Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 52 Posts

·
Praised be
5,917 Posts
Nunca.

Não faz parte da cultura urbanística brasileira periferias compostas por bairros horizontais e um centro super adensado e verticalizado. E eu sinceramente não vejo qual é a grande vantagem nesse sistema... Isso dificulta acesso a serviços, congestiona vias, demanda grandes espaços vazios urbanos e influi, significantemente, na ascensão dos preços dos imóveis.

Se você perguntasse quando teremos uma alta qualidade de vida e moradias dignas para a população, tudo bem. Agora, querer que o país simplesmente esqueça traços intrínsecos à sua formação, que vêm desde sua colonização, é demais. Esse tipo de urbanismo é quase que exclusivo da América do Norte e foi desenvolvido através de séculos de colonização. A própria arquitetura desses bairros, onde predominam casas de madeira, tem a muito ver com o clima da região, que é propício a tal. Muito diferente das casas de alvenaria que encontramos no Brasil e por quase toda a Europa, até mesmo na Inglaterra, colonizadora dos EUA.

·
Banned
662 Posts
^isso.

Já morei num bairro assim nos EUA, e posso dizer que apesar de tudo parecer bonito, morar num bairro assim é chato pra caralho. Não pode andar pra nenhum lugar, e as pessoas são super fechadas porque moram nas suas casas e nunca saiam. Qualidade de vida? No sentido de uma casa grande sim, mas socialmente é ruim, ruim ruim!

·
necropolitano
7,131 Posts
^isso.

Já morei num bairro assim nos EUA, e posso dizer que apesar de tudo parecer bonito, morar num bairro assim é chato pra caralho. Não pode andar pra nenhum lugar, e as pessoas são super fechadas porque moram nas suas casas e nunca saiam. Qualidade de vida? No sentido de uma casa grande sim, mas socialmente é ruim, ruim ruim!
Isso é algo muito pessoal e, antes de tudo, um fator cultural. Eu já tenho uma percepção completamente contrária, algo como prática pessoal, apesar de estudar bastante isso dentro do meu curso.

·
Registered
322 Posts
Interessante o vídeo!
Algumas observações mostradas neste vídeos considero de grande valor:

1 - Calçadas e Ruas com asfalto de boa qualidade e espessura de 28 cm!
2 - Sistema de votos para vereadores mais eficiente: O distrito ou bairro elege seu representante na câmara maior representatividade regional no goveno e maior proximidade com a população.
3 - A infra-estrutura é feita com equipamento de ponta e quase sem quebrar a rua! genial!

Agora realmente desenvolvimento baseado em suburbios distantes e horizontais é altamente insustentável e imcompatível com a nossa cultura e realidade.

Acho que todos deveriam prestar mais atenção ao vídeo antes de julgar pela capa!

·
Registered
7,018 Posts
Espero que nunca. O adensamento das periferias implicaria na economia de recursos com infraestrutura e transporte, tornando nossas cidades mais eficientes.

O Canadá, assim como os EUA, está na contramão das necessidades ambientais e logísticas das cidades.

·
Registered
22,320 Posts
^isso.

O urbanismo e a organização e' culpada pela frieza do povo e a chatura do local?
A periferia/subúrbio tem de ser desorganizado e bagunçado para o povo ser mais caloroso? Nao entendi...

Lembrando que isso e' pessoal...

·
Banned
662 Posts
^^Com certeza absoluta.

Não é todo, mas definitivamente faz uma diferença.

Se você for pensar, planejamento em sua forma essencial é frio. Desorganização é mais caloroso. Não estou dizendo que falta de planejamento é uma coisa admirável (claro que não) mas acho que tem que ter balança entre planejamento e desorganização. O Brasil nem os EUA sabem como fazer isso direito!

·
Registered
657 Posts
Discussion Starter · #15 · (Edited)
^^Com certeza absoluta.

Não é todo, mas definitivamente faz uma diferença.

Se você for pensar, planejamento em sua forma essencial é frio. Desorganização é mais caloroso. Não estou dizendo que falta de planejamento é uma coisa admirável (claro que não) mas acho que tem que ter balança entre planejamento e desorganização. O Brasil nem os EUA sabem como fazer isso direito!
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. E acho um pensamento muito mediocre esse de se manter desorganizado por achar mais romantico. O objetivo é dar melhor qualidade de vida.. e esse ambiente sem duvida tem mais do que o nosso ambiente urbano, os gases são dissipados com mais facilidade, fica mais limpo e agradevel, pois ainda por cima é muito bem arborizado, não sei como vê nisso um ponto negativo. Se as pessoas são frias, são as pessoas, não o local. As pessoas podem ser frias na propria rua ou bairro no Brasil tbm.. E as vezes o é. Quer frieza maior do que deixarmos nossos conterraneos morar em locais deploráveis e sem um minimo de higiene? como acontece nas favelas, palafitas por ai afora. Fora isso, as pessoas de cada comunidadezinha são bem integradas e há centros comunitários que fazem diversas atividades, incluindo esportes etc, as pessoas se juntam e fazem churrascos pra arrecadar fundos pra alguma obra social etc.. bem mais do que vejo no Brasil que é um querendo comer o outro, no bom sentido.

·
Registered
657 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Espero que nunca. O adensamento das periferias implicaria na economia de recursos com infraestrutura e transporte, tornando nossas cidades mais eficientes.

O Canadá, assim como os EUA, está na contramão das necessidades ambientais e logísticas das cidades.
Talvez os EUA, mas o Canadá não. Além disso, não vejo como estarem tão mais na contra-mão do que nós, que temos grandes e densas cidades, com míseras arvores e ambientes verdes, pouca oferta de esgotamento, problemas de entupimento de bueiros, alagamentos e poluição de rios.

·
Registered
7,018 Posts
Talvez os EUA, mas o Canadá não. Além disso, não vejo como estarem tão mais na contra-mão do que nós, que temos grandes e densas cidades, com míseras arvores e ambientes verdes, pouca oferta de esgotamento, problemas de entupimento de bueiros, alagamentos e poluição de rios.
Em cidades mais densas, a demanda de investimentos em infraestrutura e transposrte são menores, assim como o consumo de energia e de recursos naturais.

De fato, nossas periferias precisam desses investimentos, não de expansão territorial (desadensamento). Por exemplo: Los Angeles é uma cidade muito menos sustentável do que Hong Kong ou Nova York. É muito mais caro e menos eficiente levar a infraestrutura em geral (água, esgoto, gás, eletricidade etc.) a bairros cada vez mais distantes, assim como ofertar transporte público para uma demanda de viagens maior e mais longa.

·
Banned
2,477 Posts
Aqui na Australia nao e' diferente e eu concordo com alguns pontos do video, mais uma vez venho falando o mesmo por aqui por alguns anos, meio-fios padrao, asfalto padrao, esgoto, fiacao, agua-energia-gas-telecomunicacao tem que estar prontos antes das edificacoes. O que nao concordo e' copiar os suburbios, ja que nossas cidades sao mais Europeias, como na Espanha, Portugal, Italia. Mas esta diferenca do asfalto de 30cm com esta rua de Sao Luiz, e' uma vergonha. Pior, o Governo Federal manda dinheiro pro municipio e la eles repartem entre eles e as empreiteiras locais. Esta diferenca no asfalto e' um absurdo.
:cheers:

1 - 20 of 52 Posts