Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 69 Posts

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Paradoxalmente no mesmo dia do Meio Ambiente, o dia mais poluído do
ano em São Paulo ! A densidade de poluição era tão grande que era perceptível no nível do solo, sem se dissipar !

Para que eu visse esse fenômento de forma ampla e como estava no
centro, fui até o COPAM e subi em seu topo para registrar o fenômeno
da inversão térmica na cidade ! A situação está se tornando insustentável
na cidade nesta época do ano !!! Estou até agora com irritação nos olhos !
heheh

Depois do COPAM, queria ver a situação de outro ângulo e então fui até o
Banespa e de lá a coisa tava brava também !

Fotos agora:

DO COPAM
1. Vista do COPAM para a Paulista ! Coitada da Paulista...

2. Em direção a Bela Vista e parte do centro !

3. Centro !

4. Mais para a região da ZL agora !

5. Outra em direção a Paulista !

6. Praça da República !

BANESPA

6. centro

7. Sé e Bela Vista ao fundo com Paulista !

8. Zona Norte e o Mirante !

9. Zona Norte !

·
Troublemaker
2,241 Posts
nossa =S
já ta na hora de uma politica decente para tratar dessa poluição na rm de são paulo,longe de ser apenas pela estética.

·
4,575 Posts
nossa =S
já ta na hora de uma politica decente para tratar dessa poluição na rm de são paulo,longe de ser apenas pela estética.
Ah, é fácil, é só construir mais uns 200Km de Metrô, reconfigurar todo o transporte coletivo por ônibus, e tirar uns 3 milhões de veículos de circulação.

·
Is this your frog?
943 Posts
Wow!

Massa essas fotos hein! :uh:

Mas a última me surpreendeu. Imagine como seria o dia do ano mais poluído nas cidades mais poluídas que Sampa?

Na América latina São Paulo fica atrás (em termos de poluíção) da Cidade do Mexico, Buenos Aires, Santiago e Bogota.

·
Troublemaker
2,241 Posts
Ah, é fácil, é só construir mais uns 200Km de Metrô, reconfigurar todo o transporte coletivo por ônibus, e tirar uns 3 milhões de veículos de circulação.
acho que é bem mais complexo que isso.

·
4,575 Posts
acho que é bem mais complexo que isso.
E é mesmo! Nós ainda vamos respirar este ar daqui por um bom tempo.

Infelizmente, mas é o tal "preço do progresso". Mas a grande culpa por essa fumaceira, é dos carros, as indústrias tem um controle rigoroso sobre as suas emissões.

·
Crucismogiensis
8,407 Posts
Lindas as fotos, Dott, parabéns!!!!

Adorei a 1ª, mostrando a subida Consolação em direção à Paulista, tendo como destaque no meio o lindo edifício do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

·
policial disfarçado
17,786 Posts
As fotos tão muito boas, mostram muito bem a inversão térmica!

Nessa terça feira a umidade do ar chegou a 15% na zona leste, é um índice alarmante!

E isso ocorreu porque tivemos a madrugada mais fria do ano, uma umidade muito baixa e nenhum vento! NENHUM!

A temperatura baixa e o tempo sem vento, faz com que o ar que está em baixo não esquente, portanto não existe a troca do ar quente pelo frio, o ar simplesmente não sobe e todos os poluentes se concentram na camada mais baixa!

Por isso que fica essa imagem horrível! :(

·
policial disfarçado
17,786 Posts
nossa =S
E é mesmo! Nós ainda vamos respirar este ar daqui por um bom tempo.

Infelizmente, mas é o tal "preço do progresso". Mas a grande culpa por essa fumaceira, é dos carros, as indústrias tem um controle rigoroso sobre as suas emissões.
O governo ta criando cada vez mais medidas para minimizar o problema!

Acho que com a finalização do trecho sul do rodoanel, vai diminuir a quantidade de caminhões na cidade!

Acho até que a prefeitura poderia começar a cobrar uma taxa alta para os caminhões que não parem na cidade, em contrapartida ao preço cobrado no pedágio anunciado do rodoanel!

Só essa diminuição dos caminhões que só passam pela cidade já reduziria bem a poluição!

E também anunciaram aquele radar que vai multar veículos desregulados, que emitem mais poluentes do que o permitido pela lei!

Acho que ainda faltam várias medidas nesse sentido, como é feito em Portugal por exemplo, onde fazem vistorias obrigatórias no carro uma vez por ano, e sem essa vistoria o carro não é licenciado! (acho que em algumas cidades do Brasil já existe essa medida)

E é óbvio que a criação de mais ferrovias, seja metro ou trem, é sempre melhor para o meio ambiente, e esse é exatamente o ponto que o Serra quer focar o seu governo!

·
Registered
2,785 Posts
As fotos estão ótimas.

A poluição hoje realmente estava muito visível de quase todos os pontos da cidade... Do Butantã dava pra ver essa câmada encardida olhando em direção à Paulista.

Apesar da inversão térmica e seus efeitos bem visíves, hoje não senti o nariz arder qdo estava na região da avenida Paulista. Há dias que realmente fica incômodo respirar..

Quanto às capitais da América Latina que conheço, Buenos Aires, Bogotá e Santiago realmente dão a sensação de ardencia no nariz maior que em São Paulo...

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Um minuto de silêncio para os nossos pulmões :eek:hno:

:fiddle::fiddle::fiddle::fiddle::fiddle::fiddle::fiddle:

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Na capital depois do nevoeiro o sol apareceu forte e com ele uma longa faixa de poluição no horizonte. O céu sem nuvens indicava baixa umidade do ar. O menor índice foi de 15%, na Capela do Socorro, na zona sul.

Amanhã, podemos ter baixa umidade do ar e nevoeiro logo cedo. A temperatura mínima nesta madrugada deve continuar em torno de nove graus. Ao longo do dia o sol aparece e a máxima chega a 21 graus.

http://sptv.globo.com/Sptv/0,19125,LPO0-6147-20070605-284887,00.html

·
How about a magic trick?
4,805 Posts
Já acostumei com a idéia de viver até os 50, então...

Falando serio, que merda eim? Com nossa frota de automóveis, cada um com um ocupante e nosso sistema de transporte coletivo caótico, não vejo melhoras em curto/médio prazo :(

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Eu não acreditava em ataque súbito de pânico sem motivo aparente até a minha última ida a São Paulo. Fui passar uns dias na casa de um amigo num bairro até bastante bucólico, não lembro o nome. Todos os dias saíamos para passear e fazer compras. A cada saída eu me sentia mais desorientado, sem noção dos pontos cardeais. Fui me agoniando e o amigo resolveu me levar no topo do Edf. Itália na tentativa de me localizar melhor na cidade. O efeito foi o contrário pois além de desorientado, comecei também a sentir falta do horizonte. Lá de cima eu tive uma visão semelhante a que se tem nessas fotos. Eu me sentia como um inseto asfixiado por um potente inseticida (a poluição). De lá fomos jantar num restaurante próximo à Av. Paulista, eu já estava no meu limite quando meu amigo foi ao WC e eu comecei a dar um "zoom out" mental, vendo-me sentado no restaurante, depois subindo, como no Google Earth, imaginei o quarteirão, o bairro, a região... Subi mentalmente para ver o horizonte e tudo que eu conseguia imaginar era uma seqüência infinita de prédios. Quando meu amigo retornou eu estava totalmente em pânico e resolvi voltar para casa uma semana antes do previsto. Acho que eu nunca fiquei tão feliz por sentar à beira-mar só para olhar para o horizonte. Hoje em dia sinto um frio na barriga toda vez que me lembro o que passei e ao mesmo tempo eu me odeio pois uma "frescura" me impediu de aproveitar as maravilhas que São Paulo oferece e me deixa receioso em voltar lá.

Nem sei porque escrevi esse post, quem sabe não estou tentando exorcisar algum demônio... :D

1 - 20 of 69 Posts