Skyscraper City Forum banner
1 - 18 of 18 Posts

·
Registered
3,210 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Pessoal do SSC: depois de um tempo sem criar threads, cá estou eu. Apresentarei para vocês mais um município do estado do Acre, no extremo oeste do brasil: Acrelândia. Estive passeando por ele recentemente e fiz algumas imagens que serão compartilhadas aqui, mas antes farei uma pequena descrição.

Acrelândia é um município que fica localizado no extremo leste do estado do Acre, a 120 km de Rio Branco, a capital do estado. Foi a primeira cidade planejada do Acre, elevada a categoria de município através da lei N°1025/92 de 28 de abril de 1992, criado a partir do desmembramento de partes dos municípios de Plácido de Castro e Senador Guiomard. Com o slogan de "A Princesinha do Acre", alcançou grande desenvolvimento agrícola e teve um aumento populacional significativo proveniente de migrações recentes oriundas do centro-sul e sul do Brasil, mas ainda está em fase de crescimento nas áreas de educação, saúde, agricultura e infraestrutura. Sua população estimada é de pouco mais de 13 mil habitantes distribuídos pela área urbana e zona rural.

Via de acesso a Acrelândia a partir de Rio Branco: aproximadamente 100 km pela BR-364 e próximo da divisa do Acre com Rondônia, dobra-se a direita

Às margens da rodovia, um estabelecimento comercial totalmente abandonado

Vila Redenção - distrito pertencente ao município, que é totalmente pacato

De Vila Redenção a Sede do Município

Finalmente a sede do município

O setor primário movimenta muito a economia de Acrelândia, no comércio isso é notável pela quantidade de lojas voltadas para o homem do campo. O município é referência em produção de leite no estado do Acre e vem aumentando a produção do café, tanto que o governo estadual está pavimentando um ramal localizado às margens da BR-364 para melhorar o escoamento para a cidade.

Esteticamente, a cidade está muito feia e suja, até hoje, as ruas principais quase não são pavimentadas. Um programa estadual pretende asfaltar todo o município.

Saída da área urbana de Acrelândia. Mais a frente está a rodovia AC-475 que liga Acrelândia ao município de Plácido de Castro, também na região do vale do Abunã

O município dispõe de supermercados e pequenos comércios para atender a população local

Rodoviária

Boteco

Nessa área dá pra ver algumas maquinas paradas. Elas são destinadas a produção rural

Na área da educação, Acrelândia dispõe de um polo da Universidade Aberta do Brasil e outro da Universidade Paulista, creche, escolas públicas.

Unidade de Produção Sustentável do governo estadual

Agência do Banco do Brasil. Snme, o Bradesco também está instalado em Acrelândia

Conselho Tutelar

Câmara de Vereadores

Ginásio Poliesportivo

Clinica particular destinado aos serviços odontológicos

A estrutura de serviços públicos dispõe ainda de unidades de saúde e de um Centro de Referência de Assistência Social - CRAS

Igreja

Ponto de taxi para atender passageiros tanto na cidade quanto aqueles que vão e vem de Rio Branco e região

Gazin e Romera, duas grandes empresas varejistas de eletrodomésticos do sul do país contam com filiais em Acrelândia. O mesmo se repete com uma empresa de material de construção de Rio Branco.

Há pequenos hotéis no município

Para encerrar a viagem, o estádio municipal, ainda inacabado e em obras há vários anos. Seria uma oportunidade para incentivar a prática do esporte. Fica na saída da cidade em direção a BR-364

Outro ponto importante a destacar: Acrelândia já não é um município tão pacato como era. Uma crise política tomou conta da cidade há uns três anos, por isso, vemos uma cidade suja, que precisa investir mais em infraestrutura, o que refletiria na saúde da população. Deveria investir mais no agronegócio, que é sua vocação principal e uma alternativa para reduzir ao máximo a dependência do funcionalismo público, algo comum em pequenos municípios do país. Espero ter contado um pouco mais da realidade do interior da Amazônia brasileira.

·
Registered
2,798 Posts
Gostei do registro.

Realmente a cidade está largada, suja, e com o mínimo de urbanização aceitável. Infelizmente essa é a realidade de várias cidades do Norte, Nordeste e mesmo do Centro-Oeste, como é o caso da minha.:eek:hno:

Valeu pelo thread e informações, Natan!!!

·
Norte do Brasil
60,380 Posts
Acrelandia acho que eh o único caso de uma cidade do Acre surgida de um projeto de colonização agrícola.
Produz ate relativamente bastante, se comparado a outros municípios do Estado.

Ate um tempo desses uma fabrica de vidros temperados tinha se instalado lá.

Outro ponto favorável eh a localização e facilidade de acesso.

·
Rodrigo!
10,786 Posts
Eta Brasil gitante!! A cidade é organizada, porem precisa urgente de um maior cuidado do poder publico, ta bem mal cuidada.

Gostei da homenagem lá do comercial capixaba :D

·
Oi!
17,499 Posts
Acrelândia é bem simplória, mas se fosse melhor cuidada seria bem mais desenvolvida. Infelizmente essa é uma realidade comum das cidades da nossa região.

Parabéns pelos registros! :)

·
Matheus Lima 1N23456
10,313 Posts
Nem pra passear esse lugar me interessou, morar então? Nunca, nem pra ganhar 10 k por mês. Eu juro que já vi muita cidadezinha largada aqui no SSC que vc sabe que com pouca grana que o gov injetar a cidade se ajeita mas essa aí, tem que nascer de novo. Me desculpe a sinceridade mas essa aí não deu mesmo e olha que eu sou um dos foristas que mais gosta de fotografar as pequenas cidades.

• Like
Reactions: Natan V.N

·
Representante do Amazonas
14,191 Posts
Nunca tinha ouvido falar desta cidade, bom eu acredito que a cidade precisa muito melhorar e se desenvolver.

·
Registered
1,806 Posts
Bons registros, Natan.
Acrelândia é bem parecida com as outras cidades do leste acreano, Senador Guiomard, Capixaba, Epitaciolândia e Brasiléia. Não sei pq, todas me lembram um pouco de CObija, tem algo em comum, entre elas. Esses comércios todos juntinhos, as ruas largas e com canteiro no meio, geralmente com os postes de luz neles. Me lembram a região da Vila Acre e VIa Chico MEndes na capital tbm.
Tarauacá não está nessa região, mas é muito nesse estilo, aqui que se destoa, e não sei porque, ou talvez, por eu já estar tão acostumado, não percebo.

·
Arquiteto e Urbanista!
1,559 Posts
Existem muitas cidades parecidas com essa, e acreditem, bem mais perto do que imaginam!....conheço várias no Mato Grosso por exemplo. Pelo menos eles pensam em um futuro de planejamento, já conduzindo as vias com iluminação central, pistas exclusivas de sentido....enfim....mas é uma pena que esteja tão mal cuidada =( E não é culpa apenas de governo, e sim do povo tb ! não custa cortar gramado, manter pintura, lembrando sempre que capricho não tem nada a ver com falta de investimento! Conheço pessoas que plantam árvores e cuidam delas se a prefeitura não planta, que cuidam da frente da sua casa, dos jardins, da limpeza, mesmo a prefeitura não estando lá! Mas é claro que é uma pena, da mesma forma o governo não estar nem aí!:eek:hno:

OBS: gosto desses tipos de boteco kkkk

·
Registered
9,611 Posts
A cidade parece organizada, mas como muitos já disseram, precisa de mais cuidado. Tem muita rua sem asfalto e as que tem estão bem sujas.
Valeu pelos registros :)

·
Registered
1,420 Posts
É, temos que estar preparados pra ver de tudo aqui, afinal, é o thread brasileiro, mas me deu uma depressão em ver essas fotos. Boa sorte aos moradores do lugar.

1 - 18 of 18 Posts