SkyscraperCity banner
1 - 20 of 37 Posts

·
is this it
Joined
·
609 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Não me lembro dessa notícia ter sido postada aqui, mas, de qualquer forma:

Mineiro também levantou outra residência com telhado de lado.
Idéia surgiu durante sonho em janeiro e obra começou em fevereiro.


O advogado Eduardo José Lima, 64 anos, construiu duas casas de maneira inusitada em Belo Horizonte. Uma delas tem o telhado no chão e a varanda no teto. Como não se contentou com a novidade, ele construiu outra residência ao lado, só que dessa vez o mineiro mandou o construtor colocar o telhado no lugar da parede.

Em fase de conclusão, as duas residências não têm moradores e viraram ponto turístico no bairro.



A idéia da obra surgiu durante um sonho em janeiro deste ano. A construção começou a ser levantada no mês seguinte. "Ele tem essa mania de acordar no meio da noite e anotar tudo que sonha. Daquela vez, ele desenhou uma casa com o telhado de lado. Quando foi de manhã, me disse que iria construir uma casa desse jeito", disse Maria Neide Oliveira Lima, 58 anos, mulher do advogado.



Ela afirmou ainda que não se surpreende mais com as invenções do marido. "No começo eu achei uma loucura, mas sempre soube que ele consegue tudo o que quer. Até perdi minha bicicleta, que foi parar no teto da casa, como se estivesse encostada na parede", disse a dona-de-casa.



Quem passa na rua até pode imaginar que alguma ventania passou por ali e derrubou o telhado da casa. As luminárias externas estão viradas para cima, há até um cachorro pregado no teto e vasos ornamentais para compor a ilusão óptica. Até mesmo a grade das falsas varandas estão invertidas. "As portas da casa ficam na janela do segundo andar, caso estivesse com o telhado para cima."



Lima disse que a motivação para tocar a obra foi o cansaço com o cenário avistado da janela de sua casa, no bairro Ouro Preto. "Eu moro numa região muito alta e estou acostumado a ver telhado para todo lado. Então, decidi fazer uma casa com o telhado para baixo."

Investimento

O advogado disse que investiu cerca de R$ 180 mil para construir o imóvel. "Se eu fizesse uma casa normal, com telhado para cima, não gastaria menos do que isso. A idéia era ser a clínica veterinária de meu filho, mas ele está estudando biologia e vai demorar a atuar na área. Até ele se formar eu decido o que fazer aqui."

A obra já dura seis meses e ainda restam os detalhes do acabamento. "Eu corri para terminar a parte externa da casa porque queria fazer uma festa de São Pedro, no dia 28 de junho. Foi uma festa em homenagem ao santo e ao meu filho, que se chama Pedro. Só agora estou preocupado com o acabamento interno. A próxima festa será no Natal", disse Lima.


O imóvel é dividido em duas partes. "Uma das casas, que tem o telhado para baixo, tem sala, copa e duas suítes. A outra, com telhado de lado, tem apenas duas suítes. As duas são separadas por um depósito e a área construída tem 152 m²", disse o advogado.


Engenheiro responsável

Lima disse que apenas pediu uma planta estrutural para o engenheiro, já que o especialista não entendeu direito o projeto. "Ele ficou um pouco assustado e não entendeu nadinha de nada, tanto que projetou um monte de sapatadas para garantir a sustentação da obra."

O advogado disse que não contestou o projeto do engenheiro. "Manda quem pode e obedece quem tem juízo. Mas a planta arquitetônica é de minha autoria. Ficou uma verdadeira obra de arte, tanto que assinei a construção no cimento da calçada."


Casa ecológica

O advogado construiu a casa em um terreno de 8,1 mil m²; o jardim tem 300 m². "Planejei uma caixa com capacidade para armazenar cerca de 55 mil litros de água da chuva. Ela será usada para regar o jardim e limpar a parte externa da casa. A gente tem de ter essa preocupação", explicou.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL737403-5598,00.html
 

·
Riopretense
Joined
·
5,771 Posts
Vale como curiosidade, como "construção temática". Mas eu jamais faria isto, a não ser é claro que tivesse muito $$$ sobrando e já tivesse realizado todos os meus sonhos arquitetônicos.
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Ah! Gostei, é uma casa divertida e tem um jardim muito agradável. O terreno é grande e parece situar-se numa área de casas igualmente espaçosas fica a experiência lúdica para a cidade.
 

·
Registered
Joined
·
10,060 Posts
Também gostei achei muito divertido :lol:
 

·
Registered
Joined
·
582 Posts
Eu também gostei da idéia, inusitou. É dele, ele faz o que bem entender, no entanto que respeite às leis como o fez. A aparência pouco importa mas ficou bem artístico. Dá cenário de filme.
 

·
Arquiteto e Urbanista
Joined
·
21,188 Posts
^^ Você xingou muito ou só o necessário? :lol:
O necessário. Se bem que o necessário é muito... :D



Se mau gosto rendesse dinheiro, o Brasil teria o maior grupo de bilionários do mundo.
(mentira, poderia citar pelo menos dez países que estariam na frente, mas enfim, quis fazer drama)
:runaway:
 

·
R.I.P. Niki
Joined
·
15,218 Posts
Eu gostei. Não faria uma, nem moraria em uma, mas achei inusitada e divertida.
 

·
Feliz Natal
Joined
·
15,678 Posts
Eu achei bastante interesse, mais um modelo de arquitetura sem arquiteto (mesmo com os prós e os contras dessa ideologia, mas é possível)
 

·
Registered
Joined
·
582 Posts
Eu achei bastante interesse, mais um modelo de arquitetura sem arquiteto (mesmo com os prós e os contras dessa ideologia, mas é possível)
Sinceramente, vejo apenas contras em não se usar um arquiteto em uma edificação. Nesse caso específico, não consegui enxergar nehum pró. Não mesmo. :eek:hno:

Seria uma experimentação pela experimentação? Pra ser diferente? Para chamar atenção? Necessidade de aplausos, o que? :nuts:

Para mim isso é digno de pena. Uma brincadeira de muito mau gosto.
 

·
Registered
Joined
·
3,673 Posts
^^^Arquitetura sem arquiteto só é interessante quando é vernacular, expontânea, quando reflete uma visão de mundo diferente, um sistema construtivo alternativo ou forma alternativa de aplicá-lo.

Um kitsch absurdo desses, feito com esse tipo de intenção, tem tanto valor quanto a casa do louco do Parque da Mônica (aliás, ainda existe?)
 

·
Feliz Natal
Joined
·
15,678 Posts
visões... quando disseram algo do gênero: não vejo prós nessa arquitetura sem arquiteto, recorda das casas sem nenhum conforto (só por exemplo a nível ambiental) construidas por colegas? Arquitetura do "espetáculo" também está aí pela "necessidade de aplausos"...
 

·
arquiteto e urbanista
Joined
·
579 Posts
^^^Arquitetura sem arquiteto só é interessante quando é vernacular, expontânea, quando reflete uma visão de mundo diferente, um sistema construtivo alternativo ou forma alternativa de aplicá-lo.

Um kitsch absurdo desses, feito com esse tipo de intenção, tem tanto valor quanto a casa do louco do Parque da Mônica (aliás, ainda existe?)
Concordo plenamente.
 

·
Registered
Joined
·
582 Posts
Bem nao me lembro de nenhuma construcao famosa hoje em dia como Piramides do Egito, Tour Eiffel, castelos que fossem feitas por ditos arquitetos que estudaram na USP, Objetivo, Brás Cubas ou Uni9... Quem disse que tudo precisa de arquiteto. Tá me parecendo aquele episódio do SpongeBob que o Tadeus foi ser professor de arte, quando o mesmo nao precisava que já tinha talento de sobra e a escola só tirou o talento dele.
 
1 - 20 of 37 Posts
Top