SkyscraperCity banner
1 - 8 of 8 Posts

·
Grande Campinas (S.Paulo)
Joined
·
47,539 Posts
Discussion Starter · #1 ·


Foto Revista Globo Ciência

^^ :)

Está reportagem da Revista Globo Ciência de Outubro de 1991, mostra o quanto a tecnologia evoluiu nestas duas décadas...
E hoje se fala em esgotamento de endereços de internet e outras tecnologias que são criadas...
E tudo isto continua a geral a poluição?
 

·
apenas isso
Joined
·
334 Posts
ehehe verdade, os efeitos de tantas ondas de rádio, telefonia, raio x, etc só saberemos daqui algumas décadas.

mas eu evito pensar nisso, senão eu surto
só meu pc ocupa metade do meu minúsculo quarto ahaha durmo com ele ligado, com o cel na cabeceira da minha cama, e com a tv ligada tbm ! ahuahau
 

·
∂αη
Joined
·
2,970 Posts
Já é um caso a ser pensado,pois a tecnologia que surge para nos ajudar,pode nos destruir das mais diversas formas!
tomara que não seja tão sério,más eu acho que todos nós sabemos qual é o efeito da radiação a longo e médio prazo!
será por isso que há tantos casos crescentes de câncer pelo mundo?
 

·
Rio de Janeiro
Joined
·
31,191 Posts
Nossa, tinham que fotografar a Paulista como um mau exemplo, né?... :eek:hno:
 

·
Grande Campinas (S.Paulo)
Joined
·
47,539 Posts
Discussion Starter · #6 ·

·
Registered
Joined
·
407 Posts
Essa é uma poluição que divide opiniões, há pessoas que usam capacetes de papel alumino o dia todo para evitar as radiações, outras dizem ter alergias e constroem blindagens bem caras para se protege, e há os que não acreditam. Na minha opinião são inofensíveis, pois a própria Terra possui um campo eletromagnético que nos protege do campo fortíssimo do Sol que por sua vez nos protege de radiações interestelares. Mas tenho uma pequena desconfiança a certos tipos de transmissão :hammer:

Acho que um perigo real que não devia ser muito abordado na época da reportagem é o das transmissões piratas e como cada faixa de banda no espectro eletromagnético é concorrida e possuí leis e normas regulamentadoras mundo afora. Como exemplo temos o leilão das faixas a serem utilizadas por transmissão 3G que ficaram na casa dos bilhões de reais .
 

·
Comunista
Joined
·
3,221 Posts
Eu tenho um amigo que mora na Paulista. Lá ele não conseguia usar o aparelho VHS por causa das interferências.


E quanto a questão da saúde:


Estudo aponta relação entre transmissores da Rádio Vaticano e casos de câncer


Lombardi disse que apresentará suas conclusões à Justiça

Especialistas italianos concluíram que existe uma “conexão significativa” entre a exposição à radiação emitida por transmissores da Rádio Vaticano e uma maior incidência de câncer entre crianças que moram próximo às antenas, nos arredores de Roma.

Após cinco anos de uma investigação ordenada pela Justiça, especialistas do mais prestigioso centro de pesquisas sobre câncer da Itália concluíram que uma alta incidência de tumores e de leucemia entre crianças de cidades e vilarejos próximos a Roma têm relação com a radiação eletromagnética emitida por 60 transmissores da rádio localizados na região.

A investigação confirmaria outros dois estudos realizados desde 2001 e que concluíram que os campos magnéticos no entorno dos transmissores da Rádio Vaticano seriam mais altos do que os limites permitidos e que haveria uma relação entre isso e a incidência de câncer.

Em 2005, um cardeal e um padre responsáveis pela rádio foram condenados por "poluir a atmosfera com ondas eletromagnéticas poderosas", mas tiveram as condenações revertidas dois anos depois.

Surpresa

O atual chefe da Rádio Vaticano, o padre jesuíta Federico Lombardi, se disse surpreso com as conclusões da nova investigação e afirmou que estudos científicos internacionais nunca fizeram a conexão entre as ondas eletromagnéticas e a incidência de câncer.

Segundo ele, a rádio apresentará suas próprias conclusões à Justiça italiana.

As cerca de 60 antenas instaladas em terras de propriedade da Igreja Católica perto de Roma transmitem os programas da Rádio Vaticano em ondas curtas e médias para todo o mundo em cerca de 40 línguas.

Mas a tecnologia é considerada obsoleta com o crescente uso da internet. Rádios católicas em vários países retransmitem hoje a programação da Rádio Vaticano retirada da internet.

Moradores vizinhos às torres questionam na Justiça o uso dos transmissores há mais de uma década.

Além das preocupações com a saúde, muitos alegam ainda que as ondas emitidas pelos transmissores afetam também a recepção dos sinais de TV e interferem em vários eletrodomésticos.

De acordo com o padre Lombardi, a Rádio Vaticano sempre seguiu as normas internacionais relacionadas aos limites de emissões eletromagnéticas e, em 2001, fez um acordo com o governo italiano para adotar limites ainda mais duros para "responder com cuidado, como é necessário, às preocupações potenciais dos moradores vizinhos".

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/07/100714_vaticano_rc.shtml
 
1 - 8 of 8 Posts
Top