SkyscraperCity banner

Escolhe!

• Total voters
    105
  • Poll closed .
21 - 40 of 3784 Posts

·
Registered
2,331 Posts
Vocês não se estão a esquecer nesta lista do Aeroporto de Monte Real?
Não é propriamente nos arredores de Lisboa mas sempre serviria melhor a capital do que a hipótese (remota...) de Beja.
E é preciso não subestimar o lobby dos autarcas sociais-democratas do Oeste e das respectivas confederações agrícolas e industriais... Já o ex-PM Santana Lopes tinha sugerido abrir a base de Monte Real aos voos civis.

São 100 km de distância pela A8 e pela Linha do Oeste, o que é bastante aceitável para uma companhia low-cost. Tipo Girona ou Bergamo para a RYR.

·
President and CEO
17,597 Posts
^^ 100 km?

Não te faltam aí cerca de 50 km? :lol:

·
Peido Ninja!!!
4,424 Posts
Vocês não se estão a esquecer nesta lista do Aeroporto de Monte Real?
Não é propriamente nos arredores de Lisboa mas sempre serviria melhor a capital do que a hipótese (remota...) de Beja.
E é preciso não subestimar o lobby dos autarcas sociais-democratas do Oeste e das respectivas confederações agrícolas e industriais... Já o ex-PM Santana Lopes tinha sugerido abrir a base de Monte Real aos voos civis.

São 100 km de distância pela A8 e pela Linha do Oeste.
Eu acho que é muito distante... Só se tivesse um expresso ferroviário a ligar a Lisboa só com paragens em Leiria, Mira Sintra-Meleças, Entrecampos e Rossio.

·
CS-TMP
2,550 Posts
Além de ser o centro nevrálgico de operações da esquadra de F-16 que por razões de Defesa Nacional precisam de ter o caminho desimpedido H24. Lembro-me (não sei se se mantém) que muitas vezes não era sequer possível ter rotas diretas entre Lisboa e Porto passando por MTL, tendo em vez disso de desviar por FTM para proteger aquele espaço aéreo.

·
Registered
3,949 Posts
Está sim.

150 km à parte, Monte Real é outra BA activa. E ao contrário da BA6 e BA11, é mesmo vedada a civis.

·
Uma dúzia de anos disto..
30,740 Posts
Alverca aloja um "mini-cluster" de manutenção e produção aeronáutica (civil e militar): OGMA
E do ponto de vista prático, em que afectaria isso o uso da pista e a construção ou aproveitamento de um terminal para as lowcosts?

E já agora, teoricamente que base aérea não tem constrangimentos de tráfego aéreo relativamente à Portela? Ota e pouco mais, pelo que estou a ver...

·
Registered
3,949 Posts
Nada suficientemente perto de Lisboa está completamente isento de intereferir com a Portela.
O que não quer dizer que não possam ser usáveis em conjunção com a Portela. Mas é algo que precisa de ser realmente avaliado com cuidado.

·
President and CEO
17,597 Posts
Eu gostava é que fizessem um estudo em que explicassem porque razão é que esta solução é mais vantajosa do que a construção do NAL. É que construindo um novo aeroporto para as low-cost também se gasta dinheiro. Na Portela também se gastou dinheiro recentemente e certamente que se terá de gastar mais dinheiro se quisermos que o aeroporto aguente mais anos. A sensação com que eu fico é que isto é tudo uma brincadeira de crianças. Andamos para aqui a gastar milhões em soluções provisórias quando se poderia canalizar todo este investimento para uma solução mais definitiva.

·
CS-TMP
2,550 Posts
Eu gostava é que fizessem um estudo em que explicassem porque razão é que esta solução é mais vantajosa do que a construção do NAL. É que aqui fazendo um novo aeroporto para as low-cost também se gasta dinheiro. Na Portela também se gastou dinheiro recentemente e certamente que se terá de gastar mais dinheiro se quisermos que o aeroporto aguente mais anos. A sensação com que eu fico é que isto é tudo uma brincadeira de crianças. Andamos para aqui a gastar milhões em soluções provisórias quando se poderia canalizar este investimento para uma solução mais definitiva.
A questão atual é que não há dinheiro. Não há dinheiro, logo não há NAL tal como dizem muitos que defendem a manutenção da Portela. E eu acrescento, se não há dinheiro, não há NAL nem aeroportos específicos para low costs, nem low costs para além daquelas que já pululam na Portela, nem espaço para crescimento da TAP. É o nosso Fado :lol:

·
Registered
6,702 Posts
Discussion Starter #33
não é preciso muito dinheiro para construir um barracão. Em alverca nem era preciso autocarro, ja há comboio. por isso, o minimo de staff, reforço do pessoal atc e ground, e uns quantos policias.

·
Registered
3,949 Posts
LisbonJet, Reflex,
não há muito movimento para Alverca e há terrenos (agricolas) livres q.b à volta.
Como referi antes, não me parece minimamente necessário desalojar a OGMA dali.

fred,
o problema do NAL é a dificuldade de financiamento.
A Portela+1 pode ser uma boa solução temporária. De uma assentada, obténs mais capacidade para as low cost e adias o grande investimento no NAL.
Mas para ser bem feito, tem de ser feito de uma de 2 formas:
- Aproveita-se, com um investimento de poucas dezenas de milhões de euros, um dos aérodromos já existentes (ie, Alverca).
- Constrói-se um aeroporto low cost em Alchochete (pista, barracão para passageiros e uma estrada para chegar lá), mas planeado de modo a que no futuro possa ser expandido para ser o NAL.

·
President and CEO
17,597 Posts
A questão atual é que não há dinheiro. Não há dinheiro, logo não há NAL tal como dizem muitos que defendem a manutenção da Portela. E eu acrescento, se não há dinheiro, não há NAL nem aeroportos específicos para low costs, nem low costs para além daquelas que já pululam na Portela, nem espaço para crescimento da TAP. É o nosso Fado :lol:
Mas a questão é que esta conversa do não há dinheiro acaba por nos levar a gastar dinheiro estupidamente. As últimas obras que foram feitas na Portela poderiam ter sido evitadas se o novo aeroporto tivesse sido construído atempadamente. O que vai acontecer é que lá para 2018 a Portela vai começar a ficar saturada e vamos voltar ao mesmo. Vão torrar lá mais uns milhões até que se construa o NAL. Assim não vamos lá. É preciso resolver o problema de forma definitiva.

·
Registered
19,473 Posts
- Constrói-se um aeroporto low cost em Alchochete (pista, barracão para passageiros e uma estrada para chegar lá), mas planeado de modo a que no futuro possa ser expandido para ser o NAL.
Talvez não ande longe disso, precisamente. Um dos Álvaros há tempos tinha feito um estudo sobre isso até.

Agora, há aqui uma questão que é a de como «forçar» as low-cost a irem para onde quer que seja.

·
Registered
3,949 Posts
fred,
Também tens razão nisso.
Mas neste momento, também há que pesar o custo de oportunidade: o financiamento é mesmo muito escasso.

21 - 40 of 3784 Posts