SkyscraperCity Forum banner

A igNobilidade do Jerónimo

4422 Views 68 Replies 18 Participants Last post by  GabrielCarreiraLx
http://www.publico.pt/Mundo/pcp-dis...is-um-golpe-na-credibilidade-do-nobel_1460389

Comunistas reagem três dias depois da atribuição do prémio
PCP: distinção de Liu Xiaobo é “mais um golpe na credibilidade” do Nobel

11.10.2010 - 11:23 Por PÚBLICO


Três dias depois da atribuição do Prémio Nobel da Paz ao dissidente chinês Liu Xiaobo, o PCP acabou por reagir à distinção considerando que se tratou de “mais um golpe na credibilidade” do galardão.

Liu Xiaobo e a mulher Liu Xia numa fotografia divulgada pela família do dissidente Liu Xiaobo e a mulher Liu Xia numa fotografia divulgada pela família do dissidente (Foto: Reuters)

Num curto comunicado enviado hoje às redacções, e divulgado “face a solicitações de vários órgãos de comunicação social”, o gabinete de imprensa do PCP defende que a atribuição do Nobel a Liu Xiaobo é “inseparável das pressões económicas e políticas dos EUA à República Popular da China”.

(...)

Ainda por cima no dia seguinte ao da prisão domiciliária da esposa do laureado por ter visitado o marido. Isto vindo de quem diz que a Coreia do Norte é uma democracia, já não admira. Mais valia ficar calado, ó Jerónimo!! :bash:
See less See more
1 - 20 of 69 Posts
Nobel da hipocrisia e do cinismo para o Jerónimo e para os cassetes chineses!
Mas alguma vez o PC (partido do contra) elogiou, ou apoiou, ou sequer mostrou algum sinal de agrado com alguma coisa?
Podes fazer o favor de fundamentar a tua opinião?
Mas alguma vez o PC (partido do contra) elogiou, ou apoiou, ou sequer mostrou algum sinal de agrado com alguma coisa?
Claro que sim...quando o Saramago ganhou o Nobel! :lol:
Podes fazer o favor de fundamentar a tua opinião?
Pensei que fosses militante do PCP
É porque não lês o que escrevi no thread sobre tendências políticas. Sou de esquerda mas liberal. E apartidário. E sou anti-comunista.
Capice?
Curioso quando a RPC segue uma corrente que não é a mesma do PCP [que, aliás, repudiara o caminho divergente que a RPC seguiu depois do cisma sino-soviético] - as coisas que o anti-americanismo pode fazer, colocar em alianças um partido comunista e um estado capitalista selvagem :lol:
O comunismo está em falência desde sempre. Só foi interessante na teoria, porque na prática foi aplicado por regimes ditatoriais sob a máscara do comunismo. Em Cuba o próprio Fidel, eterno anti-americano, está a aderir ao Capitalismo com o início da iniciativa privada, despedir funcionários públicos e a admissão de que o seu sistema não funciona. Claro que tb deve ter o discípulo do Mao a atiçá-lo...
See less See more
Ainda me lembro do PCP ter sido o ÚNICO partido com assento parlamentar a votar contra a condenação da violência no Tibete, por parte do Parlamento Português.Os polícias chineses a carregar sobre as populações, impedindo-os de se manifestar e o PCP diz que esse voto era contra os Jogos Olímpicos de Pequim:rofl: Só para rir mesmo:lol::lol::lol: Depois temos o sr. Bernardino que diz que a Coreia do Norte é uma democracia e temos outra senhora que diz que Cuba é uma verdadeira democracia... enfim... Sem palavras!
See less See more
Bugio, o que é para ficar sem palavras é que essa gentinha que acabaste de descrever consegue ter cerca de 10% do eleitorado. O que é representativo da qualidade do povo Português.
O PCP foi importante no Estado Novo pois foi o movimento que mais pessoas mobilizou contra o regime... e esse apoio vai-se mantendo... e depois há alguns neo-revolucionários que gostam de usar o Che nas camisolas...
10% PCP + 10% Bloco de Esquerda = 20% dos portugueses são comunistas. Deve ser das maiores representações na Europa Ocidental. Explica muita coisa, aliás.
BE não é comunista, é bem diferente... quando não se sabe inventa-se cada coisa... BE é a junção do Partido Socialista Revolucionário, Política XXI e a UDP, alguns dos quais são partidos divergentes do comunismo...
Por exemplo, o Louçã é trotskista, sendo esta corrente uma força opositora a Stalin.
See less See more
BE é a junção do Partido Socialista Revolucionário, Política XXI e a UDP
Certo, mas esses partidos são da extrema-esquerda comunista já próximos do socialismo libertário. Trotsky era opositor de Estaline, mas apoiava Lenine, um dos pais do Comunismo. Aliás, o Lenine teria preferido o Trotsky como seu sucessor, diz-se...
See less See more
10% PCP + 10% Bloco de Esquerda = 20% dos portugueses são comunistas. Deve ser das maiores representações na Europa Ocidental. Explica muita coisa, aliás.
É a maior. Já fiz esse exercício aqui no forum até. A isso junta ainda 30 e qualquer coisa no PS, centro-esquerda. Portugal é o país mais à esquerda da Europa. E sim, claro que explica muita coisa.
See less See more
Mas a UDP, penso eu, foi formada por dissidentes do PCP... logo há um distanciamento do Comunismo que se deve considerar.
O BE vê-se como uma esquerda mais reflexiva, não de cassete, mais revolucionária.

Por isso não voto BE para governar. A votar neles é para servir de oposição, e é para isso que eles se formaram. Nem vejo o Louçã, Rosas ou o Portas como PM...
See less See more
O BE é um partido populista de esquerda. Não é minimamente para admirar que em Portugal um partido desses tenha 10% do eleitorado.
O BE conseguiu angariar a juventude do PS e PCP que estava farta da estagnação de ideais e da vida daqueles partidos, os mais alternativos. E foi aí que foi buscar os votos.
Actualmente têm mais deputados que o PCP por causa dessa estratégia.
Aliás, nem somos caso único. Por exemplo, na Alemanha a Alliance 90 com os Verdes forma uma coligação que tem um deputado no Bundestag (e está no Parlamento Europeu na mesma bancada do BE) e o Die Linken (Partido da Esquerda, do Lafontaine, que inclui os movimentos socialistas mais radicais e comunistas) tem 9 deputados.
Não são tantos deputados como podem pensar, mas o Lafontaine é influente na federação.
See less See more
1 - 20 of 69 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top