SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 95 Posts

·
Gustavo-D.Caxias/RJ
207 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Conforme prometido por mim, neste feriadão tomei coragem e saí pelo centro de D. Caxias para fotografá-la. Comecei no sábado 13/10, no fim da tarde, tirei umas poucas no domingo à tarde e por fim nesta segunda 15/10. Espero que as fotos consigam mostrar o "espírito" da cidade, que em 10 anos mais que dobrou sua qualidade de vida e renda per capita.
Enfim, meu primeiro Thread pessoal.

Conhecam as terras de Além-meriti!

1. A cidade vista da Linha Vermelha

2. Cai a noite na Avenida Presidente Kennedy (Teatro Raul Cortez, Mercado popular e Biblioteca Pública Leonel Brizola)

3. Calçadões (Nilo Peçanha e José de Alvarenga)

4. + Calçadões e Praça do Relógio.

5. Estação da Supervia.

6. Vista da Estação.

7. Jardim 25 de Agosto (reaparem a quantidade de novos prédios.

A 25 de Agosto vista do centro.

8. Avenida Presidente Vargas.

9. Catedral de Santo Antonio e da IURD.

10. Avenida Plínio Casado.

11. Manoel Telles.

12. Edifício River (Que já foi o maior da cidade... já não sei qual é o maior)

Vai deitado mesmo rsrsrs.

Tirei mais fotos, mas acho que estas dão pra resumir legal... Espero que gostem. Comentem!!!!!

·
Gustavo-D.Caxias/RJ
207 Posts
Discussion Starter · #2 ·
ninguém comentou nada!

·
Gustavo-D.Caxias/RJ
207 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Ok Luis, mas... como eu faço isso?

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Quem vai transferir é um moderador. Legal os novos investimentos em Caxias, uma cidade que parece progredir. O único porém é que os novos prédios parecem ser meio feios.

·
Gustavo-D.Caxias/RJ
207 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Se salvou o teatro, os prédios residenciais mais novos.
No mais me parece ser a Rocinha daqui a cem anos.
Infelizmente a baixada fluminense continua um horror.
A cidade passa por um processo de desenvolvimento rapidíssimo! Quem conheceu Duque de Caxias há 10 anos atrás sabe do que falo. As ruas eram de paralelepípedo, sem sinalização, sem agentes de trânsito, prédios caindo aos pedaços. O centro comercial era cheio de mato e bananeiras (acreditem quem quiser...) Em 10 anos a cidade cresceu muitíssimo e hj em dia é mais rica do que qualquer cidade nordestina. Na realidade é a sexta mais rica do país, a segunda do estado do Rio.
O centro passa por obras de transformação e reurbanização. A estação de trens está sendo transformada e remodelada, as ruas recapiadas, não há camelôs nas ruas...
Muita coisa precisa ser feita, mas o processo tá sendo rápido.

·
Rodrigo!
10,799 Posts
Legal ver novamente Caxias aqui no SSC, nota-se que a Cidade tem um centro comercial bem movimentado e que enfim está se desenvolvendo. Todos falam que Caxias é a Cidade mais desenvolvida da Baixada, tomara que a cada dia a Cidade ganhe mais qualidade de vida!
Parabens pelo Thread!

·
Banned
137 Posts
Olá!
É bom ver a baixada, antes esquecida, passando por esse processo acelerado de desenvolvimento. Vc tem toda a razão: há dez anos atrás estava realmente esquecida, mas hj vejo Caxias florecer! Gostei da zona central da cidade. Só um comentário negativo: QUANTOS FIOS!!!! A prefeitura tem que retirálos e colocá-los por baixo em tubulações subterrâneas, como em toda a zona sul e centro do Rio. Tirando-se os fios, a cidade terá um aspecto bem melhor. Mas de modo geral: PARABÉNS A CAXIAS.

:)

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Se salvou o teatro, os prédios residenciais mais novos.
No mais me parece ser a Rocinha daqui a cem anos.
Infelizmente a baixada fluminense continua um horror.
Que comentário infeliz.E hipócrita também,já que a Rocinha hoje já tem IDH superior a todos os estados nordestinos(exceto Sergipe).Onde será o horror então?
Nós,fluminenses atentos ao próprio estado,sabemos que Caxias é uma das cidades que mais se desenvolve socialmente e economicamente.Quebrou um ciclo de pobreza perpétua e já ostenta o maior parque industrial do estado do Rio e um dos maiores do Brasil.Uma nova cidade está se erguendo sobre a velha cidade e miserável cidade.Problemas sociais existem?Sim e são muitos.Contudo,se existe uma cidade no Rio de Janeiro que vem dando provas de melhorias visíveis,essa cidade é Duque de Caxias.

P.S.Rodrigo,a cidade mais desenvolvida,quanto a qualidade de vida,na Baixada Fluminense é Nilópolis,que tem IDH quase 0,8(em 2000) e,atualmente,uma das menores taxas de analfabetismo do Brasil e a segunda menor do Rio de Janeiro.

·
Banned
518 Posts
Taí uma respeitável cidade de uma região metropolitana!
Nas fotos da Barsa enciclopédia nos aons 70 Duque e São Gonçalo eram "grandes burburinhos" já com um skyline proeminente! As primeiras fotos são impactantes mostrando a nova Duque de Caxias , uma das próximas a completar 1 milhão de habitantes!!!

·
Registered
7,537 Posts
Que comentário infeliz.E hipócrita também,já que a Rocinha hoje já tem IDH superior a todos os estados nordestinos(exceto Sergipe).Onde será o horror então?
Nós,fluminenses atentos ao próprio estado,sabemos que Caxias é uma das cidades que mais se desenvolve socialmente e economicamente.Quebrou um ciclo de pobreza perpétua e já ostenta o maior parque industrial do estado do Rio e um dos maiores do Brasil.Uma nova cidade está se erguendo sobre a velha cidade e miserável cidade.Problemas sociais existem?Sim e são muitos.Contudo,se existe uma cidade no Rio de Janeiro que vem dando provas de melhorias visíveis,essa cidade é Duque de Caxias.

P.S.Rodrigo,a cidade mais desenvolvida,quanto a qualidade de vida,na Baixada Fluminense é Nilópolis,que tem IDH quase 0,8(em 2000) e,atualmente,uma das menores taxas de analfabetismo do Brasil e a segunda menor do Rio de Janeiro.
Eu sei bem da realidade da rocinha.E meu comentário foi perjorativo na medida. A Rocinha é "próspera' mas dentro do que a maioria considera estpatica é muito feia, e nada agradável.
Caxias é mais organizada, racional, contudo ainda é muito desagradável e feia.
Nem de longe um lugar onde se tenha prazer em morar. A não ser quando as opções são ainda piores.

·
Gustavo-D.Caxias/RJ
207 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Olá!
É bom ver a baixada, antes esquecida, passando por esse processo acelerado de desenvolvimento. Vc tem toda a razão: há dez anos atrás estava realmente esquecida, mas hj vejo Caxias florecer! Gostei da zona central da cidade. Só um comentário negativo: QUANTOS FIOS!!!! A prefeitura tem que retirálos e colocá-los por baixo em tubulações subterrâneas, como em toda a zona sul e centro do Rio. Tirando-se os fios, a cidade terá um aspecto bem melhor. Mas de modo geral: PARABÉNS A CAXIAS.

:)
Concordo contigo! Realmente a fiação aérea prejudica muito a imagem da cidade. No centro comercial, por exemplo, a fiação é muito feia! Há projetos bem legais em relação a isso, infelizmente não para toda a cidade. A região da estação ferroviária está em obras, e toda a fiação será subterrênea, e não somente a fiação, pois a Avenida Presidente Vargas será subterrânea nessa região, como na praça XV. Escadas rolantes subterrâneas levarão tmb à uma larga passagem subterrânea para pedestres, onde se localizarão os serviços sociais da prefeitura. No lugar da Avenida será erguida uma grande praça arborizada... as obras começaram, as escavações tmb, mas pararam desde o início do ano, com a mudança do governo estadual... Vou postar aqui as fotos das novas escadas rolantes da estação, que tirei...

·
Architect & Urban Designe
125 Posts
Caxias tem um faturamento muito alto, porém não lhe faltam problemas para comer todo o dinheiro faturado. Também conta com uma informalidade enorme, a falta de "urbanidade" de parte da população (isto é comum em todo o Brasil) e o fato de contar com um percentual altíssimo de habitantes das classes sociais mais pobres, já que, como em todas as regiões metropolitanas, grande parte das pessoas que ascendem na pirâmide se transferem para a capital. No mais, ainda é uma cidade muito quente e poluída, o que dificulta o alcance de um ambiente agradável. Mas, apesar destes fatores, a cidade vem melhorando muito e rapidamente e tem grande potencial para ser uma excelente cidade a médio prazo.

·
Gustavo-D.Caxias/RJ
207 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Pena...

Pena pouquíssimas pessoas terem visto esse thread!!! Apesar de as fotos não estarem tão boas, fiz com mito carinho.:eek:hno:

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Minha linda Caxias ! Parabéns Gustavo. Você cobriu muito bem Caxias e um pedaço da 25.

Um dia tirarei fotos do Lote XV para mostrar também.

"Vou falar da minha terra ô ô ô
Minha fonte de riqueza
Vou abrir meu coração
E a história do meu chão vou cantar (vamos lá)
Ai que terra boa de plantar
Povo bom de trabalhar valente guerreiro
Que capinou ô ô foi carvoeiro
Construiu um município cem por cento brasileiro
Depois fabricou motor de avião
E criou um sindicato modelo de trabalho e união
Quando o Rio de Janeiro era capital
Imigrantes estrangeiros vieram pra cá
E o sonho caxiense se realizou
Foi preciso emancipar pra melhorar
Foram leis foram decretos mas a mão do povo prevaleceu

E na velha estação um adeus a Meriti Caxias nasceu

O homem da capa preta o rei da baixada
Ajudava o nordestino amigo da criançada
Salve a Igreja do Pilar. Nossa crença, nossa fé
Joãozinho da Golméia foi o rei do Candomblé

Quero brincar a vontade
Lembrar com saudade a minha raiz
Cair na folia no grupo de congo
Quadrilha e calango eu vou dançar feliz
Na minha refinaria tem combustível para exportação
Eu sou de Caxias sou pura energia
Suficiente pra alegrar seu coração

Bom de bola bom de samba paixão
Com Perácio aprendi a sambar de pé no chão
Igual Zeca Pagodinho deixa a vida me levar
Eu me chamo Grande Rio e qualquer dia chego lá"

-Samba-enredo da Grande Rio (2007). O tema desse samba é o próprio município de Caxias.

O samba ilustra muito bem as conquistas de Caxias, desde a REDUC (refinaria), até grandes personalidades. Carnaval é coisa séria !!! :D

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
Gostei das fotos! Só uma dica: na próxima leva de fotos, tome mais cuidado com o foco; os enquadramentos estão bons, o problema foram mais as fotos que saíram desfocadas, mas nada de grave! :)

Duque de Caxias realmente surpreende com o desenvolvimento que vem obtendo: posso afirmar isso com propriedade, pois dei uma passada na cidade em 1995, e muitas construções atuais, tais como o Mercado Popular, e acho que também não havia esse Teatro.

No mais, a cidade segue sendo uma referência nacional, com o mais importante pólo petroquímico e uma das maiores refinarias (a REDUC).

Nesse processo de revitalização do Centro, eliminar as bananeiras já foi algum progresso! :lol: Só fica faltando o aterramento dos fios; padronização de calçadas, jardins e arborização também cairiam bem! :)

1 - 20 of 95 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.