SkyscraperCity banner

21 - 40 of 117 Posts

·
Registered
Joined
·
1,167 Posts

Taxa de desemprego nos EUA pode subir para 30%, de acordo com o presidente do Fed de St. Louis

O presidente do Federal Reserve Bank de St. Louis, James Bullard, previu que a taxa de desemprego nos EUA pode atingir 30% no segundo trimestre por causa de paralisações para combater o coronavírus, com uma queda sem precedentes de 50% no produto interno bruto.

https://www.reddit.com/r/investing/comments/fn68fz
https://www.reddit.com/r/wallstreetbets/comments/fjp1io
 

·
no encalço do meliante
O elemento se evadiu
Joined
·
13,374 Posts
Aí quando essa pandemia for debelada, estoura uma rusga entre chineses e americanos, grandes produtores de petróleo se engalfinham e o barril vai pra duzentos dólares ou uma penca de países europeus entram em default e, desta vez, a Alemnha toca o fodasse.
 

·
Registered
Joined
·
19,473 Posts
Como a união européia irá se comportar? a Itália que já estava 'patinando' agora está afundando em queda livre. Difícil prever qualquer coisa.
A UE tem um problema complicado. Por um lado varios paises frageis, como Italia, Espanha e Portugal com prejuizos brutais para as suas economias devido ah paragem da actividade economica e o dinheiro que estao a gastar para lidar com o tal virus. Por outro, nos paises ricos, populacoes cada vez mais hostis ah ideia de dar dinheiro aos paises do Sul. Nao eh, de todo, uma boa combinacao.

E ainda estah por ver como e em que estado eh que Franca vai sair desta coisa toda. Eh um pais que nao deve deixar ninguem lah muito sossegado.


Temo muito por lugares mais frágeis, com o grosso da população vivendo no limiar da pobreza e uma infeliz cultura de violência (como o Brasil)
Ainda eh muito cedo para fazer previsoes pais a pais mas ha varios cenarios a considerar sendo um deles a possibilidade de em varios paises da America Latina, como resposta a situacoes de caos social, voltarem as ditaduras militares. Mas eh apenas um cenario entre varios possiveis. Ainda eh demasiado cedo para se conseguir vislumbrar o que acontece exactamente em cada sitio.
 

·
Registered
Joined
·
20,598 Posts
Discordo dos oportunistas que estão lançando mão do momento para decretar:

- O vírus foi só um estopim, as disfunções econômicas já traçavam esse destino inevitável
ou mais à esquerdinha:
- Mais uma prova que o capitalismo é inviável / Tudo culpa do neoliberalismo

Sensacionalismo sem vergonha daqueles que apostavam em uma implosão econômica natural, cíclica, e aproveitaram um evento completamente autônomo, independente, não relacionado e imprevisível para dizer "OLHA AÍ!"

Tanto que a maior - mais disfuncional das economias, cuja bolha já era esperada para estourar há 10 anos pelo menos, a da China, onde metade do PIB é jogado em atividades irracionais por decreto do Governo, está até numa situação otimista.

- O que acontece de fato é que SIMPLESMENTE não dá para paralisar a maioria das atividades econômicas do Planeta, para deixar as pessoas em casa, por 2, 3 meses de um ano, sem consequências DIRETAS absurdamente graves.

Um shutdown mundial, quando foi a última vez que acontenceu isso? Nem nas guerras. Iria causar uma era glacial econômica em QUALQUER PERÍODO da história em que isso ocorresse:
  • Anos 30, com new deal, iria ter nova recessão do mesmo jeito.
  • Anos 50, após breton woods? iria ter recessão
  • Anos 60, antes da crise da OPEP? iria ter recessão.
  • Anos 90, anos 2000? iria derrubar tudo do mesmíssimo jeito.
É tão difícil ver que nenhum sistema econômico real ou de fantasia aguenta um congelamento assim?

Cadeias de atividades comerciais e econômicas que andavam, naturalmente, no fio da navalha vão falir, não tem jeito, mas isso só vai abrir espaço para novas ativiadades, desde que a humanidade realmente sobreviva à epidemia com saúde, e que os Governos irresponsáveis, sob pretexto de "precisamos centralizar, estatizar, fomentar diretamente e se endividar" como querem os oportunistas, não mantenham paralíticas as atividades privadas.
 

·
to gulag!
Joined
·
20,691 Posts
Dada a conjuntura atual a tendência do dólar é valorizar-se, não ?
Deeeepende.
Se resolverem torrar mais nossas reservas de dolar, sim.
A menos que aconteça algo muito mais sério (começar uma guerra, mesmo guerra civil, impedirem o comercio com o brasil, começarem a gastar a rodo e a vontade, etc) o dolar só deve caminhar um pouco mais para o alto ou se estabilizar.
 

·
Scooter/motorbike lover
Joined
·
59,982 Posts
Minha sincera opinião: o Brasil vai sofrer muito com a recessão, mas acredito que a recuperação será relativamente rápida por três motivos:

1. Os testes rápidos para detectar o Covid-19 vão contribuir para reduzir a quarentena e reativar a economia o quanto antes

2. O Brasil tem um agronegócio muito forte e acredito que ele não será muito prejudicado pela recessão; afinal, as pessoas precisam se alimentar

3. As reformas tão necessárias terão que ser feitas na marra, pois o medo do PT voltar ao poder e promover a venezuelização do Brasil voltará, pressionando a sociedade por mudanças estruturais. É bom lembrar que a nação brasileira ainda não se recuperou da grande recessão de 2014-2017

Para mim, o Brasil viverá um Plano Collor 2.0, ou seja, vai mergulhar numa profunda crise, mas logo a economia voltará a andar, ainda que timidamente e com muito mais desempregados e miseráveis.

Agora, por outro lado, a Europa vai colapsar. Na Itália, o país mergulhará no caos e os italianos verão a miséria em seus lares pela primeira vez desde o fim da II Guerra; creio que o colapso será tamanho que a onda de migrações europeias para a América e Ásia será retomada.
 

·
to gulag!
Joined
·
20,691 Posts
É o fim do neoliberalismo selvagem, os governos vão ter que ajudar seus povos se não quiserem uma terrível crise social além de econômica.
Mal posso esperar para ver como a argentina vai pagar a conta do virus sem o 'neoliberalismo selvagem' só utilizando o cartão idh
 

·
Meio Desligado
Joined
·
555 Posts
Se não for o fim do atual modelo econômico ocidental, ao menos um novo paradigma o obrigará a uma inédita reforma.

É visível que a economia está de joelhos, a população toma medidas desencontradas e irracionais. Uma depressão no PIB mundial já é esperada.

Do outro lado, ficou patente a melhor capacidade de reação das economias asiáticas. Um sistema sanitário muito eficiente, medidas rigorosas e acertadas na China, Coreia do Sul, Taiwan, Japão.

Os sistemas de saúde pública não serão os mesmos depois disso tudo. Esta será a maior das reformas que virão.
O descalabro que tomará conta do nosso sistema de saúde servirá de exemplo para toda a humanidade, acreditem nisto.
 

·
Registered
Joined
·
5 Posts
quando o brasil estava se recuperando da crise surge um vírus capaz de deixar nosso pib negativo este ano e evaporar a economia nos proximos anos, muita sorte.
 

·
Registered
Joined
·
19,473 Posts
- O vírus foi só um estopim, as disfunções econômicas já traçavam esse destino inevitável


A resposta que vem sendo dada aos normais ciclos baixos da economica desde os 1980s tem sido sempre uma de adiar o problema com a barriga e minimizar os problemas no presente de cada momento. Soh que isso foi avolumando os problemas que agora, tudo indica, irao revelar-se todos por inteiro.

Ha muito que nos mercados financeiros os investidores estavam ah espera de algo grande soh faltando realmente o catalizador. Nos ultimos meses entao os indicadores avolumavam-se e o sentimento dos investidores notou-se na forma como o refugio por excelencia, o ouro, se comporta desde o final do primeiro semestre do ano passado, 2019. E eh precisamente por isso que nas ultimas semanas tem acontecido o que nao ha registo de alguma vez na vida ter acontecido que eh uma liquidacao total e completa de todas as classes de activos, sejam eles quais forem, com os investidores a fugir como loucos para o dinheiro vivo, naturalmente com o USD em primeiro lugar. Nunca aconteceu tal panico. Nem em 1929.



- Mais uma prova que o capitalismo é inviável / Tudo culpa do neoliberalismo


O problema, Naipesky, eh causado precisamente por capitalismo a menos. Capitalismo tem como condicao basica o livre funcionamento dos mercados e a livre descoberta de preco pelos seus intervenientes. Dadas as intervencoes dos bancos centrais, que desde 2008 teem sido continuas, nada disto acontece. Os precos de tudo estao completamente distorcidos e nao ha livres descoberta de preco seja no que for. Isto eh a antitese do capitalismo.

A juntar a isto temos uma outra coisa mais recente, da crise de 2008 principalmente dado antes haver muito poucos precedentes, dos Estados andarem a salvar empresas da falencia o que eh um rematado absurdo. Foi precisamente essa certeza que gerou os comportamentos de varias empresas pelo Mundo fora e propiciou a gigantesca bolha actualmente existente nos mercados de accoes. O valor bolsista das empresas eh hoje em dia totalmente artificial puxado por stock buybacks. Jah nada tem a ver com a sua actividade.

Isto de andar a salvar empresas tambem nao eh capitalismo. Eh o que se vem chamando «crony capitalism» ou capitalismo de amigos.



Sensacionalismo sem vergonha daqueles que apostavam em uma implosão econômica natural, cíclica, e aproveitaram um evento completamente autônomo, independente, não relacionado e imprevisível para dizer "OLHA AÍ!"
Dada a intervencao nos mercados feita pelos bancos centrais essa implosao ciclica e natural, de dimensoes geriveis, tornou-se impossivel. Os bancos centrais simplesmente impediram as correccoes naturais e normais nos mercados livres. E precisamente por isso eh que desde para ai 2015-16 se tornou muito claro que quando acontecesse nao seria uma recessao passageira mas sim algo muito mais forte e com efeitos muito mais serios. Uma depressao em toda a regra com efeitos semelhantes aos de 1929. Note, Naipesky, que eu nao digo isto agora. Ha alguns anos, mesmo no SSC PT, venho advertindo para este estado de coisas e para onde isto iria tudo parar.



- O que acontece de fato é que SIMPLESMENTE não dá para paralisar a maioria das atividades econômicas do Planeta, para deixar as pessoas em casa, por 2, 3 meses de um ano, sem consequências DIRETAS absurdamente graves.
Aqui o que estah a acontecer eh que este virus permitiu colocar a nu tudo o que a euforia bolsista dos ultimos 10 anos vinha escondendo. Que a economia de varias das maiores economias estah muito pouco saudavel e soh vai andando porque anda a baloes de oxigenio dos bancos centrais. E estes nunca se atreveram a tira-los porque no momento em que o fizessem ruia tudo.



É tão difícil ver que nenhum sistema econômico real ou de fantasia aguenta um congelamento assim?
A diferenca sao os efeitos. Numa economia funcional e saudavel, os agentes economicos iriam conseguir superar isto. No estado em que a economia mundial estah neste momento, nao.


Cadeias de atividades comerciais e econômicas que andavam, naturalmente, no fio da navalha vão falir, não tem jeito, mas isso só vai abrir espaço para novas ativiadades, desde que a humanidade realmente sobreviva à epidemia com saúde, e que os Governos irresponsáveis, sob pretexto de "precisamos centralizar, estatizar, fomentar diretamente e se endividar" como querem os oportunistas, não mantenham paralíticas as atividades privadas.
Esse eh precisamente o maior risco. Que haja ajudas para manter precisamente essas empresas impedindo assim o surgimento de novas e, claro, ampliando as mas praticas dessas empresas que sao totalmente impunes. Eh isso o tal capitalismo de amigos.
 

·
Registered
Joined
·
20,598 Posts
quando o brasil estava se recuperando da crise surge um vírus capaz de deixar nosso pib negativo este ano e evaporar a economia nos proximos anos, muita sorte.
Ah, o Brasil sim já estava uma economia doente e terminal, e com péssima perspectiva considerando a batenção de cabeça e disputa de interesses mesquinhos dos 3 poderes postergando ou ignorando a necessidade das reformas.

Diante disso, considerando que a princípio o Governo e o Paulo Guedes não irão cair, esse possa ser o momento perfeito para a refundação econômica do Brasil.

Gastos emergenciais para evitar colapso social, mortos de forme, saques e disturbios caóticos? Absolutamente sim, a curto prazo, mas a implementação de todas as reformas para permitir uma recuperação sustentável a longo prazo.

Se tudo der certo, em 2022 pode até assumir algum petista menos maluco, que infelizmente vai nadar de braçada em cima do sacrifício desta gestão. Se não der certo, o Brasil não vai conseguir nem dar voo de galinha depois dessa crise antes de emendar direto numa venezuelização, que nunca esteve tão próxima.
 

·
Registered
Joined
·
1,750 Posts
Vem aí o "coronabonds"



Não sei se isso vai acelerar o processo de integração dos países da zona do euro, ou melar de vez.
 

·
Registered
Joined
·
4,657 Posts
Pesquise sobre a data limite.
 

·
Registered
Joined
·
20,598 Posts
A diferenca sao os efeitos. Numa economia funcional e saudavel, os agentes economicos iriam conseguir superar isto. No estado em que a economia mundial estah neste momento, nao.




Esse eh precisamente o maior risco. Que haja ajudas para manter precisamente essas empresas impedindo assim o surgimento de novas e, claro, ampliando as mas praticas dessas empresas que sao totalmente impunes. Eh isso o tal capitalismo de amigos.
Estamos falando da mesma coisa, sob pontos de vista diferentes.

O problema é que de onde venha o discurso de "foi um estopim de um problema oculto", infelizmente a maioria que vai ter atenção no momento são os keynesianistas e socialistas prometendo mundos e fundos para quem acreditar na lorota deles, só que dessa vez eles estão pregando para desesperados. Olha o perigo.

E olha a ironia: Muitos países vão afundar sem levantar justamente por adotarem 100% de irresponsabilidade fiscal sob a promessa de que "olha só, estamos corrigindo os erros ocultos do neoliberalismo". E com isso, mantendo a estagnação "de culpa liberal" que os trouxas acham que eles estariam combatendo, enquanto enchem o bolso de sua patota de dinheiro público.
 

·
Não creio no que não vejo
Joined
·
23,364 Posts
Entendo o teu ponto de vista. Mas você só está mensurando um lado do problema. Quem tem reserva de dinheiro (que são poucas pessoas) consegue superar a quarentena, mas quem trabalha hoje para comer amanhã não. Um repórter do telejornal local entrevistou uma idosa com várias comorbidades (bronquite e diabetes) que mesmo com os pedidos para ficar em casa e tendo vários fatores de risco ainda assim saiu para trabalhar como ambulante. Ao perguntá-la o motivo dela estar na rua a resposta que recebeu foi parecida com isso: "Minha filha está presa e eu crio os meus netos, se eu não vier trabalhar eles não tem o que comer". Para essas pessoas é trabalhar ou passar fome, se souberem que o Governo e a Mídia querem obrigá-los a ficar em casa e não darão nada em troca a pandemia será o menor dos problemas, a única coisa que vai importar é o estômago roncando.
:cry::cry::cry:
 
21 - 40 of 117 Posts
Top