SkyscraperCity Forum banner

Acre - Melhorias urbanas nos últimos 10 anos - Fotos de antes e depois das obras!

85280 Views 154 Replies 102 Participants Last post by  jvitor2012
155
Caros colegas do SSC,

Bom, não sei onde melhor se encaixa este thread, se aqui mesmo no fórum principal ou no sub-fórum de Arquitetura e Discussões Urbanas. Diante da dúvida, vou postar aqui, mas se algum moderador achar melhor mudar, fique à vontade.

As fotos não são de minha autoria, mas algumas foram bem difíceis de achar - passei meses procurando por aí. Agradeço ao Governo do Acre que atendeu minhas solicitações por algumas imagens e ao Davi Sopchaki e ao Ronald Rios, que colaboraram neste thread.

Como algumas imagens foram garimpadas, se alguém não gostar de ver sua foto aqui ou quiser os créditos, basta enviar um e-mail pra [email protected]

Já foram feitos threads parecidos com este, mostrando o "antes" e o "depois" de algumas obras aqui em Rio Branco. Um deles, feito pelo Davi, é um dos que mais teve acessos aqui no SSC, que mostra com detalhes a revitalização da área do "Mercado Velho".

*

O propósito deste aqui é ir um pouco mais além, e mostrar algumas das principais obras de melhorias na infra-estrutura urbana no Acre, em especial na capital, Rio Branco, nos últimos 10 anos. Também será dado um destaque à obras de menor porte, pra mostrar que as melhorias não ficam restritas à alguns poucos lugares. Neste momento, há várias outras sendo construídas pela cidade, algumas nos mesmos moldes destas aqui expostas. Praças e prédios estão sendo reformados, ruas e avenidas estão sendo duplicadas e recebendo uma nova urbanização, um parque do mesmo porte dos dois maiores de Rio Branco está sendo construído, entre diversas outras intervenções que estão mudando a cara da cidade. O que já foi feito serve como modelo para os projetos atuais e os futuros: todas as avenidas novas e as duplicadas dispõem de ciclovias, a cidade receberá vários "mini-parques-da-maternidade" , etc.

Pra poder expor aqui várias destas obras sem sobrecarregar a página, o número de fotos de cada uma é relativamente reduzido. Se alguém tiver interesse em conhecer melhor algumas delas, boa parte já foi mostrada em outros threads de Rio Branco, como no meu primeiro thread aqui no fórum. Outros estão disponíveis no índice de fotos do SSC.

*

Estou mantendo minha lamentável média de 1 thread por ano, mas acho que este ano vou mudar isso e fazer mais 1 ou 2. :D

É isso, depois de todo o discurso, seguem as imagens. Espero que apreciem. :D

*Nota 1: Muitas obras não estão sendo expostas por não termos conseguido imagens de antes das intervenções. Estradas também ficaram de fora (só uma será mostrada), por considerarmos que elas têm pouco impacto visual e não despertam maior interesse por aqui.

*Nota 2: Devido à extensão das avenidas e parques aqui expostos, serão mostrados apenas alguns trechos nas fotos a seguir.

Parque da Maternidade
(antes era chamado de Canal da Maternidade)

ANTES

DEPOIS

Parque Tucumã
(antes conhecido como Via Tucumã)

ANTES

DEPOIS

Via Chico Mendes

ANTES

DEPOIS

Avenida Antônio da Rocha Viana
(antes era Rua Antônio da Rocha Viana)

ANTES

DEPOIS

Estrada Dias Martins / Avenida Ceará (1º trecho)

ANTES

DEPOIS

Palácio do Governo

ANTES

DEPOIS

Na região mostrada abaixo, várias obras estão sofrendo intervenções. A assembléia legislativa (prédio envidraçado), a Catedral, a Biblioteca Municipal (prédio branco com detalhes de madeira, ali no canto direito superior), a praça ao lado da biblioteca, uma rua atrás destes prédios do canto direito inferior, o Tribunal de Justiça (ao lado da Assembléia).

Memorial dos Autonomistas

ANTES

DEPOIS

BR 364 -Acesso ao aeroporto

ANTES

DEPOIS

Praça do Seringueiro

ANTES

DEPOIS

Praça Povos da Floresta

ANTES

DEPOIS

Hospital da Criança

ANTES

DEPOIS

Palácio das Secretarias

ANTES

DEPOIS

Mercado Velho

ANTES

DEPOIS

Rua Epaminondas Jácome
(localiza-se atrás do Mercado Velho)

ANTES

DEPOIS

Praça da Revolução

ANTES

DEPOIS

Usina de Arte
(antes era uma Usina de Beneficiamento de Castanha abandonada)

ANTES

DEPOIS

Gameleira

ANTES

DEPOIS

Tentamem

ANTES

DEPOIS

Estrada do Calafate

ANTES

DEPOIS

Distrito Industrial

ANTES

DEPOIS

Avenida Ceará (2º trecho)

ANTES

DEPOIS

Praça dos Tocos

ANTES

DEPOIS

CRUZEIRO DO SUL

Avenida Mâncio Lima e canal ao redor

ANTES

DEPOIS

Museu da Cidade e Memorial José Augusto

ANTES

DEPOIS

Hospital regional Vale do Juruá

ANTES

DEPOIS

XAPURI

Rua do Comércio

ANTES

DEPOIS

E por enquanto é só. Até o final do ano, acho que poderemos fazer outro thread parecido com este, mostrando outras obras. :cheers:
See less See more
  • Like
Reactions: 1
1 - 20 of 155 Posts
O Acre era um caos, feio mesmo... se não fossem as fotos do "antes e depois" eu não acreditaria. Fiquei espantado com o mercado velho, era palpérrimo, hoje está lindo!!
As avenidas estão lindas, a cidade está limpa e florida, hj dá gosto de ver.
Parabens aos acreanos por esta bela evolução!
É bom ver que o Norte do Brasil está se desenvolvendo e tendo apoio do governo.
^^
^^ Tbm não pense que antes o estado se resumia a estas regiões antes horrorosas, neh!!

Pois eu estou simplismente de cara, chocadooo mesmo!!! Em ver como era antes... eu ja sabia que houve uma boa melhora... mas não sabia que antes, as regiões de algumas atuais avenidas de Rio Branco, do parque da maternidade, da orla, e etc. eram TÃO horriveis...
E que OTIMO que tiveram a ideia de revitalizarem e deixaram simplismente perfeitas... as regiões que antes eram super criticas e estrategicas pra cidade!!!!

Achei interessante tbm, como Rio Branco virou cidade modelo em urbanismo pras demais do Acre!!
Bah...uma verdadeira revolução urbana! Muito bom...basta ter vontade política e pelo jeito, esse governo tem vontade e dinheiro, bem investido, por sinal! Parabéns pelo thread!
Poxa, quanta mudança! Que bom que o Acre está tão bem organizado agora, muito urbanizado! :cheers:
Excelente! O Acre dando uma lição de urbanismo no resto do Brasil. Muiot bom, as cidades acreanas tem tudo pra crescerem semrpe bonitas e bem arrumadas, adorei o thread, mostra que com boa vontade é possível revolucionar nossas cidades.

Todas são impactantes, mas o Mercado velho e a Rua Epaminondas são marcantes

Valeu fialho!
Essa é a verdadeira Revolução Acreana! :D
UAU UAU!!! Impressionante!!! Alguns lugares eram completas várzeas! Em geral tudo feito com muito cuidado! uau...

Essas fotos antigas são todas logo antes da obra começar, ou podem ser bem antigas mesmo? Tem coisa aí que parece até década de 70, de tão precário
Incrivel.

o.0

Eu realmente não conhecia nada do acre, e pelas fotos de antes, eu teria, com todo respeito, nojo da cidade, e com essas mudanças, esta incrível, tudo perfeito, limpo, organizado.

Se a prefeitura de Poa fosse assim.

Parabens ao acre, governantes e sua população que conserva o que foi melhorado.

Perfeito.
See less See more
Tô impressionado, fizeram uma reforma no estado!
Gostei de ver a bandeira do Acre em várias pontos das cidades.
Nossa Senhora, que administração foi essa?
Realmente, uma revolução. É muito mais que um modelo de urbanismo para outras cidades do Acre, é um modelo pro Brasil inteiro!

O caso do Mercado Velho já apareceu por aqui, eu lembro. E essa reforma do palácio do governo ficou perfeita, até tiraram as caixas medonhas de ar condicionado para deixar o prédio o mais original possível.
:applause::applause:
Está do mercado velho ficou muito boa, é mudar da desgraça para o paraiso.
CARACA VELHO, SINCERAMENTE, ESSE THREAD VAI FICAR MARCADO NA HISTÓRIA DE RIO BRANCO E DO ACRE! :applause: :applause: :applause:

Bicho, sensacional!! Não canso de pagar pau pro Governo do Acre e pra Prefeitura de Rio Branco pelo magnífico trabalho que teem feito no Estado. Isso é fenomenal, um verdadeiro exemplo de administração pública pra muitas cidades do Brasil! Ainda sonho com minha Porto Velho deste jeito, ao nível de Rio Branco!!

E Fialho, você pode até fazer um thread por ano, mas quando faz deixa todos boquiabertos heim! :D Tá ótimo cara, perfeito mesmo, mostrou direitinho todas as mudanças ocorridas, parece algo surreal! Quando for conhecer Rio Branco quero conhecer cada lugar desse aí, dá gosto de morar em Rio Branco, isso que é cidade! Rio Branco tem tudo pra se tornar uma das capitais mais bonitas deste país! Aliás, já está se tornando, né! :D

Abração! :eek:kay:
UAU UAU!!! Impressionante!!! Alguns lugares eram completas várzeas! Em geral tudo feito com muito cuidado! uau...

Essas fotos antigas são todas logo antes da obra começar, ou podem ser bem antigas mesmo? Tem coisa aí que parece até década de 70, de tão precário
Bom, pode haver alguma exceção, mas acredito que quase todas sejam mesmo de antes ou pouco antes das obras terem início.
IMPRESSIONANTE!!! =OOO

Nossa, muitas dessas mudanças foram RADICAIS! Alguns lugares eram uma VÁRZEA e agora tão beeem arrumadinhos!

Parabéns ao Acre!!! :)
1 - 20 of 155 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.