Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 62 Posts

·
Registered
19,723 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Ontem passei pela estação da Luz e descobri que perto do canteiro de obras da linha 4 tem um posto de informações do metrô sobre a linha. Perguntei várias coisas inclusive porque haviam cancelado a construção da estação Três Poderes, responderam que foi devido a um abaixo-assinado da população local (de alto poder aquisitivo), hoje procurei algo no Google e achei o texto abaixo que confirma a história. Ah, e nesse posto de informações há uma série de panfletos sobre as expansões do metrô, peguei todos!

http://kobashi.com.br/blog/index.php?catid=15&blogid=1

Xô, gentalha!

"Em meio à pressão de alguns moradores de classe média alta, a administração Geraldo Alckmin (PSDB) desistiu de construir uma estação do Metrô prevista há praticamente dez anos no projeto da linha 4-amarela (Luz-Vila Sônia). O Estado afirma que a queixa da população foi somente uma das razões que pesaram para a decisão —mas não a determinante.

Diferentemente da maioria dos paulistanos, que reivindicam mais transporte coletivo perto de casa, parte da vizinhança de bairros residenciais como Instituto Previdência, Jardim Christie e Guedala, na zona oeste de São Paulo, avaliava que a estação Três Poderes, integrada a um terminal de ônibus, poderia causar alguns transtornos e descaracterizar a região —com a presença intensa de camelôs e tráfego de coletivos.

Inserida nos mapas da rede divulgados ao longo dos últimos anos e prevista originalmente para receber 50 mil passageiros por dia, ela foi excluída da segunda fase da linha 4 ao mesmo tempo em que houve a decisão de antecipar a obra da estação Vila Sônia.

A alteração de planos foi formalizada há um mês, sem alarde. Na avaliação da gestão tucana, a nova estação, programada para ser entregue até 2012, terá melhor função social —já que concentrará um grande terminal de ônibus e se tornará a mais movimentada da linha 4, com 150 mil usuários. Pelos projetos originais, ela só sairia do papel numa terceira fase.

Por outro lado, a exclusão da estação Três Poderes, na esquina da av. Prof. Francisco Morato com a Três Poderes, vai abrir um 'buraco' de 2,4 km entre as paradas Butantã e Morumbi, a maior distância entre estações da linha 4. Os técnicos do Metrô geralmente planejam uma distância de 1 km entre cada parada dos trens
--------------------------------------
Mais um texto, que não explicar porque, mas menciona a dada da exclusão:

http://www.grupo1.com.br/15.07.05.html

Estação Três Poderes do Metrô está excluída

Em reunião aberta ao público, promovida pela Distrital Butantã da Associação Comercial de São Paulo para tratar de assuntos relacionados às obras da Linha 4 – Amarela do Metrô, que liga a Luz à Vila Sônia, relembramos que foram esclarecidos os seguintes aspectos:
A Estação Três Poderes está definitivamente excluída do projeto da Linha 4 – Amarela. Na atual fase de construção da Linha 4, a última estação de passageiros deste lado do Rio Pinheiros será a Butantã, na esquina da Avenida Vital Brasil com Rua Pirajuçara. Nesta estação será construído terminal rodoviário, para onde demandarão muitos ônibus que hoje vão pra Pinheiros. Não será necessário a alteração do trânsito na região, pois a construção acontece exclusivamente dentro da área do canteiro de obras; da Estação Butantã até a Vila Sônia somente está garantida a construção dos túneis de tráfego, poços de ventilação e do pátio de manobras Vila Sônia; a Estação Morumbi e Vila Sônia, previstas pelo projeto, dependem de detalhamentos de engenharia, verbas e novas licitações, sendo objeto da fase 2, sem data prevista. Ficou também muito claro que, tanto o Metrô como o governo do Estado, consideram importante a construção de Estação Vila Sônia.
Participaram da reunião o secretário dos Negócios Metropolitanos do Metrô, Jurandir Fernandes; o diretor de Obras, Sérgio Salvatore e o diretor de Planejamento, Sérgio Viegas.

·
Registered
632 Posts
^^ que imbecilidade, vão preferir ficar entalados no trânsito por horas e horas lendo um livro ou ouvindo um CD... levando em consideração que $ pra eles não é problema, podem gastar gasolina à vontade, mais com certeza perderão qualidade de vida. E quem vê pensa que teriam camelôs na porta de casa.. que ignorância... fico pensando quais são as outras razões que impediram a Estação... 2,4 km é muito... porque não fazem uma estação mais pra dentro do Butantã ou na Vila Gomes? Talvez até no Jd. Bonfiglioli.. isso se estiver no mesmo eixo..

·
How about a magic trick?
4,805 Posts
"nao foi a determinante" mas eles nao falam qual foi. acredito :no:

acho que é o espaço mais longo entre estaçoes do sistema! 2,4km é uma monstruosidade. Em sistemas como o de Buenos Aires exitem no minimo 3 estaçoes nesse intervalo. Só aqui mesmo :clap: :mad:

·
**16º ano**
**17º ano**
25,832 Posts
Sò no Brasil pra alguem não querer uma estação de metrô perto de sua casa... Ainda se fosse um terminald e ônibus entenderia, pois traria mais barulho e poluição, mas uma estação de metrô, caramba...

Mas como disseram 2,4 km é bastante, daria para ter planejado uma outra estação em outro local dentro desse espaço.

Aliás uma coisa que percebo é que a linha amarela vai ter estações bem distantes umas das outras. Entre a Oscar Freire e a Fradique coutinho vai ser uma eternidade, daria muito bem para fazer uma estação no meio, na região da Av. Brasil/Henrique Shaumann.

·
Registered
4,657 Posts
Pode ter certeza, eles vão mesmo reclamar no futuro...qdo o trasito de SP piorar mais ainda, ele vão ver que a saída éo metrô, em qualquer megacidade do mundo, posso ter o carro mais luxuoso, mais caro, mas não vai resolver, a não ser que esses passem a usar a via aérea. Será que eles tem tanta grana assim???:D

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Não é a primeira vez que isso acontece. Não tenho como provar mas, um amigo meu disse que participou de algumas discussões na época da construção da estação jardim são paulo, em associações de bairro, e essa estação não tem terminal de ônibus exatemente por isso...
Esses caras estão certos por defenderem seus interesses, o Estado que está errado de defender o interesse de meia dúzia de habitantes e prejudicar milhares de pessoas.

·
Registered
632 Posts
RRC said:
Sò no Brasil pra alguem não querer uma estação de metrô perto de sua casa... Ainda se fosse um terminald e ônibus entenderia, pois traria mais barulho e poluição, mas uma estação de metrô, caramba...

Mas como disseram 2,4 km é bastante, daria para ter planejado uma outra estação em outro local dentro desse espaço.

Aliás uma coisa que percebo é que a linha amarela vai ter estações bem distantes umas das outras. Entre a Oscar Freire e a Fradique coutinho vai ser uma eternidade, daria muito bem para fazer uma estação no meio, na região da Av. Brasil/Henrique Shaumann.
Ali eu não acho muito longe, mas a região faria jus à estação... e seria muito chique "Estação Henrique Shaumann, desembarque pelo lado esquerdo do trem"... :)

·
PAULOTAKIMOTO
2,162 Posts
RRC said:

Nossa, seria muito bom!

Hoje eu levo uns 15/20 minutos a pé, quando preciso usar o metrô e opto por ir andando até a estação Sumaré.

Mas com uma estação aonde vc sugeriu, daria uns 5 minutos...

·
Registered
9,057 Posts
Pelo que eu lembro das reportagens da época, o que os moradores não queriam era o terminal. O metrô disse que sem terminal não haveria demanda por estação, e os moradores disseram que era melhor sem metrô que metrô com terminal.

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
Ta bom que não haveria demanda....
nessa região não tem metrô e o unico acesso ao centro é o ônibus ou carro....

e qto a reportagem tb me lembro de ter visto que reclamaram é do terminal e não da estação em si....

Tanta gente querendo metrô e outros recusando, só aqui mesmo!!!

Mas um dia desses vão cuspir no prato que comeu...

·
Registered
19,723 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Originalmente havia mais uma estação entre a Paulista e a Pinheiros, e as outras tinham outro nome. A linha 4 até +- 2000 era assim:

Luz
Rio Branco
República
Incor
Brasil
(??)
Faria Lima
Pinheiros
Butantã
Três Poderes
Morumbi

·
Registered
559 Posts
Só no Brasil mesmo...outra estação que quase não saiu foi a Chacara Klabin...os moradores do bolsão de classe média-alta chiaram tanto que a estação (que iria sair bem no meio do Bolsão) foi desviada rumo ao Norte, próximo ao Hospital Sepaco, em área mais comercial...

·
Registered
9,057 Posts
Alexpira said:
Só no Brasil mesmo...outra estação que quase não saiu foi a Chacara Klabin...os moradores do bolsão de classe média-alta chiaram tanto que a estação (que iria sair bem no meio do Bolsão) foi desviada rumo ao Norte, próximo ao Hospital Sepaco, em área mais comercial...
Então ainda bem que eles reclamaram, pq faz muito mais sentido ter o metrô perto de escolas (Liceu Pasteur) e hospitais (Sepaco) do que no meio de uma área residencial, pelo simples critério de demanda. E eu prefiro acreditar que o critério final tenha sido esse... eu acho mesmo que foi melhor ter saído a CK do que a prevista estação conjugada com a Vila Mariana.

·
Registered
9,057 Posts
Quanto ao mapa previsto da linha Amarela...
1) Eu lembro que a previsão do metrô é que a Rua Arthur de Azevedo fosse usada para o metrô. Acabaram usando a Rua Pinheiros.
2) Eu também lembro da estação Mourato Coelho... mudaram para Fradique Coutinho, que é a primeira paralela na direção da Av. Brasil.
3) A estação Oscar Freire é a estação Incor, não acho que tenham mudado nem a previsão de lugar.
4) A estação Higienópolis que consta não é, eu acho, a que saiu... eu acho que ela era onde estão fazendo o estacionamento subterrâneo. Já a Maria Antonia é que foi um pouco deslocada e virou Higienópolis.
5) Sumiram as estações Rio Branco, Brasil, uma na Consolação (ítem anterior) e a Três Poderes... a sensação que dá é que mudaram o perfil da linha 4 para uma linha rápida de alta vazão entre o centro e a região Largo da Batata/Butantã/Vila Sônia/Taboão(futuramente). Quase que um trem.

·
Registered
9,057 Posts
celodias15 said:
É impressão minha ou segundo esse mapa, a Três Poderes não teria integração com ônibus?
De fato não... mas fazer um terminal no Morumbi não rolava: shopping, avenidas de muito movimento... deve ser(fique claro: chute) da mudança desse terminal pra Três Poderes que começou o motivo deste tópico.

1 - 20 of 62 Posts