SkyscraperCity banner
1 - 20 of 31 Posts

·
Banned
5,848 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Por lapso inclui esta opinião na thread sobre coimbra, mas a ideia é para as beiras

nas beiras há seis pólos urbanos de média dimensão, com relevo a nivel nacional.

Aveiro-Viseu-Guarda
Figueira-Coimbra-Covilhã

serão precisas vias para que as cidades principais fiquem a meia-hora de auto-estrada até ao aeroporto. são 6 cidades que podem formar um pólo alternativo interessante, e cujo desenvolvimento e interligação depende das vias de comunicação e meios de transporte.

penso que o aeroporto deverá ficar algures entre Viseu e Coimbra.

AVEIRO VISEU GUARDA

----- AEROPORTO -------

FIGUEIRA COIMBRA COVILHÃ

( o relevo destas cidades na região pode ser visto em qualquer mapa demográfico)

·
Registered
21,083 Posts
faltam-te aì dois centros importantes.. Leiria e Castelo Branco

não puxando a brasa à minha sardinha, mas a fazer de raíz um aeroporto que servisse toda a região, tendo em conta a demografia e a topografia penso que uma boa hipótese seria a Mealhada.. perto da ligação entre a A1 e a nova AE Coimbra-Viseu (e tendo em conta já o IC6 e o IC3 como vias em inicio de beneficiação)

·
Registered
21,083 Posts
Tábua seria uma possibilidade interessante se o IC6 fosse melhorado e continuado desde o IP3 até Covilhã

·
Banned
5,848 Posts
Discussion Starter · #9 ·
faltam-te aì dois centros importantes.. Leiria e Castelo Branco

não puxando a brasa à minha sardinha, mas a fazer de raíz um aeroporto que servisse toda a região, tendo em conta a demografia e a topografia penso que uma boa hipótese seria a Mealhada.. perto da ligação entre a A1 e a nova AE Coimbra-Viseu (e tendo em conta já o IC6 e o IC3 como vias em inicio de beneficiação)
parece-me uma boa opção poor coloca a meio caminho de aveiro-viseu-coimbra e as outras cidades (que referi) continuam perto, Leiria acaba por puxar a brasa para sardinha de coimbra, logo o aeroporto mais para baixo, Mas não sei como ficará leiria em relação ao novo aeroporto de Lisboa com tgv ou auto-estrada, porque os destinos (lisboa terá sempre mais) e a distancia em minutos (com boas vias) acaba por influenciar bastante a opção das pessoas.

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Aveiro é parte integrante das Beiras, mas está no arco de influência do Porto, e um dos principais pontos desse mesmo arco de influência é o aeroporto.

A fazer-se um aeroporto nessa zona, deveria ser mesmo em Coimbra, com incidência para o interior, e para sul, para confluir com Leiria. a zona de cima já tem o Sá Carneiro. Em baixo é o de Lisboa, mas isso a nós não nos interessa pra nada. até porque em principio o aeroporto vai ainda mais pa sul (o de lx), e como tal Leiria o eixo Leiria-Coimbra será o eixo com mais falta de um aeroporto.

·
Registered user
10,666 Posts
Viseu JÁ TEM
Covilhã JÁ TEM

Fatima , Leiria(Monte Real) , coimbra (Cernache ou um na lousã) , Aveiro/Ovar podem ter se existir quem quisesse voar para lá.

Olhando para os aerodromos e bases existentes ... falta umas ressussitadas LAR em portugal.

voos de todos os aerodromos (a mais de 100km) para lisboa e porto prai umas 5 vezes ao dia.

o ideal seria meterem os aerodromos do interior a funcionar como feeders e depois deixarem os do litoral (maia , m.real? , canha , beja e faro) como ligações internacionais.

^^ bimotores turboprop para 30/80 passageiros eram ideais para estetipo de serviços ... e depois claro ... uns charter/lowcost dos aeroportos da provincia para os sitios do costume (londres , paris , etc e tal) prai umas 2 ou 3 vezes por semana ???

·
Banned
5,848 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Aveiro é parte integrante das Beiras, mas está no arco de influência do Porto, e um dos principais pontos desse mesmo arco de influência é o aeroporto.

A fazer-se um aeroporto nessa zona, deveria ser mesmo em Coimbra, com incidência para o interior, e para sul, para confluir com Leiria. a zona de cima já tem o Sá Carneiro. Em baixo é o de Lisboa, mas isso a nós não nos interessa pra nada. até porque em principio o aeroporto vai ainda mais pa sul (o de lx), e como tal Leiria o eixo Leiria-Coimbra será o eixo com mais falta de um aeroporto.
Daniel estamos a falar de pessoas. Para ti e para mim, o aeroporto é já ali. Para alguém de Aveiro DU-VI-D-O-DO e melhor, como vimos dos dados do daniel de conimbriga maioria das pessoas dali a zona nem sequer moram em Aveiro. A questão do TGV aplica-se tb a Leiria em relação a Lisboa.

voltando ao assunto.

Coimbra por si só nao tem influencia pra ter um aeroporto (de jeito) para si mesma. E, acho que toda a gente ja acordou para os centralismos e lobbies que populam este pais, pelo que não terá apoio dos outros concelhos e sem cooperação dos outros concelhos, não terá apoio e nao sairá do papel. Ou jogar às capelinhas com um aeródromo. lol.
Coimbra como tem o dobro da população tem o direto a ter o aeroporto mais perto, em vez de ficar a 1/2 caminho entre Coimbra e Viseu ou Coimbra e Leiria, ficaria a 1/4 do caminho, beneciando Coimbra de forma justa, sem que ninguém possa reclamar. Alguem de Coimbra tem o direito a percorrer 1/4 da distancia e os outros 3/4 , mas não percorrer a distancia 4! Eu se fosse de Viseu deitava logo a boca no trombone "not in my name!"

A sugestão do Daniel de Conimbriga tem em conta esse facto, "temos mais gente, ta mas perto de nos, mas os outros tem metade da nossa gente." e se formos a ver basta 3 outras cidades para ter a mm pop que Coimbra. Em democracia, a maioria manda! Na partidocracia que vigora neste pais ja sabemos que são os barões dos partidos.

Assim sendo:
-Mealhada
-Penacova
-Condeixa-a-Nova
-Soure
-Pombal

são as melhores opções

E, voltando á tua conversa, beneficia-se Leiria e prejudica-se Viseu?

Se Aveiro esta na esfera do aeroporto do Porto e Leiria do de Lisboa ficava com duas opções e Viseu com nada. Comigo como viseense partia a louça toda

E, claro temos que ter em conta o caso específico de Fátima, que pesa a favor de Leiria.

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
vamos la ver se nos entendemos.

ha um aeroporto no PORTO, ha outro em LISBOA.

COIMBA o que é? é o MEIO das duas? NÃO! é 1/3 entre as duas, no sentido Porto-Lisboa, ou 2/3 no sentido Lisboa-Porto.

Ou seja, em termos GEOGRÁFICOS, um terceiro aeroporto justifica-se mais ao MEIO. essa zona eh a zona que mais carece de uma infraestrutura aeroportuaria :eek:kay:

alem de que o eixo Leiria-Coimbra, eh extremamente populoso. Aveiro e Viseu sao populosas eh certo, mas tao perto do aeroporto do Porto. (excessivamente perto).

Alem de que um aeroporto a norte de Coimbra seria mau pro Sa Carneiro, e a sul de Coimbra seria mau pra Portela. das duas eu prefiro a integridade do meu. (mas nao se pegue so neste excerto umbiguista que eu disse no fim, ja que a minha justificaçao (a de cima), eh absolutamente plausivel))!

·
Banned
4,048 Posts
no centro tem se que pensar na regiao toda. nao vejo os nortenhos-portuenses a dizerem que o sa carneiro nao deveria ser em pedras rubras aka porto e pensar-se mais no minho por exemplo. coimbra como o maior nucleo da regiao centro deveria ter o aeroporto. Local | zona entre o actual aerodromo bissaya barreto e a A1. vejam no google earth. mais perfeito so a superbock.

·
Registered
20,281 Posts
Na Beiras com uma população e uma área não muito diferente da Galiza a melhor opção parece-me ser a aposta em três estruturas aeroportuárias. Duas definidas à partida, Covilhã - que servirá toda a beira Baixa e a Guarda - e Viseu - com a maior parte da beira Alta e eventualmente beliscando Aveiro - e a terceira numa zona que sirva o triângulo Coimbra-Figueira-Leiria. Eu colocava-o em Pombal onde há alguns terrenos planos e que é uma zona bem servida de vias ferroviárias e rodoviárias e com facilidade se metem algumas mais no caso de se construir um aeroporto de raíz. O aproveitamento de Monte Real dada a infraestrutira existente é uma boa ideia mas já fica distante de Coimbra e quanto ao alargamento do aeródromo de Coimbra embora possível parece limitado e fica já distante de Leiria.

1 - 20 of 31 Posts