SkyscraperCity banner

AE CBR CB

1 - 20 of 38 Posts

·
Banned
5,203 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A meu ver, uma autoestrada a ligar estas duas capitais de distrito, litoral e interior do Centro de Portugal é das poucas autoestradas - se não a única - que falta no mapa rodoviário português.

O que acham?

• Like
Reactions: Marnoto

·
Banned
5,203 Posts
Discussion Starter · #2 ·
IC8, essa estrada fantástica lol..

·
Registered
7,076 Posts
No papel faz sentido (e não só no papel) mas é caro e ambientalmente também não é muito favorável. Face a isto, também me parece que a opção A13+IC8+A23 dá claramente para os gastos pelo menos para já. O que não invalida que se devesse fazer alguma coisa na zona da Pampilhosa da Serra no que a estradas diz respeito...

·
Banned
5,203 Posts
Discussion Starter · #4 ·
AE Coimbra - Castelo Branco a amarelo, no mapa de autoestradas portuguesas

·
Banned
2,465 Posts
Auto-estrada pela Pampilhosa da Serra? Mas está tudo doido da cabeça? :nuts:

Parece que ainda há gente que não aterrou na realidade e pensa que há aí dinheiro para torrar à doida em betão... desde que seja para criar uma rede radial à volta da terrinha dele, qual Puerta del Sol das "beiras-centro de Portugal" :lol:

• Like
Reactions: djou23

·
Banned
5,203 Posts
Discussion Starter · #7 · (Edited)
:crazy:

A rede radial à volta da "terrinha" vai ficar concluída com o IC3 Coimbra - Tomar ao passar ao leste da terrinha :)

A linha amarela que coloquei é a distância mais recta, claro que se fosse feita teria que ser estudado :crazy:

Eu tenho família em Castelo Branco e tanto eu como eles sabemos bem o que são as estradas para chegar às duas cidades.

·
Registered
1,063 Posts
acho coimbra viseu bem mais importante.

e dificilmente existirá tráfego para justificar mais estradas naquela zona, até com a conclusão do ic8

·
Banned
5,203 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Coimbra - Viseu para mim é formato AE pelo actual traçado do IP3..

·
Registered
2,358 Posts
Eu também queria uma AE Porto-Viseu direta :D

Acho que com a conclusão da A13 + IC8 + A23 ficará uma ligação bastante decente.

O trajeto direto é muitíssimo acidentado por isso essa ligação seria muito muito cara. Só para se ter uma ideia o trajeto pela N112 é de 149km muito semelhante à distância da futura ligação via A13 + IC8 + A23 mas com claros benifícios no tempo e consumos.

·
Banned
5,203 Posts
Discussion Starter · #11 ·
E Porto - Viseu não tem relevo acidentadíssimo pelo meio? :lol: :)

O relevo entre Coimbra - Castelo nem é assim tão acidentado por Figueiró, Sertã, etc..

·
Registered
7,076 Posts
^^Mas por aí já tens o IC8, que não sendo um primor é uma via rápida, para que é que queres uma nova auto-estrada?

·
Registered
2,358 Posts
E Porto - Viseu não tem relevo acidentadíssimo pelo meio? :lol: :)
Tem. Por isso é que terminei com :D
Também gostava mas compreendo que não se justifica. Quiçá num futuro mais distante! O mesmo se aplica a uma ligação direta Coimbra - Castelo Branco.

·
Banned
2,465 Posts
^^Mas por aí já tens o IC8, que não sendo um primor é uma via rápida, para que é que queres uma nova auto-estrada?
Para torrar os rios de dinheiro que correm abundantemente pelo país fora e para depois vir dizer que Coimbra é o centro de distribuição de tráfego lá da invenção das "beiras-centro de Portugal" :lol:

·
Banned
2,465 Posts
Agora falando a sério, relativamente ao eixo N2/N112, acho que o principal problema que se põe nem é ligar os dois pontos terminais da rede, já que Coimbra e Castelo Branco já têm uma ligação que, embora não seja directa, é bastante boa. (sei que isto faz comichão àqueles que ainda não perderam a mentalidade parola da auto-estrada em todo o lado, mas o IC8 é uma estrada completamente adequada ao eixo que serve- aliás, num país estrangulado de portagens dos pés à cabeça é uma bênção ainda ter um eixo litoral-interior gratuito)

O grande problema é ligar a Pampilhosa da Serra à rede, já que este concelho é provavelmente o mais "encravado" do país.

E a Pampilhosa tem a particularidade de pender quer para a Beira Baixa quer para a Beira Litoral, pelo que talvez o melhor fosse construir uma variante à N112 entre Castelo Branco e a Pampilhosa da Serra e posteriormente pensar em estendê-la até Coimbra, possivelmente não pelo eixo actual da N2, mas sim via Góis (outro concelho a precisar de uma ligação) e Lousã.

Quanto às hipóteses de transformar o IP3 e o IC8 em auto-estrada eu, desde que os defensores dessas ideias peregrinas paguem os custos da transformação e as portagens, não me oponho. :lol:

·
Registered
492 Posts
Tendo feito muitas vezes esta viagem, parece-me que as alterações que ao longo dos anos foram feitas ou estão a ser feitas: construção da A23 de C. Branco até Perdigão, conclusão do IC8 entre Proença-a-Nova e Perdigão e criação do IC3/A13 de Avelar até Coimbra,são mais do que suficientes para aproximar C. Branco e Coimbra. Além de que temos o país que temos e uma ligação directa de auto-estrada por Pampilhosa da Serra é completamente inexequível em termos de custos face à importância desta ligação (o relevo do Vale do Zêzere...). Obviamente, a solução actual não é perfeita mas é a mais eficiente de longe.

Uma boa maneira de complementar esta ligação seria a conclusão do IC6 pelo sul da Serra da Estrela para aproximar o eixo da Cova da Beira (Covilhã, Fundão) de Coimbra. Quanto a Alcains, fica exatamente no meio caminho entre as duas estradas (IC6 e IC8), pelo que poderia escolher :D

·
Registered
230 Posts
NUNCA (e vivo em Coimbra com família na Sertã).

O IC8 recuperado (como está previsto) chega e sobra! A estrada tem uma grande procura, é suficientemente rápida. Já chega de betão para chular os contribuintes com taxas de portagem exorbitantes.

·
Registered
230 Posts
Já agora não esquecer outro pormenor... A juntar à melhoria no IC 8 em curso, estão também as obras nas estradas nacionais afectas à concessão do pinhal interior, com as respectivas ligações ao IC8, obras essas que seguem avançadas em alguns locais (por exemplo a ligação de Cernache do Bonjardim ao nó de Cabeçudo que avança em ritmo rápido). Também a ligação a Oleiros está a ser melhorada (aqui não sei como seguem as obras). O problema não é restrito a esta zona centro-interior de Portugal. Esta febre das autoestradas às moscas e taxadas a preços arrepiantes com muita gente a considerar normal e com um entusiasmo que eu não entendo, é uma questão que me ultrapassa... (salvo raras excepções verdadeiramente necessárias).

·
Amaro
15,253 Posts
^^ Assim como a N236-1 que liga Castanheira de Pêra a Figueiró dos Vinhos.

1 - 20 of 38 Posts