SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 111 Posts

·
Registered
9,605 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Como eu havia prometido,aqui ficam as fotos do Arquivo Municipal de Lisboa.A qualidade e o tamanho é que deixam um pouco a desejar,mas mesmo assim o acervo de imagens historicas de diferentes lugares da cidade que o site tem é de impresionar.Aqui fica o site:

http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/

Igreja do Socorro,demolida para dar lugar à Praça do Martim Moniz

Martim Moniz antes das demolições,com a Igreja do Socorro

Demolições no Martim Moniz

Capela localizada no Martim Moniz,não sei se ainda está de pé ou não :dunno:

Maquetes das propostas para a Praça do Martim Moniz ao longo dos anos(do mais antigo aos mais recentes)

Avenida da Liberdade

não faço a mínima idéia do que era isto...

Avenida dos Estados Unidos da América

Praça de Londres

Avenida Fontes pereira de Melo

Praça do Marquês de Pombal

Maquete da praça

Monumento aos Mártires da Guerra

·
Uma dúzia de anos disto..
30,745 Posts
Vamos lá a ver se consigo elucidar 1 pouco:
1) a capela que falas que não sabes se está em pé...Existe. Está localizada num dos lados do Martim Moniz, chama-se capela da Senhora da Saude. Diz-se que foi salva, quase no ultimo momento, pela devoçao de Salazar
2) o arco que variadas vezes aí aparece (e que ja nao existe) era, talvez, a imagem mais marcante da antiga Mouraria antes das demolições. Era conhecido como o Arco do Marquês de Alegrete e estava "colado" ao palácio de Alegrete, que tambem foi demolido.
3) É impressionante a quantidade de maquetes. Alguns projectos pareciam-me francamente bons. No entanto, foi o que se viu. Aquela praça é dos locais menos apraziveis de Lisboa, urbanisticamente falando. Foi um autentico fracasso, tal como fracasso foi a demolição do Mercado da Praça da Figueira, que julgo estar mais ou menos associado ao mesmo projecto, cujo principal fundo era tão simplesmente abrir uma via no local das antigas e estreitas casas que ligasse a Av. D Amelia (actual Almirante Reis) e o Rossio; algo que ainda não se verifica...:|
4) Isso que dizes nao saber o que era uma Feira Franca na Avenida da Liberdade. Isso é datado de 1898. (o Lisboa Desaparecida tem essa mesma foto...). Alias, está escrito na propria foto...;)

·
30,745 Posts
Ah, last but not least!!! Estás de parabéns pelo thread!!!:applause::applause:

·
Registered
9,605 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Obrigado pelos esclarecimentos Reflex.
Quanto ás maquetes eu achei alguns projectos bastante interessantes,em especial o segundo que mostra aquela torre curva rodeada por predios no mesmo estilo(estilo aliás que é parecido com aqueles predios de esquina na avenida dos EUA,e que eu gsoto bastante),só que eu acho que fazer aquelas torres em pleno centro antigo da cidade e ao lado do castelo ia ser uma aberração.Ainda bem que acarabaram por não fazer.
Ah,e aquele Teatro Apolo que tu falaste ontem é visível em duas fotos que mostram a Igreja do Socorro e o terreno depois da demolição.É mais outra grande perda que houve nessa zona.

·
30,745 Posts
Exactamente...
Podemo-lo ver do lado esquerdo desta foto. Era 1 belissimo edificio!:(

·
Registered
52,534 Posts
esse projecto com as torres curvas era para o cimo da Avenida de Roma, os predios k la estão actualmente tb estão aqui em fotos e tem um design praticamente igual, k pena esse teatro Apollo :cry:

·
Registered
9,605 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Arpels said:
esse projecto com as torres curvas era para o cimo da Avenida de Roma, os predios k la estão actualmente tb estão aqui em fotos e tem um design praticamente igual, k pena esse teatro Apollo :cry:
O que está nestas maquetes era para o Martim Moniz,se na Avenida de Roma têm iguais isso eu já não sei Arpels.

·
President and CEO
17,578 Posts
Belas fotos, algumas são mesmo relíquias e mostram-nos como era Lisboa antigamente. Tb tenho uns postais que sairam com o jornal a capital e que mostravam como era lisboa antigamente.

·
Les cites obscures
11,611 Posts
Belo Thread :applause:

o Martim Moniz é um completo nojo de praça... só edifícios foleiros :bash: e a praça em si tb é foleira...

sobre os projectos, alguns pormenores pareceram-me interessantes numa das propostas
Na minha faculdade existem alguns artigos sobre outras propostas para lá. Uma das piores de todas é a do Taveira...

·
Registered
52,534 Posts
Marco Bruno said:
Belo Thread :applause:

o Martim Moniz é um completo nojo de praça... só edifícios foleiros :bash: e a praça em si tb é foleira...

sobre os projectos, alguns pormenores pareceram-me interessantes numa das propostas
Na minha faculdade existem alguns artigos sobre outras propostas para lá. Uma das piores de todas é a do Taveira...
o projecto da Epul ate nem é nada mau Marco, em termos de aspecto porque qualidade fica a duvida, pior foi fazerem o Mundial e os shoppings.

1 - 20 of 111 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.