SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 176 Posts

·
No Stranger to Love!
1,337 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
A auto estrada do Oeste, liga Leiria a Lisboa (C.Carriche)

Fonte: Google Maps
O objectivo deste thread é a partilha de fotos e informações sobre esta AE.

Aqui deixo uma notícia
A8 cortada devido a abatimento do piso

O abatimento do pavimento ao quilómetro 92 da A8 obrigou ao corte de tráfego entre os nós de Tornada e Alfeizerão no final da tarde da passada terça-feira, dia 9. A iminência de queda de um talude da via levou a que a Auto-Estradas do Atlântico (AEA) procedesse, por precaução, à evacuação de uma moradia nas proximidades, tendo a família que ali habitava sido realojada numa unidade hoteleira caldense. Na manhã de quarta-feira o trânsito estava já reaberto nos dois sentidos, mas condicionado a duas das três faixas de rodagem no sentido sul-norte.

Gazeta das Caldas tentou por diversas vezes contactar o presidente do conselho de administração da concessionária da via, o que se revelou impossível até à hora de fecho desta edição. Já em declarações à Agência Lusa o presidente da AEA, José Braga, explicou que o abatimento de terreno se deu num troço de cerca de 50 metros, numa zona onde decorriam já obras de contenção do talude de aterro, previstas para se prolongarem até ao final de Março, como se pode ver no site da AEA.

Foi precisamente durante os trabalhos de reparação que se detectou o deslizamento de terras que deixou o talude em risco, o que ocorreu por volta das 17h00 de segunda-feira. Pouco mais de duas horas mais tarde já o trânsito entre Alfeizerão e Tornada estava a ser desviado pela Estrada Nacional 8, situação que se prolongou por algumas horas.

No dia seguinte ao deslizamento de terras José Braga afirmava que a circulação na via estava a ser feita “com toda a segurança”, mas ainda não conseguia adiantar quando seriam reabertas as faixas de rodagem encerradas, nem quando estriam concluídas as obras de contenção do talude.
Fonte:http://www.gazetacaldas.com/Desenvol.asp?NID=29231

·
No Stranger to Love!
1,337 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Eu acho que tenho por aí umas fotos no thread das fotos de estradas :yes:
Se tiveres, agradeço que as coloques aqui. Estive em Torres Vedras, e fotografei a A8 durante a viagem, mas não encontro o meu cartão de memória.:eek:hno::bash:

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Belas fotos :eek:kay:! É uma excelente alternativa à A1, pena que a ligação em Leiria ainda esteja por acabar...

·
Profissional da desordem
4,994 Posts
Porque raio antes se fazia com cimento???
O cimento dura mais, embora tenha outras desvantagens, como o facto de se tornar muito escorregadio quando molhado, e de não absorver tão bem o rolamento dos pneus, traduzindo-se em maiores emissões de ruido e desconforto para quem nele circula.
Como as AEs portuguesas descobriram que ao por umas placas ao lado das mesmas a dizer "Piso escorregadio quando molhado" não podem ser processadas pelo facto de não estarem equipadas com pavimento anti-derrapante como deveriam segundo as leis da UE, vale tudo.

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Se andaram na A8 logo em 2002 sabem que têm vindo a ser prioridade da concessionária substituir paulatinamente o pavimento ;)...

·
Registered
2,853 Posts
O cimento dura mais, embora tenha outras desvantagens, como o facto de se tornar muito escorregadio quando molhado, e de não absorver tão bem o rolamento dos pneus, traduzindo-se em maiores emissões de ruido e desconforto para quem nele circula.
Como as AEs portuguesas descobriram que ao por umas placas ao lado das mesmas a dizer "Piso escorregadio quando molhado" não podem ser processadas pelo facto de não estarem equipadas com pavimento anti-derrapante como deveriam segundo as leis da UE, vale tudo.
Mas o cimento nao tem tambem vantagens? A resistencia ao calor nao é uma delas? o alcatrao dilata... Pelo menos tenho ideia disso e esse é um dos factores para a via do infante no algarve estar toda assim.. ou nao? ate porque tenho ideia que fica mais caro que o alcatrao!

·
Profissional da desordem
4,994 Posts
Mas o cimento nao tem tambem vantagens? A resistencia ao calor nao é uma delas? o alcatrao dilata... Pelo menos tenho ideia disso e esse é um dos factores para a via do infante no algarve estar toda assim.. ou nao? ate porque tenho ideia que fica mais caro que o alcatrao!
A resistência ao calor é de facto uma das vantagens, mas os métodos de colocação de alcatrão evoluiram, bem como o material em si, e hoje são já visiveis locais onde essas deformações derivadas ao calor não acontecem. O melhor exemplo que conheço é a Ponte 25 Abril, onde aquelas placas de alcatrão estão boas e já foram colocadas ha algum tempo.
A Via do Infante não está toda assim, apenas uma parte tem o piso em cimento, parte esta que já mostra várias rachas devido a falta de manutenção das mesmas, ou seja, está a acontecer o mesmo que aconteceu na A5 na altura em que apenas ia até ao Estádio Nacional. E é precisamente esta parte da Via do Infante que é a mais perigosa quando chove. A colocação do betão em placas tem tambem como objectivo facilitar a manutenção da via, ou seja, possibilitar a troca de placas individualmente, mas nunca vi isso acontecer por cá. Alcatroa-se por cima e pronto.

1 - 20 of 176 Posts