Skyscraper City Forum banner
1 - 3 of 3 Posts

·
JpnMed
Joined
·
1,055 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O Inpev - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias divulgou nesta semana o número de embalagens vazias de agrotóxicos recolhidas nos quatro primeiros meses do ano. O Tocantins teve um crescimento de 374,6%, se comparado com o mesmo período do ano de 2007. Em 2008 foram recolhidas 36.545 quilos de embalagens, contra 7.700 quilos no ano passado. Em todo o Brasil, o crescimento foi de 22,3%, ou seja, cinco mil toneladas a mais retiradas do meio ambiente.

De acordo com o presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Humberto Camêlo, os números são reflexos das ações desenvolvidas pelo órgão, como campanhas publicitárias, dias especiais e reuniões com os produtores, além do cadastramento, inspeções, e fiscalizações no comércio de agrotóxicos, realizados durante todo o ano nos municípios. “Ficamos felizes com os números, mas podemos ainda muito mais e contamos com o agricultor, comerciante e industriais para melhorar esses índices”, disse.

Com o slogan “Embalagem Vazia de Agrotóxico: Com essa responsabilidade não se brinca”, a campanha publicitária da Adapec de 2007, buscou sensibilizar toda a cadeia envolvida (agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e cooperativas) sobre a importância da devolução dos recipientes, que podem contaminar o meio ambiente e causar intoxicações em animais e no homem. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, em todo o mundo acontecem por ano cerca de 200 mil mortes por intoxicação.

Postos
Atualmente, o Tocantins tem cinco unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos em funcionamento, localizadas nos municípios de Pedro Afonso, Silvanópolis, Formoso do Araguaia, Colinas e Lagoa da Confusão. Em Araguaína, o posto está em fase de licenciamento junto ao Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins.

Dados
Desde 2004, quando foram implantados os primeiros postos de recolhimento no Estado, os números não param de crescer. Neste primeiro ano foram 19.020 kg de embalagens vazias retiradas do meio ambiente. Em 2005, 34.948, enquanto 2006 registrou a coleta de 65.400 kg de recipientes. Já 2007, foram 80.780 kg de embalagens entregues aos postos de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, ou seja, 23,5% a mais que no ano de 2006.
 
1 - 3 of 3 Posts
Top