de existência, a primeira a se afiliar a Rede Globo) parece que tem mais prestígio na Globo do Rio de Janeiro do que a própria Globo Minas de BH (40 anos de existência).

·
Banned
27,387 Posts
Sem querer desmerecer as cidades (longe disso mesmo), mas vai chegar o dia em que vou levar veja e globo a sério...
^^ O pior que ainda tem pessoas que ainda dá atenção as essas revistas, jornais e redes de televisão. Vai entender:eek:hno:

·
Banned
1,576 Posts
Se for levar em conta as capitais, Cuiabá aparece em 2º lugar!!!:banana:
Interessante é ver também nessa lista várias cidades de MG, prova da ascendência e desenvolvimento constante do Estado!!! Parabéns!!!

·
on my way to the OR trail
7,015 Posts
^^
Esquece... agora que vi como essa reportagem eh recente...
a tabela usa dados de 70 a 96!
aehaeueueaheuhaeuhaeuh

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
A reportagem é meio antiguinha, né...

Considera um período de 26 anos, só que de lá pra cá já se passaram mais 12...

·
5,549 Posts
Para quem não ouvia falar de Igarassu, ela aparece como a 3ª cidade, muito bom.

·
5,549 Posts
A reportagem é meio antiguinha, né...

Considera um período de 26 anos, só que de lá pra cá já se passaram mais 12...
Vixe, é mesmo.

·
Registered
31,542 Posts
7 de marco de 2001...

:sly:
:sly: [2]

Bom, essa tendência já tem uns dez anos no mínimo. Mas ainda é vigente de qualquer maneira. Valeu pela matéria, guzz! :eek:kay:

·
Banned
52 Posts
^^
Esquece... agora que vi como essa reportagem eh recente...
a tabela usa dados de 70 a 96!
aehaeueueaheuhaeuhaeuh[/QUOTE

por falar em saudades...1996 a 2000 . a cidade de Sorocaba.,SP obteve uma taxa de crescimento superior a de Uberlandia( uma diferença mínima: 3,47 % contra 3,37 % ) iniciando novo ciclo de crescimento acelerado, onde ela surgiu como nova força do interior paulista, superada em taxa de expansão demográfica apenas por Itaquaquecetuba e Guarulhos , dentre as cidades de mais de 200 ka!
Observando as novas (set-2007) estimativas do Ibge, dentre todas as maiores cidades do Sul e Sudeste brasileiro, só a mineira Uberlandia bateu as projeções iniciais! Isto baseando-se no crescimento dos mais diversos índices, como exemplo o eleitorado, pib, informações municipais, crescimento da construção civil, etc.
Aqui em Sorocaba preocupamos com a possibilidade de virmos a ser uma região semelhante ao que foi o ABC paulista, onde o descontrole do crescimento acelerado proporcionou um desgaste da qualidade de vida e transtornos gerais na estrutura administrativa dos municípios.
Ontem, 23/05/08 pensando em dar uma olhada em São Paulo, cidade que gosto para valer, me decepcionei com os índices de poluição em geral da cidade, tive a nítida sensação de estar em um lugar bem pior que mexico city e beijing!
Esta, definitivamente não é a "imagem" que conservo em mente da "gloriosa" São Paulo. muita tristeza, tudo isso.
Que bom que minha cidade é ainda tão pequenina e com esparsos visuais sem a presença de arranha-céus!

1 - 20 of 26 Posts