SkyscraperCity Forum banner
1 - 2 of 2 Posts

· Registered
Joined
·
3,448 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Pessoal do SSC: depois de um tempo sem criar threads, cá estou eu. Apresentarei para vocês mais um município do estado do Acre, no extremo oeste do brasil: Acrelândia. Estive passeando por ele recentemente e fiz algumas imagens que serão compartilhadas aqui, mas antes farei uma pequena descrição.

Acrelândia é um município que fica localizado no extremo leste do estado do Acre, a 120 km de Rio Branco, a capital do estado. Foi a primeira cidade planejada do Acre, elevada a categoria de município através da lei N°1025/92 de 28 de abril de 1992, criado a partir do desmembramento de partes dos municípios de Plácido de Castro e Senador Guiomard. Com o slogan de "A Princesinha do Acre", alcançou grande desenvolvimento agrícola e teve um aumento populacional significativo proveniente de migrações recentes oriundas do centro-sul e sul do Brasil, mas ainda está em fase de crescimento nas áreas de educação, saúde, agricultura e infraestrutura. Sua população estimada é de pouco mais de 13 mil habitantes distribuídos pela área urbana e zona rural.

Via de acesso a Acrelândia a partir de Rio Branco: aproximadamente 100 km pela BR-364 e próximo da divisa do Acre com Rondônia, dobra-se a direita



Às margens da rodovia, um estabelecimento comercial totalmente abandonado



Vila Redenção - distrito pertencente ao município, que é totalmente pacato













De Vila Redenção a Sede do Município











Finalmente a sede do município





O setor primário movimenta muito a economia de Acrelândia, no comércio isso é notável pela quantidade de lojas voltadas para o homem do campo. O município é referência em produção de leite no estado do Acre e vem aumentando a produção do café, tanto que o governo estadual está pavimentando um ramal localizado às margens da BR-364 para melhorar o escoamento para a cidade.











Esteticamente, a cidade está muito feia e suja, até hoje, as ruas principais quase não são pavimentadas. Um programa estadual pretende asfaltar todo o município.





















Saída da área urbana de Acrelândia. Mais a frente está a rodovia AC-475 que liga Acrelândia ao município de Plácido de Castro, também na região do vale do Abunã



O município dispõe de supermercados e pequenos comércios para atender a população local









Rodoviária



Boteco



Nessa área dá pra ver algumas maquinas paradas. Elas são destinadas a produção rural



Na área da educação, Acrelândia dispõe de um polo da Universidade Aberta do Brasil e outro da Universidade Paulista, creche, escolas públicas.







Unidade de Produção Sustentável do governo estadual



Agência do Banco do Brasil. Snme, o Bradesco também está instalado em Acrelândia



Conselho Tutelar



Câmara de Vereadores



Ginásio Poliesportivo



Clinica particular destinado aos serviços odontológicos



A estrutura de serviços públicos dispõe ainda de unidades de saúde e de um Centro de Referência de Assistência Social - CRAS





Igreja



Ponto de taxi para atender passageiros tanto na cidade quanto aqueles que vão e vem de Rio Branco e região



Gazin e Romera, duas grandes empresas varejistas de eletrodomésticos do sul do país contam com filiais em Acrelândia. O mesmo se repete com uma empresa de material de construção de Rio Branco.







Há pequenos hotéis no município



Para encerrar a viagem, o estádio municipal, ainda inacabado e em obras há vários anos. Seria uma oportunidade para incentivar a prática do esporte. Fica na saída da cidade em direção a BR-364



Outro ponto importante a destacar: Acrelândia já não é um município tão pacato como era. Uma crise política tomou conta da cidade há uns três anos, por isso, vemos uma cidade suja, que precisa investir mais em infraestrutura, o que refletiria na saúde da população. Deveria investir mais no agronegócio, que é sua vocação principal e uma alternativa para reduzir ao máximo a dependência do funcionalismo público, algo comum em pequenos municípios do país. Espero ter contado um pouco mais da realidade do interior da Amazônia brasileira.
 
1 - 2 of 2 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top