Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 57 Posts

·
Banned
4,637 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Como havia prometido, aqui estão as fotos que tirei da parte comercial e casas em estilos que não o modernista, que foi alvo de meu anterior thread sobre o mesmo bairro.

Para não carregar em demasiado o presente thread, as demais fotos virão em outros posts.
vAMOS LÁ delíciassssssssssssss!!

O palacete dos anos 60, em estilo colonial, dos Andrade Gutierrez, donos de uma das maiores construtoras do País.
1

2

3

4

Uma mega mansão, escondida no meio de muito verde.
5

6

7

8

A casa possui até um coreto no jardim.
9

A garagem é lá no fundo dessa estradinha. Olhem o tamanho da propriedade! Isso tudo no MEIO de BH, ao lado da Av. do Contorno e do Lourdes.Não é um condomínio afastado! É simplesmente uma mega propriedade no coração de BH.
10

11

12

13

Rua Conde de Linhares, a principal rua do bairro. É muito arborizada, plana e cheia de casarões antigos. Só construções baixas são permitidas.
14

15

16

Uma Cadillac Escalade, para o Gui Piraí.
17

Casa Bernardi: antigo casarão transformado em casa de eventos.
18

19

20

21

22

Uma pracinha.
23

Escritório de advocacia
24

Um clube social antigo
25

26

Centro de cuidados com a estética e saúde para idosos
27

Imobiliária que comercializa imóveis de luxo
28

Loja

30

31

Uma residência
32

Outra residência
33

Calçadas com faixa de grama obrigatória
34

Um casarão dos Pentagna Guimarães. Banco BMG.
35

36

Outro, ao lado do primeiro e bem parecido. Também dos Pentagna. BTW, eles residem em vários imóveis espalhados por BH.
37

38

Casarão. Mendes Júnior.
39

40

41

Ladeira que cruza a Conde Linhares.
42

Cultura Inglesa
43

Casa
44

45

·
Registered
6,614 Posts
Muito bom, gostei.

Gosto disso, muito verde, limpeza, casas grandes.

Essas casas neste estilo transformadas em comércio, dão muito charme. Gostei mais da Casa Bernardi.

Mary T. super antenada, sabe o nome de tudo, acho que você mora por aí...

Não gostei daquele carro que você colocou meu nome na legenda, prefiro o Audi q7 da foto 28 :D que por sinal é uma das minhas paixões.

Você podia fazer um thread do Lourdes, que é um bairro muito bem falado de BH, queria conhece-lo.

·
Banned
4,637 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Saindo da Conde de Linhares, e indo pelas ruas internas do bairro.
46

47

Um casarão
48

49

50

51

52

Outra rua
53

Casa à venda. Linda.
54

55

56

57

58

59

60

Uma clínica. Em antiga casa modernista.
61

Harley Davidson
62

Rensidência dos Couto, um casal antigo que fez história em BH. Para o OSMAR !!!
Obs: a família deixou que os muros da imensa propriedade, que ocupa um quarteirão, fossem utilizados para grafiti. O que eu acho uma pena!
63

64

65

A casa ainda! Enoooooorrrrrrrrrrrmeee!!!!
66

67

Quadra de tênis nos fundos.
68

69

Outra pracinha. Tudo muito bem cuidado e limpo.
70

A ÚNICA construção em pé que sobrou do extinto Arraial Del Rey, vila que foi totalmente demolida para a construção da BH planejada, no final do século XIX. O casarão, antiga sede de uma fazenda, é hoje uma das partes do Museu Histórico Abílio Barreto.
71

72

73

Bebedouro
74

Objetos que contam a história da cidade estão expostos pelos jardins.
75

76

77

A elegante sede moderna do museu, projetada pelo Gustavo Penna. Lá dentro tem um restaurante muito bom, o Café do Museu. Tomar café da manhã no Café do Museu num domingo é bom demais.
78

79

80

81

Ficus. Minha árvore favorita.
82

Por fim, um antigo e simpático bloco de apartamentos.
83

84

85

·
Banned
4,637 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Muito bom, gostei.

Gosto disso, muito verde, limpeza, casas grandes.

Essas casas neste estilo transformadas em comércio, dão muito charme. Gostei mais da Casa Bernardi.

Mary T. super antenada, sabe o nome de tudo, acho que você mora por aí...

Não gostei daquele carro que você colocou meu nome na legenda, prefiro o Audi q7 da foto 28 :D que por sinal é uma das minhas paixões.

Você podia fazer um thread do Lourdes, que é um bairro muito bem falado de BH, queria conhece-lo.

Eu tb prefiro o Q7!!!! :cheers:

·
Registered
6,614 Posts
Mary tava inspirada, essa última parte é a melhor.

Esta casa da foto 55 é linda, vai vender rapidinho. Quanto custa +ou- uma casa de 500m2 nessa região em BH??????

A casa da foto 56, é muito linda mas é uma pena esse muro desse jeito, tem lugares mais apropriados para isso.

·
Registered
2,460 Posts
Belíssimo thread Maria Theresa, parabéns!
Esse bairro é muito charmoso, tem casas muito bonitas. Aliás BH é um espetáculo. A Villa Judith com uma restauração ficaria maravilhosa :)
Adoro os seus threads Mary T., sou seu fã :cheers2:

·
Registered
4,041 Posts
Esta casa da foto 55 é linda, vai vender rapidinho. Quanto custa +ou- uma casa de 500m2 nessa região em BH??????
heheheh, na verdade está encalhada há um bom tempo. Sai por 5 milhões.

Olhando rapidinho em imobiliárias achei 5 casas: 2,1; 2,5; 4; 5; e 6,8 milhões.

----

Só uma coisa MT: o projeto da sede do museu é do Álvaro Hardy.

·
Registered
4,041 Posts
Comentando o tópico agora, suas fotos estão cada vez melhores!

Essas casas podem até ser mais, sei lá, charmosas, mas eu ainda prefiro as modernistas. Fora que ainda devem ser mais confortáveis.

E a pracinha que liga a casa antiga à sede nova do museu é perfeita em tudo... A escadaria que dá na Prudente, o mobiliário, as coisas expostas, o coreto do bonde, a arborização, paisagismo, tudo!

·
Registered
30,290 Posts
Mary,

Você sabia que é responsável pela minha mudança de visão a respeito de Belo Horizonte? Eu já contei isto para você?

Durante alguns anos, logo no início da minha vida profissional, no distante ano de 1982, comecei a viajar para BH. Mas não tinha boa impressão de sua cidade, acho que por me limitar sempre a circular na área central, em ruas poucos nobres, a fim de resolver problemas em repartições públicas como forum, JUCEMG, e outras.

Foi somente por intermédio de seus threads que comecei a descobrir uma outra Belo Horizonte, que sequer supunha existir, muitíssimo diferente daquela que onde estive algumas vezes.

Este bairro de Cidade Jardim é um espetáculo. É uma maravilha. As ruas e algumas casas neste thread lembram-me muito o bairro do Jardim Europa, em São Paulo, que eu reputo como um dos mais especiais do Brasil.

Eu achei este bairro de Cidade Jardim tão especial que gostaria de saber: casas como as mostradas nas fotos 18/19, 24, 32, 35, 54 e outras estão tombadas pela Municipalidade? Ou qualquer aventureiro, sem qualquer preocupação com ambiência da região e a história da cidade, pode adquirir um imóvel, colocá-lo abaixo e, no seu lugar, construir uma casa sem estilo?

Minha preocupação é que você na foto 14 você comenta que na "....Rua Conde de Linhares, a principal rua do bairro... Só construções baixas são permitidas...." Mas observado o gabarito, quem quer que seja pode comprar um casarão como das fotos 48 ou 63 (dos Couto) colocá-los abaixo e construir qualquer coisa no lugar?

·
Registered
30,290 Posts
Rensidência dos Couto, um casal antigo que fez história em BH. Para o OSMAR !!!
Obs: a família deixou que os muros da imensa propriedade, que ocupa um quarteirão, fossem utilizados para grafiti. O que eu acho uma pena!
63

64

65

A casa ainda! Enoooooorrrrrrrrrrrmeee!!!!
66

67

Quadra de tênis nos fundos.
68

69
Para quem nunca ouviu falar nos Couto a que Mary aludiu, vai aqui uma pequena explicação.

O casal Zilda e Alair Couto foram um dos grandes expoentes sociais no Brasil na década de 50/60. Quando o lendário milionário Antenor Ortiz Patiño visitou Belo Horizonte décadas atrás, os únicos salões em que o Rei do Estanho pisou foram justamente as da casa acima retratada, pertencente ao casal Zilda e Alair Couto. A festa que deram em BH em honra do milionário boliviano foi tão nababesca, tão memorável, que entrou para os anais sociais do País, uma vez que registrada na imprensa do Rio de Janeiro, então Capital da República.

Outra coisa que me marcou a respeito da casa retratata pela Mary foi um artigo de jornal encontrado acho que pelo forista BRUNO BH, que registrava que a casa tem.... 2.000 m2 de área construída!!!!!!

Parabens Mary pelo excelente registro que você fez deste encantador bairro de Cidade Jardim!

·
Registered
4,041 Posts
Especialmente para você, Osmar, que é advogado, a lei que regulamenta a ADE Cidade Jardim em sua íntegra:

http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/236023/lei-9563-08-belo-horizonte-mg

E a parte que te responde:

Art. 4º - Os projetos de reforma em edificação existente na ADE Cidade Jardim deverão ser aprovados pela Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana - SMARU -, devendo manter as características originais da edificação nos seguintes itens:

I - fachadas e vãos;

II - volumetria;

III - rampas, escadas e demais acessos externos;

IV - jardins e quintais.

·
.
17,053 Posts
O dfbm já respondeu o Osmar enquanto eu procurava a lei, de qualquer forma vai aí o link direto do Diário Oficial http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=977017

Destaco outros pontos interessantes da lei:

Proibição de novos muros:
"Art. 18 - No fechamento frontal dos lotes edificados só serão admitidos elementos vazados ou transparentes que garantam a visibilidade dos jardins a partir dos logradouros públicos.
Parágrafo único - Elementos sem permeabilidade visual só serão permitidos para contenção de terreno natural ou com altura máxima de 80 cm (oitenta centímetros) acima do terreno natural."

Obrigatoriedade de arborização:
"Parágrafo único - As espécies arbóreas existentes não poderão ser suprimidas sem prévia autorização do órgão competente, sendo obrigatória, no caso de supressão, a reposição de nova espécie no mesmo imóvel."

Obrigatoriedade de faixa de grama no passeio:
"II - restante da área ajardinada, não sendo permitida a sua delimitação por cordões ou outro tipo de elemento que extrapole, em altura, o nível do piso pavimentado."

·
Registered
362 Posts
Otimas fotos M.T. :)

Em relacao ao grafiti, apesar de achar q seria melhor sem ele, nao acredito que esses muros estariam livres de pichacao se os donos da casa nao tivessem autorizado que utilizassem para isso. Dos males o menor, mas de longe o ideal.

·
Registered
30,290 Posts
Especialmente para você, Osmar, que é advogado, a lei que regulamenta a ADE Cidade Jardim em sua íntegra:

http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/236023/lei-9563-08-belo-horizonte-mg

E a parte que te responde:

Art. 4º - Os projetos de reforma em edificação existente na ADE Cidade Jardim deverão ser aprovados pela Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana - SMARU -, devendo manter as características originais da edificação nos seguintes itens:

I - fachadas e vãos;

II - volumetria;

III - rampas, escadas e demais acessos externos;

IV - jardins e quintais.
O dfbm já respondeu o Osmar enquanto eu procurava a lei, de qualquer forma vai aí o link direto do Diário Oficial http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=977017

Destaco outros pontos interessantes da lei:

Proibição de novos muros:
"Art. 18 - No fechamento frontal dos lotes edificados só serão admitidos elementos vazados ou transparentes que garantam a visibilidade dos jardins a partir dos logradouros públicos.
Parágrafo único - Elementos sem permeabilidade visual só serão permitidos para contenção de terreno natural ou com altura máxima de 80 cm (oitenta centímetros) acima do terreno natural."

Obrigatoriedade de arborização:
"Parágrafo único - As espécies arbóreas existentes não poderão ser suprimidas sem prévia autorização do órgão competente, sendo obrigatória, no caso de supressão, a reposição de nova espécie no mesmo imóvel."

Obrigatoriedade de faixa de grama no passeio:
"II - restante da área ajardinada, não sendo permitida a sua delimitação por cordões ou outro tipo de elemento que extrapole, em altura, o nível do piso pavimentado."
Obrigado a Dfbm e Bruno BHZ! Fiquei super feliz em constatar que a preocupação da Municipalidade na preservação do lindo patrimônio imobiliário é tamanho que chegou ao ponto de legislar sobre muros,faixa de grama, jardins e quintais! SENSACIONAL!!!!!!!!:applause::applause::applause::applause:

1 - 20 of 57 Posts