SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 2 of 2 Posts

·
Registered
Joined
·
2,221 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Alexandre Lyrio
A Infraero cometeu um “deslize matemático”. O atual fluxo de passageiros registrado no aeroporto internacional de Salvador, calculado em 5,9 milhões de usuários por ano, iguala a previsão para 2015. Durante a grande e controversa reforma concluída em 2002, o órgão responsável pela infra-estrutura aeroportuária baseou seus estudos em projeções futuras, estimando que somente em 2015 o Luís Eduardo Magalhães atingiria os seis milhões de passageiros. Mas, ao final de 2007, oito anos antes do previsto, este número não só esteve bem próximo de ser batido como deverá ser superado em 2008. Apesar de garantir que o aeroporto poderá atender por um bom tempo o fluxo de passageiros, a Infraero tem projetos para novas reformas de ampliação.


Desde 2003, o aeroporto de Salvador conquistou o status de quinto mais movimentado do país, superando praças como Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba. Levando-se em conta o crescimento anual de passageiros, em média de 10%, previsto pela própria Infraero, estima-se que em dezembro de 2008 cerca de 6,5 milhões de pessoas terão passado por Salvador por via aérea ao longo do ano. Somente nos quatros primeiros meses de 2008, exatos dois milhões e 155 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram aqui.


Apesar de ter atingido antecipadamente a saturação prevista para 2015, a Infraero assegura que o aeroporto tem capacidade para atender a um considerável aumento de fluxo, sem que haja a necessidade de investimentos emergenciais em infra-estrutura e equipamentos. Atualmente, o Luís Eduardo Magalhães mantém uma média diária de 18 pousos e decolagens, número que chega a 30 nos horários de pico. Mas a Infraero calcula estar capacitada para atender até 40 pousos e decolagens por hora. Para tanto, bastaria utilizar os horários operacionais, que não são os de maior fluxo.


“Ainda temos algumas janelas para serem ocupadas. Entre 6h e 8h, 12h e 13h, 17h e 19h e 23h e 0h, podemos encaixar novos vôos”, argumenta o superintendente adjunto da regional centro-leste da Infraero, José Cassiano Ferreira Filho. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) confirma que, comparativamente, o aeroporto de Salvador ainda tem capacidade superior à dos terminais mais movimentados do país. “Se você chegar a qualquer hora em Guarulhos vai encontrar um terminal superlotado. Esperamos que as autoridades tomem providências para que Salvador não chegue a esse ponto”, confia o diretor técnico do Snea, comandante Ronaldo Jenkins.

Correio da Bahia
 

·
.
Joined
·
170,989 Posts
Deveriam aproveitar as obras do novo complexo viário do Aeroporto e iniciar a ampliação do terminal de passageiros.
 
1 - 2 of 2 Posts
Status
Not open for further replies.
Top