Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 5051 Posts

·
Registered
Joined
·
6,925 Posts
.

A Resenha, Notícias do RN





Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Devido à sua localização geográfica é considerado como a "esquina do continente" americano, ocupa a posição nordeste da/na Região Nordeste e tem como limites a norte e a leste o Oceano Atlântico, ao sul com a Paraíba e a oeste com o Ceará. É dividido em 167 municípios e ocupa uma área de 52.796,791 km², sendo um pouco maior que a Costa Rica. Sua capital é a cidade de Natal. O estado apresenta o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o menor índice de mortalidade infantil, o menor índice de desnutrição e a segunda maior expectativa de vida da Região Nordeste, além de ser o segundo estado mais seguro do país (atrás apenas de Santa Catarina). A capital do estado também é considerada a capital menos violenta do país e décima-quarta cidade mais segura do Brasil.

Possui uma população estimada em 3.137.541 habitantes, dos quais 73% vivem em cidades (áreas urbanas) [10], sendo as mais importantes Natal, Mossoró, Parnamirim, Assu, Currais Novos e Caicó. Outras cidades importantes são São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e João Câmara. Sua Capital, Natal, reúne em sua região metropolitana cerca de 1,3 milhões de habitantes, sendo a 4º maior região metropolitana do Nordeste, 6º maior do Norte/Nordeste e 15º maior do Brasil. Sua segunda maior cidade, Mossoró, possui uma população de aproximadamente 250 mil habitantes, sendo a 20º maior cidade da Região Nordeste e uma das maiores do interior nordestino, além de ser polo de significativa importância para o estado.

Apresentando um relevo modesto, com mais de 80% de sua área possuindo menos de 300m de altura, tem como rios principais o Potenji (que corta a capital), Moçoró, Apodi, Assu, Piranhas, Trairi, Jundiaí, Jacu, Seridó e Curimataú. As ilhas do Atol das Rocas também pertencem ao estado.
Fonte: Wikipédia

Hino do Rio Grande do Norte


Rio Grande do Norte esplendente.
Indomado guerreiro e gentil,
Nem tua alma domina o insolente.
Nem o alarde o teu peito viril!
Na vanguarda, na fúria da guerra
Já domaste o astuto holandês!
E nos pampas distantes quem erra.
Ninguém ousa afrontar-te outra vez!
Da tua alma nasceu Miguelinho,
Nós, como ele, nascemos também,
Do civismo no rude caminho.
Sua glória nos leva e sustém!

A tua alma transborda de glória!
No teu peito transborda o valor!
Nos arcanos revoltos da história
Potiguares é o povo senhor!


Foi de ti que o caminho encantado
Da Amazônia Caldeira encontrou
Foi contigo o mistério escalado.
Foi por ti que o Brasil acordou!

Da conquista formaste a vanguarda.
Tua glória flutua em Belém!
Teu esforço o mistério inda guarda
Mas não pode negá-lo a ninguém!
É por ti que teus filhos descantam.
Nem te esquecem, distante, jamais!
Nem os bravos seus feitos suplantam
Nem teus filhos respeitam rivais!

Terra filha de sol deslumbrante.
És o peito da Pátria e de um mundo
A teus pés derramar trepidante.
Vem atlante o seu canto profundo!
Linda aurora que incende o teu seio.
Se recama florida e sem par.
Lembra uma harpa, é um salmo, um gorjeio.
Uma orquestra de luz sobre o mar!
Tuas noites profundas, tão belas.
Enchem a alma de funda emoção.
Quanto sonho na luz das estrelas.
Quanto adejo no teu coração.

Letra: José Augusto Meira Dantas
Música: José Domingos Brandão

 

·
Viva o Frevo
Joined
·
30,393 Posts
Parabéns pelo novo news, amigos. :applause::applause:

Continuaremos sempre em contato. Só os news que são separados, não nós.:banana:
 

·
Registered
Joined
·
6,925 Posts
Vamos às notícias

Governo do RN investe R$ 30 milhões no Terminal Pesqueiro



21/07/2009

O Governo do Estado vai investir quase R$ 30 milhões na construção do terminal pesqueiro de Natal. As instalações serão erguidas em um terreno cedido pela União, por trás da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), entre a Pedra do Rosário e a Capitania dos Portos, no bairro da Ribeira, e terão cerca de 200 metros de extensão de cais. A obra tem o prazo de 18 meses para ser concluída.



O terminal pesqueiro de Natal foi destaque no programa de rádio "Sempre Trabalhando" desta sexta-feira (17), apresentado pela governadora Wilma de Faria numa rede de rádios da capital e interior



A governadora ressaltou que o número de empregos diretos irá crescer. Espera-se que ultrapasse dos atuais 2.400 para 9.800 empregos. "Além da geração de empregos diretos, todos os setores da economia serão beneficiados aqui no estado", disse.



"O Rio Grande do Norte é o maior exportador de pescados do Brasil e com o terminal pesqueiro o estado será um importante pólo para toda a América Latina", afirmou a governadora.



Cultura – A governadora também destacou as Casas de Culturas no estado. Atualmente 27 casas já estão prontas e 15 estão concluindo o processo licitatório. Nos municípios de Pau dos Ferros, Alexandria e Lucrécia as Casas estão em obras. "A meta é que até o final de 2009, o Governo do Estado tenha construído 45 casas de cultura. Um investimento de quase 10 milhões de reais", ressaltou.

http://www.natalpress.com/index.php?Fa=mat.inf&EDI_ID=5&MAT_ID=25198
 

·
Registered
Joined
·
6,925 Posts
Cresce Índice de Confiança no setor industrial do RN



22/07/2009

Os empresários potiguares voltaram a acreditar no crescimento da economia. É o que demonstra o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), levantamento realizado trimestralmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados mais recentes, elaborados com base em sondagem realizada entre 30 de junho e 17 deste mês, apontam aumento de 23,97% no Icei no Rio Grande do Norte, em relação ao levantamento de abril de 2009. Em comparação com julho de 2008, o crescimento do índice foi de 2,77%.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Flávio Azevedo, boa parte dessa recuperação está ocorrendo por terem sido implantadas medidas econômicas pelo Governo Federal, além do Brasil ter mantido o foco no mercado interno, durante o período mais forte da crise financeira internacional. “A estrutura governamental de bancos e a baixa de juros do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) foram algumas das medidas fundamentais para o mercado brasileiro”, explica Azevedo.

Os dados da CNI demonstram também que os empresários estão confiantes em fortalecimento do mercado para o segundo semestre deste ano. O indicador de expectativas apresentou acréscimo de 22,5%, quando comparado com o índice de abril de 2009, passando de 56,9 para 69,7 pontos em julho. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 2,8%, passando de 67,8 em julho de 2008 para 69,7 pontos neste mês.

Com relação às expectativas para o próximo semestre, Flávio Azevedo alerta que mesmo com uma clara recuperação, os empresários ainda não devem ficar muito otimistas, pois o mercado local depende, em parte, da economia mundial. “O crescimento é lento e gradual, mas está acontecendo”.

Brasil

Os números que levam em conta empresários de todo o Brasil também demonstram crescimento. Pela primeira vez em 2009, a indústria brasileira está confiante. O Icei cresceu, em julho deste ano, entre os empresários dos três portes de empresas (pequenas, médias e grandes), apontando um resultado de 58,2 pontos, enquanto em abril o índice foi de 49,4 pontos. No mês de julho de 2008, o resultado havia sido de 58,1 pontos. O levantamento mostra também que, dos 27 setores industriais pesquisados, 25 registraram aumento da confiança.

A maior confiança foi percebida entre os empresários do setor de outros equipamentos de transporte, seguido de equipamentos hospitalares e de precisão, e o de limpeza e perfumaria. Entre os que obtiveram os menores indicadores estão os setores de couro, madeira e papel e celulose.

O Icei é medido trimestralmente, a partir de quatro questões que levam em conta o sentimento do empresário com relação ao mercado no momento da sondagem e suas expectativas para os seis meses seguintes.

http://tribunadonorte.com.br/noticias/116728.html
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
PARABÉNS POTGUARES!!! :applause:

Agora... O que é no Grande Ponto? :D
 

·
--- x ----
Joined
·
1,038 Posts
Nossa adorei a iniciativa...
Como tenho ligações com Mossoró vou postar noticias da cidade aqui!
Acredito que até servirá para aproximar os foristas da capital e de Mossoró que ficam, na maioria das vezes, sempre divididos em qualquer fórum da internet.
 

·
--- x ----
Joined
·
1,038 Posts
Qualidade e desenvolvimento

“Quem não é o maior tem que ser o melhor”, diz o ditado.

Na pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas Projetos, o Rio Grande do Norte aparece em segundo lugar em desenvolvimento, medido pelo Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idse), no Nordeste. O melhor índice é de Sergipe, com Idse equivalente a 48. Em seguida, está o Rio Grande do Norte, com 46,8. Estas duas unidades federativas, aponta a FGV Projetos, já estão no grupo de médio desenvolvimento.

Estados ricos passaram do grupo de baixíssimo para o de baixo desenvolvimento, como Pernambuco (38,65), Paraíba (37), Bahia (36,8) e Ceará (31,6). Enquanto isso, Alagoas (21,6), Maranhão (15,8) e Piauí (11,4) registraram considerável melhora. O estudo “Subsídios ao Planejamento do Nordeste Brasileiro”, foi coordenado pelo economista Fernando Blumenschein, de 2001 a 2007.

Coluna Negócios e Finanças
Tribuna do Norte: http://tribunadonorte.com.br/coluna2016.html
 

·
Registered
Joined
·
6,925 Posts
Natal ganha mais 10 Academias da Terceira Idade

22/07/2009 18:25

Um convênio assinado entre a Prefeitura do Natal e a empresa Assix Publicidade e Distribuidora Ltda, do Paraná, trará para Natal mais 10 Academias da Terceira Idade (ATI), cedidas sem custos para o executivo natalense. O convênio foi celebrado entre a prefeita Micarla de Sousa, o secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), João Bastos e o diretor da Assix, Aluízio Marques de Assis Júnior.

Estas 10 novas academias somam-se as outras três já instaladas em Natal (praças Kalina Maia – Lagoa Nova, Augusto Leite – Tirol e Espaço Cultural Jesiel Figueiredo – Gramoré), além de mais uma que será inaugurada até o final deste mês de julho, na praça Aluízio Alves, na Cidade da Esperança. “As ATI´s fazem parte de nossa política de proporcionar uma melhor qualidade de vida para população”, ressaltou Micarla de Sousa.

Objetivos
O convênio tem o objetivo de auxiliar o município do Natal na promoção da saúde, com atividades físicas, na terceira idade, por meio do programa denominado “ATI – Academia da Terceira Idade”, com a disponibilização gratuita e irrestrita de espaço público, devidamente equipado e preparado para atividades físicas de idosos. A estrutura visa assegurar direitos dos idosos previstos na Lei nº 10.741/2003 (estatuto do Idoso), atuando nos termos da Política Nacional de Atenção ao Idoso (Lei nº 8.842/2004).

Segundo Aluízio Júnior, da Assix Publicidade, Natal faz parte dos 800 municípios brasileiros que já têm ATI´s instalados pela empresa, como por exemplo Maringá, no Paraná.

“Dentro dos próximos 40 dias chegarão os primeiros equipamentos para cidade”, informou Aluízio Júnior. “A previsão é que todas as academias sejam instaladas até o final do próximo ano”, informou o titular da Semsur, João Bastos.

As ATI´s são doadas à prefeitura do Natal e em contrapartida empresas patrocinadoras dos equipamentos têm o direito de divulgar suas marcas. Segundo Aluízio Júnior, o convênio tem prazo de vigência de 20 anos.

http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-938.html
 

·
Registered
Joined
·
6,925 Posts
Inauguração da nova iluminação e urbanização do Mirante da Gente será nesta quinta-feira
22/07/2009 14:50


Canindé Soares

Por causa das fortes chuvas que caíram na última sexta-feira, 17 de julho, a inauguração da nova iluminação e urbanização do Mirante da Gente, na Redinha, foi transferida para esta quinta-feira (23), às 18h, com a presença da prefeita Micarla de Sousa. A revitalização foi realizada pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).


Trata-se de um pontilhão de 630 metros de extensão que avança pelo mar e, por isso, proporciona uma visão de 360º da capital, permitindo que o visitante observe o rio Potengi, o Forte dos Reis Magos e a Ponte Newton Navarro de forma privilegiada. Para revitalizar o espaço, foram investidos R$ 120 mil. Os procedimentos adotados envolveram recuperação da iluminação, pintura, pavimentação, instalação de bancos e lixeiras e novo projeto paisagístico.


O acesso ao mirante é ao lado do Mercado da Redinha. A obra foi construída em 1999 pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), como obra complementar da primeira dragagem do rio Potengi, que o aprofundou em três metros. O equipamento serve como barreira, impedindo que o mar avance sobre o rio e traga a areia do assoreamento, além de potencializar a vazão do rio sobre o mar, agindo como uma dragagem natural.


Na ocasião, o local também ganhará o título de Marco Portucale, em homenagem ao intercâmbio institucional, comercial, turístico e cultural entre as cidades irmãs Natal e Lisboa. O título é inspirado no reino que deu o nome a Portugal e o espaço ganhará uma obra de arte portuguesa que será produzida e enviada especialmente para o Mirante, como forma de concretizar essa aliança.


Para o secretário municipal de Serviços Urbanos João Bastos, o Mirante da Gente promete ser um ponto atrativo aos turistas e moradores da cidade. “Trabalhamos com o objetivo de trazer à tona um dos espaços mais privilegiados de Natal, que estava esquecido pela população, e de proporcionar um novo atrativo ao turismo”, complementa.

http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-935.html
 

·
Registered
Joined
·
3,902 Posts
Juro que farei o possível para estar mais presente! muito bom o nome! quem teve a idéia? ficou muito RN mesmo weheheheh

Vlw!
 

·
Registered
Joined
·
3,902 Posts
Qualidade e desenvolvimento

“Quem não é o maior tem que ser o melhor”, diz o ditado.

Na pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas Projetos, o Rio Grande do Norte aparece em segundo lugar em desenvolvimento, medido pelo Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idse), no Nordeste. O melhor índice é de Sergipe, com Idse equivalente a 48. Em seguida, está o Rio Grande do Norte, com 46,8. Estas duas unidades federativas, aponta a FGV Projetos, já estão no grupo de médio desenvolvimento.

Estados ricos passaram do grupo de baixíssimo para o de baixo desenvolvimento, como Pernambuco (38,65), Paraíba (37), Bahia (36,8) e Ceará (31,6). Enquanto isso, Alagoas (21,6), Maranhão (15,8) e Piauí (11,4) registraram considerável melhora. O estudo “Subsídios ao Planejamento do Nordeste Brasileiro”, foi coordenado pelo economista Fernando Blumenschein, de 2001 a 2007.

Coluna Negócios e Finanças
Tribuna do Norte: http://tribunadonorte.com.br/coluna2016.html

Nunca tinha ouvido falart nesse índice... é não sei até quando estaremos nesse nível intermediário, vejo tudo tão parado por Natal, não sei como estão as coisas no resto do estado.
 

·
Perfil
Joined
·
5,549 Posts
Olha as notícias de RN aparecendo! Parabéns pela abertura, gostei muito, não conhecia o hino Potiguar.
 

·
Registered
Joined
·
34 Posts
Saudações aos irmãos potiguares..

Olá pessoal, fikou muito legal o correio de notícias do nosso estado, muito legal mesmo. Depois de um longo período voltarei a minha atividade no fórum, em breve com algumas notícias de Caicó e região do seridó.:banana:
 

·
Registered
Joined
·
6,925 Posts
Olá pessoal, fikou muito legal o correio de notícias do nosso estado, muito legal mesmo. Depois de um longo período voltarei a minha atividade no fórum, em breve com algumas notícias de Caicó e região do seridó.:banana:
Poste mesmo. Queremos muitas no notícias do Seridó aqui.
abraço
 

·
Registered
Joined
·
6,925 Posts
Prodetur oferece cursos gratuitos na área de turismo
23/07/2009 - Tribuna do Norte

O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que tem ajudado a dar fôlego a projetos de saneamento, urbanização e infraestrutura, voltou o foco também para a educação, prometendo qualificar 11.387 pessoas para trabalhar no turismo do Rio Grande do Norte. Segundo o coordenador do Programa no estado, Carlos Alberto Medeiros, a expectativa é que cerca de US$ 3,86 milhões (o equivalente a R$ 7,33 milhões) sejam investidos em cursos gratuitos para a população. Nove municípios serão beneficiados.

Em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, onde a expectativa é qualificar 7.662 pessoas, com investimento de US$ 2,8 milhões (R$ 5,32 milhões), os cursos devem ter largada dentro de 60 ou 90 dias. A licitação para contratar a empresa ou instituição que vai oferecer a capacitação nesses três municípios será realizada hoje. “A intenção é qualificar pessoas que já trabalham e aquelas que planejam ingressar na área. O foco do programa é incentivá-las para que prestem serviços de qualidade ao turista”, frisa o coordenador.

Em outros seis municípios os cursos serão oferecidos pelo Senac e estão sendo iniciados este mês. A oferta inclui cursos de inglês e outros como barman, auxiliar de cozinha, camareira e orientador ou guia de turismo. Cerca de US$ 1,06 milhão (R$ 2,01 milhões) será investido em Touros, Maxaranguape, Extremoz, Ceará-Mirim, Nísia Floresta e Tibau do Sul para capacitar 3.716 pessoas. “Os interessados deverão procurar as prefeituras”, observa Medeiros.

Prodetur

O programa de qualificação é uma das ações desenvolvidas com recursos do Prodetur II, que será executado até junho do próximo ano e cujo contrato com o estado chega a US$ 39,07 milhões (R$ 74,23 milhões). Mais da metade desse dinheiro foi investido em obras de infraestrutura, o que incluiu projetos de saneamento que estão em execução ou prestes a começar nas praias de Tibau do Sul, Pipa, Redinha, Redinha Nova, Pirangi, Cotovelo e Pium. Na primeira edição do programa, o total liberado para o estado chegou a US$ 41,87 milhões (R$ 79,55 milhões) e serviu para ampliar o Aeroporto Augusto Severo e para urbanizar, sanear e executar obras de drenagem em Ponta Negra.

O Prodetur é um programa de crédito para estados e municípios que tem o objetivo de criar condições favoráveis à expansão e melhoria da atividade turística e também de melhorar a qualidade de vida das populações residentes nas áreas beneficiadas.

O programa é financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem o Banco do Nordeste como órgão executor. A expectativa é que a terceira edição traga US$ 75 milhões (R$ 142,5 milhões) para o estado, sendo US$ 45 milhões (R$ 85,5 milhões) do BID, US$ 27 milhões (R$ 51,3 milhões) do Ministério do Turismo e US$ 3 milhões (R$ 5,7 milhões) de contrapartida do Estado. O dinheiro deverá ser investido no período de 2010 a 2013.

http://tribunadonorte.com.br/noticias/116833.html
 
1 - 20 of 5051 Posts
Status
Not open for further replies.
Top