Caros colegas do SSC,
Bom, não sei onde melhor se encaixa este thread, se aqui mesmo no fórum principal ou no sub-fórum de Arquitetura e Discussões Urbanas. Diante da dúvida, vou postar aqui, mas se algum moderador achar melhor mudar, fique à vontade.
As fotos não são de minha autoria, mas algumas foram bem difíceis de achar - passei meses procurando por aí. Agradeço ao Governo do Acre que atendeu minhas solicitações por algumas imagens e ao
Davi Sopchaki e ao
Ronald Rios, que colaboraram neste thread.
Como algumas imagens foram garimpadas, se alguém não gostar de ver sua foto aqui ou quiser os créditos, basta enviar um e-mail pra
[email protected]
Já foram feitos threads parecidos com este, mostrando o "antes" e o "depois" de algumas obras aqui em Rio Branco.
Um deles, feito pelo Davi, é um dos que mais teve acessos aqui no SSC, que mostra com detalhes a revitalização da área do "Mercado Velho".
*
O propósito deste aqui é ir um pouco mais além, e mostrar algumas das principais obras de melhorias na infra-estrutura urbana no Acre, em especial na capital, Rio Branco, nos últimos 10 anos. Também será dado um destaque à obras de menor porte, pra mostrar que as melhorias não ficam restritas à alguns poucos lugares. Neste momento, há várias outras sendo construídas pela cidade, algumas nos mesmos moldes destas aqui expostas. Praças e prédios estão sendo reformados, ruas e avenidas estão sendo duplicadas e recebendo uma nova urbanização, um parque do mesmo porte dos dois maiores de Rio Branco está sendo construído, entre diversas outras intervenções que estão mudando a cara da cidade. O que já foi feito serve como modelo para os projetos atuais e os futuros: todas as avenidas novas e as duplicadas dispõem de ciclovias, a cidade receberá vários "mini-parques-da-maternidade" , etc.
Pra poder expor aqui várias destas obras sem sobrecarregar a página, o número de fotos de cada uma é relativamente reduzido. Se alguém tiver interesse em conhecer melhor algumas delas, boa parte já foi mostrada em outros threads de Rio Branco,
como no meu primeiro thread aqui no fórum. Outros estão disponíveis no
índice de fotos do SSC.
*
Estou mantendo minha lamentável média de 1 thread por ano, mas acho que este ano vou mudar isso e fazer mais 1 ou 2.
É isso, depois de todo o discurso, seguem as imagens. Espero que apreciem.
*
Nota 1: Muitas obras não estão sendo expostas por não termos conseguido imagens de antes das intervenções. Estradas também ficaram de fora (só uma será mostrada), por considerarmos que elas têm pouco impacto visual e não despertam maior interesse por aqui.
*
Nota 2: Devido à extensão das avenidas e parques aqui expostos, serão mostrados apenas alguns trechos nas fotos a seguir.
Parque da Maternidade
(antes era chamado de Canal da Maternidade)
ANTES
DEPOIS
Parque Tucumã
(antes conhecido como Via Tucumã)
ANTES
DEPOIS
Via Chico Mendes
ANTES
DEPOIS
Avenida Antônio da Rocha Viana
(antes era Rua Antônio da Rocha Viana)
ANTES
DEPOIS
Estrada Dias Martins / Avenida Ceará (1º trecho)
ANTES
DEPOIS
Palácio do Governo
ANTES
DEPOIS
Na região mostrada abaixo, várias obras estão sofrendo intervenções. A assembléia legislativa (prédio envidraçado), a Catedral, a Biblioteca Municipal (prédio branco com detalhes de madeira, ali no canto direito superior), a praça ao lado da biblioteca, uma rua atrás destes prédios do canto direito inferior, o Tribunal de Justiça (ao lado da Assembléia).
Memorial dos Autonomistas
ANTES
DEPOIS
BR 364 -Acesso ao aeroporto
ANTES
DEPOIS
Praça do Seringueiro
ANTES
DEPOIS
Praça Povos da Floresta
ANTES
DEPOIS
Hospital da Criança
ANTES
DEPOIS
Palácio das Secretarias
ANTES
DEPOIS
Mercado Velho
ANTES
DEPOIS
Rua Epaminondas Jácome
(localiza-se atrás do Mercado Velho)
ANTES
DEPOIS
Praça da Revolução
ANTES
DEPOIS
Usina de Arte
(antes era uma Usina de Beneficiamento de Castanha abandonada)
ANTES
DEPOIS
Gameleira
ANTES
DEPOIS
Tentamem
ANTES
DEPOIS
Estrada do Calafate
ANTES
DEPOIS
Distrito Industrial
ANTES
DEPOIS
Avenida Ceará (2º trecho)
ANTES
DEPOIS
Praça dos Tocos
ANTES
DEPOIS
CRUZEIRO DO SUL
Avenida Mâncio Lima e canal ao redor
ANTES
DEPOIS
Museu da Cidade e Memorial José Augusto
ANTES
DEPOIS
Hospital regional Vale do Juruá
ANTES
DEPOIS
XAPURI
Rua do Comércio
ANTES
DEPOIS
E por enquanto é só. Até o final do ano, acho que poderemos fazer outro thread parecido com este, mostrando outras obras. :cheers: