SkyscraperCity banner
1 - 20 of 21 Posts

·
Bronzil il il
Joined
·
4,581 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Essa avenida é desprezada pela maioria dos porto-alegrenses, que, além dos seus problemas estruturais, como excesso de sinaleiras e trânsito caótico, a consideram feia. Principalmente quando a comparam com a moderna 3ª Perimetral.

Obviamente, o que é feio são os prédios em sua extensão, voltados à classe média, que são em sua maioria antigos (anos 70), muitos nasceram para ser residenciais e acabaram tendo o andar térreo (em alguns casos, o prédio inteiro) transformados para comercial. O resultado são pequenos frankensteins (a maioria não passa dos 5 andares, extremamente poluídos visualmente pelas fachadas desorganizadas e com faixas publicitárias sem padrão algum.

Isso não acontece na 3ª Perimetral, pois lá não havia prédios. Havia casas de classe média/alta. E após a reformulação da via, algumas delas deram lugar a maioria dos prédios existentes hoje, que não têm mais de 30 anos, em sua grande maioria. Como se não bastasse, o corredor de ônibus (e mobiliário urbano) da 3ª Perimetral têm menos de 8 anos. E, por fim, a simpatia de todos pela 3ªP deve-se muito ao fato dela fica numa das áreas mais nobres da cidade.

A pista de rolamento da avenida é boa. Tem 3 faixas em cada sentido em quase toda a extensão - além de faixa especial para corredor de ônibus, construída há cerca de 15 anos -, chegando a ter cinco faixas no trecho próximo à Free-Way.

Depois de anos de alto crescimento, porém sem ser visível a olho nú, a avenida passa uma uma reformulação visual. Não propriamente a via, mas os seus novos "moradores". São prédios atuais que dão um quê de 3ªP à antiga avenida.

Além deles, não dá para esquecero detalhe mais importante: a grande quantidade de shoppings da via. Enquanto a 3ªP não tem nenhum construído (apenas um projeto e outro muito próximo), a Assis Brasil tem 3 shopping relevantes construídos, 1 em construção, 3 em projeto, e um muito próximo. Será, provavelmente, a avenida com o maior número de shoppings do Brasil. Além de estar distante 1km do Iguatemi (e B. Country), o maior shopping da cidade, enquanto a 3ªP está distante quase 2km.

01. Solarium Office e Solarium Long Stay (prédio residencial e loft | ao lado do Lindóia Shopping)


02. Complexo Sicredi (sede de banco, com escritórios e outros prestadores de serviços | está entre os "Solarium" e um shopping em projeto | os prédios baixos e o médio da esquerda já estão prontos)


03. Alto Norte Shopping (no outro lado do Lindóia Shopping)


04. Bourbon Francisco Trein (distante 800 metros do Alto Norte Shopping, do Lindóia Shopping, do Bourbon Country, do Iguatemi, e do Carrefour Passo D'Areia)


05. Center Lar (distante 1,5km do Boulevard Strip Center)


Mesmo com essa quantidade expressiva de shoppings, talvez por não serem 'gigantes', o comércio de rua não perde a sua força. Um pequeno é uma pastelaria que abriu a pouco tempo, ao lado do futuro Alto Norte Shopping.

E a essa força econômica influencia o entorno. Bancos e novos empreendimentos têm subido a av. Baltazar, "bifurcação" da AB, que passa por uma grande reforma de ampliação e instalação de corredores de ônibus, ao longo dos seus 5,5km.

E essa avenida é a principal amostra do cresicmento da zona norte e, conseqüentemente, da cidade de Porto Alegre. Outros projetos são:

- Arena do Grêmio (com o maior centro de convenções da cidade, com o maior shopping em projeto da cidade, com hoteis e residenciais);

- Aeromóvel (ligando a estação do Trensurb ao Aeroporto);

- Ampliação do Aeroporto Salgado Filho (aumentando a pista em 1km, podendo receber aviões de carga cheios / há uma proposta alternativa dos moradores do bairro Lindóia, para a construção de outra pista paralela à Free-Way, onde há espaço para uma pista de 4km, o que a tornaria uma das maiores do mundo);

- Carrefour Sertório (em construção, de frente ao BIG Sertório);

- Grandes empreendimentos residenciais no Humaitá, no Jardim Europa, no Jardim Ipiranga (mesmo sendo de gosto duvidoso).

Em questão de 3 anos, Porto Alegre será um lugar ainda melhor para viver.

Blog Porto Imagem
 

·
Registered
Joined
·
893 Posts
São belos projetos que vão dar a Assis Brasil uma nova cara.
O ideal seria um metrô subterrâneo e a extinção daquele feio corredor de ônibus, uma via com 3 pistas de cada lado com um arborizado canteiro central, muito mais humana.
A concorrência vai ser acirrada entre os shoppings.
 

·
Bronzil il il
Joined
·
4,581 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Adendo ao tópico:
Centro Hospitalar

Local: Av. Assis Brasil, 4600
Característica: 300 quartos
Porte: 8.532m²
Fase: Em projeto




Mais um grande hospital para a avenida, além do Cristo Redentor, porém, aparentemente com foco na internação e não na emergência. Assim, ele virá para desafogar o Hospital Conceição.

Quem vai amar ele, serão os moradores dos bairros Lindóia, Planalto e Ecoville. Do lado de casa, longe do aperto. Mas o povão da classe média também tem direito, hein SUS!! =P
 

·
Location:Canoas - RS - Br
Joined
·
5,253 Posts
Bah...A Assis Brasil vai dar uma renovada hein? Será um grande pólo de desenvolvimento, com certeza! Muito bom para POA! Belo thread.
 

·
Gremio: Força e Raça!!
Joined
·
2,288 Posts
se sairem todos esses projetos e plantarem muitas arvores ao longo dela ja vai melhorar bastante mesmo... o unico problema continuaria sendo o transito, mas nao tem uma parte da linha 2 q passa na assis brasil?

em amarelo




versao ampliada pelo gerson

 

·
Orgulho de ser Gaúcho
Joined
·
5,387 Posts
Fico feliz de Porto Alegre não ter um unico eixo.....mas vários eixos corporativos....como é a 3º perimetral...a Mostardeiro....a Nilo peçanha....a Borges...e agora a Assis Brasil espalhando desenvolvimento equilibrado e sustentável por toda a cidade.
 

·
Longe demais das Capitais
Joined
·
10,290 Posts
O corredor de ônibus surgiu na avenida em 1981, na admiminstração Dib, que implantou os corredores na cidade.

Realmente o vigor do comércio da Assis Brasil é impressionante.
A avenida Azenha e todas as outras de comércio forte não chegam aos seus pés. A avenida merece, portanto, um embelezamento, que não precisa de obras faraônicas: poderia começar com implantação de árvores no canteiro central, como fizeram na avenida Farrapos, e na própria Assis Brasil em um quarteirão perto do Lindóia, assim como regras para fachadas das lojas, e uma calçada legal e com canteiros...mas claro que se, junto com essas medidas também houvesse prédios muito belos, arrojados e altos (se os predios fossem dos anos 70, seriam novos: muitos são dos anos 40, 50... e infelizmente maltratados como bem disse o Eduardo) então a venida seria impressionante.

Pena que seu trânsito é caótico, suas sinaleiras são completamente desconexas e seu corredor de ônibus já entrou em colapso há muito tempo, é totalmente trancado e saturado - além de quebrado, sujo, queimado, cheio de cartazes colados, tornando-se figuras deprimentes dessa avenida.



Parabéns pelo thread, que está súper completo e conseguiu transmitir muito bem como a Assis Brasil é vigorosa ! :)
 

·
Registered
Joined
·
2,755 Posts
Show de bola!

Eu tenho parentes que moram em Poa e faz uns 4 anos que não vou para lá, os meu primos moraram na Assis Brasil e realmente os prédios eram muito antigos e as sinaleiras não tem como esquecer, assim como o parque da redenção. Enfim, fico feliz por Porto Alegre estar crescendo e se desenvolvendo tão rápido....mais ainda porque o meu time do coração irá construir a Arena mais moderna do país!!!!!!!!!!11
 

·
Registered
Joined
·
1,280 Posts
Esse Solarium Office e o Long Stay não vão sair do papel pq a Ediba quebrou!
Mas e esse hospital? particular?
 

·
Bronzil il il
Joined
·
4,581 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Esse Solarium Office e o Long Stay não vão sair do papel pq a Ediba quebrou!
Mas e esse hospital? particular?
O projeto foi aprovado pela prefeitura e até onde eu sei já havia sido iniciadas as vendas. Se alguém adquirir a empresa, estará com o caminho livre para construí-los.

O hospital eu não faço a menor idéia. Porém certamente não é público.
 

·
Registered
Joined
·
893 Posts
Bourbon Wallig inicia obras



Obras do Bourbon Wallig

A maior unidade de toda a rede Bourbon Shopping no Estado está com suas obras aceleradas. Com mais de 160 mil m² de área construída, o Bourbon Shopping Wallig está sendo construído na Zona Norte da Capital. Nos quatro andares do prédio, vão estar cerca de 220 operações com oito lojas-âncora e previsão de gerar 2,1 mil empregos diretos, além de 3 mil indiretos.

A inauguração da primeira fase do empreendimento deve ocorrer no segundo semestre de 2011.

O projeto do Wallig inclui obras públicas para melhorar na região. No sistema viário, a principal será a abertura da Avenida Grécia até a Estrada do Forte, enquanto, no quarteirão do empreendimento, haverá alargamento e recuperação das vias existentes, além da renovação e adequação da sinalização do entorno.

Zero Hora

http://portoimagem.wordpress.com/2009/11/27/bourbon-wallig-inicia-obras/
 

·
Avatar: Juca Pato
Joined
·
4,575 Posts
Sobre a Assis Brasil, andei muito por ela, pois quando fui a POA, acabei ficando na casa da família de um amigo em Cachoeirinha. Vi muitos marcos com a inscrição "Avenida do Trabalhador", não só nela, mas em alguns outros pontos distintos.

Alguém poderia explicar o significado disso?

Sobre os corredores de ônibus: Utilíssimos e bastante funcionais, mas estão merecendo uma bela reforma.
 

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
Joined
·
6,752 Posts
^^

Eu sei que varios bairros que passam pela assis brasil eram bairrros para operarios.
O Iapi tem muitas casas e aps que eram para operarios.

Deve ser por isso
 
1 - 20 of 21 Posts
Top