SkyscraperCity banner

1 - 20 of 95 Posts

·
Registered
322 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Nao é a conhecida praia do flamengo, nem a elitizada Av. Rui Barbosa, mas sim a Rua Paissandu, essa possui algo que as outras nao possuem: Ao longo de toda a extensão é arborizada com palmeiras imperiais que datam do século XIX, e para mim elas dão o charme extra a essa rua que é salpicada com construções marcantes do estilo Eclético, Romântico e Art Déco,Modernista.

Sua História é bastante curiosa e um tanto quanto nobre, data do Século XIX quando a Princesa Isabel vivia com Conde D'Eu no Palácio Guanabara (na época Paço Isabel), e a princesa queria um caminho reto em direçao a praia do Flamengo que tivesse sombra para que ela passeasse com seus longos vestidos, logo plantaram as vistosas palmeiras imperiais que vemos hoje.

A rua é bem extensa, e pode ser dividia em três partes, a primeira ainda no laranjeiras apresentam basicamente construções modernistas(anos 60-70-80) ou contemporâneas(anos 90) com algumas reminescencias do passado(1910-1920), hoje convertidos em comércio, escola ou residências.

A parte central da rua abriga principalmente construçoes modernistas dos anos 60, e em menor número residencias dos anos 10-20-30-40, destaque pra Casa Marajoara um dos principais exemplos de residencia art déco do Rio.

A parte final compreendida entre Paulo IV e Praia do Flamengo possui belissimos exemplos de edifício Art Déco: (Paissandu e Tabor e loreto...), assim como construçoes modernistas interessantes, é juntamente com a parte inicial da rua as partes mais valorizadas.

1 Parte(20/70):
1- Palacio Guanabara

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-

11-

12-

13-

14-

15-

16-

17-Casa Marajoara

18-

19-

20-

Espero que gostem do meu 1 thread!:banana:

·
Registered
322 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Esse problema é no photobucket, já estou resolvendo, eai o que vc achou( pelo que vc viu?)...
obrigado pela ajuda!

·
.
169,245 Posts
Ótimo thread, retratou muito bem esse bairro de ruas fartamente arborizadas. Adoro esse estilo "carioca" de morar, com prédios baixinhos e amplos apartamentos. Valeu pelas fotos! ;)

·
Banned
1,872 Posts
As palmeira imperiais dão um estilo sóbrio a rua. Eu considero o Flamengo e adjacencias (Largo da Machado, Laranjeiras, Catete) um dos melhores bairros do Rio.

·
Registered
322 Posts
Discussion Starter · #10 ·
A Casa Marajoara-1937 -(Guia de Arquitetura Art Déco do Rio de Janeiro)
-Rua Paissandu, 319

Raro Exemplar preservado de residência com motivos Marajoara, observados em especial, na esteriometria da fachada e nos muros de fechamento frontal.

A Coluna anelada da varanda, a cabeça esculpida de lagarto( ou dragão), os desenho em forma de diamante do muro e a utilizaçao de pedra bruta assentada lembram as arquiteturas pré-colombianas, que os achados arqueológicos colocaram à´disposição dos movimentos nacionalistas das primeiras décadas deste século.

·
Registered
322 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Palácio Guanabara
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de JaneiroO Palácio Guanabara localiza-se na Rua Pinheiro Machado (antiga Rua Guanabara), no bairro de Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, no Brasil.

Construção iniciada pelo português José Machado Coelho em 1853, tendo sido utilizado como residência particular até a década de 1860.

Reformado, tornou-se a residência da Princesa Isabel e seu esposo, o Conde d'Eu, sendo conhecido a partir de então como Palácio Isabel. À época, o acesso ao palácio era feito pela Rua Paissandu, que por essa razão foi ornada com uma centena de palmeiras imperiais (Roystonea oleracea). Pertenceu aos príncipes até à proclamação da República (1889), quando foi confiscado pelo governo militar e transferido ao patrimônio da União, até hoje a Família Imperial tenta retomar sua posse (sendo um dos processos jurídicos mais antigos do país).

Interior do Palácio GuanabaraO palácio foi utilizado pelo presidente Getúlio Vargas como residência oficial durante o Estado Novo (1937-1945). Foi atacado durante o Putsch da Ação Integralista Brasileira em 1938, sendo repelidos pela Polícia Especial (da Polícia Civil do Rio de Janeiro), reação reforçada, posteriormente, pelo Exército. A partir de 1946, passou a sediar a Prefeitura do Distrito Federal até 1960, ano da criação do Estado da Guanabara.

Deixou de ser a residência oficial, quando esta retornou para o Palácio do Catete e foi, mais tarde, transferida para o Palácio Laranjeiras, a dois quarteirões de distância.

Foi doado ao governo do antigo estado da Guanabara pelo presidente Ernesto Geisel (1974-1979).

Atualmente, a partir da fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, é utilizado como sede do governo fluminense, com a transferência do Palácio do Ingá em Niterói, ali despachando o governador e a equipe de seu gabinete.

·
Registered
30,220 Posts
Daniel Athias,

Parabens pelo seu primeiro thread! Eu adoro a rua Paissandu. Além de uma arborização sem igual no RIO, tem também prédios que esbanjam charme.

Com você, agora são 3 os moradores do Flamengo. Eu e Daniel Zs RJ, e você somos os 3 moradores do bairro. Um dia, bem que podíamos marcar um encontro para, juntos, tirarmos muitas fotos por aí.

·
Registered
322 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Valeu Osmar!
vamos marcar sim Encontro SSC- Flamengo...
é só falar o dia e a hora...
Ainda estou apanhando aqui, putz da muito trabalho isso daqui!...mas eu to gostando de postar :), ainda faltam as outras fotos, tirei fotos até o final na praia do flamengo.

·
Registered
322 Posts
Discussion Starter · #20 · (Edited)
Fotos Paissandu - parte 2

21-Detalhe da casa marajoara (cabeça de lagarto ou dragão)

22-

23-

24-

25-

26-

27-

28-

29-

30-

31-

32-

33-